X

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa Hora do Crepúsculo, seja quando você estiver lendo este artigo! (é bom não ser na progressão heróica do seu core. APERTA O BOTÃO, OLHA A DEBUFF!!! Ih, morreu. ._.)

De qualquer forma, essa semana falarei sobre um tópico específico sobre o que já comentamos antes de partir para a nascente da Eternidade, Illidan, Kaldorei e toda aquela turminha de pele azul que habita Kalimdor. É, aquele artigo da Azshara tá chegando (eu não esqueci!)!

Ok, depois de ler os comentários e pensar no que eu poderia comentar que não vai estragar a história mais pra frente eu decidi que falar dos Terranos [Earthen] vai dar um gancho legal para falar sobre a lendária Maldição da carne [Curse of Flesh], que tenho certeza que vai gerar comentários de curiosos e dos experts que nos visitam semanalmente, e que também não será mencionada no nosso próximo texto e que também afeta a maioria das raças que os Titãs deixaram por ‘aqui‘ a cargo de Azeroth.

Archimonde e Kil’jaeden tem história mais pra frente e quando formos falar da baalha do monte Hyjal. O Archimonde vai ter um destaque e na Nascente do Sol, Kil’jaeden, Kalec e Anveena terão também um destaque, não prometo um artigo inteiro sobre a Anveena (não tem nada a ver com as novas fixações da Golden), afinal ela é o avatar do Sunwell e não tem muito mais o que falar, além do comic e daquilo que você viu na Raid.

 

Criações dos Titãs: Terranos [Earthen]

Eles são seres de pedra, similares aos anões e criados pelos titãs e como seus criadores, existem muitas incertezas e especulações em cima desses seres subterrâneos. Vamos trabalhar em cima do que se sabe sobre esta raça, e quando houver alguma área de informação não-canônica, ou seja, não oficiais, como referências à livros de RPG, eu deixarei claro. O que for adicionado aqui sobre especulação e RPG será bem apontado e aberto à discussão. Por hora vamos manter em mente o que sabemos sobre eles canonicamente falando. O termo “earthen” foi-lhes designado por seus criadores, já que eles são compostos primordialmente de terra, um dos recursos primários de Azeroth. De acordo com o Lore Keeper de Norgannon, “Anão”, em inglês “Dwarf” foi o termo dado à segunda variante da instabilidade da raça Terrana. Pré-Guerra dos Anciãos [War of the Ancients], existem registros do termo “anão” ser usado por Elfos Noturnos para designar Terranos que não sofreram mutação, e os próprios Earthen usaram o termo para eles mesmos quando voltaram da hibernação. Há pelo menos dois tipos de Earthen, aqueles que conhecemos em Uldaman, e os de Ulduar.

O que sabemos deles?

Os Titãs criaram duas raças para salvaguardar e ajudar a moldar Azeroth, os Terranos e os Gigantes do Mar. Os Terranos foram criados com um propósito, para ajudar a carvar as profundezas do solo de Azeroth. Criaturas feitas de pedra mágica a partir de uma matriz síntese – uma fundação de construção de biomassa – que os Titans já utilizavam em outros planetas antes de Azeroth. Essa matriz foi aplicada em Azeroth, utilizando da composição resiliente encontrada na crosta do planeta. Sintetizando os diversos componentes da terra com a matriz, o produto final se deu na raça chamada de Terranos, especialmente feitos para aumentar a probabilidade de sobrevivência encontrada em seres subterrâneos que os titãs já haviam trabalhado – maior durabilidade e afinidade com o ambiente onde eles trabalhariam.

Eis que começou um problema. A partir dessa síntese, o composto dos Terranos começou a apresentar instabilidades não previstas devido a um ambiente altamente estressante. Os Titãs voltaram a trabalhar em cima dessa matriz – a primeira série de experimentos resultou nos Troggs, e a segunda gerou os anões. De acordo com os Discos de Norgannon, em Uldaman, as raças hoje conhecidas como Troggs e Anões são desdobramentos de uma transformação sofrida pelos Terranos. Experimentos realizados em Ulduar mais tarde revelaram que essa instabilidade foi propositalmente gerada pelos Deuses Antigos. Esta instabilidade foi chamada de Maldição da Carne [Curse of Flesh].

Com os Deuses Antigos neutralizados e trancafiados, a Forja de Vontades [Forge of Wills] e os demais dispositivos criados pelos titãs voltaram a trabalhar nos Terranos. Como agora os titãs sabiam a causa da Maldição da Carne, os novos Terranos foram criados com imunidade à ela. Por isso ainda existem Terranos em Azeroth, apesar dos antigos terem se tornado Anões ou Troggs, os de hoje são imunes ao feitiço dos Deuses Antigos.

Forge of Wills

Val’anyr

Val’anyr no TCG

A Primeira Guerra dos Terranos e dos Anões de Ferro foi uma batalha cujos registros foram quase completamente perdidos. Sabe-se que o primeiro rei Terrano, Urel Stoneheart foi um dos participantes e que sua arma lendária, Val’anyr, o Martelo dos Reis Antigos foi destruída ali.

As informações que temos sobre o conflito e Val’anyr podem ser obtidas ingame através de sua própria quest:

Tradução:

Archivum System diz: Análise de fragmento em andamento.

