Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não irá se aplicar ao PVP.

Seja bem vindo ao guia de Sacerdote de Sombra! Ele está atualizado para o patch 6.0 e aqui você irá aprender tudo (ou quase tudo) o que precisa saber sobre “spriests” em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

Nesta expansão os sacerdotes de sombra estão com uma jogabilidade muito complexa e interessante. Existem diversas formas de combinar seus talentos (de nível 45, 75 e 100) para conseguir rotações diferentes, e cada uma delas sendo mais apropriada para cada tipo de luta e ambiente. O grande diferencial de um spriest será saber jogar com todas estas builds para ter um bom desempenho em qualquer encontro.

Numero de alvos, tempo de duração dos alvos e movimentação são os fatores que você precisará considerar na hora de escolher como irá jogar para extrair o máximo que a classe permite, então prepare-se para muito treino pela frente! =)

Talentos e Glifos

Felizmente não existe uma única escolha correta de talentos e glifos. Eles vão variar de acordo com a situação, então esteja sempre pronto para mudá-los em cada luta!

Talentos

Tier 1 – Nível 15

No nível 15 você irá ganhar uma habilidade de sobrevivência.

  • Prece Desesperada: é uma boa cura instantânea que permite um melhor controle em sua sobrevivência. Porém, é mais uma habilidade para se lembrar de apertar, então é necessário criar o hábito de usá-la. Será melhor que o Baluarte Angelical em lutas com Mind Control, pois o baluarte irá dificultar os outros jogadores de te tirarem do Mind Control.
  • Máscara Espectral: esta habilidade fará você “sumir” durante alguns segundos. São poucos os encontros onde esta habilidade é útil, mas às vezes você pode evitar certas mecânicas com ela. É possível também resetar um boss usando esta habilidade.
  • Baluarte Angelical: quando você ficar com menos de 30% de vida ele irá procar, gerando um escudo de absorção com o valor de 15% do seu HP total. Por ser passivo, a grande vantagem é que você não precisa se preocupar em quando usar ele. O escudo será gerado automaticamente, aumentando muito sua sobrevivência.

Conclusão: o Baluarte Angelical oferece uma ótima sobrevivência e será a melhor opção na maioria das lutas, e as outras duas têm utilidade mais situacional.

Tier 2 – Nível 30

No nível 30 você escolherá uma forma de melhorar a sua mobilidade.

  • Corpo e Alma: Oferece boa mobilidade de muito fácil acesso. Quando precisar sair correndo, basta colocar o escudo em você mesmo. A desvantagem é que em determinado momento você pode precisar desta mobilidade mas estar com o debuff Alma Enfraquecida. A vantagem é que você irá usar o escudo com uma certa frequência, diminuindo o dano que você toma em geral.
  • Pena Angelical: A mobilidade é enorme, e pode ser utilizada por outros jogadores. Porém, há a necessidade de colocá-las no chão e passar em cima, sendo menos prático que Corpo e Alma. Como elas duram bastante tempo, também podem ser colocadas no chão em lugares estratégicos para serem usadas posteriormente na luta.
  • Fantasma: Será muito útil em lutas onde seu personagem fica enraizado. Porém, são poucas as lutas onde isto acontece, então na maioria das vezes você estará usando um dos outros dois talentos.

Conclusão: Corpo e Alma é muito prático, oferece ótima mobilidade e ainda aumenta sua sobrevivência, então é o mais recomendável no geral. Pena Angelical é muito bom quando há necessidade de percorrer longas distâncias, e Fantasma será totalmente situacional.

Tier 3 – Nível 45

No nível 45 a escolha será de um talento para aumentar o seu DPS.

