X
Este é o 1º artigo de 11 posts da série Mitos.

O capítulo de Mitos é dividido em 11 textos, Mythos no original, e conta a história remota do universo de Azeroth começando pelos Titãs.

Apresentarei aqui um dos textos com apresentação de personagens e um pouco de sua estrutura, concedida pelos livros de RPG que tem mais informações do que as fontes convencionais.

Primeiro serão apresentados os Titãs e seu Panteão [Pantheon], depois sua luta pelo cosmos.

Existem inúmeras referências aos Titãs no jogo MMORPG World of Warcraft e no RPG do universo de Warcraft. Vamos começar falando um pouco do que se sabe dessa poderosa raça de seres que agem como deuses, que viajam pelo cosmos de planeta em planeta, procurando trazer a ordem para o universo – e multiversos.

 

O que é um Titã?

Não é exata a origem destes seres majestosos e nem o motivo de seu poder descomunal, porém é muito claro que eles são seres de extrema importância no cosmos e seu papel é trazer estabilidade para os planetas do universo por onde passam, garantindo que o fluxo da evolução entre em equilíbrio e que os vários mundos visitados tenham um futuro seguro junto com seus residentes. Espera-se que os seres destes mundos sigam seus passos.

Os Titãs são descritos como uma raça de humanóides metálicos gigantes que vieram de um universo distante para explorar este onde se encontra o cenário de World of Warcraft.

Seu poder equivale ao de um deus, por vezes eles são descritos como deuses ou semi-deuses (depende da fonte, na verdade…), mas uma coisa é certa, deuses ou não, eles moldaram Azeroth, e muitos outros planetas. Por isso eles têm a tendência de se acharem invencíveis.

Se tem uma coisa que pode resumir o objetivo dos titãs é: Criar a Ordem.

Gerar Ordem no meio do Caos e fazer com que ela prevaleça. Por vezes eles dão poderes e energias para habitantes do planeta local para que eles mesmos garantam que o trabalho dos Titãs permaneça evoluindo corretamente.

Segundo o guia Shadows & Light do RPG de Warcraft, existem dois tipos diferentes conhecidos de Titãs – esses 2 são os que compõem o Panteão:

  • Aesir
  • Vanir

Uma Titã de bronze e um Titã de ouro.

É interessante ressaltar que podem existir outros tipos de sub-espécies de titãs. Dentre os titãs de pele diferente existem os de pele dourada, prateada, marfim, pedra e afins…

Os Titãs Aesir são mais fortes, mais espertos e mais ágeis. Eles são aqueles que criaram os céus e os oceanos, eles tem a pele de cor de platina e seu foco de poder está com os raios, gelo e água.

Os Vanir são mais durões porém mais fracos que os Aesir. Sua pele é de cor bronze e eles têm ligação diretamente com a terra.

Os Titãs são liderados por um grupo de elite intitulado ‘O Panteão’, cujos membros são alguns dos Titãs mais conhecidos pela Lore, inclusive aquele que todos já conhecemos: Sargeras.

 

O Panteão

Este grupo já trouxe ordem para mais de milhões de planetas espalhados pelo universo, chamado de Great Dark Beyond, desde as primeiras eras da criação deste universo.

O Panteão: Da esquerda para a direita: Norgannon, Khaz'goroth, Golganneth, Eonar, Aggramar, Aman'thul e Sargeras (antes de enlouquecer). Art by Alex Horley.

 

Aman’Thul:

Um Titã Aesir, é chamado de High Father (O Grande Pai), ele quem deu o poder de viajar entre linhas temporais à Nozdormu, o Aspecto da Revoada de Bronze de Azeroth. Aman’thul é consorte de Eonar, pai de Golganneth e irmão de Sargeras. Ele é um curandeiro poderoso e sua figura é de um homem velho segurando um cajado com trovões. Aman’thul é o mais velho e sábio de sua raça, e freqüentemente conversava e pedia conselho ao seu irmão Sargeras, antes deste enlouquecer. Agora Aman’thul recorre à sua consorte, Eonar.

Aman'thul, the High Father

 

 Eonar

Eonar é a representação da própria vida, consorte de Aman’thul e mãe de Golganneth, uma Titã Vanir poderosa de pele bronze que prefere ficar longe das batalhas mas é voraz quando provocada. Ela é a matriarca da vida, da natureza e da cura. Ela abomina mortos-vivos, que são uma piada perante os olhos da vida.

