Sobre Elisande
No passado, Elisande se sobressaiu ao resistir à Legião. Ela e seu séquito de altaneiros se distanciaram da Rainha Azshara e do caminho sombrio trilhado por ela ao manipular o poder do Olho de Aman’Thul para criar a Nascente da Noite, almejando proteger Suramar da Cisão. No entanto, na vinda da Legião, mais de dez mil anos depois, tais recursos não estavam à mão. Ela arriscou a sorte com os demônios, esperando lançar mão do poder da Nascente da Noite uma vez mais — apesar de, desta vez, de maneira bem diferente — para salvar seu povo.
Visão Geral da Luta
Elisande é a diva que você quer copiar. Ela controla o poder da Nascente da Noite e com isso manipula o tempo. Quando a vida dela chega em 10%, ela volta no tempo, e o grupo deve enfrentá-la novamente, com novas habilidades e com ecos de habilidades do passado. Ela faz isso 2 vezes, até não poder mais usar o tempo a seu favor. Essa é uma luta de movimento intenso e que também requer uma troca constante de alvos.
Elementais e Bolhas Temporais
Ao longo de toda a luta, Elisande vai evocar Elementais Temporais para ajudá-la em combate. Há 2 tipos de Elementais Temporais, cada um com diferentes habilidades.
Elemental Recursivo
Esses elementais são lilás, e ficam parados lançando seus feitiços, e não podem ser tankados. Eles lançarão Impacto frequentemente, causando 972k de dano arcano a um alvo aleatório. Cada lançamento bem-sucedido aumenta em 5% o dano dos impactos seguintes. Essa habilidade pode (e deve) ser interrompida.
Quando morre, o Elemental Recursivo deixa em seu local uma bolha de Tempo Desacelerado. Dentro dessa bolha, o tempo desacelera em 30%, reduzindo a velocidade de lançamento, movimento, de ataque, recarga de habilidades e “ticks” de efeitos periódicos. Isso afeta também certas habilidades de Elisande, e pode ser usado a seu favor.
Elemental Oportuno
Esses elementais são cor-de-rosa, e devem ser tankados. Eles usam ataques corpo-a-corpo no alvo, e lançam periodicamente a Liberação Exotérmica, causando 683k de dano arcano em todos no grupo. O dano aumenta em 5% para cada uso subsequente da habilidade. Essa habilidade também pode (e deve) ser interrompida.
Quando morre, o Elemental Oportuno deixa em seu local uma bolha de Tempo Acelerado. Essa bolha tem o efeito contrário da anterior, aumentando em 30% a velocidade de lançamento, movimento, de ataque, recarga de habilidades e “ticks” de efeitos periódicos. Isso afeta também certas habilidades de Elisande, fazendo elas atingirem mais rápido ou aumentando a frequência de danos periódicos.
Lidando com as Bolhas Temporais
Quando um jogador passar por uma zona de Tempo Desacelerado ou Tempo Acelerado, ele ganhará o efeito. Toda vez que um jogador ou uma habilidade inimiga (que interaja com essa mecânica) passar pela bolha, ela irá diminuir. Com isso, você terá que designar com muita cautela as pessoas que ganharão os efeitos, ou corre o risco de ficar sem a bolha para lidar com mecânicas importantes da luta — que eu cito mais adiante.
A bolha diminui quanto mais pessoas pegarem seu efeito – Imagem retirada desse vídeo
No início de cada fase, os elementais aparecem juntos. Nas outras vezes, apenas um surgirá por vez, com um intervalo de aproximadamente 30 segundos entre eles.
O Elemental Recursivo é a prioridade absoluta de alvo, devido ao escudo que ele coloca em Elisande.
Habilidades Gerais
Fora os elementais, há certas mecânicas que ocorrem ao longo de toda a luta.
- Deixar a Nascente da Noite: Quando inicia a luta, e em toda transição de fase, Elisande pula para fora da Nascente da Noite e causa 1,6 milhão de dano numa área de 10 metros ao seu redor.
