E aí gente! Hoje um post muito especial, pois foi sugerido pelo Alexis, no post de semana retrasada. O tema sugerido foi “Raidar com amigos ou Raidar Hardcore”, e levando isso pra uma classificação ainda mais ampla, queria falar dos grupos que são feitos para raide e campo de batalha ranqueado, sendo eles pugs, core’s nível “hardcore” e core’s feitos entre amigos. Fica um pouco difícil explicar os três em separado, pois um tem características semelhantes a outro e tal, mas vou tentar fazer o melhor possível.
Eu já falei sobre a importância de manter o respeito e a cordialidade em grupos dentro do WoW. Evidentemente que quando falamos de montar algum core para raide ou campo de batalha ranqueado, damos prioridade para quem sabemos que têm grande progressão na proposta do core ou grupo, possui bom conhecimento na área a ser explorada e possui desenvolvimento memorável diante da ação a ser executada. Em palavras menos complicadas, nós chamamos para grupo de PvE e PvP quem sabe jogar na respectiva área. Se por exemplo, você Raide Líder, precisa de um dps melee para seu core de Alma Dragônica com progressão heróica, entre um jogador que nunca fez Alma Dragônica na vida e um jogador que possui bom conhecimento e bom desempenho na raide proposta, a escolha mais óbvia seria ele chamar o segundo jogador. Mas e se o primeiro jogador é amigo do raide líder desde que ele começou a jogar, e o segundo, por melhor que seja, é alguém pouco compromissado, que não possui muita intimidade com as demais pessoas do core e se mostra alguém repugnante durante os confrontos?
Nesse exemplo, podemos ver o caso que o Alexis sugeriu. É melhor raidar com os amigos, raidar pela diversão, raidar para ajudar alguém a se equipar e começar a progredir como jogador, ou é melhor arrumar os melhores jogadores para ter uma progressão, mesmo que sua raide seja uma obrigação a mais durante a sua semana?
Paralelo a isso, temos os pugs. Pug é um tipo de raide para PvP e PvE no qual o líder do grupo convida pessoas pelo chat Geral ou de Comércio de uma cidade da sua facção. Essas pessoas normalmente se encaixam em requisitos que o líder exige que o jogador interessado no pug tenha. Por exemplo:
Nesse caso, o jogador interessado precisa ter nível de item superior a 380. Como se trata de uma raide PvE, é provável que o Raide Líder exija que o jogador seja equipado de somente itens PvE. Mas o pug é algo bem mais descompromissado. O jogador que quer fazer PvE ou PvP e não deseja ou não consegue core fixo, ao procurar um pug, consegue satisfazer as suas necessidades (fazer a progressão semanal em PvP ou PvE) e ao mesmo tempo obter conhecimento das pessoas mais experientes que estiverem no pug.
O pug é uma maneira rápida e simples de pegar uma progressão semanal. Se você está começando a se equipar, ou você PvE que quer começar a praticar o PvP, pode se aventurar em alguns pugs pra iniciar sua jornada. As desvantagens: Pugs são inconstantes, podem ser desorganizados, podem ser falhos (muitas vezes por inexperiência, um pug não consegue ir muito adiante) e dependendo de quem estiver liderando, podem ninjar seus itens! O.o O real motivo do pug raramente é busca de progressão, mas sim equipar-se, e é aí que está outro ponto falho dos pugs: jogadores com poucos itens, ou até mesmo sem item nenhum para participar. É um “rush” de jogadores, que buscam cada um atingir um objetivo pessoal: para PvE players, o equipamento PvE. Para PvP players, o cap de pontos de dominação semanal. Mas nada impede de um pug virar um core! Por experiência própria, tenho uma historinha pessoal para contar. Quando o Diablo foi lançado, metade do grupo do core fixo da guilda foi se aventurar por lá. Eu acabei por ficar com a função de líder da raide e comecei a pugar jogadores semanalmente. Resultado: Hoje, alguns jogadores que puguei por aí se juntaram a guilda e fazem parte dos cores fixos que temos, sendo jogadores muito experientes e com ótima jogabilidade.
Agora, voltando a parte central do tema: É melhor jogar com os amigos ou jogar com um grupo que busque progressão apenas? Minha resposta: Os dois. Funciona? Claro. Demora? Muito, mas vale a pena.
O core também tem suas vantagens e desvantagens. Possui melhor progressão, os jogadores são, em sua maioria, fixos. O core possui maior experiência, exige maior experiência, e todas as decisões são tomadas a favor do grupo, e não de um jogador ou outro. Desvantagens: Horários fixos, maior comprometimento, e como disse anteriormente, mesmo que você seja o melhor jogador ali dentro, as decisões ali feitas são pra melhorar a condição do grupo como um todo, e isso pode não te agradar.
