Se você não tinha matado saudades suficiente de Dragões com a Nythendra, você vai adorar essa luta.
Sobre os Dragões do Pesadelo
O Sonho Esmeralda foi confiado aos cuidados de Ysera, e os mais poderosos representantes da revoada dragônica verde foram destacados para proteger quatro portais que se conectavam diretamente a Azeroth. Contudo, mesmo antes do Cataclismo, eles começaram a exibir sinais de corrupção. Agora, o caminho para o cerne do Pesadelo atravessa o covil dos dragões.
Visão Geral
Essa luta promete ser bem desafiadora no modo heroico, exigindo posicionamento bem preciso e atenção para lidar com todas as mecânicas. Você lidará com quatro dragões: Ysondra, Emeriss, Lethon e Taerar — todos compartilham vida. Eles possuem algumas habilidades em comum, e mecânicas específicas. Nos modos normal e heroico, você sempre lidará com Ysondra e mais 2 de seus companheiros. A “rotação” de dragões muda a cada semana.
Ao atingir 70% e 40% de vida, os dragões do ar e do chão trocam de lugar (com exceção de Ysondra, que sempre estará lá). Há habilidades usadas no ar e no chão, então a chave da luta é aprender a lidar com todas as combinações.
Habilidades Compartilhadas
Existem basicamente duas habilidades que são compartilhadas entre os Dragões.
- Marca do Pesadelo: Essa habilidade possui 4 versões, uma para cada dragão. Basicamente, todos os jogadores em um raio de 45 metros daquele dragão em específico receberão a cada 10 segundos stacks da Marca. Ela causa 5k de dano de sombra por segundo, durante 35 segundos. Quando você atinge 10 stacks da mesma marca, você é atingido por Pesadelo Adormecido, e ficará atordoado por 30 segundos.
- Marca de Ysondra: Atinge periodicamente os jogadores em um raio de 45 metros de Ysondra.
- Marca de Emeriss: Atinge periodicamente os jogadores em um raio de 45 metros de Emeriss.
- Marca de Lethon: Atinge periodicamente os jogadores em um raio de 45 metros de Lethon.
- Marca de Taerar: Vocês já entenderam, né?
- Sopro Corrompido: O bom e velho sopro do dragão. Lança um jato frontal de corrupção, causando 1kk de dano de peste aos jogadores atingidos.
- Açoite de Cauda: A boa e velha rabada de dragão. Se ficar diretamente atrás dos dragões, receberá 714k de dano físico e será jogado para trás.
Reforçando, caso não tenha ficado claro: Para ser atordoado pelo Pesadelo Adormecido, você precisa pegar 10 stacks da mesma marca. Se pegar 5 stacks de Lethon e 5 de Emeriss, você não será atordoado.
Ysondra
Ysondra é a única do bando que estará presente no chão 100% do tempo, e ela possui algumas habilidades chatinhas:
- Impacto do Pesadelo: Lança uma bola de essência do pesadelo, causando 455k de dano de sombra a quem for atingido, jogando-os para trás. É criada no lugar uma Flor do Pesadelo, que dura 1 minuto.
- Flor do Pesadelo: Causa 200k de dano de sombra a cada 3 segundos aos jogadores em cima da Flor. No entanto, se não houver nenhum jogador em cima, ela libera um Horror Medonho Periodicamente.
- Horror Medonho: É um add bem chatinho, que usa Pavor Devastador, que faz com que todos os jogadores em um raio de 5 metros causem 50% menos dano.
- Vinhas Profanadas: Raízes profanas saem do chão, enraizando todos os jogadores em um raio de 8 metros — o número de raízes depende do tamanho do seu grupo. Em seguida, um Espírito Profanado explode no local, causando 1,5kk de dano de sombra aos jogadores em um raio de 10 metros. O enraizamento pode ser dispellado.
Taerar
Assim como os outros, Taerar possui uma habilidade que usa enquanto está voando, e habilidades que usa no chão.
No chão
- Vultos de Taerar: Taerar cria duas cópias de si mesmo, que tem menos vida e causam menos dano, mas também usam o Sopro Corrompido. Não está descrito no almanaque de Masmorras, mas eles também usam o Açoite de Cauda.
- Nevoeiro Infiltrante: Taerar libera uma série de névoas pela sala, que se movem lentamente. Se um jogador entrar em contato com o nevoeiro, ele ficará adormecido por 6 segundos e receberá 162k de dano de natureza por segundo enquanto durar o efeito. Pode ser dispellado.
