Arqueologia é uma profissão secundária do WoW, lançada no Cataclysm. O objetivo dela é resgatar fragmentos de artefatos de várias raças de Azeroth, e através deles, recontar a história de cada povo. Ao upar essa profissão você pode ganhar montarias, mascotes, brinquedos, alguns equipamentos poderosos e muitas conquistas.

Não deixe de conferir sempre se a Feira de Negraluna está acontecendo. Caso esteja vá à feira e faça a diária de Arqueologia – ela é bem simples e garante 5 pontos a mais na profissão pra você 😉

Última atualização: Patch 7.0.1, Setembro/2016.


Arqueologia em Legion

Mudanças

  • Os locais de escavação agora são mais compactos, não te falando correr eternamente por causa daquele indicador vermelho assustador!
  • Quando você chegar no ponto certo uma pá vai aparecer sobre a sua cabeça.
  • 3 locais de escavação aparecem de uma vez nas Ilhas Partidas e 4 nas áreas antigas.
  • Existem menos tipos de artefatos de qualidade comum nas áreas de Legion, tornando mais fácil o processo de conseguir descobertas Impecáveis mais fáceis.
  • Agora existe um prédio de arqueologia em Dalaran. É ali que você irá aprender Arqueologia e encontrar novas missões e exibir seus itens Impecáveis.

Aprendendo Arqueologia

Fale com Dariness, a Culta para aprender Arqueologia em Legion. Pegue a missão Caderno do Escavador quando começar a escavar nas Ilhas Partidas e eleve o nível máximo de pontos dessa profissão para 800.

Upando Arqueologia

Uma vez que você tenha treinado Arqueologia você pode visitar qualquer um dos 3 pontos de escavação de Legion e começar a juntar fragmentos. Cada local de escavação tem 9 áreas e e cavucar em cada uma delas lhe concede 1 ponto de habilidade.

Restaurar artefatos de qualidade comum lhe dão 5 pontos de habilidade. Esses itens podem ser transformados em Artefato Restaurado, que sao utilizados como moeda de troca em caixas com fragmentos de outros tipos de arqueologias antigas, ou para comprar itens como Magnetita do Arqueólogo Draenoriano.

Novas restaurações de Arqueologia

Fragmento de Arqueologia Altaneiro

Item Origem
Sinalizador da Luz Estelar Missão
Joias da Coroa de Suramar Missão
Chave de Kalyndras [What Once Was Lost]
Chave da Academia de Nar’thalas [The Keys to Success]
Abridor de Cartas de Nobre 100, 3 Pergaminho de Suramar Ancestral
Tapeçaria Altaneira de Antes da Guerra 120, 3 Pergaminho de Suramar Ancestral
Frasco de Vinho do Silêncio 50, 1 Pergaminho de Suramar Ancestral
Patuá de Pedra de Meridiano Inerte 45, 1 Pergaminho de Suramar Ancestral
Recipiente Vidroleta 35, 1 Pergaminho de Suramar Ancestral

Fragmento de Arqueologia Demoníaco

Item Origem
Sangue de Mannoroth Jovem [Dark Secrets]
Olho Cristalino de Undravius Estudos corrompidos
Gerador de Diabrete [The Gates of Valor]
Colinas Roxas de Mac’Aree [Through the Fog]
Serpim Tonquinho Missão
Cota de Galgodente 170, 3 Marca do Enganador
Orbe do Caos Interior 140, 3 Marca do Enganador
Abissal Deformado 95, 2 Marca do Enganador
Diário de Pele Arrancada 85, 2 Marca do Enganador
Taça de Diabrete 60, 2 Marca do Enganador

Fragmento de Arqueologia Tauren Altamontês

Item Origem
Lança de Rethu Missão
Shard of Sciallax Missão
Espírito de Eche’ro [Laying to Rest]
Cachecol da Rocha Premiada Missão
Arco Petralenha 105, 3 Pedra Ritualística Altamontesa
Realejo Drogbar 115, 3 Pedra Ritualística Altamontesa
Lumepedra Polida à Mão 50, 1 Pedra Ritualística Altamontesa
Anzol de Osso de Alce 30, 1 Pedra Ritualística Altamontesa
Tambor de Trilha 65, 2 Pedra Ritualística Altamontesa

Missões de Arqueologia: Restaurações Raras

No nível 110, Dariness, a Culta vai começar a te oferecer uma missão especial a cada duas semanas. Essa missão vai te fazer cavucar por algumas horas até completar o objetivo da missão, mas no final você colocará suas mãos em um belo item restaurado de qualidade rara!

