Bem-vindos ao guia de Xamã Aperfeiçoamento! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Xamã em um ambiente PVE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
Os Xamãs que escolhem a especialização Aperfeiçoamento têm um modo de jogo único que combina ataques corpo-a-corpo com magias. É comum ficar perto dos inimigos para atacá-los, mas você também pode distanciar-se para lançar magias que fazem parte de sua rotação. O Xamã também tem meios para curar a si mesmo e seu dano em área é relativamente bom. Graças ao grande número de utilidades dos seus totens, Xamãs Aperfeiçoamento são uma ótima adição aos grupos de raide.
Talentos e Glifos
Neste capítulo apresentaremos e discutiremos os melhores talentos e glifos para seu Xamã Aperfeiçoamento. Vamos lá!
Talentos
Os talentos deste tier oferecem habilidades de sobrevivência.
- Guardião da Natureza é ativado quando você recebe um ataque que te deixa com menos de 30% de vida (embora não possa ser ativado com mais frequência do que 30 segundos). Quando essa habilidade é desencadeada, seu nível de ameaça é reduzido e sua vida máxima é aumentada em 25% por 10 segundos (quando o efeito acaba, sua porcentagem de vida volta ao normal).
- Totem do Baluarte Pétreo é um Totem da Terra com 1 minuto de tempo de recarga que fica no chão por 30 segundos. Quando você o convoca, ele te dá um escudo por 10 segundos que absorve um pouco do dano. Depois que o período de 10 segundos acaba, ele coloca um escudo menor em você a cada 5 segundos. Esse escudo menor absorve 4 vezes menos dano do que o escudo maior inicial.
- Transição Astral reduz em 40% o dano que é causado a você por 6 segundos. Seu tempo de recarga é de 90 segundos.
Guardião da Natureza é a escolha padrão. Escolha Transição Astral em lutas que causam muito dano. Totem do Baluarte Pétreo está um pouco fraco atualmente e a absorção inicial do escudo é de aproximadamente 8% da vida total do jogador.
Os talentos de tier 2 proporcionam habilidades de controle coletivo (crowd control) e de utilidade.
- Poder Congelado faz com que seu Choque Gélido também prenda o alvo no chão por 5 segundos.
- Totem Agarraterra evoca um totem por 20 segundos que enraíza os inimigos em um raio de 10 metros por 5 segundos. Os inimigos que já tiverem sido enraizados têm a velocidade de movimento reduzida em 50%. Totem Agarraterra substitui Totem de Prisão Terrena.
- Totem Andavento concede imunidade a efeitos que dificultam o movimento para todos os membros da raide num raio de 40 metros. Seu efeito dura 6 segundos. Ele também remove de jogadores que já estão sob esses efeitos.
Totem Agarraterra e Totem Andavento são as melhores escolhas dependendo de qual será mais útil para seu grupo. Totem Andavento é, basicamente, uma versão mais abrangente de Mão da Liberdade e pode ser útil em muitos encontros, em particular naqueles que causam efeitos que dificultam a mobilidade dos jogadores. Geralmente há outras classes que têm habilidades melhores que Totem Agarraterra, tornando limitadas as oportunidades de usá-la.
OS talentos deste tier oferecem habilidades para os totens e mobilidade.
- Chamado dos Elementos, que está fora do cooldown global, conclui a recarga dos totens que têm menos de 3 minutos de tempo de recarga:
- Totem de Aterramento: tempo de recarga de 25 segundos.
- Totem de Prisão Terrena: tempo de recarga de 30 segundos.
- Totem Agarraterra: talento de tier 2, tempo de recarga de 30 segundos.
- Totem de Torrente Curativa: tempo de recarga de 30 segundos.
- Totem Capacitor: tempo de recarga de 45 segundos.
- Totem de Baluarte Pétreo: talento de tier 1, tempo de recarga de 1 minuto.
- Totem Sísmico: tempo de recarga de 1 minuto.
- Totem Andavento: talento de tier 2, tempo de recarga de 1 minuto.
- Persistência Totêmica permite que você evoque um segundo totem do mesmo tipo sem destruir o primeiro. Não funciona com totens de Fogo e você só pode ter esse efeito ativo em um único tipo de totem por vez. Ou seja, você não pode ter ao mesmo tempo dois totens de Água e dois totens da Terra.