No ar
Taerar só lança uma habilidade quando está no ar (e que é muito chata). No modo normal, nenhum dragão lança habilidades no ar.
- Rugido Retumbante: Taerar solta um rugido poderoso, fazendo com que todos os jogadores fujam aterrorizados por 3 segundos.
Lethon
Assim como Emeriss, Lethon possui uma habilidade que usa enquanto está voando, e habilidades que usa no chão.
No chão
- Sifonar Espírito: Lethon arranca um fragmento de alma de jogadores aleatórios, atraindo-os em sua direção. Lethon e Ysondra são curados em 17kk de vida se o espírito chegar em Lethon. O nome do add será “Vulto Espiritual”.
- Melancolia: Lethon faz com que pesadelos caiam do céu periodicamente, causando 483k de dano de sombra aos jogadores num raio de 10 metros da área de impacto.
No ar
Lethon só lança uma habilidade quando está no ar. No modo normal, nenhum dragão lança habilidades no ar
- Estouro Sombrio: Alveja um jogador aleatório, e após 10 segundos, magia de sombra se espalha para os 3 jogadores mais próximos do alvo, causando 82k de dano de sombra a cada 3 segundos e reduzindo em 10% a velocidade de movimento por 21 segundos. O efeito acumula.
Emeriss
Emeriss possui uma habilidade que usa enquanto está voando, e habilidades que usa no chão.
No chão
- Infecção Volátil: Esse é um debuff aplicado em alvos aleatórios, que causa 156k de dano de Natureza a cada 3 segundos ao alvo e a todos os jogadores num raio de 10 metros. Dura 1,5 minuto.
- Essência da Corrupção: Emeriss invoca uma série de Essências da Corrupção em volta de si. Elas lançam Corrupção, um feitiço interrompível que causa 235k de dano de sombra a todos os jogadores.
No ar
Emeriss só lança uma habilidade quando está no ar.
- Corrupção do Sonho: Emeriss infecta seus aliados com Corrupção do Sonho. Sempre que um desses aliados morre, um Cogumelo Corrompido surge de seu cadáver. Ao explodir, o Cogumelo causa 813k de dano de natureza a todos os jogadores próximos.
Estratégia
Lidando com as Marcas – Posicionamento e Rotação
Essa é uma luta em que os Tanks possuem um papel mais do que fundamental, devido à Marca do Pesadelo. Ninguém poderá ficar perto do mesmo dragão por muito tempo, ou será afetado pelo Pesadelo Adormecido. Você deverá dividir sua raide em dois grupos de igual tamanho, e cada um irá para um lado da sala, perto do portal. Não entrem no portal, ou vocês serão transportados para um outro lugar (que provavelmente envolve alguma mecânica mítica, mas não importa no modo normal ou heroico).
Os DPS e Healers não deverão trocar de lado em nenhum momento. Quanto aos Tanks: a troca de taunts na verdade é uma troca de boss. Quando vocês atingirem 5 stacks da Marca, os tanks deverão “se encontrar” no meio do caminho, tauntar o boss do tank oposto, e trazê-los de volta para seu lado. Ficou confuso? Então dá uma olhada aqui:
Repita até o fim da luta, toda vez que atingir 5 stacks da Marca do seu dragão. Lembre-se que os Vultos de Taerar não aplicam a Marca de Taerar, então você não precisa trocá-los. Os dragões precisam ficar virados de lado para o grupo, para que eles fiquem protegidos do Sopro Corrompido e do Açoite de Cauda.
A cada semana, você verá Ysondra e mais dois de seus companheiros dragões. Em uma semana você pode lidar com Lethon e Emeriss, e na seguinte apenas Taerar e Lethon. Aprenda a lidar com todas as combinações eficientemente.
Ysondra e Taerar
Como Ysondra estará presente 100% do tempo, é necessário saber lidar muito bem com as habilidades dela. Mesmo que ela esteja do lado do grupo oposto, ela ainda pode lançar certas habilidades no seu grupo. Isso vale para os outros dragões também.
Ysondra
O Impacto do Pesadelo marca a área com uma grande runa antes de explodir. O tempo entre a marcação e a explosão é bem curto, então você deve parar tudo o que está fazendo e sair de cima caso ela marque seu local.