  • Torrente de Escuridão: cada tick de Toque Vampírico e Peste Devoradora tem 10% de chance de gerar um proc de Aguilhão Mental. Com este proc o Aguilhão Mental será instantâneo, dará 50% a mais de dano e não irá remover os DoTs do alvo. Este proc pode acumular até 3 vezes. É uma boa escolha em lutas com muita movimentação, pois além de ganhar procs instantâneos você pode guardar estes procs para gastá-los em períodos em que precisar se deslocar. É ainda melhor em lutas onde houver a partir de 2 alvos permanentes, como em lutas de conselho.
  • Dobramentes: versão aprimorada do Demônio das Sombras, com 1 minuto de recarga e 15 segundos de duração. É também  uma boa opção em lutas com bastante movimento, e quando houver necessidade de “bursts” de dano em momentos específicos da luta.
  • Insanidade: transforma o Açoite Mental em Insanidade toda vez que você gastar seus orbes sombrios. A duração do buff de Insanidade irá durar 2 segundos para cada orbe consumido (esta duração irá diminuir de acordo com sua quantidade de aceleração). Agora ele não é mais vinculado apenas à Peste Devoradora, ele também será ativado se você usar Terror Psíquico ou Entropia do Caos. E o buff é aplicado a você, então o efeito de Insanidade irá persistir mesmo que você mude de alvo. Esta opção é a que resulta em maior DPS quando usada com Clareza do Poder e com a rotação de DotWeave (mais sobre esta rotação adiante no guia). Porém, exige que você consiga ficar parado durante os períodos de canalização para se aproveitar totalmente do talento.

Conclusão: atualmente, Insanidade é a opção que resulta em maior DPS em alvo único caso você consiga executar corretamente. Porém, quando a movimentação é intensa fica difícil aproveitar bem este talento e Torrente de Escuridão se torna mais interessante. Dobramentes também é bom para lutas com muito movimento, principalmente se houver momentos específicos onde um esforço de DPS é necessário.

Tier 4 – Nível 60

No nível 60 você irá ganhar uma habilidade de controle coletivo (CC).

  • Tentáculos do Caos: evoca tentáculos que irão enraizar até 5 alvos em um raio de 8 metros. O enraizamento irá durar 20 segundos, ou até que seja morto (se o mob bater, irá morrer bem rápido). É muito útil para o controle de certos tipos de adds, porém tome cuidado ao enraizar um add que precisa ser tankado, pois isto pode matar um melee que estiver por perto.
  • Grito Psíquico: é o famoso “fear”, que faz com que até 5 alvos corram de medo durante 8 segundos. É uma ótima forma de controle de adds, e caso eles devam permanecer agrupados, use o Glyph of Fear.
  • Dominar Mente: você controla o inimigo por até 30 segundos. Seu uso costuma ser mais voltado para o PVP, e será usado no PVE apenas se alguma mecânica muito específica exigir.

Conclusão: escolha de acordo com o tipo de luta e também o ambiente em que você se encontra, todos estes talentos são situacionais.

Tier 5 – Nível 75

No nível 75 você irá escolher outra habilidade que aumentará seu DPS.

  • Virada do Destino: Este talento aumenta o seu dano toda vez que atingir um alvo com menos de 35% de vida. Melhor escolha em lutas com adds que irão sobreviver pouco tempo, de forma que o buff estará up durante boa parte da luta.
  • Infusão de Poder: CD de 2 minutos, tipo um mini BL pessoal, que irá aumentar sua aceleração em 25% durante 20 segundos. Costuma ser bom para lutas de um alvo ou onde um burst de dps é necessário em alguma fase da luta. Dobramentes e Demônio das Sombras agora são beneficiados por este buff, então usá-los em conjunto é recomendável.
  • Percepção Sombria: os ticks de Palavra Sombria: Dor tem chance de procar um Impacto Mental instantâneo. Costuma ser bom quando há vários alvos na luta e as chances de procar são maiores. Também é bom para lutas com muito movimento, permitindo usar Impacto Mental instantaneamente. Porém, ele adiciona uma aleatoriedade na rotação que pode torná-la difícil de administrar, principalmente quando você estiver usando Clareza do Poder.

Conclusão: atualmente Virada do Destino é a escolha mais indicada para a maioria das situações.

Tier 6 – Nível 90

No nível 90 você irá escolher uma habilidade de dano em área.

  • Cascata: este talento será viável apenas se houverem muitos adds espalhados de forma irregular, dificultando o uso do Halo. Além disso, são necessários muitos alvos para este talento valer a pena, pois a cascata nunca atinge o mesmo alvo 2 vezes.
  • Estrela Divina: este talento só irá valer a pena caso haja adds agrupados e você esteja impossibilitado de se afastar para usar o Halo, ou se você estiver em uma dungeon e não quiser puxar um grupo indesejado de mobs. Não é recomendável usar para alvo único, pois seu dano é equivalente ao do Açoite Mental neste cenário.
  • Halo: é a habilidade que dá mais dano das 3, principalmente se você estiver a 25 metros do alvo. Evite usar caso você esteja a menos de 15 metros de distância. É recomendável o uso de algum addon para monitorar esta distância (como Halo Pro).