Não existe nenhuma restauração rara diretamente dos locais de escavação, todos eles são conseguidos através de missões!

Os locais de escavação que aparecem estão normalmente relacionados a missão que estiver disponível naquela semana. Logo, se a missão da semana for a Fragmento de Arqueologia Tauren Altamontês, seus locais de escavação serão todos por Alta Montanha.

Conquistas

Guia adaptado do wowhead.

Anteriormente no mundo da manufatura

Informações Básicas:

Entendendo a aba da arqueologia

Para começar, queremos que você saiba ao menos algumas coisinhas para poder acompanhar a gente: a arqueologia possui uma aba um pouquinho diferente das outras profissões. Depois que você treiná-la, é só abrir o seu menu de profissões e escolher a aba da arqueologia. Logo você vai notar um mundo de opções que aparecem por ali e vai pensar: o que é isso, gente?

Ok, calma lá. A arqueologia funciona da seguinte forma: você cava, recolhe fragmentos e cria itens. Parece muito simples, né? E é, tudo o que você precisa é entender como fazer cada uma dessas coisas. Cada uma das figurinhas que você enxergar na aba da arqueologia representa uma raça, que possuirá um tipo diferente de fragmento. Durante a escavação, você reunirá esses fragmentos e criará artefatos arqueológicos, que variarão de acordo com a raça dos fragmentos. Por exemplo: se você colheu fragmentos da raça x, criará artefatos da raça x.

No início, todas as figurinhas estarão apagadas. Elas se mostrarão conforme você for criando os itens de cada raça.

Sítios de escavação (digsites)

Quando treinar Arqueologia, você será capaz de identificar sítios de escavação no seu mapa (no mapa mesmo, não no minimap). São pequenos spots aos quais você deverá ir para cavar seus artefatos. Calma, a gente explica tudo.

Existem 4 sítios por continente – quatro em Reinos do Leste, quatro em Kalimdor, quatro em Terralém, quatro em Nortúndria, quatro em Pandária e quatro em Draenor. Mas atenção: você só vai conseguir localizar os sítios nas zonas do seu nível ou menores do que seu nível (por exemplo, um personagem de nível 20 não vai encontrar sítios em Nortúndria ou Pandária, porque lá os níveis dos mapas são superiores). Se você estiver no nível 100, haverão 24 sítios de escavação disponíveis pra você de cada vez, 4 em cada continente.

Além disso, os sítios de escavação são específicos para cada jogador, ou seja, você não vai precisar competir com os outros, porque ninguém mais vê os seus sítios. É mesmo uma coisa solitária essa vida de arqueólogo: só você e os seus artefatos. E muita viagem.

Quando chegar aos sítios de escavação marcados no seu mapa, você deverá cavar para encontrar fragmentos (não perca o foco, isso a gente explica mais pra frente). Em cada sítio de escavação você poderá encontrar fragmentos de uma única raça. O aparecimento dos sítios é aleatório, tanto quanto ao local quanto ao tipo (raça). Sempre que você finalizar um sítio, outro aparecerá em algum lugar da mesma zona de modo que esta sempre tenha 4 sítios de escavação ativos, mas não há como prever onde o novo sítio surgirá.

Ah, outra coisa: há restrição de local para algumas raças. Por exemplo, sítios Vrykul só aparecem em Nortúndria; sítios Tol’vir só aparecem em Uldum; sítios Klaxxi só aparecem em Ermo do Medo e Estepes Taolong.

Os sítios ficam disponíveis a partir dos seguintes níveis de profissão:

Nível 1: Sítios de Kalimdor e Reinos do Leste

  • Elfos Noturnos
  • Anões [Enânico]
  • Fóssil
  • Troll

Nível 300: Sítios de Terralém

  • Draenei
  • Orc

Nível 375: Sítios de Nortúndria

  • Vrykul
  • Nerubiano

Nível 450: Sítios de Uldum

  • Tol’Vir

Nível 525: Sítios de Pandária

  • Pandaren
  • Mogu
  • Klaxxi

Nível 600-700 de perícia: Sítios de Draenor

  • Clãs de Draenor
  • Arakkoa
  • Ôgricos

Você acompanha o andamento do seu sítio de escavação por uma barrinha que fica na parte inferior da tela. Ela vai sendo completada conforme você encontra os fragmentos, desse jeito:

WoWScrnShot_111514_211343

Quando os seis fragmentos do sítio forem encontrados, a barra ficará completa e uma mensagem que nem essa aparecerá na sua tela:

WoWScrnShot_111514_211626


Fragmentos

Fragmentos são partes de um Artefato. Você encontra fragmentos usando a habilidade Sondar nos sítios de escavação. Como já explicamos, cada tipo de fragmento corresponderá a uma raça diferente.

