X
Este é o 11º artigo de 11 posts da série Mitos.

Olá e bom feriado prolongado pra todo mundo!

Estão preparados para o desfecho do primeiro capítulo da história de Warcraft? Sim! Chegamos ao final de Mitos [Mythos]! Hoje conferimos o adeus de Malfurion e sua ida ao Sonho Esmeralda com os demais druidas, honrando sua palavra com a Aspecto Verde Ysera, a criação do esquadrão de elite de elfas noturnas, as Sentinelas, e o medo de Tyrande de ter uma segunda invasão demoníaca à suas terras!

A Alta Sacerdotisa de Eluna, Tyrande, lidera os Elfos Noturnos

Pra você que chegou agora, ou se você perdeu alguma parte da história, seguem os links das partes anteriores para maior entendimento não só do texto, mas de seus elementos: 

Também é legal dar uma lida nas biografias para maior entendimento do que se passou até aqui: 

 

O seguinte texto é uma tradução livre do texto original, sua tradução oficial pode ser encontrada em Cabo do Espinhaço, Feralas e Selva do Espinhaço e ele faz parte da conquista  [O grande CDF], ou [Well Read] se você joga em inglês.

As Sentinelas e a Longa Vigília

Com a partida de seus primos rebeldes, os elfos noturnos voltaram sua atenção à custódia de sua terra encantada. Os druidas, sentindo que seu tempo de hibernação estava se aproximando, se prepararam para dormir e deixar seus entes queridos e familiares para trás. Tyrande, que tinha se tornado a Alta Sacerdotisa de Elune, pediu a seu amor, Malfurion, que não a deixasse para ir ao Sonho Esmeralda de Ysera. Mas Malfurion estava ligado por honra a entrar nos mutáveis Caminhos do Sonho, deu um adeus à sua sacerdotisa e jurou que jamais se separariam contanto que se mantivessem fieis ao seu amor.

Deixada sozinha para proteger Kalimdor dos perigos do novo mundo, Tyrande reuniu uma força de combate poderosa entre suas irmãs Noctélficas. As destemidas guerreiras altamente treinadas se comprometeram a defender Kalimdor, se tornaram conhecidas como as Sentinelas. Embora as elfas preferissem a patrulhar as florestas sombrias de Vale Gris por conta própria, elas tinham muitos aliados com os quais elas poderiam contar em momentos de urgência.

Sentinela Elfa Noturna, por Chris Metzen

O semideus Cenarius permaneceu próximo às Clareiras da Lua [Moonglades] do Monte Hyjal. Seus filhos, conhecidos como os Guardiões do Bosque, mantendo vigilância sobre os elfos noturnos e regularmente ajudavam as Sentinelas a manter a paz na terra. Mesmo as filhas tímidas de Cenarius, as dríades, apareciam em público com freqüência crescente.

A tarefa de policiamento de Vale Gris manteve Tyrande ocupada, mas sem Malfurion ao lado dela, ela tinha muito pouca alegria. Conforme os longos séculos se passavam enquanto os druidas dormiam, seus temores de uma segunda invasão demoníaca cresceram. Ela não conseguia se livrar da sensação inquietante de que a Legião Ardente ainda poderia estar lá fora, além da Grande Escuridão do céu, tramando sua vingança contra os elfos da noite e ao mundo de Azeroth.

 

Sentinelas? Dríades? O que?

Quem aqui já jogou Warcraft III deve se lembrar de algumas unidades dos Elfos Noturnos, como os [Keepers of the Grove], e as [Dryads], e inclusive das Sentinelas. Apesar de Warcraft III se passar em um período muito além do que estamos lendo, a organização ainda existe ali e Tyrande ainda lidera os Elfos Noturnos. Lembre-se de que eles ainda são imortais no Warcraft III, diferente de seus primos Elfos Superiores que perderam a imortalidade ao cruzarem o oceano para os Reinos do Leste.

Bom, se você nao jogou Warcraft III e não tem nenhuma idéia de quem sejam esses caras, aqui seguem breves resumos:

 

Quem são As Sentinelas? Como surgiram?