Quando um core busca progressão, ele busca também os melhores jogadores. O WoW não pode se tornar um compromisso, ou iremos acabar por nos desgastarmos por ele, o que nunca foi o real objetivo do jogo. Mas vem suas preferências também: prefere fazer grupo com pessoas desconhecidas, que você encontra uma vez por semana, e que possui progressão ótima, jogadores super experientes e com excelente jogabilidade, mas que sempre rola estresse e não passa de um compromisso semanal que, se você não comparecer, será descartado e talvez não jogue mais com o grupo? Fique à vontade. Essa opção é sempre válida, mas não é a que eu escolheria. O grupo mais centrado, porém com pouco contato entre jogadores, é sim uma ótima opção pra quem quer progredir rápido sem muita delonga. É desvantagem no caso do Raide Líder ser carrasco e te tirar do grupo caso você faça bobagem ou não compareça no horário marcado, mas com o tempo esse grupo desconhecido cria vínculos e pode se tornar um grupo de amizade, onde cada um conhece a jogabilidade e as limitações do outro, onde conselhos são dados ao invés de kicks, e onde reuniões sejam feitas em conjunto e não meras decisões sejam tomadas pelo raide líder. E pode ser que um dia tudo comece a ser pensado pelo bem das pessoas, e não pelo bem da progressão.
Quanto à cores entre amigos, ou entre uma guilda muito unida, é exatamente o passo contrário do core “hardcore”. Um grupo entre amigos tende a ser mais descontraído. Você não vai sair julgando o curador porque ele te deixou morrer, ou tirando seu amigo do grupo porque ele deu pull no boss mais de duas vezes. É tudo na base da conversa e da descontração, e embora a progressão possa ser deixada de lado, a diversão é sempre garantida. O que pode ser feito pra melhorar: coloque uma pessoa para ser o Raide Líder, assim como qualquer outro core focado em progressão faria, e exija foco. Divertir-se fazendo um core é ótimo, mas ter uma progressão com seu grupo favorito também é bom. Se alguém faltar, coloque um outro amigo que está iniciando PvE ou PvP e passe seus conhecimentos a diante. Outra historinha: Na última semana de raide um dps corpo-a-corpo não chegou a tempo. Como ultimamente estou de Raide Líder, e ninguém na guilda estava querendo ir, convidei uma pessoa de fora, ou seja, “puguei” um guerreiro. Ele tinha bom dps, era experiente. Ele saiu da raide com no mínimo seis itens de Alma Dragônica. Ele ficou muito agradecido e elogiou muito a organização da raide. Não estou fazendo propaganda da minha ação como raide líder nem nada, até porque a única coisa que faço mesmo nessa função é chamar a atenção de quem fica papeando em hora de foco na raide, e ficar como mestre de saque, mas eu tenho certeza que quando esse guerreiro chegar no core fixo dele, com muito mais equipamentos e muito mais experiência em administrar um core, a progressão do core e da guilda dele também serão melhoradas, e por isso só eu considero que fiz minha parte como jogadora de WoW. Meu core é também meu grupo de amigos na guilda, e com muito esforço nós conseguimos alcançar uma progressão em PvE que não tínhamos antes sem esse pulso mais firme na hora de raidar.
Minha conclusão sobre isso é que tudo faz parte de uma linearidade. Você começa a querer raidar, você procura um pug. O pug te dá itens e experiência acumulada para que você forme ou seja convidado para um core. E esse core, se começou focado em progressão, poderá se tornar mais que um grupo que possua jogadores com experiência, mas em um grupo que possua jogadores que se respeitem. E se começou com um grupo de amigos que decidiram juntos a ter uma progressão, logo se transformará em um grupo que tem essa progressão e que tem em mente as limitações de cada um, e que vai se organizar junto para poder seguir em progressão. É aí que o jogador mostra sua verdadeira face. Jogar em grupo é muito difícil, exige confiança e respeito entre jogadores, e quando dá certo quer dizer que aqueles jogadores estão desenvolvendo e colocando em prática bons valores e deixando de lado suas vontades particulares para que o grupo seja bem sucedido. E se seu grupo não conquistou ainda isso, mesmo depois de muito tempo de convivência, talvez seja melhor rever a situação do grupo e procurar um modo de suprir as necessidades que o grupo está passando.
Lembre-se que quando você decide jogar em grupo, o grupo passa a ser uma coisa só. Tudo deve ser pensado na melhoria do grupo, e não no benefício de somente um jogador. As ações de cada jogador devem ser pensadas pelo bem do grupo também. E se algo não te agradar, exponha isso. O grupo fará decisões para que todos se sintam confortáveis. Se tem dúvidas, pergunte. Se tem alguma dificuldade, procure resolvê-la, busque ajuda. Se ninguém te quer no grupo, ache um que te queira. Todos possuem funções dentro do jogo, mas não é sentado no meio da cidade se queixando de tudo, que você vai resolver seus problemas.
Post maior que o normal O.o que me deu muuito trabalho, mas que foi muito prazeroso escrever. Deve ter ficado confuso em algumas partes, mas qualquer coisa deixa um comentário aí que eu tento explicar melhor.
Eu cheguei a iniciar uma discussão no fórum oficial sobre o tema. Se tiverem interesse em acompanhar, o link está aqui.
Agradeço ao Alexis pela sugestão, e se alguém mais tiver uma sugestão de tema, por favor deixe um comentário, prometo fazer o melhor possível.
Obrigada, e nos vemos semana que vem! :*