- Projeção Totêmica permite que você mude seus totens de lugar. Essa habilidade não faz parte do cooldown global.
Chamado dos Elementos deve ser escolhido quando nenhum dos dois outros talentos for útil para a luta, embora não funcione com totens que têm mais de 3 minutos de tempo de recarga.
Projeção Totêmica é útil para mover seus totens (especialmente Totem Calcinante) sem precisar usar um cooldown global. Esse talento é específico para lutas com muita movimentação, mas você pode usá-lo para mover seus totens de controle coletivo quando seus inimigos se distanciarem deles.
Persistência Totêmica é situacional. Você pode usá-lo para quando quiser usar Totem de Baluarte Pétreo sem perder seu Totem da Terra.
Os talentos de tier 4 melhoram sua performance.
- Mestre dos Elementos aumenta sua Aceleração em 30% por 20 segundos. Seu tempo de recarga é de 2 minutos.
- Rapidez Ancestral faz com que seu próximo feitiço de Natureza seja lançado instantaneamente. Seu tempo de recarga é de 90 segundos. Esse talento também aumenta sua Aceleração e sua Velocidade de Ataque em 5%.
- Eco dos Elementos dá duas cargas para Ataque da Tempestade, Açoite de Lava e Nova de Fogo. Outras habilidades que deveriam concluir as recargas passam a garantir uma carga completa.
Eco dos Elementos é o melhor talento a ser escolhido neste tier. Ele proporciona o melhor DPS para alvo único e para dano em área, especialmente se você precisa de um burst de dano em área, porque você ganha duas cargas seguidas de Nova de Fogo.
Mestre dos Elementos porporciona o melhor burst de dano para alvo único.
Rapidez Ancestral é tão bom quanto Eco dos Elementos para dano em alvo único, mas como sua única utilidade é essa, não há motivo para escolhê-lo em vez de Eco dos Elementos.
Os talentos deste tier garantem uma nova habilidade de cura ou uma nova mecânica de cura.
- Fluxo Contínuo faz com que seu Totem de Torrente Curativa cure dois alvos de uma só vez em 15% de cura a mais.
- Conselho dos Ancestrais faz com que você cure até 3 membros da raide ou do grupo em 20% de toda cura ou dano (inclusive Golpes Múltiplos) que você causa por 10 segundos. O tempo de recarga é de 2 minutos.
- Condutividade é uma habilidade passiva que aumenta a duração de Chuva Curativa em 4 segundos quando você usa Raio, Cadeia de Raios e Ataque da Tempestade, até um aumento máximo de 30 segundos.
Conselho dos Ancestrais é o melhor talento deste tier.
Totem de Torrente Curativa é muito fraco para Xamãs Aperfeiçoamento, por isso não justifica escolher Fluxo Contínuo.
Condutividade também não deve ser escolhido, pois não garante cura extra, somente reduz a perda de DPS enquanto o Xamã estiver usando a Chuva Curativa.
Os talentos de tier 6 melhoram sua performance.
- Fúria Liberada potencializa Liberar Elementos, aumentando o dano que você causa com Raio em 30% por 10 segundos. Ele também aumenta sua chance de Golpes Múltiplos em 5% por 8 segundos.
- Elementalista Primevo faz com que seu Totem de Elemental da Terra e Totem de Elemental do Fogo causem 80% a mais de dano. Eles se tornam ajudantes com habilidades (embora não sejam permanentes):
- O Elemental da Terra lança automaticamente Terra Enfurecida, Pulverizar e Endurecer Pele. Se você ordená-lo, ele usará Reforçar em você, que diminui o dano que você toma em 20% e aumenta a cura que você faz em 10%.
- O Elemental do Fogo lança automaticamente Impacto de Fogo, Nova de Fogo e Imolação. Se você ordená-lo, ele usará Energizar em você, que aumenta o dano que você causa em 5% e a cura que você faz em 10%.
- Impacto Elemental causa dano e aumenta em +500 sua Agilidade, Acerto Crítico, Aceleração, Maestria ou Golpes Múltiplos. O efeito é aleatório e dura 8 segundos. Seu tempo de recarga é de 12 segundos.
Elementalista Primevo e Fúria Liberada estão bem próximos em valores, mas Elementalista Primevo fica um pouco à frente em lutas com períodos de muito dano nos quais você pode usar seu Elemental do Fogo. Impacto Elemental também é bem próximo em valores, mas fica um pouco atrás. Ele não faz nada que seus outros talentos não fariam e ainda adiciona um botão na sua barra.