Antes da Guerra dos Antigos, as organizações militarem eram lideradas por nobres, onde a sua família importava mais do que suas habilidades na área determinada, e isso unido aos vários milênios de paz para a sociedade noctiélfica, tornara seu exército mais uma questão de status do que de estratégia e combate, já que seus líderes tinham noções básicas dessas áreas. Com a Guerra, o exército se deteriorou, eles não estavam preparados, e depois da Cisão, Tyrande, a Alta Sacerdotisa de Eluna [Elune] decretou grandes mudanças no modo dos elfos noturnos organizarem suas unidades de combate. A Irmandade de Eluna foi uma das poucas organizações que se manteve quase intacta pela tragédia de Zin-Azshari, e seus membros nunca dependeram de uma linhagem,  e eram treinadas em combate, táticas e cura. Esse treinamento manteve a ordem um pouco distante da sociedade e Tyrande culpava essa distância pela aproximação dos nobres com os demônios. Ela nunca mais deixaria que as Irmãs de Eluna falhassem com seu povo novamente…

O esquadrão foi estabelecido logo depois da Guerra dos Antigos e até pouco tempo atrás no World of Warcraft, era formado apenas por mulheres Elfas Noturnas. As Sentinelas são guerreiras corajosas e altruístas cujo o único objetivo nos últimos 10 milênios fora defender a sua pátria noctiélfica.

Como se organizam e treinam

Campanha das Sentinelas/Elfos Noturnos, WCIII

Inicialmente apenas elfas noturnas podiam entrar nos ranks das Sentinelas, lideradas por Shandris Plumaluna [Feathermoon], que reporta à Tyrande com devoção extrema até hoje. Na Terceira Guerra, abordada no jogo Warcraft III, os papéis dos homens e mulheres da sociedade noctiélfica tiveram de ser revistos em prol da praticidade, permitindo que homens também pudessem se juntar ao esquadrão, porém elas ainda são maioria esmagadora.

Novas recrutas entram em um treinamento intensivo e conforme as oportunidades surgem, veteranas também entram em duelos de combate. Apesar das grandes perdas que a organização sofre na Terceira Guerra, ainda há muitas veteranas na ativa. Elas treinam na arte do combate corpo a corpo e à distância, e nas artes da cura em nome de Eluna. As Sentinelas são consideradas a Elite , e possuem uma divisão de cavalaria conhecidas como as Caçadoras [Huntresses], que cavalgam suas panteras negras. Você pode encontrar as Sentinelas em muitos pontos de Wolrd of Warcraft, comumente em território noctiélfico.

Sentinela em World of Warcraft

Os Filhos de Cenarius

 

"Ah, the great outdoors!"

Dríades [Dryads]

As Dríades encantadas são as filhas do semideus Elfo Noturno, Cenarius. Estas criaturas lúdicas e brincalhonas lembram vagamente centauros (seus primos amaldiçoados), mas têm corpos mais parecidos com faunos da floresta. Elas são rápidas e seguras e estão em paz com todos os filhos da floresta. Embora abominam a violência desnecessária, as Dríades protegerão as terras selvagens de Kalimdor com suas vidas se necessário.

"Who threatens the wilds?"

Guardiões do Bosque [ Keeper of the Grove]

Estes Guardiões encantados são os filhos favorecidos do semideus Cenarius. Como suas irmãs menores, as Dríades, os Guardiões parecem ser metade Elfo Noturno, meio cervo. Eles têm chifres enormes e jubas de folhas que descem por suas costas. Suas mãos direitas são desfiguradas e torcidas – como se fossem se tornar como as retorcidas garras-raiz dos Treants. Os Guardiões possuem muitos poderes sobre a natureza e os animais. Embora eles normalmente permaneçam dentro dos bosques sagrados da lua da floresta de Vale Gris [Ashenvale], os Guardiões sempre atendem ao chamado quando as vastas terras de Kalimdor estão ameaçadas.

 

Considerações Finais

Espero que tenham gostado do que falamos sobre Mythos até agora. Semana que vem, voltaremos com os pedidos, mas lembrem-se que temos mais capítulos da história de Warcraft a serem seguidos. Ainda montarei uma timeline (linha temporal) para vocês seguirem sem se perder entre as tantas nuances da história.

Os elfos noturnos só voltarão a aparecer em Warcraft III, daqui há dez mil anos. Dez mil anos de Tyrande sozinha, Malfurion dormindo, Illidan enclausurado e a Maiev olhando para a cara dele… É, não tá fácil pra ninguém!

Até semana que vem! =)

 

Fontes para este artigo incluem:

Warcraft III
World of Warcraft
The Warcraft Encyclopedia: Sentinels
World of Warcraft: Stormrage – Richard A. Knaak (2009)
http://www.wowpedia.org/Sentinel