Última atualização: Patch 5.05 em 07 de Novembro de 2012.

“Zor’lok grita proclamações para que sejam ouvidas por todo o palácio mantídeo. Ele é a Voz da Imperatriz, e suas palavras inspiram os guerreiros da raça insetoide a entregar as próprias vidas sem hesitar. Extremamente leal, Zor’lok não se deixará deter ao defender a amada matriarca, apesar da corrupção que tomou conta dela.”

Esse guia pretende apresentar algumas noções básicas desse que é seu primeiro encontro na raide Coração do Medo. Essa luta é dividida em duas fases, que irão requerer do seu grupo dedos ágeis e pouco lag, pois movimentar é a base do sucesso.  Abaixo vamos separar as coisas nos seus quadrados.

1. Visão geral da luta

O encontro contra o Vizir Imperial Zor’lok é dividido em duas fases.

  • Durante a Fase 1, a raide terá que enfrentar Zor’lok nas 3 plataformas elevadas ao redor da sala. Ele sempre irá nas 3 plataformas (voando para uma nova plataforma, cada vez que você baixar em 20% da sua vida), mas a ordem na qual ele irá voar é aleatória  Em cada plataforma, Zor’lok irá usar uma habilidade extra especifica. Alem do que, fora das plataformas, a sala estará cheia com Pheromones of Zeal Icon Feromônios do Zelo, um gás que a raide terá que lidar ao seguir Zor’lok quando mudar de plataforma (andar pelo gás causa dano e silencia).
  • Quando a vida de Zor’lok’s chegar em 40%, ele entrará na Fase 2. Ele irá voar para o centro da sala, absorver todo o gas e aumentando o dano causado, e puxará todos para o centro da sala, junto a ele (hora do abraço grupal!).  Durante essa fase, Zor’lok continuará a utilizar todas as habilidades que lhe foram concedidas quando ele estava sobre alguma das plataformas.

O tempo de enrage desse encontro é de 6 minutos. Essa luta não precisa de um segundo tank, com isso você tem como aproveitar um dps extra para ajudar a bater esse tempo sem maiores dificuldades.

2. Habilidades principais (usadas durante a luta)

Zor’lok possui poucas habilidades que serão utilizadas durante a luta, indiferente a fase.

  • 2.1. Inalar e Exalar

Exhale Icon Exalar e Inhale Icon Inalar são duas habilidades complementares que Zor’lok usa frequentemente. Exalar é uma habilidade de dano e Inalar é um auto beneficio que Zor’lok acumula para aumentar o dano de Exalar.

  • 2.1.1. Como Inalar acumula

Inhale Icon Inalar é lançada uma ou duas vezes entre cada lançamento de Exhale Icon Exalar. Cada vez que Inalar é lançada, ela aumenta o dano causado por Exalar em 50%. O lançamento de Inalar dura 2 segundos e não pode ser interrompido. Sempre que  Exhale Icon Exalar é lançado, após 3 ou mais acúmulos de Inhale Icon Inalar em Zor’lok, o efeito de Inalar será gasto. Dito isso, que os curadores fiquem sempre atentos nessa quantidade de Inalar que o chefe acumula, pois ela irá influenciar na quantidade de cura que eles terão que focar nesse momento.

  • 2.1.2. Como Exalar funciona

Exhale Icon Exalar é uma magia na qual Zor’lok irá marcar um membro aleatório da raide. Ele “grita” em direção ao membro da raid, causando dano nele a cada 0.5 segundos e atordoando seu alvo. Se um jogador interceptar o “grito”, se movendo entre o alvo da magia e o chefe), então a magia não irá mais afetar o alvo e irá dar metade do dano no sujeito que gosta de ficar se metendo nos ataques do chefe, danado! Mas o efeito do atordoamento afetará apenas o alvo inicial do ataque.

  • 2.2. Canção da Imperatriz

Song of the Empress Icon Canção da Imperatriz é uma habilidade que Zor’lok usa para atingir toda a raide, caso nenhum jogador esteja perto dele. Essa habilidade força sua raide a sempre encarar o bicho de perto em cada plataforma. (bichim carente de abraços, né?)

  • 2.3. Lidando com as habilidades principais

Exhale Icon Exalar pode ser lidado de forma bem facil apesar necessitando que o tank interceptar o ataque. O dano causado pela habilidade é relativamentte baixo, e Zor’lok não ataca corpo-a-corpo nesse momento. A unica preocupação que os jogadores corpo-a-corpo devem ter é, caso sejam alvo dessa habilidade, se afastar do chefe o bastante para que o tanque possa se colocar entre eles. Lidar com a Song of the Empress Icon Canção da Imperatriz simplesmente envolve seu grupo fazer o favor de se mover rápido de uma plataforma para outra assim que o chefe voar. Lembre que o centro da sala estará cheio do Pheromones of Zeal Icon Feromônios do Zelo, que causa dano na raid. Habilidades como Stampeding Roar Icon Estouro da Manada são bastante uteis para ajudar nessa movimentação. Não que seja o fim da picada essa parte, pois o tempo para você atingir o chefe antes que ele comece com a lenga lenga dele da Imperatriz é bem certinho.