Note que quando estiver usando Elementalista Primevo, geralmente não vale a pena usar Energizar (mais detalhes na parte de rotação).
Com o Item – Shaman T18 Enhancement 4P Bonus, Fúria Liberada sai à frente de Elementalista Primevo.
Os talentos deste tier também melhoram sua performance.
- Fusão Elemental faz com que seu Açoite de Lava te dê um buff que aumenta o dano do seu próximo Choque em 40%. Esse buff pode ser acumulado até 2 vezes.
- Totem Elemental da Tempestade evoca um totem que dura 60 segundos e que causa dano aos inimigos próximos e cura aliados em um raio de 15 metros em 100% do dano causado.
- Magma Líquido fortalece seu Totem de Fogo, fazendo-o jorrar magma líquido em inimigos aleatórios. Cada porção de magma líquido causa dano.
Totem Elemental da Tempestade é o melhor talento para alvo único, enquanto que Magma Líquido é o melhor talento para dano em área.
Fusão Elemental é útil para dano em área quando os inimigos estão a mais de 4 metros de distância uns dos outros. Também é útil para quando você estiver lutando contra muitos inimigos, mas só seja essencial causar dano em um deles e quando não precisar do burst de 5 em 5 minutos de Totem Elemental da Tempestade.
Glifos
Glifos Elevados
Abaixo você encontra Glifos que podem melhorar seu DPS em situações específicas.
- Glifo de Choque Gélido ajuda com um ganho pequeno de DPS, mas ainda sim é um ganho.
- Glifo de Cadeia de Raios faz com que Cadeia de Raios acerte dois alvos adicionais, mas causa 10% a menos de dano inicial. Esse glifo ajuda a aumentar seu DPS se sua Cadeia de Raios acertar 4 ou 5 alvos.
- Glifo de Totem de Elemental do Fogo reduz o tempo de recarga e a duração do seu Totem de Elemental do Fogo em 50%. Ou seja, seu totem durará 30 segundos e terá tempo de recarga de 2 minutos e 30 segundos. Este glifo pode ser útil em situações nas quais você não consegue causar dano ininterrupto por mais de um minuto.
- Glifo de Espíritos Efêmeros reduz o tempo de recarga de Espírito Feral em 60 segundos e reduz sua duração em 15 segundos. É útil em muitas das mesmas situações do glifo acima.
- Glifo de Nova de Fogo aumenta o raio de Nova de Fogo em 5 metros. Esse glifo será útil em situações de dano em área na qual os inimigos estão juntos.
- Glifo de Vastidão de Lava aumenta o raio de propagação do Choque Flamejante e do Açoite de Lava em 8 metros, que é bem útil se os inimigos que você quer atacar não estiverem a 12 metros uns dos outros. Também é útil em várias situações como no glifo acima.
Há alguns Glifos Elevados que deixam seus feitiços mais úteis:
- Glifo de Totem Capacitor reduz o tempo de carregamento do seu Totem Capacitor em 2 segundos. Significa que ele atordoará todos os inimigos num raio de 8 metros depois de 3 segundos (em vez de 5, sem o glifo). É útil se um grupo de inimigos precisar ser controlado rapidamente. É válido mencionar que com esse glifo, o Totem Capacitor funciona muito bem com Projeção Totêmica.
- Glifo de Espírito Feral aumenta a cura feita a você pelos seus Lobos do Espírito Feral em 40%. Ou seja, Caçada Espiritual irá curar o Xamã em 315% do dano causado (em vez de 22% sem o glifo). Esse glifo será escolha padrão quando nenhum dos outros puder ser utilizado. É exclusivo com Glifo de Espíritos Efêmeros.
- Glifo de Choque Flamejante faz com que Choque Flamejante te cure em 45% do dano que ele causa.
- Glifo de Lobo Fantasma te deixa menos suscetível a efeitos de redução de velocidade de movimento enquanto estiver na forma de Lobo Fantasma. Esse glifo pode ser útil em encontros nos quais você tiver de passar por áreas que reduzem sua velocidade de movimento.
- Glifo de Totem de Aterramento transforma Totem de Aterramento em uma habilidade de dano que reflete um feitiço nocivo e o manda de volta para o dono.
