X

Oioioioioi

Hoje eu quero falar sobre Campo de Batalha Ranqueado, mais conhecidos como RBG.
Ao meu ver, essa modalidade de jogo se tornou mais popular desde o lançamento do MOP, pois desde então é necessário que participemos de RBGs para fechar o cap semanal de dominação – e essa exigência fez com que aumentasse a procura por grupos do tipo PUG (jogadores desconhecidos convidados nas capitais). Falarei um pouco das minhas experiências sobre: montar grupos, como se comportar, comunicação, addons*, etc.

Montando o grupo:

A composição mais básica pra uma RBG é de 3 Healers*, 1 tank* e 6 DPS* (entre esses é desejável um equilíbrio entre melee* e ranged*). É bem similar ao que acontece em cores* e pugs para Raids, é interessante que haja a diversidade de classes pra beneficiar o grupo com buffs e habilidades exclusivas de algumas classes.

RBGs podem ser feitas via cross realm*!!
Com o advento do cross realm aumentou o número de pessoas que podem ver o seu chamado nos trade chats da vida (LFM RBG rating x 1 Healer, 3 DPS e go). Nemesis, Tol barad e Azralon compartilham de Zona cross realm constante (em frente a Ventobravo e Orgrimmar, por exemplo), Goldrinn e Gallywix também estão em cross realm constante.
Caso você seja do Goldrinn ou Gallywix, não estiver conseguindo montar um grupo, você pode criar um personagem no Nemesis e buscar grupo por la, troque a sua battletag ou real id com a pessoa que estiver montando grupo, logue o seu char no seu reino de origem e entre no grupo.

*Com o lançamento do 5.3 tem se cogitado a possibilidade de usar 4 healers e 6 dps / 3 healers e 7 dps, porém como o patch é muito recente, acho cedo para recomendar o que é mais viável.

 Legal, e como que eu entro?

1) Clique em Dominação - 2) Clique em 10x10 - 3) Clique em entrar e aguarde o chamado 🙂

Comportamento:

Não seja babaca, acho que esse é ponto principal. Trate as pessoas com respeito, vivemos em uma sociedade e estamos em um MMO, por isso, seja legal com as pessoas e elas vão se lembrar bem de você, te indicar ou até mesmo te chamar novamente para jogarem juntos.

Não importa o seu rating, isso não te dá o direito de destratar os outros.
Se você for uma pessoa tímida jogue junto a seus amigos e vá introduzindo pessoas desconhecidas no grupo aos poucos. Vai ser difícil no começo, mas se esforçar para perder o medo de falar com desconhecidos vale a pena, é algo que vai te ajudar na sua vida também.

Comunicação:

É imprescindível que você tenha um microfone e que faça uso de programas de voz (Raidcall, TS, Mumble, Ventrilo, ou até Skype). Uma RBG sem comunicação está fadada ao fracasso.

É necessário ter uma pessoa específica para chamar os alvos (dar call) e outra que fique responsável caso o primeiro morra, além disso você precisa comunicar o seu time quando está sendo atacado (antes de morrer), avisando quantas pessoas estão indo atacar a base ou o FC.
Você deve comunicar: 

  • Controles aplicados e o nome do player em que você está aplicando o controle (ex.: Polimorfia no Caçador Fulaninho)
  • Quantas pessoas estão indo ou já estão atacando a sua base (você deve usar números, dizer ‘tá vindo o time todo’ não ajuda muito, diga ‘5 pessoas atacando a base ‘x’)0
  • Caso precise de dispell diga que precisa e diga o nome do seu personagem (se você estiver em um pug não adianta dizer ‘dispell em mim’)
  • O momento em que você usar o burst e caso forem derrubar um FC é interessante combinar isso com outra pessoa. 

É desejável que você mantenha o seu programa de comunicação na opção ‘pressionar para falar’. Caso você tenha dificuldades em apertar um botão para falar e jogar ao mesmo tempo, por favor, esteja em um ambiente em que não haja um trio elétrico passando atrás de você; barulhos em excesso incomodam e atrapalham a comunicação das outras pessoas do time.

Mapas:

No circuito de RBGs você poderá cair de forma aleatória em um desses mapas: Olho da tormenta, Bacia Arathi, Ravina Brado Guerreiro, Montes Gêmeos, Minas do Estilhaço Prateado, Templo de Kotmogu, Batalha por Guinéas e Desfiladeiro do Vendaval (novo).

Em Olho da tormenta você deve capturar a bandeira (flag) assim como faz em Bacia Arathi, e há algumas proteções que dificultam que Shamans Elementais arremessem os oponentes para fora do mapa.

Movimentação e posicionamento:

Logo após entrar na RBG o seu time tem mais ou menos 1 minuto para definir as estratégias, quem ataca, quem defende, onde ir, etc. Assim como uma raid não vai pra frente sem tem um raid líder, um RBG tem poucas chances de sucesso sem um líder. Mesmo que seja um Pug alguém precisa assumir essa função e as pessoas precisam respeitar as decisões do líder, se cada um sair fazendo o que bem entende, o RBG acaba virando uma bg aleatória e fatalmente o seu time vai ser atropelado.

Siga as ordens do líder! RBG é pra ser jogado em time, não tente ser herói da Aliança/Horda saindo da posição estabelecida sem mais nem menos, um time disperso é um time enfraquecido e todos tem um papel importantíssimo durante a luta.
Melees DPS ficam mais a frente, ranged atrás dos melee e os healers atrás dos ranged. É imporante jogar em bloco – nem tão colados para que não levem CC em área e nem tão dispersos que virem alvo fácil. Fique atento ao seu healer, se ele estiver sob ataque e pedir peel (‘to apanhando muito, me ajuda aqui que tem um rogue no meu pé’), largue o que estiver fazendo e corra pra ajudá-lo! Enquanto há healer, há vida. O mesmo vale pro seu tank.

 Addons:

O Battleground Targets é praticamente obrigatório: ele facilita absurdamente a vida no momento em que você precisa selecionar um alvo específico, ou dar CC em um healer. Tentar fazer isso ‘de olho’ é uma tarefa muito problemática quando você está no meio do choque*.

Além dele, há addons opcionais como o Capping BG Timers e o Healers have to die. O capping mostra o tempo que a bandeira demora a virar para o seu time, e o Healers have to die coloca um simbolo de Healer na cabeça dos personagens que estão executando essa função (aquele simbolo que aparece na seleção de função. Você pode baixar os addons clicando nos links que estão nos nomes deles 🙂

Configuração do battleground targets:

Por Cabelera@Azralon

 Vídeos de RBGs:

PUG de RBG com pessoal do Goldrinn, Nemesis e Tol barad

Por Hammerdin@Nemesis

Por Hammerdin@Nemesis

Notas de rodapé:

Addons: Aplicativos que desempenham funções específicas dentro do jogo, com a intenção de facilitar algumas ações.
Healer: Função de cura.
Tank: Função de proteger e resistir a ataques.
Dps: Função de causar dano.
Melee: Ataque corpo-a-corpo.
Ranged: Ataque a distância.
Cross realm: Inter-reinos.


Por hoje é isso!

Espero que  você tenha gostado, deixe seu comentário e sugestões ^_^
Na sequência irei falar sobre estratégias básicas para RBGs.