Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não irá se aplicar ao PVP.
Lembre-se que você pode mudar o idioma das habilidades linkadas neste guia! Para isso basta escolher na caixinha no canto superior direito qual a língua do Wowhead que você prefere, inglês ou português.

Bem vindo ao guia de Paladino Retribuição! Ele está atualizado para o patch 6.0 e aqui você irá aprender o essencial sobre um pala retri em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

De forma bem resumida, a vida do paladino retribuição se resume aos seguintes objetivos:

  • Gerar o máximo possível de poder sagrado
  • Consumir este poder sagrado com 5 cargas
  • Ficar o máximo de tempo possível colado nas costas do boss (assim como todo melee)
  • Usar sempre suas habilidades de utilidade na raid. Este é o grande diferencial de um paladino, e normalmente é o principal motivo de quererem um no grupo.

Talentos e Glifos

Felizmente não existe uma única escolha correta de talentos e glifos. Eles vão variar de acordo com a situação, então esteja sempre pronto para mudá-los em cada luta!

Talentos

Tier 1 – Nível 15

No nível 15 você escolherá uma forma de melhorar a sua mobilidade.

  • Velocidade da Luz: é a melhor escolha quando você precisa de uma fonte confiável de aumento de velocidade em momentos específicos. Usado normalmente para percorrer longas distâncias.
  • O Longo Braço da Lei: será útil em lutas com muitos adds espalhados. Neste caso, usar o Julgamento fará com que você chegue rapidamente em cada alvo, aumentando assim o seu tempo efetivo batendo. Também será útil caso o boss se mova com frequência.
  • Busca de Justiça: oferece uma boa mobilidade constante, escolha em lutas que não se enquadram nos dois cenários acima.

Sendo uma spec melee é muito importante que você esteja o tempo todo perto do seu alvo. Muitas lutas possuem movimento, então esta tier de talentos é muito importante neste aspecto, para otimizar o seu tempo ativo no boss.

Tier 2 – Nível 30

No nível 30 você irá escolher uma forma de controle de adds.

  • Punho da Justiça: substitui Martelo da Justiça por um equivalente com a metade do tempo de recarga. É um stun à distância, muito útil em lutas com adds pois pode funcionar como uma interrupção extra.
  • Contrição: incapacita o alvo durante 1 minuto, porém o efeito será quebrado caso ele tome dano. São poucos os encontros onde habilidades deste tipo são úteis, mas pode ajudar muito em trash ou em masmorras.
  • Luz Ofuscante: desnorteia todos os inimigos em um raio de 10 metros, é uma boa opção quando houver necessidade de CC em área.

Punho da Justiça costuma ser a usada com mais frequência, mas todas terão utilidade dependendo da situação.

Tier 3 – Nível 45

No nível 45 você escolherá uma habilidade de cura. Não é recomendável usar Chama Eterna pois ele gasta Poder Sagrado, o que resulta em uma grande perda de DPS. As outras duas opções vão depender do seu estilo de jogo e do tipo de luta:

  • Curador Abnegado: é a escolha mais interessante na maioria das situações. Como você irá usar Julgamento com frequência, você terá 3 stacks quase o tempo todo, fazendo com que o seu Clarão de Luz seja instantâneo. Apesar de ser 20% mais efetivo em outros jogadores, ainda é bastante interessante quando usado em você mesmo. Você pode salvar a vida de alguém gastando apenas um GCD (tempo de recarga global).
  • Chama Eterna: Não é recomendável em uma raid pois ele gasta Poder Sagrado, o que resulta em perda de DPS. Porém pode ser útil caso você esteja fazendo conteúdo solo.
  • Escudo Sagrado: pode ser facilmente incorporado em sua rotação aumentando bastante a sua sobrevivência. A desvantagem é que é necessário um GCD para usá-lo, o que resulta em perda de DPS.

Escudo Sagrado irá ajudar na prevenção constante de dano, e Curador Abnegado poderá salvar membros em risco iminente de morte. É recomendável também colocar ambos os feitiços em macros de mouseover para facilitar o uso em outros membros do seu grupo.

Tier 4 – Nível 60

No nível 60 você irá escolher entre 3 formas de melhorar sua utilidade.