- Glifo de Totem de Corrente Curativa faz com que quando seu totem cure um aliado, ele reduza em 10% o dano de Fogo, Natureza e Gelo recebido por 6 segundos.
- Glifo de Escudo de Raios faz com que você tome 6% menos dano toda vez que seu Escudo de Raios for ativado. Exclusivo com Glifo de Proteção Reativa.
- Glifo de Bagata reduz o tempo de recarga de Bagata em 10 segundos, que pode ser útil se você for o responsável pelo controle coletivo dos adds.
- Glifo de Expurgar faz com que Expurgar remova 1 efeito Mágico adicional de um alvo inimigo, mas adiciona um tempo de recarga de 6 segundos. Pode ser útil se a raide precisar que você remova dois efeitos Mágicos do boss simultaneamente. Note que, na maioria das vezes, é melhor deixar que um Mago use Roubar Feitiço.
- Glifo de Expurgo concede uma aplicação de Arma de Voragem sempre que você conseguir usar Expurgar em um alvo. Pode ser útil em lutas com alvos inimigos que precisem de dispel.
- Glifo de Fúria Xamanística faz com que sua Fúria Xamanística purifique todos os seus efeitos mágicos dissipáveis. Com certeza você encontrará lutas nas quais esse glifo seja útil. Exclusivo com Glifo de Resolução Xamanística.
- Glifo de Resolução Xamanística reduz o dano recebido durante Fúria Xamanística em 30%, mas aumenta o tempo de recarga dessa habilidade em 60 segundos. É muito útil se você precisa de uma habilidade com forte redução de dano. Exclusivo com Glifo de Fúria Xamanística.
- Glifo de Choques aumenta o raio de suas habilidades de Choque e Rajada de Vento em 5 metros, que pode ser útil em algumas situações.
- Glifo do Andar Espiritual reduz o tempo de recarga e a duração de Andar Espiritual de 1 minuto para 45 segundos. Pode ser útil caso você precise remover efeitos que dificultam o movimento de 45 em 45 segundos, ou se você precisar do buff de velocidade de movimento com mais frequência.
- Glifo de Rajada de Vento aumenta o tempo de recarga de Rajada de Vento em 3 segundos, mas aumenta a duração do bloqueio da escola no alvo. Pode ser útil se o aumento do tempo de recarga de Rajada de Vento não atrapalhar sua rotação.
Glifos Menores
- Glifo do Caminhante do Lago permite que você ande sobre a água quando Lobo Fantasma estiver ativo.
- Glifo de Açoite de Lava faz com que Açoite de Lava não espalhe Choque Flamejante aos inimigos próximos. Pode ser útil se os alvos ao redor do seu alvo principal não puderem ser acertados.
Conceitos Básicos
Neste capítulo apresentaremos as habilidades chave para os Xamãs Aperfeiçoamento e como funcionam suas rotações.
Rotação para Alvo Único
A rotação de um Xamã Aperfeiçoamento funciona do seguinte modo:
- Evoque Totem Calcinante e reative-o quando expirar;
- Use Raio se você tiver 5 cargas de Arma da Voragem;
- Use Ataque da Tempestade (Golpe de Vento durante Ascendência);
- Use Açoite de Lava;
- Use Liberar Elementos;
- Aplique Choque Flamejante se não estiver aplicado e reaplique quando tiver menos de 9 segundos faltando e quando Liberar Chama (do Liberar Elementos) estiver ativa;
- Use Choque Gélido;
- Use Raio com uma ou mais cargas de Arma da Voragem;
- Reative Totem Calcinante se faltar menos de 20 segundos para acabar.
Eco dos Elementos
Se você usa Eco dos Elementos como talento de tier 4, ele garante duas cargas de Açoite de Lava e Ataque da Tempestade. Essas cargas mudam um pouco sua rotação, pois você nunca deve ter as duas cargas disponíveis. Vejamos:
- Evoque Totem Calcinante e reative-o quando expirar;
- Use Ataque da Tempestade ou Golpe de Vento quando: você tiver duas cargas, ou você tiver uma carga e Ascendência estiver para acabar (use somente Golpe de Vento), ou você tiver uma carga e a luta estiver para acabar;
- Use Açoite de Lava quando: você tiver duas cargas ou você tiver uma carga e a luta estiver para acabar;
- Use Raio se você tiver 5 cargas de Arma da Voragem;
- Use Liberar Elementos;
- Aplique Choque Flamejante se não estiver aplicado e reaplique quando tiver menos de 9 segundos faltando e quando Liberar Chama (do Liberar Elementos) estiver ativa;
- Use Choque Gélido;
- Use Açoite de Lava;
- Use Ataque da Tempestade ou Golpe de Vento;
- Use Raio com uma ou mais cargas de Arma da Voragem;
- Reative Totem Calcinante se faltar menos de 20 segundos para acabar.
