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A partir de hoje começa a série sobre estratégias básicas em campos de batalha ranqueado, vou começar por um dos meus favoritos: Olho da tormenta (Eye of the storm).

Como funciona o sistema de pontos:

Cada torre capturada gera a seguinte pontuação para quem tem seu controle total: 

  • 1 torre controlada = 1 ponto por segundo
  • 2  torres controladas = 2 pontos por segundo
  • 3  torres controladas = 5 pontos por segundo
  • 4  torres controladas  = 10 pontos por segundo 


Pontos por captura de bandeira  

  • 1 torre controlada = 75 pontos
  • 2 torres controladas = 85 pontos
  • 3 torres controladas = 100 pontos
  • 4 torres controladas = 500 pontos 


Indo pra batalha:

No circuito de RBG esse campo de batalha tem alguns aspectos diferentes dos que você está acostumado a ver em BGs aleatórias. São eles:

10×10: Em Random Bg a luta é 15×15.

Capar a flag*: Aqui você precisa clicar na bandeira que está na base para pega-la, em randoms basta ficar parado na base e esperar que ela vire pro seu time, mas aqui o negócio é proteger a bandeira ou ninjar* a bandeira dos adversários.

Flag do meio: Aquela área do meio onde os Shamans/Druidas/Caçadores fazem a festa arremessando o pessoal do mapa tem algumas proteções. Elas não tornam impossível que você seja arremessado, só dificulta um pouco, por isso fique atento!


Definindo as funções que cada um exercerá no grupo:

Antes de iniciar a BG é importante que cada um já tenha um posicionamento definido, por exemplo, quem defende, quem ataca, quem vai dar backup*, quem vai capturar outras bases, quem captura/segura a flag, etc.


Defender a base:

Algumas classes são mais indicadas para defender base. Este é o caso dos Caçadores, Magos e Tanques em geral. Classes que tem algum tipo de pet/summon são mais indicadas pois mesmo que o jogador receba algum tipo de controle o seu pet ainda está livre para atacar quem estiver tentando pegar a sua base.

Jogadores que estão defendendo base devem avisar imediatamente quando a mesma estiver sob ataque, diga ao seu time quantos (em números) e se possível quais classes estão atacando a sua base. Não tente ser herói da Aliança/Horda e achar que vai matar todo mundo sozinho.

Fique atento quando defender a Torre dos magos! Quando você está posicionado próximo a flag suas skills de dano em área não causam dano em quem estiver abaixo da escadinha.


Estratégia

(O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… Os senhores estão anotando?):

Comece dominando as duas que estiverem mais próximas do local onde o seu time inicia.

Lado da Horda: Ruínas de Aníquilus, Torre dos Elfos Sangrentos

Lado da Aliança: Ruínas Draeneicas  e Torre dos magos

Após definir quem ficará para defender as bases, mande 1 jogador para cada base e o restante segue para o meio. Os jogadores que ficam para proteger as torres devem capar a flag da base e ficar atentos com a movimentação do time adversário.

Os jogadores que foram para o meio devem combinar sua habilidades de maneira que causem muito dano logo no início (use todos os seus cooldowns* ofensivos e defensivos), e também combinar o controle sob os adversários, por exemplo: 

  • Cavaleiro da morte + Mago: Garra de sanguinávido (mass grip) + Anel gélido (ring of frost).
  • Cavaleiro da morte + Shaman: Garra de sanguinávido (mass grip) + Tempestade relampejante
  • Cavaleiro da morte + Druida Equilibrio: Garra de sanguinávido (mass grip) +  Vórtice de Ursol + Raio solar 

Outras combinações que possam arremessar os adversários também são bem vindas, use sua criatividade.

Assim que o seu time sobrepor o time adversário (ou levar wipe*) é hora de rushar* a terceira base. Apenas os healers devem tentar capar a flag durante o combate.

A melhor forma de garantir uma vitória tranquila é dominando 3 bases.

Assim que  o seu grupo conseguir a terceira base o seu time deve focar em defende-las, e nessa hora o call  é fundamental, uma falha pode comprometer o jogo.


Flag:

A flag deve ser entregue na base com sabedoria!

Lembre-se de perguntar se o meio está livre antes de entregar. Em alguns momentos é interessante segura-la por um tempo (Segurar a flag nessa BG não gera stacks de debuff*), principalmente se estiver próximo do fim do jogo.


Ninja cap:

Rogues e Druidas são as classes mais indicadas para essa prática (se você tiver os 2 no seu time, melhor ainda), pois eles podem percorrer todo o mapa sem serem vistos, além de terem muitas habilidades de controle. Assim que conseguirem um ninja cap, devem avisar o time e pedir backup.


Glossário:

Capar a flag: Capturar a bandeira ou entregar a bandeira na sua base

Backup: Voltar para ajudar.

Cooldowns: Habilidades importantes para causar dano, ou se defender.

Wipe: Quando o seu time é morto por completo.

Rushar: Juntar o time e correr para um local escolhido.

Stacks de debuff: Acumulo de enfraquecimento conforme o tempo em que se está com a bandeira.

Ninja cap: Capturar a flag de forma que não é percebido, ou controlando o adversário.


Vídeo:

Por Cabelera@Azralon

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Referências:

http://www.wowwiki.com/Eye_of_the_Storm


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