Archivum System diz:  Objeto identificado: Val’anyr, Martelo dos Reis Antigos.

Archivum System diz:  Criado pelos próprios Titãs, Val’anyr foi dado para o primeiro rei Terrano, Urel Stoneheart. Com este martelo ele deveria criar e dar vida ao resto de sua prole.

Archivum System diz:  Val’anyr foi destruída durante a primeira guerra entre os terranos e os anões de ferro. Acreditava-se que os restos da arma haviam sido perdidos no conflito.

Archivum System diz: Probabilidade de reparo com sucesso por meios comuns disponíveis neste mundo é aproximadamente nula. Por favor aguarde enquanto métodos teóricos são analisados.

Archivum System diz: Um poderoso conteúdo ácido teoricamente encontrado dentro de um ser conhecido por Yogg Saron explicaria a liquifação de Saronite. Submersão em esta substância poderia ser suficiente para fundir uma liga de origem Titã.

Obtendo Val’anyr no jogo – Vídeo da época:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=5kS1k3elsUo&w=420&h=315]

Guerra dos Anciões

Antes da Guerra dos Anciões [War of the Ancients] a tecnologia era rara, e a maioria dos tanques e outros tipos de tecnologia estava sob posse dos terranos. Durante a guerra, muitos terranos, ou anões como eram chamados também, escolheram selar seus portões enquanto os elfos noturnos batalhavam contra os demônios que eles mesmos provocaram.

Por mais que eles não tenham tido muito contato, eles acabaram por lutar na guerra também. No sub-solo, demônios surgiam e era papel dos terranos combatê-los. Um grupo de terranos foi convencido por Krasus – Korialstrasz – a se juntar numa Aliança contra a Legião.

Fora uma trégua tênue, já que os elfos desdenhavam os terranos – principalmente o comandante Desdel Stareye. A trégua foi realizada por Krasus, Rhonin (que voltou no tempo com Vereesa e Broxigar, durante o livro The Sundering) e Malfurion.

Depois da trágica morte de Desdel, Jarod Shadowsong assumiu o comando e colocou os terranos para lutar decentemente. Quando o mundo foi partido pela implosão da Nascente da Eternidade, os terranos foram profundamente afetados. Sentindo a dor da terra, os terranos perderam muito de sua identidade e se selaram sob as câmaras das cidades dos Titãs onde eles foram primeiramente moldados, lugares como Uldaman, Uldum e Ulduar. Eles dormiram por aproximadamente oito mil anos. Mais tarde é revelado que os terranos foram transformados em mortais pelos Deuses Antigos e hibernaram sob ordens de Loken.

 O Despertar

Os terranos de Uldaman foram os primeiros a despertar para descobrir que eles mudaram significativamente desde que seu sono havia começado. Sua pele de pedra havia se tornado carne e seus poderes sobre a terra se desvaneceram. Eles viraram mortais.

Eles se chamavam de anões, e alguns dos últimos anões deixados em Uldaman se arriscaram nos confins da terra. Ainda preferindo a segurança de lugares profundos, eles fundaram um vasto império abaixo de uma grande montanha. Eles o chamaram de Khaz Modan, em homenagem ao seu criador primordial, Khaz’goroth. Os anões construíram um altar para seu grande pai e uma grande forja no coração da montanha. A cidade que crescia em volta desta forja seria conhecida como Altaforja [Ironforge].

Ironforge, no comic Ashbringer

Ironforge, no comic Ashbringer

Daqui em diante, entramos em outro departamento – os anões como conhecemos hoje, então vamos parar por aqui. 🙂

Hoje em dia é possível encontrar Terranos e seus vestígios em Uldaman, Ulduar, Uldum, The_RPG_Icon_16x36 Bael Modan, algumas regiões de Kalimdor e Deepholm, saindo de Uldum e entrando em Deepholm há mais de 15 mil anos atrás.

Tipos de Terranos

Original-type (Série Um)

Trogg

A primeira geração de terranos se transformou em troggs. Sua aparência física é desconhecia já que eles se deformaram. Mas com base na informação do Lore Keeper de Norgannon, eles foram parecidos com a série dois.

Southern-type (Série Dois)

Terrano (Reinos do Leste & Kalimdor)

Esse é o tipo primordialmente associado à Uldaman. Esses teranos aparecem mais nos reinos do Leste, apesar de alguns exemplares habitarem as terras de Kalimdor. Eles foram submetidos à maldição da carne tal como os troggs. Quando acordaram de seu sono, viram que eram mortais e fundaram a nação de Khaz Modan.

Northern-type

Bouldercrag_the_Rockshaper

Terrano de Nortúndria

Os últimos Terranos a serem criados, e imunes à maldição da carne. Foram gerados pela Forge of wills para tomar o lugar das duas gerações anteriores, a partir de uma Terra Encantada encontrada em Nortúndria. Eles podem usar essa terra para se curar e eles não sangram.

 

Referências para o artigo incluem:

http://www.wowpedia.org/Earthen#cite_note-LKoN-1

http://www.wowpedia.org/Lore_Keeper_of_Norgannon

http://www.wowpedia.org/First_War_between_Earthen_and_Iron_Dwarves

http://www.wowpedia.org/Archivum_Console 

http://pt.wowhead.com/npc=28234

http://www.wowwiki.com/Earthen