  • Mão da Pureza: reduz todo o dano tomado por um alvo aliado em 10% e em 80% o dano de DoTs (danos periódicos). No caso de DoTs que não podem ser dispelados (como os DoTs de stacks de tank), esta redução é de 40%.
  • Espírito Indestrutível: aumenta muito a sua sobrevivência pois diminui o tempo de recarga de Proteção Divina, Escudo Divino e Impor as Mãos que são habilidades extremamente valiosas. Será a escolha padrão para a maioria das situações.
  • Clemência: concede 2 cargas para todos os seus feitiços do tipo “Mão”. Isso quer dizer que você poderá usá-los 2 vezes antes deles entrarem em recarga, e o tempo de recarga começará a ser contado a partir do uso do primeiro. Em lutas onde os seus feitiços de “Mão” são úteis este talento irá duplicar a sua utilidade, fazendo com que seja a melhor escolha.

Espírito Indestrutível sempre será útil para você mesmo então você pode escolher ele como padrão. Os outros dois são muito úteis também em cenários específicos, então nunca deixe de analisar a luta para saber se poderá ajudar mais com um deles.

Tier 5 – Nível 75

No nível 75 você irá escolher entre 3 habilidades que aumentam o seu dano. A proposta desta tier é aumentar o seu uso de consumidores de Poder Sagrado.

  • Vingador Sagrado: é a única habilidade que não é passiva, então é necessário incorporá-la em sua rotação. Funciona como um “burst” de dano aumentando a sua geração de Poder Sagrado. Use junto com seus outros CDs de dano quando puder como Ira Vingativa.
  • Ira Santificada: irá aumentar o seu DPS de forma confiável e é fácil de incorporar à rotação por ser um modificador da Ira Vingativa.
  • Desígnio Divino: uma habilidade passiva que te permite usar habilidades consumidoras de Poder Sagrado (como Tempestade Divina ou Veredito do Templário) com mais frequência devido ao proc que faz com que estas habilidades sejam grátis.

Em uma raid, a escolha será entre Vingador Sagrado e Ira Santificada. A diferença de DPS entre eles é pequena, sendo que Vingador Sagrado é um pouco melhor para lutas com bastante AoE ou quando um burst maior é necessário. Já Ira Santificada é mais fácil de incorporar à rotação.

Desígnio Divino pode ser bom em masmorras onde há muito dano em área, mas é pouco confiável para usar em uma raid.

Tier 6 – Nível 90

No nível 90 você escolherá entre habilidades que curam e dão dano.

  • Prisma Sagrado: tem o tempo de recarga muito curto, então gasta muitos GCDs, o que resulta em perda de DPS. Será viável caso o off-heal seja muito importante.
  • Martelo da Luz: será uma boa opção caso tenham muitos adds e eles forem ficar no mesmo lugar e vivos durante toda a sua duração. Também ajuda na cura do grupo.
  • Pena de Morte: esta é a opção que resulta em maior DPS para alvo único, ou mesmo para quando houver poucos alvos, ou se os adds irão se mover demais.

Em termos de DPS, na maioria das vezes Pena de Morte é a melhor opção. Martelo da Luz pode ser muito útil em masmorras, ou em lutas com adds, ou até para ajudar na cura. Prisma Sagrado raramente será a melhor opção para um pala retri.

Tier 7 – Nível 100

No nível 100 você escolherá entre habilidades que melhoram sua performance.

  • Selos Potencializados: este talento é bem difícil de usar (por ser difícil alinhar seus procs com outras fontes de dano) e para o nível de itens atuais resulta em pouco DPS. Ele provavelmente se tornará mais viável em tiers futuras.
  • Serafim: assim como Selos Potencializados, é difícil de usar e não é tão interessante para níveis de item baixos. Porém, caso seja absolutamente necessário burst em um momento específico, ele pode ser útil.
  • Veredito Final: é a melhor escolha na maioria das situações, por ser fácil de usar e providenciar um bom aumento no dano. Além disso, o buff que ele dá no dano de Tempestade Divina ajuda bastante em lutas com cleave.

Atualmente a melhor opção na maioria das situações é Veredito Final.