3. Fase 1

Como foi comentado acima, a primeira fase dura até que Zor’lok fique com 40% de vida. Durante essa fase, ele irá para cada uma das plataformas na sala, mudando para uma nova cada vez que sua vida baixar em 20% (logo, voa voa baratinha no 80% e 60%). A ordem das plataformas é aleatorio, mas ele sempre irá nas 3 plataformas, mas nunca repetindo quaisquer uma delas. Em cada plataforma, Zor’lok usa uma habilidade especifica, só para causar a vida da sua raide mais interessante. Vamos ver mais sobre elas abaixo. Quando sua raide se mover para uma nova plataforma, vocês terão que passar pelo Pheromones of Zeal Icon Feromônios do Zelo, que causa dano e silencia a todos os jogadores. Logo, curadores, atenção antes de entrar no gás com muito gás e esquecer de lançar uns hots por ai. 😉

3.1. Plataforma: Atenuação

Na plataforma esquerda(marca azul) você terá que lidar com Attenuation Icon Atenuação, que Zor’lok usa além de suas habilidades primárias.

  • 3.1.1. Atenuação

Attenuation Icon Atenuação é uma magia que Zor’lok usa aproximadamente a cada 45 segundos. Por 9 segundos, Zor’lok envia uma série de anéis que se propagam dele em direções aleatórias, mas formando um padrão em espiral (veja imagem acima). Os anéis se movem em uma velocidade moderada pelo chão, causando dano físico a qualquer um que achar que ele é seu precioso e toca-lo.

  • 3.1.2. Estratégia

A estratégia para essa parte é bastante simples. Sempre que Attenuation Icon Atenuação for lançada, seu grupo deve se mover para evitar contato com os terríveis anéis que são enviados em 4 direções a partir do chefe. Mesmo que o dano dos anéis não seja fatal, é bom evitar ser atingido por um. Seu curador irá te agradecer pela gentileza. Já que Atenuação e Exalar são magias canalizadas, elas nunca serão utilizadas ao mesmo tempo, o que facilita muito essa parte. Você pode tentar dividir o seu grupo em 3(para grupos de 10) e colocar um curador em cada mini-grupo para tentar facilitar a cura nessa hora.

3.2. Plataforma: Converter

Na plataforma central(marca verde), você terá que lidar com Convert Icon Converter, magia extra que Zor’lok irá usar alem de suas habilidades primárias.

  • 3.2.1. Converter

Convert Icon Converter é um controle da mente que Zor’lok lança em um membro aleatório da raid a cada aproximados 60 segundos. Converter afeta um jogador na 10, e 5 players na 25. As vezes, Converter afeta 2 jogadores em uma 10-man (e você ai achando que magia de chefe não podia procar, né bonitinho?).  Para quebrar o controle da mente é preciso baixar a vida do jogador em 50%.

  • 3.2.2. Estratégia

A estratégia dessa fase é até que bastante simples. Uma boa forma de lidar com essa fase é o grupo todo ficar junto atras do chefe e tão logo a pessoa for controlada, possa ser atordoada rapidamente e assim todos dps baixem sua vida até 50% e quebrar o controle. Lembre que, é bom gastar todo e qualquer magia como Medo, Cegar, War Stomp e outros tipos de controle de massas antes que você seja vitima do controle da mente e acabe fazendo todo o seu grupo de bobo. 😛

3.3. Plataforma: Força e Verve

Quando no lado direito, Zor’lok ganhará Force and Verve Icon Força e Verve, e cabe a vocês, nossos heróis a lidar com isso.

  • 3.3.1. Força e Verve

A cada 45 segundos, Zor’lok irá canalizar Force and Verve Icon Força e Verve por 10 segundos. Isso causa uma grande quantidade de dano por segundo em toda a raide. Felizmente (vejam só que tolinho ele), antes dessa coisa aterradora para os curadores,  Zor’lokinho irá criar 3 escudos no chão perto dele, e sua raide poderá utilizar isso como proteção. Ficar protegido dentro dos escudos irá reduzir o dano causado por Força e Verve em 40%.