- Cascata Estelar: Elisande lança um orbe de energia em seu alvo, causando dano moderado ao alvo, e se propagando para jogadores adicionais. Conforme a energia de Elisande diminui, o número de alvos adicionais atingidos também diminui.
- Parar o Tempo: Quando Elisande chega em 10% de vida, ela retorna à Nascente da Noite e recupera sua vida por completo, deixando os jogadores parados no tempo por 7 segundos. Após isso, ela usa Deixar a Nascente da Noite, e inicia a próxima fase. Ela só pode usar Parar o Tempo 2 vezes.
Fase 1 – Camada Temporal 1
Durante essa fase, Elisande tem 3 habilidades específicas, e seus ecos persistem nas fases seguintes.
- Anel Arcanético: Elisande usa essa habilidade a cada 30 segundos. Ela cria vários anéis em arco que se fecham na direção dela. Qualquer um pego pelos anéis recebe uma quantidade imensa de dano arcano. Eles convergem na direção de Elisande na mesma velocidade, mas se algum deles passar pela Bolha Temporal, a velocidade de movimento é alterada, podendo criar um espaço para os jogadores passarem. Após usar essa habilidade, Elisande evoca um eco de si mesma que permanecerá no local e usará a habilidade nas fases subsequentes na mesma marca de tempo — por exemplo, se tiver usado aos 40 segundos da Fase 1, ela usará aos 40 segundos das Fases 2 e 3.
- Singularidade Expansiva: Periodicamente, Elisande vai alvejar um jogador aleatório e criar uma enorme poça arcana aos pés dele. Ela causa dano aos jogadores na área de efeito ao se formar, e depois causa uma quantidade bem alta de dano arcano por segundo a quem ficar em cima. No entanto, ficar em cima da poça faz com que ela diminua gradualmente até desaparecer. A poça é formada na hora, sem nenhum aviso antes que permita que você posicione ela longe do grupo, e pode alvejar tanto jogadores de longo alcance quanto os corpo-a-corpo. Nas fases subsequentes, ecos das poças surgirão no exato local e marca de tempo que surgiram na Fase 1. Ou seja, se a primeira poça se formou aos 30 segundos da Fase 1, ela vai se re-formar aos 30 segundos das Fases 2 e 3.
- Ablação: Elisande aplica esse debuff no Tank a cada 6 segundos. Ele dura 10 segundos, e causa uma quantidade moderada de dano por segundo, por stack.
Estratégia – Fase 1
Os Tanks e DPS corpo-a-corpo devem tomar cuidado logo que Elisande for puxada, pois ela usará Deixar Nascente da Noite instantaneamente e causará bastante dano ao seu redor. Eu recomendo iniciar a luta com a Sede de Sangue/Distorção Temporal/Heroísmo e usar o máximo possível de bolhas de Tempo Acelerado para maximizar seu DPS nessa fase. Isso fará com que ela lance o mínimo possível de Anel Arcanético e Singularidade Expansiva, que são duas habilidades incrivelmente chatas nas fases subsequentes. Lembre-se de não esgotar totalmente as bolhas, pois você deverá usá-las para escapar do Anel Arcanético. Posicione-se atrás de uma bolha de Tempo Desacelerado quando o Anel estiver se fechando, ou perto de uma bolha de Tempo Acelerado, pois eles criarão “falhas” no anel que você pode usar para desviar da habilidade.
Anel Arcanético – Imagem retirada desse vídeo
A Cascata Estelar será uma das maiores preocupações dos Healers nessa fase, mas apenas no início. Conforme a energia dela vai sendo reduzida, o número de alvos diminui e, consequentemente, o requerimento de cura.
Toda vez que ela usar a Singularidade Expansiva, um jogador deve marcar os locais da sala que foram contaminados com as poças, como referência nas fases seguintes. Um jogador com um bom cooldown defensivo deverá subir na poça até que ela desapareça ou diminua consideravelmente.