Conclusão: Halo é a melhor opção em termos de DPS de forma geral, Cascata pode ser bom em um cenário muito específico, e Estrela Divina quando você não puder usar Halo por alguma razão.

Tier 7 – Nível 100

No nível 100 você irá escolher uma habilidade de dano.

  • Clareza do PoderAguilhão Mental, Calcinação Mental e Palavra Sombria: Morte dão 40% a mais de dano em alvos que não tenham DoTs (SW:P e VT). Além disso, o tempo de recarga de Impacto Mental é reduzido em 3 segundos e ele se torna instantâneo. Este talento é o mais indicado para a maioria das lutas.
  • Entropia do Caos: é um DoT extra que consume 3 orbes sombrios, com duração de 1 minuto. É possível mantê-lo em 2 alvos e até 3 em algumas situações. Atualmente é a opção menos interessante em termos de DPS.
  • Espíritos Auspiciosos: com este talento, sempre que Aparições Sombrias atingirem o alvo uma orbe sombria será gerada para você ao invés de dar dano. É uma escolha muito boa em lutas com muitos alvos, onde é possível manter Palavra Sombria: Dor em vários deles. Este talento irá permitir o uso de várias Peste Devoradora, o que irá aumentar sua sobrevivência.

Conclusão: o melhor talento para a maioria das situações é Clareza do Poder. Para os níveis de item atuais, as outras opções ainda não estão valendo a pena.

Glifos

glifos

  • Glifo de Escudo Refletor: caso seu escudo seja totalmente consumido, o dano será equivalente a um Impacto Mental. Excelente para momentos de dano e também de movimentação, já que o escudo irá aumentar sua sobrevivência e também seu DPS.
  • Glifo de Palavra Sombria: Morte: normalmente não é interessante usar Palavra Sombria: Morte quando o alvo tiver mais de 20% de vida, porém, em períodos de movimentação intensa, ele irá causar mais dano do que Palavra Sombria: Dor. É um min-max difícil de se executar que resulta em um ganho mínimo de DPS, então faça isso apenas se tiver certeza do que está fazendo!
  • Glyph of Mind Flay: ao invés de deixar o alvo mais lento, irá aumentar a sua velocidade após o uso do Açoite Mental. Este glifo é muito bom, dá uma boa ajuda na mobilidade e consequentemente no DPS.
  • Glyph of Vampiric Embrace: é uma versão melhorada do Abraço Vampírico tradicional. Ele irá dobrar a cura realizada, porém sua duração diminui em 5 segundos. Indicado quando houver necessidade de um burst maior de cura.
  • Glyph of Fear: útil apenas em situações bem específicas, onde adds precisam ser controlados, mas devem permanecer no lugar.
  • Glifo de Silêncio: muito bom quando há necessidade de interromper adds com frequência.
  • Glifo de Colheita Mental: este glifo é bom em lutas onde novos adds aparecem com frequência. Se não for o caso, não use ele pois aumenta o tempo de recarga de Impacto Mental. Se quiser saber mais sobre quando usar este glifo, confira este guia do Twintop onde ele diz exatamente quando vale a pena usar ou não!
  • Glifo de Desvanecer: transforma o feitiço Desvanecer em um CD de defesa.

Os glifos que não foram citados são mais situacionais e dificilmente você terá que usá-los. Quanto aos glifos menores, eles não mudam em nada sua jogabilidade, então use os que gostar mais.

Rotação

rotação

Nesta parte do guia iremos falar sobre rotação para alvo único, AoE e sequência de abertura.

Estilos de Rotação

Atualmente, shadow priest está com uma variedade grande de possíveis rotações, por causa dos talentos de nível 100.