  • 3.3.2. Estratégia

Sempre que Zor’lok criar os escudos protetores, você terá apenas alguns segundos para se mover para dentro de um deles antes que ele comece a canalizar Force and Verve Icon Força e Verve. Se alguém falar nisso, já sabe que terá um curador bem desesperado OU, mais provável  um belo corpo contemplando o piso da sala. Cada escudo pode apenas proteger um numero limitado de jogadores: 4 em 10, e 9 em 25. Cada espertinho que achar que não deve ficar onde foi designado irá simplesmente ficar sem o beneficio da proteção. Seguindo essa limitação e o fato de que os escudos aparecem em locais aleatórios, é mais que indicado que sejam designados 3 grupos. Logo, com um líder em cada um desses mini-grupos, basa você segui-lo para o seu escudo e torcer pela vida. Como Força e Verve é canalizada, Zor’lok não fará ataques corpo-a-corpo durante esse tempo. Mesmo que tudo esteja bonito, ele não ataque corpo-a-corpo e todos estejam dentro do escudo, curadores, preparem seus cooldowns para o pior!

4. Fase 2

Com 40% de vida, Zor’lok irá voar para o centro da sala e absorverá todo o Pheromones of Zeal Icon Feromônios do Zelo. Isso irá beneficia-lo com 10% a mais de dano e 20% a mais de aceleração, até o final da luta. Claro, logo após essa fungadinha dele, ele ficará feliz e irá puxar todos vocês para um forte abraço de inseto no meio da sala.

  • 4.1. Habilidades

Durante essa fase, Zor’lok irá utilizar todas as habilidades da Fase 1. Felizmente (rá!) para sua raide, você nunca terá que lidar com Attenuation Icon Atenuação e Force and Verve Icon Força e Verve ao mesmo tempo, já que ambas são canalizadas.

  • 4.2. Estratégia

A estratégia para essa parte não poderia ser mais simples, basta executar tudo que você já teve que fazer antes, no momento certo. 😀 O centro da sala tem muito mais espaço que as plataformas, logo seu grupo pode se espalhar mais para evitar os anéis da  Attenuation Icon Atenuação. Só tome cuidado para que vocês não se espalhem muito, pois pode ser um problema para chegar a tempo dentro do escudo protetor no seu respectivo tempo.

5. Quando queimar os recursos?

É recomendado utilizar Heroism Icon Heroísmo/Bloodlust Icon Sede de Sangue/Time Warp Icon Distorção Temporal durante a Fase 2, já que essa é a parte mais intensa e complexa da luta.

6. É hora da revisão! (Aprendendo a luta)

Caso seu grupo precise praticar mais uma plataforma, é possível  durante uma tentativa, parar de atacar o chefe assim que ele chegar na plataforma. Assim, você pode treinar mais a movimentação e quando o que acontece sem ter distrações com rotações. Treinar isso sempre é bom, pois irá facilitar a vida dos curadores para o final da luta. Lembrando que, tirando Attenuation Icon Atenuação e Force and Verve Icon Força e Verve, algumas das demais habilidades do chefe podem acontecer simultaneamente e isso pode gerar alguma confusão.

7. Configuração geral

Dificuldades
Pontos de vida
Tempo de Enrage
Composição da Raide
Tanks
Curadores
DPS
10-man 174M 6 minutos 1 2-3 6-7
25-man 436M 6 minutos 1 5-6 18-19
LFR 1 5-6 18-19

8. Saques

  • 8.1. Equipamento

Item
Tipo
Atributo
Attenuating Bracers Icon Braçadeiras Atenuantes (LFRHeróica) Tecido Pulsos Intelecto
Gloves of Grasping Claws Icon Luvas das Garras Agarrantes (LFRHeróica) Tecido Mãos Intelecto
Gauntlets of Undesired Gifts Icon Manoplas dos Presentes Indesejados (LFRHeróica) Couro Mãos Intelecto
Boots of the Still Breath Icon Botas do Fôlego Suave (LFRHeróica) Couro Pés Agilidade
Mail of Screaming Secrets Icon Malha dos Segredos Gritantes (LFRHeróica) Malha Torso Intelecto
Zor'lok's Fizzing Chestguard Icon Couraça Borbulhante de Zor’lok (LFRHeróica) Malha Torso Agilidade
Chestplate of the Forbidden Tower Icon Guarda-peito da Torre Proibida (LFRHeróica) Placas Torso Intelecto
Articulated Legplates Icon Coxotes Articulados (LFRHeróica) Placas Pernas Força/Aparo

  • 8.2. Capas e Anéis

Item
Tipo
Atributo
Hisek's Chrysanthemum Cape Icon Capa de Crisântemo de Hisek (LFRHeróica) Capa Força
Fragment of Fear Made Flesh Icon Fragmento de Medo Encarnado (LFRHeróica) Anel Intelecto/Acerto
Vizier's Ruby Signet Icon Sinete de Rubi do Vizir (LFRHeróica) Anel Força/Aparo

Esse guia foi adaptado do maravilhoso guia do site Icy-Veins.
Algumas imagens foram retiradas do site Tank Spot.

 

Estratégia em Vídeo