Alexstrasza leva o título de A Mãe da Vida [Life-Binder] graças à Eonar, que também carrega o título.

Eonar, the Life-binder

Eonar escolhe duas criaturas de Azeroth para abençoar. A primeira é Alexstrasza, por conta de sua grande sabedoria e compaixão ilimitada pela vida. Alexstrasza recebe a primeira bênção de Eonar, é coroada a Rainha dos Dragões e regência sobre sua própria espécie. E Ysera, a irmã mais nova de Alexstrasza, com uma porção de influência sobre a natureza de Azeroth, fazendo com que Ysera caísse em sono eterno para cuidar de uma dimensão etérea, o Sonho Esmeralda, que é uma versão de Azeroth se não houvesse sido alterada por seus habitantes racionais.

Eonar não se dava bem com Sargeras, mesmo antes de sua traição. Ela é uma entidade agraciada por Anões, e por Dragões Vermelhos que constantemente honram sua causa lutando pela preservação da vida e contra mortos-vivos .

 

Norgannon:

Norgannon é um titã Aesir, o guardião do conhecimento titã e mestre-mágico. Ele também é conhecido como Tecelão de Sonhos [Dreamweaver].

Norgannon, the Dreamweaver

Sua expressão facial é rígida e Norgannon é livre de paixões. Seu corpo é feito de platina e emana uma aura de arcano que é quase sólida, fazendo sua pele brilhar e seus cabelos flutuarem nas pontas.

Pela energia arcana ser de natureza corrupta, os titãs preferem não mexer com ela. Aman’thul deixou a cargo de Norgannon catalogar todos os tipos de feitiços e magias do universo, incluindo a magia arcana que tem origem no Twisting Nether. Aman’thul espera que com este conhecimento, os Titãs possam vir a derrotar permanentemente o mal no universo.

Norgannon recebe homenagem de conjuradores, magos e feiticeiros dos mundos por onde os Titãs passaram. Em Azeroth não se conhece muito dele além de seus vigias em Uldum, Uldaman e Ulduar.

Foi Norgannon quem deu sua benção à Malygos, o dragão Azul, para que ele fosse guardião da magia e do Arcanum escondido.  Ele também deu o mapa das linhas de energia arcana de Azeroth a Malygos. Depois da derrota de Malygos, acredita-se que o Arconomicon esteja em mãos de Alexstrasza.

Khaz’goroth:

Khaz’gototh é um titã Vanir, é o grande artesão do Panteão. Ele é o modelador dos desfiladeiros e das montanhas.

Ele é um mestre de muitas artes e disciplinas; com a ajuda Eonar, ele criou os anões de Azeroth e Troggs, e talvez, gigantes da montanha. Ele trabalhava nas montanhas em que os anões de Altaforja [Ironforge] vivem – Khaz Modan significa “Montanhas de Khaz”.

Khaz’goroth é sábio, porém tem uma personalidade explosiva. Ele ama trabalhar em sua forja e ouvir contos de heroísmo e bravura.

Khaz'goroth

Em Azeroth, ele quem concedeu poder ao nobre e benevolente Neltharion, o aspecto da Terra e da Revoada Negra. Neltharion cuidaria das criações de Khaz’goroth e das profundezas da Terra.

 

Golganneth:

Golganneth, o Trovejante [The Thunderer], é filho de Aman’thul e Eonar. É um titã Aesir e carrega consigo uma arma em formato de um chifre gigante, raios constantemente saiem de seus olhos. Ele criou os céus e os mares. É o pai dos gigantes do mar.

Golganneth, the Thunderer

Golganneth é divertido e tem um bom senso de humor. Ele é bastante energético e procura gostar de tudo o que faz, inclusive suas tarefas no Panteão. Ele tem grande prazer em ver a fúria da natureza fazendo seu trabalho. Golganneth luta com raios e trovões, ele é a representação física de tormentas, tempestades e vendavais. Ele é venerado em Azeroth por Gigantes marinhos, que fazem e sopram chifres musicalmente e se deleitam de peixes em suas cerimônias.

 

Sargeras:

Sargeras, o Defensor. Art by Alex Horley.