  • Tradicional: a rotação que era usada durante o Mists of Pandaria, com foco em manter os DoTs, usar Impacto Mental no cooldown, e Açoite Mental como filler. Esta rotação é a base para quem usa os talentos que não são o Clareza do Poder.
  • CoP: CoP = Clarity of Power, que é o talento Clareza do Poder. Esta rotação consiste em nunca usar seus DoTs (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) no alvo e usar Aguilhão Mental como filler no lugar do Açoite Mental.
  • CoP Lite: neste estilo você irá fazer sua rotação tradicional (mantendo DoTs) mesmo tendo escolhido o talento Clareza do Poder. No caso, o benefício do talento será a redução no tempo de recarga de Impacto Mental, e o fato dele se tornar instantâneo. Este estilo tem um burst menor que o CoP, mas tem um dano sustentado a longo prazo maior, principalmente a partir de 2 alvos permanentes.
  • DoT Weaving: este é o estilo que resulta em maior DPS, porém é o mais complexo de executar. Nele você irá usar o CoP enquanto acumula orbes, e mudar para o CoP Lite quando for gastar estes orbes. Esta rotação será explicada em detalhes nas próximas seções do guia.

Fazendo um resumo bastante superficial (isto é, pode mudar de acordo com o jogador ou a situação), onde usar cada uma delas:

  • Use a rotação tradicional caso não esteja com o talento Clareza do Poder.
  • Use o CoP contra mobs que não irão viver por muito tempo, que morrerão antes dos DoTs permanecerem por toda sua duração.
  • Use o CoP Lite para multi-target
  • Use DoT Weaving contra alvos que irão durar bastante tempo (principalmente contra um boss), mas cuidado pois se ela for executada de forma errada irá resultar em perda de DPS.

Rotação Tradicional

Lista de prioridade de habilidades:

Fora isso, ainda resta Demônio das Sombras e Infusão de Poder (caso tenha escolhido este talento), e estes são CDs longos e devem ser usados o máximo de vezes possível durante a luta, e não faz muita diferença se você vai jogar antes ou depois de alguma habilidade específica. Mas de forma geral, quanto mais alinhados eles estiverem com outros buffs, como procs de berloques e BL melhor.

Esta também é a rotação do CoP Lite

CoP

Lista de prioridade de habilidades:

Se você estiver com o talento Torrente de Escuridão, tome cuidado com o que irá fazer durante a DP. Se você lançar um Aguilhão Mental irá remove-lo! Então durante esta janela de duração de DP, aproveite para renovar DoTs em outros alvos, usar outras habilidades como Halo, ou gastar os procs de Torrente de Escuridão (os procs não removem o DP).

DoT Weaving

O princípio do DoT Weaving é usar a sua rotação normal do CoP (com Aguilhão Mental de filler) até atingir 4 orbes. Quando isto acontecer, você irá aplicar os DoTs (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) no alvo, adquirir o quinto orbe, e usar DP duas veze seguidas, fazendo o máximo uso de Insanidade. Uma vez que as duas DP acabarem, os DoTs também terão acabado e você voltará a executar sua rotação CoP normalmente.

Esta rotação vale a pena pois Impacto Mental e Insanidade não são afetados pelo buff de dano do Clareza do Poder. Então seu DPS não é prejudicado ao manter os DoTs no alvo durante este período de DP.

A rotação abaixo inicia quando você tiver 3 orbes, e irá começar gerando o quarto.

Uma vez que o alvo estiver abaixo de 20% de vida, o DoT Weaving começa a ficar difícil de manter pela grande quantidade de orbes gerados com Palavra Sombria: Morte, então neste ponto você pode voltar a fazer apenas sua rotação CoP normalmente. Além disso, Palavra Sombria: Morte tem o buff de dano do CoP sem DoTs no alvo.

Rotação AoE

Se o grupo de mobs for durar bastante tempo, mantenha seus DoTs no máximo que conseguir, continue usando Impacto Mental e DP, e Calcinação Mental como filler. Use também o Halo no cooldown.

Se eles forem durar pouco tempo, aplique apenas Palavra Sombria: Dor e use Palavra Sombria: Morte o máximo que conseguir quando eles começarem a morrer. Calcinação Mental continua sendo o filler.

Se o grupo de adds for realmente muito grande, use apenas Calcinação Mental.

Multi-DoT

Este é o cenário que shadow priests precisam dominar. Lutas multi-dot são aquelas onde há alguns alvos (2 ou 3 idealmente) que irão ficar vivos por muito tempo. Um exemplo são as lutas de conselho, ou até lutas com um boss, mas que tem alguns adds que vão ficar vivos por bastante tempo.