Para minimizar o uso de mana dos healers, os Tanks deverão trocar o taunt a cada 4 stacks (no máximo) de Ablação.
Lembrando: Os adds são prioridade ABSOLUTA de alvo, e o Elemental Recursivo deverá ser morto antes do Elemental Oportuno. O Tank que estiver com o Elemental Oportuno deve levá-lo para perto do Recursivo, facilitando o cleave. Definam uma ordem de jogadores para interromper tanto o Impacto quanto a Liberação Exotérmica.
Quando Elisande chegar em 10% de vida restante, ela pula na Nascente da Noite e os jogadores ficam 7 segundos parados no tempo enquanto ela se cura em 100%. Logo que o atodoamento acaba, há 3 segundos de reação antes que ela use Deixar a Nascente da Noite e cause dano ao redor de sua área de surgimento. Com isso, ela entra na Fase 2.
Fase 2 – Camada Temporal 2
Durante essa fase, o Anel Arcanético e a Singularidade Expansiva continuarão ocorrendo nas mesmas marcas de tempo e locais em que ocorreram na Fase 1. Fora isso, Elisande ganha 3 novas habilidades.
- Feixe Delfúrico: Elisande marcará jogadores aleatórios, e uma seta entre ela e os alvos irá se formar. 4 segundos depois, ela lança um raio de energia na direção deles, que causa 900k de dano arcano ao alvo e todos pegos no caminho entre eles. Apesar de atingir a linha reta completa, ela não causa dano aos jogadores que estiverem atrás das pessoas marcadas. Elisande repetirá o processo mais 3 vezes, atingindo um total de 4 grupos de jogadores com o Feixe.
- Orbe das Épocas: Elisande marca vários locais da sala com uma fumaça, e um orbe desce lentamente para cada um desses locais. Ao atingir o chão, ele causa 760k de dano arcano a todos os jogadores. Se alguém ficar embaixo do orbe, o raio da explosão é restringido à área da fumaça, de 5 metros. Na fase subsequente, ecos dos orbes surgirão no exato local e marca de tempo que surgiram na Fase 2. Ou seja, se a primeira leva de orbes se formou aos 30 segundos da Fase 2, ela vai se re-formar aos 30 segundos da Fase 3, nos mesmos locais.
- Explosão Arrebatadora: Essa habilidade é usada no Tank a cada 30 segundos, e aplica um debuff de 8 segundos no alvo. Quando expira, o Tank explode e causa uma quantidade imensa de dano em todos no grupo, que é reduzida quanto mais distantes os jogadores estiverem da explosão.
Estratégia – Fase 2
As mecânicas da Fase 1 que persistem deverão ser lidadas da mesma forma, portanto os jogadores não devem gastar a Bolha de Tempo Acelerado por completo, ou não terão como criar uma saída do Anel Arcanético. Se os locais da Singularidade Expansiva tiverem sido marcados, ficará bem fácil de prever e impedir que alguém esteja em cima na hora que a poça se formar. Os jogadores devem continuar usando habilidades defensivas para fazer o soak das poças caso elas estejam atrapalhando a movimentação.
Você deve designar diferentes jogadores para ficar embaixo de cada uma das Orbe das Épocas, para minimizar o dano que o grupo recebe.
Os jogadores de longo alcance deverão manter-se longe de Elisande, e quando o Feixe Delfúrico for lançado, a primeira leva de jogadores deve se aproximar de Elisande para receber o feixe sem atingir outros membros do grupo. Os DPS corpo-a-corpo e o Tank devem ficar espertos para não ficarem no caminho dos feixes nessa hora. Os jogadores marcados não devem stackar, ou serão atingidos pelos feixes dos outros desnecessariamente. Como o dano é pesado, preparem um cooldown defensivo.
- O tempo de reação ao Feixe deve ser muito rápido, pois os jogadores terão apenas 4 segundos para se posicionar. Parem de bater, e façam a mecânica corretamente.
