X

Em clima de Guns’n Roses, hoje venho falar de um assunto muito recorrente principalmente em cores de PVE e PVP: Paciência.

Quem nunca se deparou com uma situação constrangedora, e até chata dentro dos grupos e guildas, quando um jogador ou raid líder acaba se exaltando com outro jogador porque perdeu a paciência com alguma pessoa, ou com uma ação do grupo mal sucedida. O que dizer sobre isso?

Não não e não! Nada é motivo pra sair perdendo a cabeça com qualquer pessoa dentro do jogo, principalmente quando é com alguém que você nem conhece, não sabe se ela está passando por alguma situação difícil, se ela ta cansada e está ali só pra raidar ou fazer campo de batalha ou arena com você.

Raid ou CB líderes principalmente, têm que saber que qualquer alteração com outro jogador estará perdendo respeito perto dos outros que estão ouvindo ou lendo a discussão. Humilhar alguém, ou chamar a atenção de um modo grotesco é inaceitável. Se sua guilda ou grupo tolera isso, você precisa rever com quem você anda. No caso de líderes dos grupos, o trabalho é estressante quando o grupo não colabora, mas que moral você vai ter quando passa a tratar desrespeitosamente os outros jogadores?

Quando estamos upando essas situações chatas são ainda mais recorrentes. Quem nunca upou de curador ou de tanque, e foi xingado por estar curando ou tancando mal? E às vezes nem está mal, mas a pessoa que está te xingando está impaciente, ou algo que ela mesma ou outro jogador esteja fazendo atrapalha seu rendimento como curador/tanque e a culpa acaba caindo pra você?

Já vi muito caso de jogador, guilda e core mal falado por causa desses tipos de situação. Algumas coisas precisam ser levadas em conta quando se trata de manter uma atmosfera cordial e respeitosa entre as pessoas que jogam com você:

– É sim trabalho do Líder de Guilda e dos officers que o auxiliam cuidar para que o Guild Chat não vire ambiente de conversas desrespeitosas e de baixa qualidade. E não vai ser gritando que alguém vai resolver isso. Então quando isso acontecer, chame o jogador (ou jogadores)  que estiver perturbando a paz local e dê-lhe uma advertência, educadamente e com pulso firme. Dificilmente isso voltará a acontecer, e se acontecer você poderá alegar que já tinha discutido com ele(s) sobre isso.

– Errar é humano, disso todo mundo sabe. Se num core de PVP ou PVE as coisas estão dando muito erradas, não adianta ficar bravo e sair, ou gritar e xingar apontando os erros dos outros, porque isso só vai atrapalhar mais ainda a vida dos membros daquele grupo e vão acabar se cansando da sua atitude. O líder ou líderes do grupo precisam analisar a situação, ver o que está acontecendo de errado e tentar arrumar. O mesmo serve pra quem está somente participando: é erro seu? Consegue propor uma estratégia melhor?

– A sua educação não pode depender da dos outros, ela precisa ser incondicional. Se alguém lhe tratar com desrespeito, fazer o mesmo com ele só te rebaixará ao nível do primeiro, e logo você perde toda a moral que possuía. Agora tente responder às críticas e xingamentos com educação. Pode ter certeza que você terá acabado de desarmar a pessoa.

Com a diversidade de pessoas presentes no jogo, você não pode esperar que todo mundo te agrade. Um ou outro vai ter um gênio diferente do seu. Nada a temer. Tenha paciência ao lidar com esse tipo de pessoa. Não adianta ficar estressado e sair jogando tudo pro alto…

(╯°□°)╯︵ ┻━┻                                                                    (créditos à Coxinha! hehe)

…porque de repente as coisas não saíram como você tinha imaginado. Isso é falta de maturidade.

Respeito é algo que eu realmente espero que todos tenham in game. Mas paciência é uma coisa a ser cultivada. Todo mundo pode perder a paciência com algumas situações. Eu sou uma pessoa que sou muito calma e paciente, mas um motivo mínimo pode me fazer perder a paciência rapidinho. Vou descontar isso em quem está jogando comigo? Claro que não! Como pessoa e como jogadora, fazer isso só vai fazer com que as pessoas que me conhecem ou que jogam comigo fiquem transtornados com minhas ações. Wipar em PVE e morrer em PVP é normal, principalmente pra quem está começando o ramo só agora. Tudo o que você precisa é um pouco de paciência pra ajudar o pessoal novo e descobrir novas estratégias pro seu grupo ownar! E se tudo o que você faz pra ajudar não dá certo, keep calm and procure conversar com as pessoas sobre o que pode ser feito. Ou só dê um /dance e marque pra outro dia, quando todos estão de cabeça fria, relaxados, bem calmos e podem rever as estratégias com bastante cordialidade.

Desculpa se meu post pareceu um pouco “agressivo”, mas trata-se de um assunto que ocorre com quase todo mundo e não tem uma maneira suave de explicitar o que acontece nesses casos. A maneira que você lida com isso é o que faz você fazer a diferença para as pessoas que jogam contigo.

Aproveitando esse gancho, gostaria de agradecer as várias pessoas que têm me encontrado in game, conversado bastante e me chamado para jogar juntos. Estou adorando conhecer o pessoal que lê minhas matérias aqui. Saibam que vocês têm total abertura em palpitar sobre os temas e sugerir outros temas a serem tratados. Obrigada pela força e pelo carinho… s2

… e semana que vem tem mais!