Independente de qual combinação de talentos ou qual rotação estiver usando, o princípio é sempre semelhante: mantenha Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico nos alvos secundários, e execute sua rotação normalmente no alvo principal.

Atualmente, em lutas de conselho a partir de 2 alvos constantemente, é mais interessante escolher o talento Torrente de Escuridão.

Entendimento Aprofundado

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O que foi falado acima vai ser muito útil e já vai te ajudar bastante no DPS. Porém, para otimizar o seu dano é necessário entender como as tuas habilidades funcionam, como elas interagem entre si e mudam de acordo com a situação. Quanto mais você entender como sua classe funciona, melhores serão suas decisões e mais dano você vai dar.

Gerando Orbes Sombrios

Existem três habilidades que irão gerar orbes: Impacto Mental (MB), Palavra Sombria: Morte (SW:D) e Aparições Sombrias quando você estiver usando Espíritos Auspiciosos. Uma delas é passiva, e as outras duas são extremamente importantes na rotação, suas prioridades já foram citadas, e algumas implicações interessantes a respeito delas são:

  • Impacto Mental na prática é a sua skill com maior prioridade, já que é ela que gera o DP e também dá bastante dano. Então você sempre vai parar tudo o que está fazendo para usá-lo.
  • Palavra Sombria: Morte funciona igual ao MB na questão da prioridade. Você pode usá-la duas vezes antes de ativar o tempo de recarga, e ambas irão gerar orbes, então você pode simplesmente usá-los duas vezes seguidas.
  • Você nunca irá usar um MB ou SW:D quando já tiver 5 orbes. A não ser em casos extremamente específicos onde há necessidade de um mini-burst em um alvo, e você irá precisar “guardar” o Insanidade para ele. Mas tenha em mente que este cenário causa perda de DPS.

Consumindo Orbes Sombrios

Existem 3 habilidades que consomem os seus orbes: a Peste Devoradora, a Entropia do Caos e o Terror Psíquico.

Terror Psíquico dificilmente terá utilidade no PVE, e caso tenha, irá resultar em perda de DPS (é uma habilidade de utilidade, que muitas vezes é mais importante que o dano em si). Entropia do Caos é um talento, e basta mantê-lo ativo nos alvos, não tem uma grande complexidade em sua administração. Peste Devoradora junto com o talento Insanidade é a maior fonte de dano de um spriest, portanto tem a prioridade alta. Sua rotação gira em torno de conseguir o maior uptime de Peste Devoradora possível.

Açoite Mental

Um conceito importante para habilidades canalizadas é o “clipping”. Quando você “emenda” duas canalizações, não importa em que momento você o faz, os ticks serão dados da mesma forma. Ou seja: vale mais a pena recomeçar a canalização antes dela terminar do que esperar até o último minuto, pois por causa do lag essa espera pode resultar em perda de ticks. Então mesmo que você cortar uma canalização antes dela acabar, os ticks serão dados da mesma forma, como se fosse uma única canalização até o fim. Porém, isso só vale para quando você faz o “clip” entre dois Açoite Mental iguais (o clip não acontece entre um Açoite Mental e um Insanidade).

mind-flay-clipping

DoTs

Um spriest possui 3 dots: Palavra Sombria: Dor (SW:P), Toque Vampírico (VT) e Peste Devoradora (DP). Tem 4 se estiver usando Entropia do Caos.

A partir do 6.0, o conceito de DoT Snapshotting deixou de existir. Ou seja: o dano de cada tick não irá mais depender do seu poder de ataque na hora em que o DoT foi aplicado. Agora os ticks são dinâmicos, para cada tick será calculado o dano que ele vai dar de acordo com seus atributos/procs atuais. Na prática, isso quer dizer que você não precisa renovar DoTs por causa de procs, você precisa se preocupar apenas em mantê-los o máximo de tempo possível no alvo.

A única exceção para isto é a Peste Devoradora. Esta habilidade é “dividida” em duas partes: o dano inicial que ela causa quando atinge o alvo, e o dano causado pelos DoTs pelos próximos 6 segundos. O dano que será causado pelos DoTs sempre será igual ao dano inicial.

Ou seja: se a Peste Devoradora deu um dano inicial de 18k, nos próximos 6 segundos irá dar 6 ticks de 3k cada um, somando ao todo mais 18k de dano. Estes ticks não podem ser críticos ou ter golpes múltiplos independentemente.