Você poderá usar a habilidade Sondar seis vezes em cada sítio. Esta ferramenta vai mostrar uma luneta com uma luz colorida que aponta para uma direção. É praticamente uma brincadeira de “quente e frio”: se a luz está vermelha, você está longe; se estiver amarela, mais perto; e se for verde, muito perto.

Os fragmentos funcionam como moedinhas: você junta uma quantidade determinada e cria um artefato. A quantidade de fragmentos necessária varia de acordo com o artefato que você vai criar.

Quando você encontrar um fragmento, ele vai aparecer no chão em algum lugar por perto.

WoWScrnShot_111514_211432

Quando ele aparecer, é só clicar e receber o drop. ^^

WoWScrnShot_111514_225446

 

Segue a lista de todos os fragmentos existentes (clicando nos links, você descobre todos os artefatos que pode criar com cada tipo de fragmento – e tem coisa boa aí, hein!):

 

Pedras solucionadoras

São peças encontradas aleatoriamente com os fragmentos nos sítios de escavação que ajudam a completar artefatos que precisem de muitos fragmentos. O drop é aleatório, mas a chance não é tão baixa assim, viu? Às vezes dá até pra acumular vários na bag e guardar pra usar quando precisar.

Existem pedras solucionadoras para todas as raças, e cada uma é exclusiva de sua raça (por exemplo, o Pergaminho do Altaneiro, que ajuda a solucionar artefatos noctiélficos). Ah, esses itens não são vinculados, então podem ser comprados e vendidos em leilão.

Artefatos

Artefatos são projetos de pesquisa que você monta com os fragmentos de cada raça. Você não tem como escolher o artefato que quer projetar, porque eles aparecem um atrás do outro, em ordem aleatória. Assim que você termina um artefato, outro já aparece e se torna o seu projeto de pesquisa, então você obrigatoriamente precisa acabar aquele com o qual a sorte lhe presenteou para poder começar outro.

Você poderá ter diversos projetos de pesquisa, um de cada raça. Para ver qual é o projeto em desenvolvimento no momento, é só clicar na figurinha da raça correspondente. Conforme você for acabando os artefatos de uma determinada raça, outros irão aparecer, mas os artefatos das outras raças continuarão intactos até que você resolva completá-los.

A aba da arqueologia também mostra qual é o andamento de determinado artefato: você sabe quantos fragmentos possui e quantos faltam para concluir aquele artefato específico. Quando você tiver o número necessário de fragmentos, é só clicar em “solucionar” para criar o artefato, e um item será automaticamente adicionado à sua bag.

Se você não tiver o número suficiente de fragmentos, o projeto não poderá ser finalizado porque o botão “solucionar” não estará ativo. Veja:

WoWScrnShot_111514_212004

Quando você tiver o número suficiente de fragmentos, o botão “solucionar” ficará ativo e você poderá acabar seu projeto e receber o artefato criado:

WoWScrnShot_111514_211917

A maior parte dos Artefatos são itens cinzas, que têm apenas “flavor text” com historinhas (se você é desses que gostam de histórias, vale a pena dar uma atençãozinha para o texto). Os itens cinzas podem ser vendidos nos vendedores comuns sem medo.

Por ex.: Estátua de Gatos com Olhos de Esmeralda, Caixinha de Música Delicada, Tornozeleira com Guizos Dourados, Amuleto de Ferro

Já outros itens são raros. Esses são mais difíceis de aparecerem, mas às vezes vem um ou outro para melhorar o dia. Os itens raros podem ser brinquedos, equipamentos, montarias ou mascotes. Por exemplo:

Mesmo que você venda ou passe o item para outro personagem, a história dele fica registrada no seu diário de Arqueologia, e ela conta para as várias conquistas de descoberta de artefatos que a profissão tem.

Vale repetir: não existe ordem definida para o aparecimento dos projetos de pesquisa. Isso é totalmente aleatório, ou seja, se você está em busca de um item específico, precisa solucionar todos os itens que aparecerem até o que você quer aparecer no diário como o próximo projeto.