1 carga de Açoite de Lava tem mais prioridade do que 1 carga de Ataque da Tempestade por causa do desencadeamento de Choque Flamejante Aprimorado. Lembre-se que com o talento Eco dos Elementos você pode ser mais agressivo com o Raio com menos cargas de Arma da Voragem, pois o tempo que você usa para lançar Raio não atrasa Açoite de Lava e Ataque da Tempestade, contanto que os feitiços estejam carregando, mas não alcancem duas cargas.
Talentos de Tier 6
Se você escolheu Fúria Liberada como talento de tier 6, usar Liberar Elementos é sua segunda tarefa mais importante depois de ativar o Totem Calcinante.
Se você escolheu Impacto Elemental, usá-lo quando você tiver 4 ou mais cargas de Arma da Voragem é sua segunda tarefa mais importante depois de ativar o Totem Calcinante. Quando você tiver 1 carga ou mais, a prioridade de Impacto Elemental fica antes de Choque Gélido.
Talentos de Tier 7
Se você escolheu Magma Líquido como talento de tier 7, sua prioridade se torna usá-lo quando você tiver 10 ou mais segundos restantes no seu Totem de Fogo. Se sua prioridade permitir, reative seu Totem de Fogo antes de usar Magma Líquido.
Se você escolheu Fusão Elemental, você deve preferir usar as cargas dessa habilidade com Choque Flamejante. Certifique-se de sempre ter duas cargas de Fusão Elemental e Liberar Chama ativado antes de (re)aplicar Choque Flamejante. Você conseguirá fazer isso se atrasar seu Choque Gélido na segunda metade do seu DoT (dano por tempo) de Choque Flamejante.
Rotação para Vários Alvos
- Contra 2 inimigos: continue com sua rotação para alvo único em um inimigo e substitua Raio por Cadeia de Raios e comece a usar Nova de Fogo sempre que possível. Açoite de Lava espalhará Choque Flamejante para o outro inimigo. Substitua Totem Calcinante por Totem de Magma.
- Contra 3 ou mais inimigos: tire Choque Gélido da sua rotação. Use Liberar Elementos antes de usar Nova de Fogo (que é sua prioridade). Se os inimigos sobreviverem para que Choque Flamejante cause seu dano total, certifique-se de aplicá-lo quando Liberar Elementos estiver ativo para que você possa espalhar um Choque Flamejante empoderado com Açoite de Lava.
Escudo
Use Escudo de Raios. Ele dura uma hora e não é interrompido por dano.
Uso dos Cooldowns
Um Xamã Aperfeiçoamento tem 3 habilidades principais:
- Ascendência faz com que seus ataques corpo-a-corpo e sua habilidade Ataque da Tempestade (renomeada para Golpe de Vento) ignorem armadura por 15 segundos. Use essa habilidade sempre que possível ou em períodos de muito dano.
- Espírito Feral deve ser usado sempre que possível.
- Totem do Elemental de Fogo é uma habilidade de DPS. Deve ser usada quando seu Elemental do Fogo for capaz de atacar o boss por 1 minuto ininterrupto (30 segundos se você estiver usando o Glifo de Totem de Elemental do Fogo). Você também pode esperar para alinhá-lo com sua segunda rodada de habilidades e poções caso isso não corte sua rotação (se a luta for acabar no meio do seu cast do Elemental).
Se você escolheu Totem Elemental da Tempestade como talento de tier 7, você ganhará uma habilidade nova. Deve ser priorizada em vez de Totem do Elemental de Fogo já que causa mais dano (ou o mesmo dano que Elementalista Primevo) e não tranca o seu outro Totem de Fogo (Totem Calcinante ou Totem de Magma, dependendo da situação). Basicamente, você usará Totem Elemental da Tempestade no início e depois usar Totem do Elemental de Fogo quando o tempo de recarga de compartilhado de 1 minuto expirar.