Sargeras, o Defensor, fora um Titã Vanir poderosíssimo e o grande campeão do ideal dos Titãs, considerado o mais nobre de seus irmãos. Altruísta, gentil, honrado e justo, Sargeras usava sua força para defender os planetas do mal e do caos. Sargeras recebeu a tarefa de destruir os demônios que vinham dos Twisting Nether, sua luta contra eles era infinita, e mesmo com toda a determinação e fé que Sargeras tinha, dúvidas começaram a surgir em sua cabeça. Eventualmente ele foi ficando triste e decepcionado com o rumo das coisas e não entendia como podia haver tanto mal no universo.

 

Aggramar:

Aggramar é um grande Titã Vanir. Ele era tenente de Sargeras e o substituiu como campeão do Panteão na luta contra os demônios, e agora também a Legião Ardente de Sargeras. Aggramar é bom em seguir ordens e implementar táticas em batalha. Este guerreiro Titã tem um coração frio e é bastante profissional, para que tudo saia do jeito que fora planejado.

Se tem algo que ele odeia é Sargeras, por sua traição e mudança de lado.

Mitologia dos Titãs e a Cruzada pelo Universo

Não se sabe como o universo realmente se originou. Alguns teorizam sobre apenas um grande e poderoso ser criando-o a partir do nada, outros acham que uma explosão de dimensões inimagináveis fez com que infinitos planetas se espalhassem pela Grande Escuridão – planetas que carregariam diversos tipos de formas de vida diferentes, com suas belezas e terrores.

Não importando a origem do universo, é fato que os Titãs começaram seu trabalho através do cosmos moldando os planetas para seguir uma Ordem dentro do Caos que reinava.

Sendo criaturas ordeiras e, em sua essência, benevolentes, o Titãs do Panteão permaneceram vigilantes às criaturas de trevas e caos na Grande Escuridão do Além [The Great Dark Beyond]. Os Demônios que surgiam do Twisting Nether eram uma ameaça para a ordem que o Panteão colocava nos mundos por onde passava.

Esse Nether é uma dimensão etérea de magias caóticas que conectava miríades de mundos do universo. Nether é o lar de um número infinito de seres maléficos e demoníacos, que apenas querem destruir a vida e devorar as energias do universo vivo.

Pouco a pouco, estes demônios conseguiram chegar nos planetas onde os Titãs já haviam passado, e para lutar contra essas criaturas vis e cruéis, os titãs elegeram seu maior guerreiro, Sargeras.

Sargeras agiria como líder da defesa dos planetas sob proteção dos titãs. Ele lutou por vários milênios contra seus inimigos incansáveis, e quanto mais tempo ele passava lutando, mais dúvida e desespero tomava conta de seu nobre coração.

Sargeras estava perdendo a fé na sua missão e na luta dos titãs pela ordem e pela segurança do universo, ele se perguntava como criaturas tão ruins como estas poderiam existir num universo perfeito dos Titãs… Dúvidas o levaram a acreditar que o propósito dos Titãs era uma bobagem, que não importava o quanto eles tentassem consertar os mundos e gerar a ordem, o caos sempre voltaria, ele sempre atacaria, estaria sempre lá, nas sombras… Só havia trevas no universo.

Numa discussão com seus colegas e irmãos, Sargeras desdenhou da visão mais otimista dos demais, não importava o quanto eles tentassem convencer Sargeras de seu erro de julgamento. Sargeras então parte, deixando para trás seus colegas. Apesar de tudo, o Panteão nunca teria adivinhado o que Sargeras tinha em mente, e quão disposto ele estava a tornar aquilo real.

Onde encontrar a história ingame:

Scarlet Monastery: Mitologia dos Titãs [Mythology of the Titans]

Referências:

World of Warcraft

World of Warcraft Comics

War of the Ancients : the Sundering – Richard A. Knaak (2005)

Tides of Darkness – Aaron Rosenberg (2007)

Beyong the Dark Portal – Aaron Rosenberg, Christie Golden (2008)

Shadows & Light – Source book do Warcraft RPG (2004)

http://eu.battle.net/wow/en/game/lore/story-so-far/chapter-1/1#readmode

http://www.wowpedia.org/Sargeras

http://www.wowpedia.org/Titan

http://www.wowpedia.org/Eonar

http://www.wowwiki.com/Eonar

http://www.wowwiki.com/Khaz%27goroth

http://www.wowwiki.com/Norgannon