Subindo Arqueologia

Agora que você já sabe o que é o que nessa história, vai lá, amigo(a): pega uma xícara de chá de camomila, componha um mantra bem calmante e canalize toda a paciência que tiver guardada. Upar Arqueologia até 700 é fácil, fácil, mas… Demora.

Apesar de ser uma ótima fonte de experiência para personagens de nível baixo, será mais fácil subir esta profissão depois de voar. Durante todo o up você ganha pontos por encontrar fragmentos com a habilidade Sondar e solucionando artefatos. Cada grupo de fragmentos que você encontrar garante 1 ponto a mais de perícia na profissão, e solucionar artefatos garante 5 pontos por artefatos comuns e 15 pontos por artefatos raros, de qualquer raça.

Níveis 1-525

Para começar, vá ver o treinador de Arqueologia em Ventobravo ou Orgrimmar. Seu personagem precisa ser nível 20.

Agora você ganhou duas habilidades: Sondar e Arqueologia. Você vai utilizar Sondar para encontrar os fragmentos nos sítios, e Arqueologia para solucionar os projetos e criar os artefatos, como já ensinamos anteriormente.
Se você olhar o mapa por Zona, os sítios de escavação serão identificados por um pequeno ícone em formato de pá:

Nos mapas de cada região marcada com uma pazinha, serão mostrados círculos vermelhos (que também aparecem no seu minimap) indicando a área da escavação. Caso eles não apareçam no seu mapa, não se esqueça de selecionar “mostrar sítios de escavação” nas opções de seu mapa.

Uma vez que você chegar a um sítio de escavação, use sua habilidade Sondar e seu personagem vai pesquisar a área e determinar o lugar e distância que os artefatos estão. A luzinha mostra as cores: muito perto (verde), perto (amarelo) e longe (vermelho). A luneta que aparecerá ao lado da luz indicará a direção na qual você deve seguir, assim:

WoWScrnShot_111514_224835

Conforme você anda na direção indicada e vai chegando perto do fragmento escondido, a cor muda para amarelo ou verde, dependendo da distância:

WoWScrnShot_111514_224948

WoWScrnShot_111514_225111

Quando encontrar e receber o fragmento, você ganhará um nível da profissão. Você pode pesquisar cada sítio seis vezes e sempre existirão quatro sítios disponíveis por continente.

Níveis 525-600

A partir do nível 525, apenas os fragmentos encontrados em Pandária e Draenor sobem o nível da profissão. A solução de Artefatos de todas as raças continua a dar pontos, mas a escavação não, só as que você fizer em Pandária ou Draenor. Existem três diferenças em relação aos mapas anteriores:

  • Em alguns sítios, além de obter um fragmento, você poderá encontrar um monstro (que sai do chão, literalmente). Não se assuste, é um bom sinal! Quando você matá-lo, conseguirá um conjunto extra de fragmentos.
  • Encaixotar: os artefatos cinzas solucionados podem ser encaixotados. Eles viram um Artefato Restaurado. Em Pandária, eles que funcionam como moeda para as recompensas da facção Andarilhos das Lendas e a partir do nível 600 de perícia, você poderá trocar estes Artefatos restaurados por diversos itens, incluindo fragmentos de outras raças de arqueologia. Dessa forma, você pode farmar todas as conquistas da profissão escavando apenas os sítios de Pandária ou Draenor. Você pode trocar os caixotes de artefatos por outros itens com Brann Barbabronze, no Palácio Mogu’Shan.
  • Os artefatos criados em Pandária e Draenor têm uma chance relativamente (há quem diga muito) baixa de caírem na sua bag como itens que geram missões. São chamados “artefatos impecáveis” e você deve exibi-los. Para isso, pegue todas as missões que ganhar e entregue no Palácio Mogu’Shan, no mesmo lugar onde você troca os artefatos restaurados. Se conseguir exibir todos os artefatos impecáveis requeridos (uma para cada tipo de artefato), ganhará as conquistas de exibição, que ficam na aba de arqueologia junto com as demais conquistas.

Níveis 526-700

Então você já chegou ao nível 525? A partir daqui, as coisas ficam um pouquinho diferentes porque apenas os fragmentos encontrados em Pandária e Draenor sobem o nível da profissão. Só para deixar bem claro, a solução de Artefatos de todas as raças continua a dar pontos, então solucione sem parar, mas quanto à escavação, só as que você fizer em Pandária ou Draenor vão funcionar para o nivelamento.

