X
Este é o 9º artigo de 11 posts da série Mitos.

Olá, pessoal! Hoje falaremos um pouco de Nordrassil, do Sonho Esmeralda e do trato dos Elfos Noturnos Druidas com a Aspecto Ysera, e o início de seu pesado sono no Sonho Esmeralda;

 

,

Clareira da Lua (Moonglade), refúgio dos druidas

 

Se você jogou Warcraft III deve se lembrar muito bem da campanha de Hyjal, onde você procura defender a árvore do Mundo de Archimonde, controlando as unidades de humanos, orcs e elfos noturnos, você já deve saber do que estamos falando. A raide Batalha pelo Monte hyjal também está disponível em World of Warcraft onde você pode reviver pelas Cavernas do Tempo a luta das raças de Azeroth e seus aliados contra a Legião de Archimonde que procura abrir passagem para a Árvore do Mundo, Nordrassil.

 

Loading da Campanha de Hyjal, Warcraft III

 

Para quem está fazendo a Conquista [O grande CDF], esse livro pode ser encontrado em pode ser encontrado em Ventobravo e Darnassus.

Para maior entendimento do texto a seguir, recomendamos que acompanhe as demais seções do capítulo 1: Mitos já revistos anteriormente:

 

A Árvore do Mundo e o Sonho Esmeralda

 

 

Por muitos anos, os elfos noturnos trabalharam incansavelmente para reconstruir o que eles puderam da sua pátria antiga. Deixando seus templos quebrados e estradas para serem cobertos pelas plantas, eles construíram suas casas novas entre as árvores verdejantes e colinas sombrias à base de Hyjal.

 

Com o tempo, os dragões que tinham sobrevivido à Grande Cisão saíram de suas moradas secretas. Alexstrasza a Vermelha, Ysera a Verde, e Nozdormu o Bronze desceram sobre as clareiras tranquilas dos druidas e inspecionaram os frutos dotrabalho dos elfos noturnos. Malfurion, que tinha se tornado um arqui-druida de imenso poder, cumprimentou os poderosos dragões e lhes falou sobre a criação da nova Nascente da Eternidade.

 

Os grandes dragões ficaram alarmados para ouvir as notícias tenebrosas e especularam que, desde que a Nascente permanecesse, a Legião poderia retornar um dia e agredir o mundo novamente. Malfurion e os três dragões fizeram um pacto para manter a Nascente segura e assegurar que os agentes da Legião Ardente nunca iriam encontrar o seu caminho de volta à Azeroth.

 

Alexstrasza, a Mãe da Vida, depositou uma única semente encantada no coração da Nascente da Eternidade. A semente, respondendo às águas mágicas e poderosas, cresceu e se tornou uma árvore colossal. As poderosas raízes da árvore cresceram a partir da água da Nascente e sua copa verdejante parecia tocar o topo do céu.

 

A imensa árvore seria um símbolo eterno do elo entre os elfos noturnos e a natureza, e as energias vivificantes da árvore se propagariam pelo mundo, curando-o. Os elfos noturnos nomearam sua Árvore do Mundo de Nordrassil, que significa “coroa dos céus” em sua língua nativa.

 

Nozdormu, o Atemporal, depositou um encantamento na Árvore do Mundo para garantir que, enquanto ela se mantivesse erguida, sobre os elfos noturnos jamais seriam vítimas da velhice ou da doença.

 

O Sonho Esmeralda

 

Ysera, a Sonhadora, também colocou um encanto na Árvore do Mundo ligando-a a seu próprio reino, a dimensão etérea conhecida como o Sonho Esmeralda. O Sonho Esmeralda, um vasto mundo espiritual em constante mudança, existia fora dos limites do mundo físico. Do Sonho, Ysera regulava o fluxo e refluxo da natureza e do caminho evolutivo do mundo em si.

Os druidas noctiélficos, incluindo o próprio Malfurion , foram vinculados ao Sonho pela Árvore do Mundo. Como parte do pacto místico, os druidas concordaram em dormir por séculos de uma vez para que seus espíritos pudessem vagar pelos caminhos infinitos do sonho de Ysera . Embora os druidas estivessem entristecidos diante da perspectiva de perder tantos anos de suas vidas para a hibernação, eles concordaram em manter altruisticamente sua barganha com Ysera.

 

Nordrassil

Em Darnassiano, Nordrassil significa “Coroa dos céus” e é a Árvore do Mundo original dos Elfos noturnos. Entre suas funções básicas estavam: imortalidade e uma conexão ao Sonho Esmeralda para os druidas. Esta colossal árvore nasceu de uma semente abençoada por Alexstrasza,banhada pelas águas mágicas da nova Nascente da Eternidade.

Arte de Nordrassil no Trading Card Game

De acordo com a trilogia de Knaak, War of the Ancients, Malfurion foi capaz de entrar no sonho Esmeralda antes mesmo da criação de Nordrassil entrando em conflito direto com o Lore apresentado ingame por livros como os que fazem parte do Mitos [Mythos], fazendo com que a bênção mais importante fornecida à Árvore fosse a de Nozdormu, ou seja, a imortalidade.

 

Atenção! Esta parte acontece nos eventos de Warcraft III em diante! Se você for ler daqui pra frente da história de Nordrassil, mantenha em mente este pulo na linha temporal!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=DOZRI_rhYk8&w=560&h=315]
Final de Warcraft III conta com Magus Medivh

A batalha de Monte Hyjal retirou as bênçãos concedidas à Árvore, quando Malfurion soprou o Chifre de Cenarius, evocando centenas de Espíritos para a defesa de Azeroth. Archimonde fora derrotado, mas com o custo de Nordrassil, apesar das raízes da grande árvores estarem se recuperando, a conexão com os noctiélficos se foi. Fandral Staghelm levou à criação de Teldrassil. Teldrassil se mostrou muito mais fraca que a Árvore Mundial original.

Quando acontece o Cataclysm, Nordrassil está completamente recuperada, porém o Lorde elemental Ragnaros se põe a ameaçá-la, cabe a Malfurion e seus druidas a defendê-la mais uma vez.

 

Curiosidades

Nordrassil pode, eu digo pode porque por mais que seja, não se pode afirmar sem uma declaração direta oficial, ter sido baseada na famosa Árvore da itologia Nórdica, Yggdrasil. Elas não são similares apenas no nome: ambas têm uma Nascente sob suas raízes, a Nascente da Eternidade no caso de Nordrassil e a Fonte de Urd no caso de Yggdrasil.

Note que existe outra árvore de nome parecido no WoW, Teldrassil, porém estas mesmas referências não podem ser usadas para a mesma.

Sua importância na história garantiu que seu nome fosse referência à alguns itens no jogo:

Paramentos de Nordrassil – Tier 5 de Druida Equilíbrio

Galho de Nordrassil – Da quest para o Cajado Lendário da Expansão Cataclysm.

Cajado Rúnico de Nordrassil – Da quest para o Cajado Lendário da Expansão Cataclysm.

O Casamento de Thrall e Aggra também acontece lá…

 

 

Referências para este artigo incluem:

Warcraft III: Reign of Chaos (jogo)
Warcraft III: The Frozen Throne (jogo)
World of Warcraft (jogo)

Warcraft: War of the Ancients Trilogy by Richard A. Knaak (2004 & 2005)

WoWPedia: Nordrassil – Em inglês

WoW Head