“Ansioso em satisfazer sua imperatriz, Un’sok produziu diversas poções inovadoras. Ainda assim, a proximidade desse brilhante alquimista com a rainha mantídea abriu caminho para que as energias negativas do sha tomassem conta de sua mente. Agora, o medo de fracassar avassalador de Un’sok leva-o a criar armas cada vez mais mortais.”

Última atualização do guia: Patch 5.2 em 07 de Março de 2013

Veja também os guias dos outros chefes da raide Coração do Medo:


Visão geral da luta

O encontro contra o Molda-âmbar Un’sok é uma luta de três fases:

A Fase Um começa quando o chefe é puxado, e dura até que sua vida atinja 70%. Durante esta fase, as maiores preocupações da raide serão matar os adds e evitar ataques.

A Fase Dois começa quando o chefe chega a 70% de vida, em que ele invoca um enorme monstro de âmbar. A Fase Dois termina quando o monstro é morto. Durante esta fase, Un’sok leva 99% de dano reduzido.

A Terceira Fase começa quando o monstro de âmbar da segunda fase é morto, e dura até Un’sok morrer. Esta é uma fase muito intensa para os curandeiros e os DPS. Durante esta fase, o chefe ganha um aumento considerável no seu dano.

Ao longo da luta, Un’sok vai regularmente transformar membros aleatórios  da raide em um tipo de monstro, chamado de  Constructo Mutante. Quando transformado, o jogador ganha certas habilidades especiais e deve usá-las nos momentos certos. Os jogadores que são transformados em Constructos desempenham o papel mais importante na luta, por isso, é imperativo ter uma excelente compreensão dessa parte.

Devido a uma série de habilidades de Un’sok, sua raid vai exigir dois Tanques para este encontro.

O Constructo Mutante

A cada 50 segundos, durante as fases um e dois, e mais frequentemente, durante a Fase Três, Un’sok vai lançar uma habilidade chamada Remoldar Vida. Esta habilidade tem como alvo um membro da raide aleatório, e transforma o jogador em um Constructo Mutante. Durante a primeira fase, a habilidade só visa Tanques (desde que pelo menos um Tanque não esteja transformado), enquanto que nas fases dois e três, ele pode direcionar o ataque a qualquer um.

Constructo Mutante (que está sob controle do jogador transformado) tem uma energia única, chamada de Força de Vontade. Essa energia deve ser usada com sabedoria, e é a chave para derrotar o chefe. Força de Vontade começa cheia quando o jogador é transformado, e diminui ao longo do tempo. Quando o Constructo Mutante zerar sua Força de Vontade, o jogador é instantaneamente morto, e o constructo torna-se um add a ser destruído.

A única maneira de evitar ser morto é usar uma das habilidades do constructo, que faz com que o jogador deixe o Constructo Mutante. Esta habilidade só se torna utilizável quando o Constructo Mutante está abaixo de 20% de vida. Para isso os DPS devem bater no jogador transformado até que ele chegue a 20% de vida, garantindo que ele possa sair antes de esgotar sua Força de Vontade.

Se o Constructo Mutante é morto (no caso, se os DPS continuarem batendo até matá-lo e o jogador não usar a habilidade para sair), então o jogador transformado também morre.

Além de usar esta habilidade antes de sua força de vontade se esgotar, o jogador transformado tem 3 habilidades que ele deve usar, de forma específica, ao longo do encontro.

É importante notar que Un’sok continuará a lançar remodelar a vida mesmo quando já existe um Constructo Mutante presente, o que significa que pode haver dois ou mais constructos ativos ao mesmo tempo.

2.1 Habilidades e Mecânica

Constructo Mutante é hostil tanto para a raide quanto para o chefe; O constructo deve atacar o chefe, e os DPS devem atacar o constructo.

Das quatro habilidades que o constructo possui, uma gera Força de Vontade, uma custa Força de Vontade, enquanto as outras duas não geram Força de Vontade e não possuem custo.

  • Golpe âmbar (Botão 1) é um ataque de alvo único, com um cooldown de 6 segundos, que dá uma grande quantidade de dano no alvo. O ataque também aplica um debuff sobre o alvo chamado Desestabilizar, que aumenta o dano recebido em 10% por stack, durante 12 segundos (parece não haver limite de stacks). Além disso, Golpe âmbar também interrompe a conjuração do alvo. Isso é particularmente útil na fase dois, em que o Add regularmente lança um feitiço que causa uma quantidade massiva de dano, e que não pode ser interrompido de outra forma. Esta habilidade é também chamado de Explosão de âmbar, e é quase idêntica (existe uma pequena diferença no valor de dano) com a habilidade que o constructo lança. 
  • Lutando para se controlar (Botão 2) custa 8 de Força de vontade e é uma auto-interrupção. Esta habilidade é útil, porque o Constructo Mutante lança com frequência uma habilidade chamada Explosão de âmbar, que causa dano forte em toda a raide . Esse feitiço não pode ser interrompido por qualquer outro meio. Usar Lutando para se controlar também aumenta o dano levado pelo constructo em 100% por 5 segundos.
  • Consumir âmbar (Botão 3) faz com que o Constructo Mutante absorva uma poça de Âmbar Ardente (deixada quando os adds pequenos morrem). Fazer isso gera 20 de Força de vontade, mas também cura a vida do Constructo Mutante. Consumir Âmbar não tem cooldown, e nem custo de Força de Vontade. O fato de que o constructo será curado é prejudicial para o seus DPS, porque isso significa que deve ser feito dano adicional  para que o jogador transformado possa deixar o constructo. Apesar de ser prejudicial, o jogador pode às vezes ser obrigado a usar Consumir âmbar, se a vida do constructo não estiver baixa o suficiente para que o jogador transformado possa deixá-lo antes de sua Força de Vontade se esgotar. Esta situação pode acontecer se os DPS não deram dano suficiente no constructo por algum motivo.
  • Libertar-se (Botão 4) é uma habilidade que faz com que o membro da raide transformado liberte-se do constructo. O Constructo Mutante deve estar com a vida abaixo de 20% do seu máximo para esta habilidade se tornar utilizável.