Além disso existem três diferenças em relação aos mapas anteriores que você deve saber:

  • Monstros: Em alguns sítios de Pandária e Draenor, além de obter fragmentos, você poderá encontrar um monstro (que sai do chão, literalmente). Não se assuste, é um bom sinal! Quando você matá-lo, conseguirá um conjunto extra de fragmentos de brinde. :]
  • Encaixotar: os artefatos cinzas solucionados em Pandária ou Draenor podem ser encaixotados. Cada artefato encaixotado vira um Artefato Restaurado, que funciona como moeda de troca para diversos itens, incluindo fragmentos de outras raças e ferramentas especiais para ajudar no nivelamento da profissão ou na busca incansável por conquistas e recompensas.
    • Em Pandária, os artefatos restaurados podem ser trocados por outros itens com Brann Barbabronze, no Vale das Flores Eternas.
    • Em Draenor, eles podem ser trocados por Srikka (para os jogadores da Horda) ou Grakis (para os jogadores da Aliança), em Ashran.

Importante: não venda seus artefatos cinzas criados em Pandária ou Draenor! Eles valem muito mais quando encaixotados e transformados em artefatos restaurados.

  • Artefatos impecáveis: Os artefatos criados em Pandária e Draenor têm uma chance relativamente (há quem diga muito) baixa de caírem na sua bag como itens que geram missões. São chamados “artefatos impecáveis” e há um de cada tipo (ou seja, todos os artefatos de Pandária e Draenor possuem uma versão rara). Você deve exibi-los nos lugares corretos para obter as conquistas mais difíceis e trabalhosas de arqueologia. Veja:
    • Em Pandária, pegue todas as missões que ganhar e entregue no Palácio Mogu’Shan, no mesmo lugar onde você troca os artefatos restaurados com Brann Barbabronze. Assim que todos os artefatos impecáveis das raças de Pandária forem devidamente expostos, você ganhará as conquistas História dos Mantídeos e Trono do Conhecimento.
    • Em Draenor, os itens impecáveis não te darão uma missão instantânea como em Pandária, mas somente ficarão na sua bag como itens especiais. Se você pegar um desses, comemore durante uns cinco minutos e então vá até sua Guarnição, onde haverá um espaço especial para você exibir cada item. Assim que colocá-lo no lugar a que pertence, a respectiva missão lhe será dada. Vale lembrar que a lista de artefatos a serem exibidos em Draenor é muito maior do que foi em Pandária, então talvez seu trabalho triplique, mas ao final da sua jornada você receberá as invejadas (principalmente pelos preguiçosos de plantão) conquistas Historiador do Malho Imponente, Arquivista Arakkoa, Unir os clãs e Curador de Draenor e o meu eterno reconhecimento.

Falando em Draenor…

Outra informação importante é que o aprendizado da Arqueologia Draenoriana não ocorre como as demais.Nessa expansão, você não irá até um treinador e simplesmente aprenderá o feitiço como vinha fazendo até agora, mas deverá escavar os sítios de Draenor a esmo até encontrar o Diário de Cartografia Delicado, que ensina a profissão e permite que você prossiga do nível 601 ao 700 de perícia. A partir do nível 575+ de perícia em arqueologia você já é habilitado para receber o item (mas não se assuste, nas primeiras escavadas ele já dará o ar da graça!).

Dica: você pode farmar todas as conquistas da profissão escavando apenas os sítios de Draenor! Basta juntar os seus artefatos restaurados e trocá-los pelos fragmentos das outras raças, de modo que a progressão da profissão ocorrerá tão bem quanto se fosse feita ao modo convencional. É claro, nada substitui o conhecimento de jogo que você pode obter enquanto percorre todos os mapas e continentes atrás de sítios de escavação, mas toda alternativa é bem vinda, não é? 😉

Recompensas

Alguns dos artefatos mais esperados por quem upa essa profissão são os seguintes:

Fragmentos Noctiélficos:

Fragmentos Fósseis:

Fragmentos Trólicos

Fragmentos Enânicos

Fragmentos Tol’Vir

Fragmentos dos Clãs de Draenor

Upar arqueologia é demorado, mas pode ser muito divertido e lucrativo. Beneficia muitos tipos de jogadores: os caçadores de conquistas (já falamos que dá muitas? Dá muitas!), os malucos por xmog, os historiadores, os toylovers… É uma profissão bem bacana, se você conseguir ter a paciência requerida. É só pegar o jeito que a coisa flui! 😉

Guia por Vanessa.

Qualquer dúvida, sugestão ou correção sobre o guia, é só deixar nos comentários abaixo ou mandar um email pra gente!