Entendimento Aprofundado
As rotações acima garantem bons resultados, entretanto é preciso aprender com mais detalhes sobre algumas habilidades.
Ataque da Tempestade e Feitiços de Natureza
Ataque da Tempestade é um ataque corpo-a-corpo especial que aplica um debuff no seu alvo, aumentando em 25% sua chance de acertar criticamente com feitiços de dano de Natureza (Cadeia de Raios, Raio, Escudo de Raios e Impacto Elemental).
Liberar Elementos, Choque Flamejante e Nova de Fogo
Liberar Elementos de tá um debuff de 20 segundos chamado Liberar Chama que potencializa seu próximo feitiço de Fogo. Choque Flamejante e Nova de Fogo são os únicos feitiços de Fogo no seu arsenal (Açoite de Lava causa dano de Fogo, mas é um ataque corpo-a-corpo, não um feitiço de Fogo). Você deve consumir Liberar Chama com Choque Flamejante em um alvo único e com Nova de Fogo em vários alvos.
Se você escolheu Impacto Elemental como talento de tier 6, ele pode se beneficiar de Liberar Chama, mas não o suficiente para substituir Choque Flamejante. Ou seja, você deve usar Liberar Chama com Impacto Elemental se você já tiver o Choque Flamejante potencializado no alvo e não precisar reaplicá-lo em breve.
Arma da Voragem e Raio
Arma da Voragem é um buff que pode ser aplicado pelos seus ataques corpo-a-corpo. Cada carga de Arma da Voragem reduz o tempo de lançamento e o curso de mana de alguns feitiços, como Raio. Quando estamos nas 5 cargas, Raio não tem custo de mana e é instantâneo e é por isso que, na maioria das vezes, você deve esperar pelas 5 cargas para usar Raio.
O único momento em que você deve usar Raio sem as 5 cargas é quando todas as suas habilidades estão carregando e você não tiver o que fazer ou quando estiver longe do boss e não puder alcançá-lo.
Detalhes da Rotação para Vários Alvos
Se você fizer sua rotação para alvo único, qualquer inimigo próximo tomará uma quantidade decente de dano por causa do Choque Flamejante que é espalhado pelo Açoite de Lava. Quando estiver lutando com um boss rodeado por adds, você deve se aproveitar do dano causado pela Nova de Fogo, especialmente quando estiver empoderada por Liberar Chama. Mesmo que o boss seja prioridade, usar a Nova de Fogo para detonar o Choque Flamejante que foi espalhado pelo Açoite de Lava deve ser sua maior preocupação, pois causará uma grande quantidade de dano no boss também.
Kiting
Um Xamã Aperfeiçoamento é bom em fazer Kiting* por causa de Lobo Fantasma (que você pode aprimorar usando Glifo de Lobo Fantasma), Andar Espiritual e Totem de Prisão Terrena, que permite que você fuja dos inimigos que você precisa dar kite. Você também pode usar Choque Gélido para diminuir a velocidade de movimento de alguns adds.
Quando estiver dando kite, mova-se de modo circular. Para conseguir fazer isso, você deve andar de lado e usar o controle da câmera para tentar rodar em torno de um ponto fixo. A ideia é que você consiga dar alvo nos inimigos e facilitar o agrupamento deles.
Seu principal problema será puxar a agressividade dos mobs inicialmente, pois você não tem habilidades de dano em área instantâneas e que possam ser repetidas com rapidamente. Sua melhor escolha é usar Choque Flamejante seguido de Nova de Fogo, mas não é permitido errar, pois o tempo de recarga é alto. Cadeia de Raios (com Glifo de Cadeia de Raios) pode funcionar em grupos pequenos de inimigos.
*Kiting é uma técnica que consiste em puxar a agressividade dos inimigos e andar com eles pelo mapa seja por conta da mecânica ou para distanciar um add do outro ou um add do boss.
Habilidades Adicionais
Habilidades Defensivas
Consideramos que você tem 4 habilidades defensivas:
- Espírito Feral é geralmente categorizado como habilidade ofensiva. Essa habilidade causa dano e é isso o que importa para uma classe de DPS. Entretanto, seus lobos têm uma habilidade passiva chamada Caçada Espiritual, que cura o Xamã em 225% do dano que os lobos causam (315% com Glifo do Espírito Feral). Significa que seus lobos curam mais do que causam dano, ou seja, é perfeitamente possível usá-los como habilidade de cura em situações de muito dano se você quiser ajudar seus curandeiros.