A Flor do Pesadelo é uma mecânica extremamente importante. O membro do grupo mais próximo dela (e que não esteja com a vida muito baixa) deverá subir em cima dela para impedir que o Horror Medonho surja. Caso algum deles acabe surgindo, matem-no rapidamente — ele é prioridade. Ela dura um bocado de tempo, então use uma habilidade defensiva enquanto estiver em cima, e saia se estiver prestes a morrer. Ao subir, a aparência dela muda, ficando “murchada”. Não é recomendável que duas pessoas subam na mesma flor, pois o dano só será duplicado.
As Vinhas Profanadas exigem uma atenção imensa dos healers, pois o dano da explosão é imenso. Todos do grupo devem ficar a pelo menos 8 metros de cada um, para evitar que alvos desnecessários sejam pegos. Os healers devem se coordenar para dispellar o enraizamento rapidamente para os jogadores afetados possam sair de dentro da área da explosão rapidamente. Algumas habilidades raciais podem remover o efeito, como Artista da Fuga dos Gnomos. Caso não haja dispell, usem um cooldown de imunidade para não morrer na explosão.
Taerar
A habilidade mais chata de toda a luta vem desse dragão, que é o Nevoeiro Infiltrante. É necessário estar atento ao chão o tempo todo, pois os healers já estarão gastando o dispell deles nas Vinhas Profanadas. Tente visualizar o padrão de movimento da névoa (ela não muda de direção), e saia do caminho. O Nevoeiro em si não é um problema tão grande, mas ele te deixa vulnerável a mecânicas como as Vinhas Profanadas. Se você for um Tank e for adormecido pelo Nevoeiro, é um problema enorme.
Fora isso, ele usará os Vultos de Taerar. Como eles causarão bastante dano com o Sopro Corrompido x3, esses Vultos serão a prioridade do grupo — ou seu Tank morrerá.
Dragões no Ar
Se Emeriss estiver presente, ele estará lançando no ar a Corrupção do Sonho. Sempre que matar um inimigo afetado por esse debuff, saia de perto rapidamente antes que o cogumelo exploda. Se for Lethon que estiver presente, ele estará lançando Estouro Sombrio. O jogador afetado deverá se afastar, e você deverá formar trios de jogadores que irão para perto dessa pessoa. Os trios devem se revezar para que os stacks não pesem nas mesmas pessoas.
Ysondra e Lethon
Ysondra
Já cobrimos todas as habilidades de Ysondra na seção acima, e elas não mudarão em nenhuma fase.
Lethon
A habilidade mais importante de Lethon é Sifonar Espírito. Os espíritos sairão do corpo dos jogadores e flutuarão até Lethon lentamente. Os espíritos podem ser atacados por qualquer jogador. Vocês deverão parar tudo o que estão fazendo e matar os Vultos Espirituais antes que eles cheguem em Lethon, ou ele irá se curar numa quantidade altíssima de vida.
Fora isso, Lethon usará a Melancolia, que marcará um local com um grande círculo antes de explodir. Basta sair de cima.
Dragões no Ar
Como eu disse na seção anterior, caso seja Emeriss o terceiro dragão, ele estará lançando no ar a Corrupção do Sonho. Sempre que matar um inimigo afetado por esse debuff, saia de perto rapidamente antes que o cogumelo exploda. Caso seja Taerar, ele usará o Rugido Retumbante, que fará todos os jogadores fugirem aterrorizados. Quanto a isso não há o que fazer, a não ser que você tenha algum tipo de imunidade.
Ysondra e Emeriss
Caso Emeriss esteja presente na semana, é necessário saber lidar com as habilidades dele no ar e no chão.
Ysondra
Já cobrimos todas as habilidades de Ysondra na seção do começo, e elas não mudarão em nenhuma fase.
Emeriss
A Infecção Volátil deverá ser uma preocupação para os Healers, que terão que curar intensamente os membros afetados — o jogador afetado deverá correr para trás do grupo. De preferência, quem estiver com o debuff não deverá subir nas Flores do Pesadelo. As Essências da Corrupção deverão ser a prioridade de alvo — matem eles rapidamente, e interrompam os lançamentos de Corrupção.
Dragões no Ar
Se Taerar estiver presente, ele usará o Rugido Retumbante, que fará todos os jogadores fugirem aterrorizados. Quanto a isso não há o que fazer, a não ser que você tenha algum tipo de imunidade. Caso seja Lethon, ele estará lançando Estouro Sombrio. O jogador afetado deverá se afastar, e você deverá formar trios de jogadores que irão para perto dessa pessoa. Os trios devem se revezar para que os stacks não pesem nas mesmas pessoas.
Estratégia em Vídeo
Guia por: Natalia