Demônio das Sombras/Dobramentes

O Demônio das Sombras é um grande CD de dano. Então ele deve ser usado o máximo de vezes possível durante a luta. Se puder alinhar seu uso com BL (BL) ou algum outro buff, melhor ainda pois seu pet irá se beneficiar dele. Caso esteja usando o Dobramentes, ele será parte importantíssima de sua rotação, então use sempre no cooldown.

Como agora não existe mais a diferença entre “spell haste” e “melee haste”, apenas aceleração, o Demônio das Sombras/Dobramentes irá dar mais dano caso você tenha Infusão de Poder ativo. Então se estiver usando este talento, procure sempre sincronizar os dois.

Outros Recursos

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Ter um DPS alto não é a única importante para um jogador. Permanecer vivo é fundamental, afinal o DPS de quem está morto é zero. Além disso, saber usar suas habilidades de utilidade sempre ajudará no objetivo final, que é matar o boss.

Sobrevivência

Apesar de usar tecido, spriests têm uma ótima sobrevivência. A forma de sombra dá 100% a mais de armadura, e além disso, você tem vários recursos que ajudam a não morrer. Eles são:

  • Dispersão: Este é o seu CD de defesa mais poderoso, proporcionando 90% de redução de dano. Com ele você é praticamente imortal, até mesmo se o boss estiver te atacando. Infelizmente enquanto ele estiver ativo não é possível atacar, então tenha uma macro para cancelar a aura para os casos em que ele não será necessário por toda a sua duração. Lembre-se que ele não recupera mais mana.
  • Talento nível 15: Ótimo recurso de sobrevivência, vantagens e desvantagens de cada um discutidas na parte de Talentos.
  • Peste Devoradora: 100% do dano causado por esta habilidade será convertido em cura, o que com o novo modelo de cura de Warlords of Draenor irá gerar muito menos sobrecura do que durante o Mists of Pandaria. Se estiver em um ambiente particularmente hostil e precisar de muita curaEspíritos Auspiciosos é uma boa opção de talento, pois permite o uso de Peste Devoradora com mais frequência.
  • Palavra de Poder: Escudo: Caso esteja usando o talento Corpo e Alma você provavelmente irá usá-lo regularmente para ajudar na mobilidade. Não se esqueça que ele pode ser usado também como um pequeno CD de defesa praticamente sem prejudicar seu DPS caso esteja usando Glifo de Escudo Refletor.
  • Cura Célere: É uma perda de DPS, mas pode ser a diferença entre vida e morte. Ele também te tira da forma de sombra! Então use realmente em momentos de emergência em que seus outros meios de sobrevivência tiverem acabado. E não se esqueça de voltar para a forma de sombra depois.

Utilidade

Além de todas as coisas citadas acima que você tem  para sobreviver, há várias ouras coisas para ajudar o resto do grupo a sobreviver também.

  • Abraço Vampírico: Ótimo CD de cura para a raid. Talvez o seu Raid Líder peça para ser usado em algum momento específico, mas se isso não acontecer, veja em quais momentos o grupo está tendo mais dificuldade e use!  Como a cura é proporcional ao seu dano, é melhor ainda se for usado junto com um burst de DPS.
  • Salto da Fé: As outras classes costumam odiar essa habilidade pois ela frequentemente é usada para trolar os outros. Porém, ela pode salvar vidas. Tirar de cima do fogo aquele jogador que tomou um breve DC, ou puxar alguém que foi arremessado para fora de uma plataforma. Use sua criatividade, e esteja atento às situações onde o “life grip” pode salvar alguém.
  • Prece de Recomposição: Ela costumava ser boa principalmente em momentos de movimentação e dano das lutas, mas agora não é mais instantânea e vai te tirar da forma de sombra, então dificilmente terá utilidade.
  • Dissipação em Massa: Em lutas em que o dispel é muito intenso, use o máximo que puder. Shadow não tem problemas de mana, ao contrário dos healers, e esta habilidade é extremamente cara.
  • Silêncio: muito útil para interromper e silenciar adds.
  • Dissipar Magia: diversos inimigos nesta expansão necessitam ser dispelados ofensivamente, e nem todas as classes possuem esta habilidade. Então não deixe de usá-la.