- Fúria Xamanística reduz todo o dano tomado em 30% por 15 segundos. Com Glifo da Fúria Xamanística, ela também remove todos os efeitos mágicos dissipáveis. Seu tempo de recarga é de 1 minuto. Com Glifo de Resolução Xamanística ele reduz o dano tomado em mais 30%.
- Andar Espiritual remove todos os efeitos que prejudicam a velocidade de movimento e aumenta sua velocidade de movimento em 60% por 15 segundos. Seu tempo de recarga é de 1 minuto, que você pode reduzir para 45 segundos com Glifo do Andar Espiritual.
- Totem de Torrente Curativa é uma habilidade de cura decente.
Talentos de Tier 1
Seus talentos de tier 1 te dão acesso a duas habilidades defensivas adicionais que são mutuamente exclusivas: Totem do Baluarte Pétreo e Transição Astral. Use-os sempre que precisar usando o guia do capítulo de Talentos.
Talentos de Tier 4
Rapidez Ancestral te dá um cast instantâneo de Raio ou Cadeia de Raios a cada minuto. O melhor modo de usá-la é por meio de um macro que você encontra no capítulo Addons e Macros.
Mestre dos Elementos aumentam drasticamente o seu dano pelos próximos 20 segundos, então você deve usá-lo sempre que possível ou quando precisar aumentar seu dano.
Talentos de Tier 5
Conselho dos Ancestrais é uma habilidade de cura poderosa que você deve usar em momentos de muito dano e quando você precisar causar bastante dano.
Talento de Tier 6: Elementalista Primevo
Se você escolheu Elementalista Primevo como talento de tier 6, você faz com que seu Totem de Elemental da Terra e seu Totem de Elemental do Fogo lancem, respectivamente, Reforçar e Energizar. Enquanto eles estão sendo lançados, seus Elementais não causam dano.
Reforçar reduz o dano que você toma em 20%. Como seu Elemental da Terra não causa muito dano, você deve sempre lançar a habilidade quando estiver tomando dano.
Energizar aumenta o dano que você causa em 5%. Seu Elemental do Fogo causa uma quantidade considerável de dano e, de modo geral, aumentar o dano do Xamã em 5% não compensa o dano perdido enquanto seu Elemental está lançando a magia. Se você estiver em uma situação na qual 5% do seu dano representa mais do que o dano do seu Elemental, então é benéfico que seu Elemental lance a magia.
Ambas as magias aumentam a cura que você faz, mas isso raramente afetará sua decisão quanto a lançar Reforçar e Energizar.
Núcleo dos Elementos Primevos
Núcleo dos Elementos Primevos, o berloque dos Xamãs que cai do Arquimonde, não influencia na sua rotação. Ele simplesmente garante mais cargas de Arma da Voragem.
Maalus, o Bebe-sangue
Maalus, o Bebe-sangue, seu Anel Lendário, melhora Mestre dos Elementos e Espelho do Mestre da Espada (assumindo que o Anel seja usado sempre que possível e em sincronia com Mestre dos Elementos e Espelho do Mestre da Espada). Só não os deixa bons o suficiente para substituir por Eco dos Elementos e Capacitor das Almas, mas pode ser que sim depois de alguns upgrades.
Bônus de Tier 18
O Item – Shaman T18 Enhancement 2P Bonus faz com que você cause dano aos inimigos dentro de 10 metros cada vez que você ganha uma carga de Arma da Voragem. Ou seja, você precisa certificar-se de que seu personagem está posicionado para maximizar o dano.
O Item – Shaman T18 Enhancement 4P Bonus aumenta seu limite de cargas de Arma da Voragem para 10 (mas somente 5 contam para o aumento do dano de feitiços da Natureza), e faz com que cada carga aumente o dano dos seus feitiços de Natureza em adicionais 12%. Se você tem o talento Fúria Liberada, o bônus do set permite que você tenha cargas de Arma da Voragem até que Liberar Elementos saia do tempo de recargar. Assim você pode ter certeza de que todos os Raios serão beneficiados pelo buff de Fúria Liberada.