Não é possível para o Constructo Mutante atuar como Tank, pois tanto Un’sok quanto o add da Fase Dois têm a habilidade Destruir Vontade, o que faz com que 40 de Força de Vontade sejam drenados a cada ataque corpo-a-corpo.

  • O que fazer se você for transformado?

Fase 1

Os DPS  deverão matar o Constructo Mutante assim que ele aparecer (seu nome no jogo é o mesmo que o nome do jogador que está transformado), deixando-os com 20% de vida (sem matá-lo!). Batam em Un’sok quando um Constructo Mutante não precisar ser atacado. Evite ser atingido pelo feixe de Bisturi de Âmbar, corra para longe se você for o alvo. Do raio deixado no caminho do bisturi surgirão adds chamados Âmbar Vivo. Selecione um DPS de longo alcance como responsável por sempre matá-los. O resto deverá focar-se em Un’sok e no constructo. Quando um Âmbar Vivo morre, surge em seu lugar uma poça de Âmbar Ardente. Ficar em cima da poça causa uma alta quantidade de dano, então simplesmente saia de cima. O Constructo deve manter o efeito do debuff Desestabilizar ativo para que o DPS em Un’sok seja mais eficiente, e deve lembrar de interromper sua Explosão de âmbar sempre. Un’sok deixará aleatoriamente em um jogador o debuff Crescimento Parasitário. Evite curar a pessoa para não ativar o efeito, apenas mantenha-a viva com magias de absorção e o mínimo possível de cura. Bloco de Gelo e Escudo Divino são exemplos de habilidades que tiram esse debuff.

Fase 2

Ao chegar em 70% de vida, Un’sok será protegido por uma Carapaça de Âmbar, que diminui todo o dano que ele toma em 99%. Além disso, ele chamará um add gigante, a Monstruosidade de Âmbar. A Monstruosidade possui 3 Habilidades importantes:

  • Tacar: O Monstro agarra o alvo de maior aggro e joga-o para longe, dando stun nele e a quem estiver num raio de 8 jardas de onde o jogdor cair.
  • Pisada Enorme: Como o próprio nome diz, o Monstro da uma pisada forte no chão. Todos os jogadores que estejam a menos de 15 jardas de distância da Monstruosidade serão jogados para longe.
  • Explosão de âmbar: Igual à explosão dos constructos, mas dando absurdos a mais de dano. Deve ser interrompida pelos constructos com a habilidade Golpe âmbar.

Um tanque deverá segurar o boss, e o outro deverá segurar a Monstruosidade de Âmbar, ambos no centro da sala. DPS de longo alcance e curadores devem ficar a pelo menos 15 jardas do Monstro. Procurem ficar a 8 jardas de distância de cada um, para evitar que mais de uma pessoa seja stunada quando o Tanque for jogado. O jogador transformado terá que tomar cuidado para interromper tanto a sua quanto a explosão da Monstruosidade (veja na seção acima, “O que fazer se você for transformado?”, para mais detalhes), e procurar manter Desestabilizar ativo. Os DPS devem bater até 20% quando um constructo surgir, e não devem bater além disso. O foco dos DPS será a Monstruosidade, e os Curadores devem tratar o debuff Crescimento Parasitário como na fase anterior. Os adds Âmbar Vivo continuarão surgindo, e o mesmo DPS selecionado na Fase 1 deve continuar seu trabalho nessa fase.

Quando um dos Tanques for jogado, o Tanque que está com Un’sok deve tauntar rapidamente a Monstruosidade. Depois que o Tanque jogado sair do stun, ele deve correr e tauntar a Monstruosidade de volta. Continue nessa fase até matar o add.

Fase 3

Essa é a fase da Sede de Sangue/Heroísmo/Distorção Temporal. O escudo do boss terá caído, e agora ele estará afetado por Mutação Concentrada, aumentando seu dano e velocidade de ataque em 25%. Nessa fase os adds não surgirão mais, portanto o foco de todos será Un’sok. Todos serão gradativamente transformados em constructos, mas ao contrário das outras fases, os DPS não devem se preocupar em bater neles, focando apenas no boss. Os constructos devem lembrar-se de interromper suas explosões e manter stacks de Desestabilizar sempre. Continue até matá-lo.

Você pode também usar a Sede de Sangue/Heroísmo/Distorção Temporal na segunda fase, se isso facilitar o desempenho do seu grupo