Seja bem vindo ao guia de Sacerdote de Sombra! Ele está atualizado para o patch 6.0 e aqui você irá aprender tudo (ou quase tudo) o que precisa saber sobre “spriests” em um ambiente PVE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
Nesta expansão os sacerdotes de sombra estão com uma jogabilidade muito complexa e interessante. Existem diversas formas de combinar seus talentos (de nível 45, 75 e 100) para conseguir rotações diferentes, e cada uma delas sendo mais apropriada para cada tipo de luta e ambiente. O grande diferencial de um spriest será saber jogar com todas estas builds para ter um bom desempenho em qualquer encontro.
Numero de alvos, tempo de duração dos alvos e movimentação são os fatores que você precisará considerar na hora de escolher como irá jogar para extrair o máximo que a classe permite, então prepare-se para muito treino pela frente! =)
Talentos e Glifos
Felizmente não existe uma única escolha correta de talentos e glifos. Eles vão variar de acordo com a situação, então esteja sempre pronto para mudá-los em cada luta!
Talentos
Tier 1 – Nível 15
No nível 15 você irá ganhar uma habilidade de sobrevivência.
Conclusão: o Baluarte Angelical oferece uma ótima sobrevivência e será a melhor opção na maioria das lutas, e as outras duas têm utilidade mais situacional.
Tier 2 – Nível 30
No nível 30 você escolherá uma forma de melhorar a sua mobilidade.
Conclusão: Corpo e Alma é muito prático, oferece ótima mobilidade e ainda aumenta sua sobrevivência, então é o mais recomendável no geral. Pena Angelical é muito bom quando há necessidade de percorrer longas distâncias, e Fantasma será totalmente situacional.
Tier 3 – Nível 45
No nível 45 a escolha será de um talento para aumentar o seu DPS.
Conclusão: atualmente, Insanidade é a opção que resulta em maior DPS em alvo único caso você consiga executar corretamente. Porém, quando a movimentação é intensa fica difícil aproveitar bem este talento e Torrente de Escuridão se torna mais interessante. Dobramentes também é bom para lutas com muito movimento, principalmente se houver momentos específicos onde um esforço de DPS é necessário.
Tier 4 – Nível 60
No nível 60 você irá ganhar uma habilidade de controle coletivo (CC).
- Tentáculos do Caos: evoca tentáculos que irão enraizar até 5 alvos em um raio de 8 metros. O enraizamento irá durar 20 segundos, ou até que seja morto (se o mob bater, irá morrer bem rápido). É muito útil para o controle de certos tipos de adds, porém tome cuidado ao enraizar um add que precisa ser tankado, pois isto pode matar um melee que estiver por perto.
- Grito Psíquico: é o famoso “fear”, que faz com que até 5 alvos corram de medo durante 8 segundos. É uma ótima forma de controle de adds, e caso eles devam permanecer agrupados, use o Glyph of Fear.
- Dominar Mente: você controla o inimigo por até 30 segundos. Seu uso costuma ser mais voltado para o PVP, e será usado no PVE apenas se alguma mecânica muito específica exigir.
Conclusão: escolha de acordo com o tipo de luta e também o ambiente em que você se encontra, todos estes talentos são situacionais.
Tier 5 – Nível 75
No nível 75 você irá escolher outra habilidade que aumentará seu DPS.
Conclusão: atualmente Virada do Destino é a escolha mais indicada para a maioria das situações.
Tier 6 – Nível 90
No nível 90 você irá escolher uma habilidade de dano em área.
Conclusão: Halo é a melhor opção em termos de DPS de forma geral, Cascata pode ser bom em um cenário muito específico, e Estrela Divina quando você não puder usar Halo por alguma razão.
Tier 7 – Nível 100
No nível 100 você irá escolher uma habilidade de dano.
Conclusão: o melhor talento para a maioria das situações é Clareza do Poder. Para os níveis de item atuais, as outras opções ainda não estão valendo a pena.
Glifos
Os glifos que não foram citados são mais situacionais e dificilmente você terá que usá-los. Quanto aos glifos menores, eles não mudam em nada sua jogabilidade, então use os que gostar mais.