Quando for atingido, rapidamente volte para sua posição original, já que mais 3 grupos de jogadores serão marcados em sequência. É possível que você seja marcado várias vezes, então esteja preparado.
Alvos marcados pelo Feixe Delfúrico devem se aproximar de Elisande! – Imagem retirada desse vídeo
Quando o Tank for marcado pela Explosão Arrebatadora, ele deve correr para longe de todos no grupo e o Off-Tank taunta. Será necessário usar um forte cooldown defensivo, porque o Tank receberá o dano completo da explosão.
Continuem lidando com os adds da mesma forma como na fase anterior. Quando Elisande chegar em 10% de vida restante, ela pula na Nascente da Noite e os jogadores ficam 7 segundos parados no tempo enquanto ela se cura em 100%. Logo que o atodoamento acaba, há 3 segundos de reação antes que ela use Deixar a Nascente da Noite e cause dano ao redor de sua área de surgimento. Com isso, ela entra na terceira e última fase.
Fase 3 – Camada Temporal 3
Durante essa fase, o Anel Arcanético e a Singularidade Expansiva continuarão ocorrendo nas mesmas marcas de tempo e locais em que ocorreram na Fase 1, assim como o Orbe das Épocas da Fase 2.
- Tormento Permeliativo: Elisande marca 4 alvos com um debuff que causa dano moderado periodicamente, e dura 10 segundos. A frequência dos ticks aumenta ou diminui se o jogador estiver com o Tempo Acelerado/Desacelerado.
- Estouro Confluente: A cada 40 segundos, Elisande marca 3 jogadores com um debuff de 20 segundos que não faz nada inicialmente. Ao expirar, ele explode e causa uma quantidade enorme de dano em todos no grupo. A duração aumenta ou diminui se o jogador estiver com o Tempo Acelerado/Desacelerado.
- Pulso Ablativo: Elisande causa dano alto ao Tank atual, e aplica um debuff que aumenta o dano recebido pela habilidade em 10% por stack, e dura 10 minutos (sim). Essa habilidade pode (e deve) ser interrompida.
Estratégia – Fase 3
Essa fase é um completo caos, e se a Sede de Sangue/Distorção Temporal/Heroísmo tiver voltado, use. Você deve lidar com os ecos das fases anteriores da mesma forma, mas esteja ciente que muitas vezes eles vão conflitar com mecânicas da fase. A Singularidade Expansiva deverá ser a prioridade mínima aqui, só devendo ser removidas caso estejam em um lugar que atrapalhe muito a movimentação.
Como nessa fase você terá mais mecânicas interagindo com as Bolhas Temporais, será necessário usá-las com muita parcimônia para ganho de DPS — ou você corre o risco de ficar sem nenhuma na hora do Anel Arcanético ou Estouro Confluente. Quando Tormento Permeleativo for lançado, caso esteja muito pesado para os Healers curarem, os jogadores devem pegar o Tempo Desacelerado para diminuir a frequência dos ticks. Caso o jogador estivesse previamente com o Tempo Acelerado, isso se torna mandatório, ou os ticks serão muito rápidos e impossíveis de curar.
Quando o Estouro Confluente for lançado, as explosões serão fatais ao grupo se acontecerem ao mesmo tempo. Por isso, os Healers deverão designar um dos jogadores para pegar o Tempo Acelerado e explodir antes que os outros, um para não pegar nenhuma bolha e explodir aos 20 segundos, e outro para pegar o Tempo Desacelerado e atrasar a explosão. Esse último jogador não precisa necessariamente pegar a bolha logo no início e ficar 20 segundos sofrendo com a desaceleração — se pegar com uns 13 segundos já dá certo.
Por fim, o Pulso Ablativo é 100% controlável e deve ser interrompido sempre. Os healers já estarão lidando com muita coisa, e um stack desnecessário poderá ser a diferença entre uma kill e um wipe.
Os adds continuam sendo a prioridade, e dessa vez você mata Elisande pra valer.
Estratégia em Vídeo
Guia por Natalia