Bônus de Tier 17
Os bônus de tier 17 (2 e 4 partes) são poderosos, mas não requerem que você mude sua rotação. Continue usando Ataque da Tempestade como prioridade e Espírito Feral sempre que possível.
Atributos
Atributos Básicos
- Agilidade te dá Poder de Ataque, que aumento o dano dos seus ataques corpo-a-corpo, e Poder Mágico, que aumenta o poder dos seus feitiços;
- Aceleração aumenta a velocidade dos seus ataques automáticos corpo-a-corpo, que te dá mais desencadeamentos de Arma da Voragem. Por meio de Ímpeto, também diminui o tempo de recarga de Ataque da Tempestade, Açoite de Lava, Choque Flamejante, Choque Gélido, Liberar Elementos e Nova de Fogo. Você também ganha +5% de Aceleração de todas as fontes graças a passiva de Golpes com Raio;
- Maestria por meio da Maestria: Elementos Melhorados, aumenta seu dano de Fogo, Gélido e de Natureza (não só o dano dos feitiços, mas também o dano de habilidades que causam dano mágico como Açoite de Lava);
- Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham a chance de curar/acertar uma segunda e uma terceira vez, cada vez causando 30% da cura/dano inicial;
- Versatilidade aumenta o dano causado e reduz o dano que é causado a você;
- Acerto Crítico aumenta o dano dos seus ataques e feitiços.
Prioridade dos Atributos
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- GTFO: é um addon que avisa quando você estiver em cima de algum efeito prejudicial (a.k.a lava);
- Recount/Skada: são dois addons que ajudam a rastrear seu DPS. É ótimo para testar suas rotações e definir qual é a melhor;
- Shaman Friend: é um addon que contém várias ferramentas úteis para Xamãs: rastreamento de habilidades, escudo etc. Também facilita o uso da interface da Blizzard;
- Omen Threat Meter: ajuda a mostrar os níveis de agressividade em cada jogador. É recomendável para evitar puxar agressividade.
Macros
Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.
Rajada de Vento
Lança Rajada de Vento no seu foco, se você tiver um. Caso contrário será lançado no alvo atual.
- #showtooltip
- /stopcasting
- /cast [@focus,exists][@target] Wind Shear
Expurgar
Esse macro funciona como o macro acima, mas com Expurgar.
- #showtooltip
- /stopcasting
- /cast [@focus,exists][@target] Purge
Bagata
Lança Bagata no seu foco ou alvo atual. Na primeira vez que você usa esse macro, o foco está no seu alvo atual (se for um inimigo). Usos subsequentes do macro continuarão lançando Bagata no seu foco, a menos que você use Alt várias vezes (ou qualquer outro modificador que você especifique na segunda linha do macro) e, nesse caso, o macro terá como foco o seu alvo atual antes de lançar o feitiço nele. Ou seja: pressione Alt para mudar de alvo e lançar em outro inimigo.
- #showtooltip Hex
- /clearfocus [modifier:alt]
- /focus [@focus,noexists]
- /cast [@focus,exists][@target,exists] Hex
- /y Casting Hex on %F
Rapidez Ancestral e Raio
Se você escolheu Rapidez Ancestral como talento de tier 4, esse macro garantirá o uso instantâneo de Raio a cada minuto. Você pode usar esse macro sem medo quando tiver 5 cargas de Arma da Voragem. As cargas serão consumidas primeiro, mas não Rapidez Ancestral, que você poderá usar depois com Raio.
Você também pode usar Rapidez Ancestral com Cadeia de Raios em situações de dano em área. Nesse caso, substitua Raio por Cadeia de Raios no macro (lembre-se da restrição de idioma).
- #showtooltip Lightning Bolt
- /cast Ancestral Swiftness
- /cast Lightning Bolt
Totem Calcinante e Totem de Magma + Elementalista Primevo
Se você está usando Elementalista Primevo como talento de tier 5, você pode usar os seguintes macros com Totem Calcinante e Totem de Magma para certificar-se de não usá-los quando Elemental do Fogo Primevo estiver ativo.
- /cast [nopet:Primal Fire Elemental] Searing Totem
- /cast [nopet:Primal Fire Elemental] Magma Totem
Conclusão
Chegamos ao fim do guia de Xamã Aperfeiçoamento! Espero que o guia tenha sido útil e esclarecedor. Caso tenham alguma sugestão e/ou dúvida, deixem seu comentário abaixo! 🙂
Guia por Amanda