Rotação
Nesta parte do guia iremos falar sobre rotação para alvo único, AoE e sequência de abertura.
Estilos de Rotação
Atualmente, shadow priest está com uma variedade grande de possíveis rotações, por causa dos talentos de nível 100.
- Tradicional: a rotação que era usada durante o Mists of Pandaria, com foco em manter os DoTs, usar Impacto Mental no cooldown, e Açoite Mental como filler. Esta rotação é a base para quem usa os talentos que não são o Clareza do Poder.
- CoP: CoP = Clarity of Power, que é o talento Clareza do Poder. Esta rotação consiste em nunca usar seus DoTs (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) no alvo e usar Aguilhão Mental como filler no lugar do Açoite Mental.
- CoP Lite: neste estilo você irá fazer sua rotação tradicional (mantendo DoTs) mesmo tendo escolhido o talento Clareza do Poder. No caso, o benefício do talento será a redução no tempo de recarga de Impacto Mental, e o fato dele se tornar instantâneo. Este estilo tem um burst menor que o CoP, mas tem um dano sustentado a longo prazo maior, principalmente a partir de 2 alvos permanentes.
- DoT Weaving: este é o estilo que resulta em maior DPS, porém é o mais complexo de executar. Nele você irá usar o CoP enquanto acumula orbes, e mudar para o CoP Lite quando for gastar estes orbes. Esta rotação será explicada em detalhes nas próximas seções do guia.
Fazendo um resumo bastante superficial (isto é, pode mudar de acordo com o jogador ou a situação), onde usar cada uma delas:
- Use a rotação tradicional caso não esteja com o talento Clareza do Poder.
- Use o CoP contra mobs que não irão viver por muito tempo, que morrerão antes dos DoTs permanecerem por toda sua duração.
- Use o CoP Lite para multi-target
- Use DoT Weaving contra alvos que irão durar bastante tempo (principalmente contra um boss), mas cuidado pois se ela for executada de forma errada irá resultar em perda de DPS.
Rotação Tradicional
Lista de prioridade de habilidades:
Fora isso, ainda resta Demônio das Sombras e Infusão de Poder (caso tenha escolhido este talento), e estes são CDs longos e devem ser usados o máximo de vezes possível durante a luta, e não faz muita diferença se você vai jogar antes ou depois de alguma habilidade específica. Mas de forma geral, quanto mais alinhados eles estiverem com outros buffs, como procs de berloques e BL melhor.
CoP
Lista de prioridade de habilidades:
- DP com 3 ou mais orbes
- Impacto Mental sempre use no CD, e desde que você tenha menos de 5 orbes
- Palavra Sombria: Morte se você tiver menos de 5 orbes. Sempre use 2 vezes seguidas, já que os dois geram orbes
- Aguilhão Mental caso tenha 3 procs de Torrente de Escuridão
- Insanidade caso esteja com este talento
- Aguilhão Mental como “filler” quando não tiver mais nada para fazer
Se você estiver com o talento Torrente de Escuridão, tome cuidado com o que irá fazer durante a DP. Se você lançar um Aguilhão Mental irá remove-lo! Então durante esta janela de duração de DP, aproveite para renovar DoTs em outros alvos, usar outras habilidades como Halo, ou gastar os procs de Torrente de Escuridão (os procs não removem o DP).
DoT Weaving
O princípio do DoT Weaving é usar a sua rotação normal do CoP (com Aguilhão Mental de filler) até atingir 4 orbes. Quando isto acontecer, você irá aplicar os DoTs (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) no alvo, adquirir o quinto orbe, e usar DP duas veze seguidas, fazendo o máximo uso de Insanidade. Uma vez que as duas DP acabarem, os DoTs também terão acabado e você voltará a executar sua rotação CoP normalmente.
Esta rotação vale a pena pois Impacto Mental e Insanidade não são afetados pelo buff de dano do Clareza do Poder. Então seu DPS não é prejudicado ao manter os DoTs no alvo durante este período de DP.
A rotação abaixo inicia quando você tiver 3 orbes, e irá começar gerando o quarto.