Atributos

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Atributos Básicos

  • Intelecto é o seu atributo principal. Intelecto se transforma em poder mágico, além de aumentar a chance de crítico.
  • Aceleração irá diminuir a velocidade de lançamento de feitiços, irá diminuir o seu GCD (global cooldown), e irá aumentar a frequência de ticks de seus dots.
  • Golpes Múltiplos é o novo atributo da expansão, que dá uma chance de um golpe atingir o alvo 2 ou 3 vezes, cada vez com 30% do valor original.
  • Acerto Crítico irá aumentar as chances de seus feitiços serem críticos (darem 2x a quantidade de dano). Além disso, os ticks de seus dots podem ser críticos também, e no caso do SW:P os ticks críticos têm chance de gerar Aparições Sombrias.
  • Maestria foi modificada no 6.0 para aumentar o dano em alvo único. Maestria agora aumenta o dano de Impacto MentalAçoite Mental e Aguilhão Mental.
  • Versatilidade aumenta o seu dano e cura realizados, e diminui o seu dano recebido.

Prioridade dos Atributos

A prioridade dos atributos está bem difícil de especificar, pois irá depender do seu item level, quantidade de alvos, movimentação… então por enquanto o máximo que podemos fazer é indicar quais os melhores atributos para cada situação:

  • A primeira coisa, é ter a aceleração entre 15% e 20% (GCD cap), mas não mais do que isso. Caso você esteja usando o encantamento de arma de aceleração, ou trinkets de aceleração, 15% é o mais indicado.
  • Maestria é o melhor atributo para dano em alvo único
  • Crítico e Golpes Múltiplos para lutas com adds, ou mais de um alvo

A diferença que você terá no DPS caso foque apenas em maestria, ou em crítico e golpes múltiplos é pequena. Então não se estresse demais em relação a isso, use o que achar melhor, ou de acordo com as lutas mais difíceis para o seu grupo.

Addons e Macros

addons

Macros e Addons são coisas muito pessoais, então leia este próximo capítulo mais a título de sugestões do que obrigações. Use sua criatividade para personalizar sua interface de forma que as informações importantes para o seu desempenho tenham visualização rápida e fácil.

Addons

Todos os addons listados abaixo podem ser encontrados no site da Curse.

  • HaloPro: Bem simples, ele deixa uma barrinha na sua tela (você escolhe onde deixar ela) que vai dizer se você está na distância ideal do Halo ou não.
  • Weak AurasAddon básico e importante para todas as classes, permite que você acompanhe praticamente qualquer coisa em algum lugar apropriado na sua tela.
  • Tidy Plates: Caso você não goste de muitos addons poluindo a sua tela, o tidy plates faz um bom trabalho na hora de acompanhar os dots nos alvos. Ao contrário das placas da interface padrão da Blizzard, este mostra os dots em todos os alvos, e não apenas o seu alvo atual, ficando mais fácil de saber quem precisa ser dotado.

Macros

Lembre-se que a macro precisa estar na mesma língua que o seu jogo, então escolha a certa na hora de copiar ou criar macros.

Dispersão

Essa macro tem duas utilidades. A primeira delas, é interromper qualquer coisa que você estiver castando para usar o Dispersão. Afinal, se você está usando ele é porque é importante, então qualquer demora pode significar a sua morte.

A segunda delas é que no mesmo botão você consegue usar a Dispersão e cancelar ela. Às vezes você não precisa de toda a regeneração de mana ou de todo o tempo de defesa, então para não ficar sem bater durante 6 segundos é bom conseguir cancelar a aura de maneira prática.

Atenção: não aperte várias vezes o botão, senão você irá cancelar a aura imediatamente após usar!
  • #showtooltip Dispersão
  • /stopcasting
  • /cancelaura Dispersão
  • /cast Dispersão

Silêncio

É interessante colocar uma macro para garantir que você irá interromper o seu cast atual para silenciar o alvo na hora certa.

  • #showtooltip Silêncio
  • /stopcasting
  • /cast Silêncio

Conclusão

E esse é o fim do guia de sacerdotes de sombra! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou consideração é só deixar nos comentários =)

Changelog

  • 20/05/2014: Criação do guia
  • 28/11/2014: Atualização para o patch 6.0
  • 16/01/2015: Atualização da prioridade de atributos e da rotação multi-dot

Guia por Linissa