- Introdução
- Guarda Pétrea
- Feng, o Amaldiçoado
- Gara’jal, o Atador de Almas
- Os Quatro Reis
- Elegon
- Vontade do Imperador
Sentinela Pétrea
A luta das Sentinelas Pétreas é relativamente simples. A única complicação é trocar de alvo na hora certa e reagir a mecânicas simples. Todos os guardiões têm vida compartilhada e uma barra de energia individual. Quando a energia de um deles chega ao máximo, ele solta uma habilidade muito forte que atinge toda a raide – as chamadas Sobrecargas. O principal objetivo da luta é controlar a ordem em que as barras de energia dos guardiões enchem, trazendo-os para perto ou para longe dos outros guardiões.
Assim que um dos guardiões usar seu ataque de energia máxima, um outro guardião começa a aplicar sua Petrificação. Este guardião deve ser o próximo a chegar na energia máxima.
São quatro guardiões:
– Guardião de Ametista (sombra)
– Guardião de Cobalto (arcano)
– Guardião de Jade (natureza)
– Guardião de Jaspe (fogo)
Na versão para 10 pessoas, apenas três estarão ativos. Na versão para 25, todos os 4 aparecem.
Todos eles contam com a habilidade Pedra Maciça, que é ativada quando ele está longe dos outros. Nesta forma, eles tomam dano reduzido em 90% e não podem receber energia.
Habilidades básicas
– Lacerar carne: um tipo de sangramento.
– Poça Ametista, Mina de Cobalto, Estilhaço de Jade e Correntes de Jaspe são habilidades simples de dano. No geral, é só sair de perto ou de cima delas.
Quando dois jogadores estiverem afetados pelas Correntes de Jaspe, precisam se unir. Quando ficam separados, tomam dano. As correntes podem ser quebradas ficando separados por pelo menos 15 segundos, o que deve acontecer preferencialmente durante a Petrificação de Jaspe.
A única habilidade que merece mais atenção são as Minas de Cobalto, pois elas podem enraizar os jogadores justamente na área de uma Poça Ametista. Se isso acontecer, os healers precisam dispelar as minas. As Minas de Cobalto restantes devem ser detonadas preferencialmente durante a Petrificação de Cobalto.
– Pedra Maciça: ativada quando um guardião está longe dos outros. Nesta forma, eles tomam dano reduzido em 90% e não podem receber energia.
Habilidades importantes
– Petrificação (Ametista, Cobalto, Jade e Jaspe): um dos guardiões usará esta habilidade de cada vez. Funciona como um debuff que acumula com o tempo. Se chegar a 100, a raide inteira fica paralisada. Para quebrar a paralisia, é preciso deixar os guardiões usarem as sobrecargas. As petrificações também reduzem bastante o dano da respectiva Sobrecarga. Por exemplo, a Petrificação Ametista reduz o dano da Sobrecarga Ametista, mas não a Sobrecarga de Cobalto.
Apenas um guardião usa Petrificação por vez. Eles também não usam esta habilidade duas vezes seguidas. O cast acontece sempre nos primeiros 5 segundos da luta, e de novo depois de 5 segundos depois de uma Petrificação. Um guardião não pode castar duas vezes seguidas uma petrificação.
É importante diferenciar entre as duas fases de Petrificação: a primeira é quando os Guardiões estão aplicando o debuff na raide, reduzindo o dano tomado pela respectiva escola de magia; o segundo é quando a energia deles chega ao máximo e a raide inteira é atordoada. Esta segunda precisa ser evitada cortando as Petrificações com Sobrecargas.
– Sobrecargas (Ametista, Cobalto, Jade e Jaspe): são as habilidades que eles usam quando a barra de energia chega ao máximo. Uma Sobrecarga dá dano na raide, corta a Paralização que o guardião está usando e remove a Petrificação da Raide.
Sugestão de estratégia
Evitar o máximo as Sobrecargas sem as respectivas Petrificações. Por exemplo, a Sobrecarga Ametista não deve nunca acontecer sem que a raide esteja protegida com a Petrificação Ametista. É possível continuar a luta se isso acontecer umas poucas vezes, mas não é o ideal.
Isso significa que os Guardiões precisam ser movidos com frequência para perto e para longe uns dos outros, de um jeito que o Guardião que está Petrificando fique sempre 12 metros perto de outro. Ao mesmo tempo, você precisa minimizar a energia que os outros guardiões ganham, fazendo uma rotação entre os que estão mais próximos do guardião petrificador.
Resumo: sempre deixe o Guardião Petrificador perto do Guardião que estiver com a energia mais baixa.
Parabéns pelo post.. está ótimo, ajudou muito