- Impacto Mental (agora 4 orbes)
- Aguilhão Mental
- Palavra Sombria: Dor
- Toque Vampírico
- Impacto Mental (agora 5 orbes)
- DP
- Insanidade
- Impacto Mental (agora 3 orbes)
- DP
- Insanidade
- Impacto Mental
- Aguilhão Mental
- Continua com a rotação normal do CoP até atingir 4 orbes novamente e recomeçar)
Uma vez que o alvo estiver abaixo de 20% de vida, o DoT Weaving começa a ficar difícil de manter pela grande quantidade de orbes gerados com Palavra Sombria: Morte, então neste ponto você pode voltar a fazer apenas sua rotação CoP normalmente. Além disso, Palavra Sombria: Morte tem o buff de dano do CoP sem DoTs no alvo.
Rotação AoE
Se o grupo de mobs for durar bastante tempo, mantenha seus DoTs no máximo que conseguir, continue usando Impacto Mental e DP, e Calcinação Mental como filler. Use também o Halo no cooldown.
Se eles forem durar pouco tempo, aplique apenas Palavra Sombria: Dor e use Palavra Sombria: Morte o máximo que conseguir quando eles começarem a morrer. Calcinação Mental continua sendo o filler.
Se o grupo de adds for realmente muito grande, use apenas Calcinação Mental.
Multi-DoT
Este é o cenário que shadow priests precisam dominar. Lutas multi-dot são aquelas onde há alguns alvos (2 ou 3 idealmente) que irão ficar vivos por muito tempo. Um exemplo são as lutas de conselho, ou até lutas com um boss, mas que tem alguns adds que vão ficar vivos por bastante tempo.
Independente de qual combinação de talentos ou qual rotação estiver usando, o princípio é sempre semelhante: mantenha Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico nos alvos secundários, e execute sua rotação normalmente no alvo principal.
Atualmente, em lutas de conselho a partir de 2 alvos constantemente, é mais interessante escolher o talento Torrente de Escuridão.
Entendimento Aprofundado
O que foi falado acima vai ser muito útil e já vai te ajudar bastante no DPS. Porém, para otimizar o seu dano é necessário entender como as tuas habilidades funcionam, como elas interagem entre si e mudam de acordo com a situação. Quanto mais você entender como sua classe funciona, melhores serão suas decisões e mais dano você vai dar.
Gerando Orbes Sombrios
Existem três habilidades que irão gerar orbes: Impacto Mental (MB), Palavra Sombria: Morte (SW:D) e Aparições Sombrias quando você estiver usando Espíritos Auspiciosos. Uma delas é passiva, e as outras duas são extremamente importantes na rotação, suas prioridades já foram citadas, e algumas implicações interessantes a respeito delas são:
Existem 3 habilidades que consomem os seus orbes: a Peste Devoradora, a Entropia do Caos e o Terror Psíquico. Terror Psíquico dificilmente terá utilidade no PVE, e caso tenha, irá resultar em perda de DPS (é uma habilidade de utilidade, que muitas vezes é mais importante que o dano em si). Entropia do Caos é um talento, e basta mantê-lo ativo nos alvos, não tem uma grande complexidade em sua administração. Peste Devoradora junto com o talento Insanidade é a maior fonte de dano de um spriest, portanto tem a prioridade alta. Sua rotação gira em torno de conseguir o maior uptime de Peste Devoradora possível. Um conceito importante para habilidades canalizadas é o “clipping”. Quando você “emenda” duas canalizações, não importa em que momento você o faz, os ticks serão dados da mesma forma. Ou seja: vale mais a pena recomeçar a canalização antes dela terminar do que esperar até o último minuto, pois por causa do lag essa espera pode resultar em perda de ticks. Então mesmo que você cortar uma canalização antes dela acabar, os ticks serão dados da mesma forma, como se fosse uma única canalização até o fim. Porém, isso só vale para quando você faz o “clip” entre dois Açoite Mental iguais (o clip não acontece entre um Açoite Mental e um Insanidade). Um spriest possui 3 dots: Palavra Sombria: Dor (SW:P), Toque Vampírico (VT) e Peste Devoradora (DP). Tem 4 se estiver usando Entropia do Caos. A partir do 6.0, o conceito de DoT Snapshotting deixou de existir. Ou seja: o dano de