Nível mínimo: 81-85
Bosses: 3
Localização: The Vortex Pinnacle (Uldum)

Uma das instâncias mais bonitas do jogo. Com elementos que remetem a uma cidade árabe, tem várias plataformas e torres, e nada de paredes. Entre as novidades, está um ciclone que dá um buff para que você ande mais rápido nos lugares que não tem mobs. E para pular de uma plataforma para outra, você precisa pular dentro (setinha verde de veículo) de um furacão. Nele você vai quicar até chegar ao seu destino final.

Trash

A maioria dos mobs são elementais de ar. No fim da instância, aparecem alguns Tol’virs e storm drakes. Eles vem em packs de 4 ou 5 e realmente batem forte. Crowd Control é necessário para evitar mortes.

Os trash mobs de lá tem algumas mecânicas interessantes:

  • Armored Mistral Pode dar Cyclone em um player e reduz a velocidade melee/cast em 75%.
  • Lurking Tempest Esses mobs dão feign death quando tem algum player olhando pra ele. O que quer dizer que podem ser pulados caso o grupo se organize de deixar uma pessoa olhando pra ele; Se ninguem olhar pra ele, ele levanta e ataca.
  • Cloud Prince Esses batem bastante e vem junto com uns elementais pequenos. Os Cloud Princes não levam Crowd Control, mas os elementais sim.
  • Turbulent squall Esses mobs também vem em grupo. Eles dão um thunderstorm em players randomicamente. Uma nuvem aparece em cima da cabeça do player que joga um raio que atinge o player de tempos em tempos, tipo Hurricane. Saia da nuvem quando ela aparecer
  • Young Storm Dragon Esses dragões sempre vem sozinhos. Eles começam a luta castando Healing Rain no lugar que eles estão, antes de atacar os players. O grupo precisa move-los de lugar para que eles não se curem.
  • Howling Gale
    Existem dois mobs desses na instancia. Eles ficam na ponte que leva ao terceiro boss. Eles tem Muita vida. Depois de um tempo de combate, o vento em volta deles para e eles ficam inativos, permitindo que o grupo atravesse e pronto
  • Tol’var Uma vez que o grupo matar o segundo boss, vocês vão encontrar grupos de 4 ou 5 Tol’vars. Eles estarão misturados em grupos de melees, spell casters e healers. Mate os healers primeiros.Os grupos que possuem spell casters formam uma pirâmide de força. A piramide protege do dano de magia, então, é interessante ficar dentro desse campo de força, se protegendo do dano do spellcaster, enquanto matam os outros mobs.

Grand Vizier Ertan

Habilidades

Estratégia

  • No momento do engage, ciclones começam a aparecer em torno das bordas da plataforma. É uma boa ideia agrupar-se no meio para evitar esses adds. Em um momento, os Ciclones vão andar em direção ao meio. Quando isso acontecer, os ciclones começarão a castar lightning bolts em todos os membros do grupo. Quanto mais longe você estiver dos ciclones, menos dano vai levar então é a hora de sair do meio para as bordas. Depois de um tempo, os ciclone voltam para as bordas e o grupo para o meio.

Altairus

Habilidades

  • Chilling Breath – Causa 25500 a 34500 de dano do tipo Frost nos inimigos em um cone frontal (47500 a 52500 em heroic)
  • Change winds – Muda a direção do vento
  • Up Wind – Aumento de +30% em velocidade de movimento e +75% em ataque melee e caster
  • Down Wind – Diminuição em -30% em velocidade de movimento e -75% em ataque melee e caster

Estratégia

  • A grande sacada desta luta é ficar sempre “Up Wind” e espalhado. Durante a luta, você vai ver o vento no chão, assoprando em uma direção aleatória. Dependendo de onde você estiver, você vai ter um dos dois buffs (Up Wind e Down Wind), vá sempre em busca do Up Wind, para ganhar o buff de velocidade.
    Pra ficar com “Up Wind” você vai precisar ter o vento saindo da sua direção até o boss
  • Altairus mudará a direção do vento, então preste atenção no momento que ele fizer isso. Vai aparecer um emote na tela: The wind abruptly shifts direction at Altarius’ command!
  • O boss vai pegar um player e dar um Breath attack que vai acertar em todos os players em um cone frontal. É bom ficar espalhado para diminuir o número de possíveis players atingidos

Asaad

Habilidades

  • Temporary Grounding Field – Desenha um campo de força no chão que o protege.
  • Supremacy of the Storm – Habilidade que dá dano em Área
  • Chain Lightning Causa dano do tipo Nature em um alvo e vai pulando até cocmpletar 5 alvos, dando cada vez menos dano.
  • Static Cling Uma espécie de ‘root’ que preende os players no chão

Estratégia

  • A única habilidade que realmente atrapalha é quando ele começa a desenhar o campo de força no chão. O campo de força é um triângulo e você deve entrar dentro dele antes que ele acabe de castar. Uma vez que o campo de força estiver completo, ele se teleporta sobre ele (permitindo que os melees o alcancem) e casta um AoE que provavelmente mata quem estiver fora do triângulo.

Vídeo Estratégia The Vortex Pinnacle


Cataclysm Dungeons Guides 5-man

Throne of the Tides ** Blackrock Caverns ** The Stonecore ** Vortex Pinnacle ** Lost City of Tol’vir ** Grim Batol ** Halls of Origination ** Deadmines Heroic ** Shadowfang Keep Heroic

Cataclysm Raid Guides
Bastion of Twilight * Baradin Hold (PvP) * Throne of the Four Winds (TFW) * Blackwing Descent