cada tick não irá mais depender do seu poder de ataque na hora em que o DoT foi aplicado. Agora os ticks são dinâmicos, para cada tick será calculado o dano que ele vai dar de acordo com seus atributos/procs atuais. Na prática, isso quer dizer que você não precisa renovar DoTs por causa de procs, você precisa se preocupar apenas em mantê-los o máximo de tempo possível no alvo. A única exceção para isto é a Peste Devoradora. Esta habilidade é “dividida” em duas partes: o dano inicial que ela causa quando atinge o alvo, e o dano causado pelos DoTs pelos próximos 6 segundos. O dano que será causado pelos DoTs sempre será igual ao dano inicial. Ou seja: se a Peste Devoradora deu um dano inicial de 18k, nos próximos 6 segundos irá dar 6 ticks de 3k cada um, somando ao todo mais 18k de dano. Estes ticks não podem ser críticos ou ter golpes múltiplos independentemente. O Demônio das Sombras é um grande CD de dano. Então ele deve ser usado o máximo de vezes possível durante a luta. Se puder alinhar seu uso com BL (BL) ou algum outro buff, melhor ainda pois seu pet irá se beneficiar dele. Caso esteja usando o Dobramentes, ele será parte importantíssima de sua rotação, então use sempre no cooldown. Como agora não existe mais a diferença entre “spell haste” e “melee haste”, apenas aceleração, o Demônio das Sombras/Dobramentes irá dar mais dano caso você tenha Infusão de Poder ativo. Então se estiver usando este talento, procure sempre sincronizar os dois. Ter um DPS alto não é a única importante para um jogador. Permanecer vivo é fundamental, afinal o DPS de quem está morto é zero. Além disso, saber usar suas habilidades de utilidade sempre ajudará no objetivo final, que é matar o boss. Apesar de usar tecido, spriests têm uma ótima sobrevivência. A forma de sombra dá 100% a mais de armadura, e além disso, você tem vários recursos que ajudam a não morrer. Eles são: Além de todas as coisas citadas acima que você tem para sobreviver, há várias ouras coisas para ajudar o resto do grupo a sobreviver também. A prioridade dos atributos está bem difícil de especificar, pois irá depender do seu item level, quantidade de alvos, movimentação… então por enquanto o máximo que podemos fazer é indicar quais os melhores atributos para cada situação: A diferença que você terá no DPS caso foque apenas em maestria, ou em crítico e golpes múltiplos é pequena. Então não se estresse demais em relação a isso, use o que achar melhor, ou de acordo com as lutas mais difíceis para o seu grupo. Macros e Addons são coisas muito pessoais, então leia este próximo capítulo mais a título de sugestões do que obrigações. Use sua criatividade para personalizar sua interface de forma que as informações importantes para o seu desempenho tenham visualização rápida e fácil. Todos os addons listados abaixo podem ser encontrados no site da Curse. Lembre-se que a macro precisa estar na mesma língua que o seu jogo, então escolha a certa na hora de copiar ou criar macros. Essa macro tem duas utilidades. A primeira delas, é interromper qualquer coisa que você estiver castando para usar o Dispersão. Afinal, se você está usando ele é porque é importante, então qualquer demora pode significar a sua morte. A segunda delas é que no mesmo botão você consegue usar a Dispersão e cancelar ela. Às vezes você não precisa de toda a regeneração de mana ou de todo o tempo de defesa, então para não ficar sem bater durante 6 segundos é bom conseguir cancelar a aura de maneira prática. É interessante colocar uma macro para garantir que você irá interromper o seu cast atual para silenciar o alvo na hora certa. E esse é o fim do guia de sacerdotes de sombra! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou consideração é só deixar nos comentários =) Guia por Linissa
Consumindo Orbes Sombrios
Açoite Mental
DoTs
Demônio das Sombras/Dobramentes
Outros Recursos
Sobrevivência
Utilidade
Atributos
Atributos Básicos
Prioridade dos Atributos
Addons e Macros
Addons
Macros
Dispersão
Silêncio
Conclusão
Changelog