Glifos

glifos

Assim como os talentos, a escolha dos glifos irá mudar de acordo com a luta. Os mais importantes a serem citados são:

Rotação

rotacao

Nesta parte do guia serão abordados os aspectos básicos da rotação.

Selos

Um pala retri irá quase sempre usar o Selo da Verdade. Ele é a melhor opção para alvo único ou para poucos alvos. A partir de 4 alvos ou mais que ficarão vivos por pelo menos 10 segundos, vale a pena trocar para Selo da Retidão. Os outros selos não são interessantes para retris em um ambiente PVE.

Rotação Básica

A rotação de paladinos não é fixa e irá funcionar em torno de gerar e consumir Poder Sagrado (PS), e uma lista de prioridades de habilidades. O que você irá fazer, de modo resumido, é:

  • Com menos de 5 cargas de PS: usar uma habilidade que gera PS
  • Com 5 cargas de PS: usar uma habilidade que consome PS
  • Nunca use uma habilidade que gera PS quando você tiver 5 cargas pois isso é uma grande perda de DPS
  • Você só irá usar uma habilidade que gasta poder sagrado com 3 ou 4 cargas se todas as outras que geram PS estiverem em recarga

Prioridade das habilidades que geram Poder Sagrado:

Prioridade das habilidades que consomem Poder Sagrado:

As outras habilidades que você irá usar em sua rotação possuem um tempo de recarga mais elevado e devem ser usadas sempre que estiverem disponíveis. São elas: Pena de Morte e Ira Vingativa.

Rotação AoE

A sua rotação AoE será bem semelhante à explicada anteriormente, com as mesmas listas de prioridade e usando os mesmos mecanismos de geração e consumo de Poder Sagrado. Porém, você irá substituir as seguintes habilidades:

Como Veredito Final gera um buff para Tempestade Divina, é necessário mante-lo em sua rotação em área ao invés de sempre substitui-lo por Tempestade Divina. Isso gera uma complicação extra em sua AoE em relação ao uso de Tempestade Divina, que será o seguinte:

Você também deve trocar de alvo constantemente para se beneficiar do Glifo de Dupla Condenação.

Mecânica dos Ataques Melee

Retribuição é uma especialização melee, o que quer dizer que os seus ataques automáticos são uma parte considerável do seu dano, então a sua arma exerce um papel importantíssimo no dano que você vai dar.

Paladinos retri devem sempre usar armas de duas mãos e você deve sempre considerar o dano da arma na hora de decidir se deve trocar ou não. Não importam os atributos secundários da sua arma, se o dano dela é maior, você deve substituí-la.

Além disso, você deve sempre se posicionar nas costas do boss para evitar que os seus ataques sejam bloqueados. Quanto mais tempo você passar colado nas costas do boss, maior será o seu DPS.

Entendimento Aprofundado

simc

O que foi falado acima já vai te ajudar bastante no DPS. Porém, para otimizar o seu dano é necessário entender como as suas habilidades funcionam, como elas interagem entre si e mudam de acordo com a situação.

Poder Sagrado

Poder Sagrado (PS) é o recurso principal de um paladino retri. Você também tem mana mas não precisará se preocupar com ela, a não ser que esteja se curando. Relembrando, existem as habilidades que geram e as que consomem PS, que são as seguintes:

Geram Poder Sagrado:

Consomem Poder Sagrado:

Graças à Convicção, você poderá armazenar até 5 PS, porém, nunca irá usar mais do que 3 em uma habilidade. Você irá dar prioridade para usar as suas habilidades que usam PS para quando tiver 5 cargas. O motivo de se fazer isso é que a maior parte do seu dano vem do seu PS, então a sua maior prioridade será deixar os seus fornecedores (geradores de PS) trabalhando (ou seja, em cooldown). O único momento em que você irá parar de fazer isso é quando não houver mais espaço para guardar estes PS ou quando todos os seus fornecedores já estiverem trabalhando :).

Ou seja: use sempre as habilidades que consomem PS com 5 cargas, a não ser que todas as geradoras de PS estejam em recarga. Neste caso, use uma das habilidades consumidoras de PS com 3 ou 4 cargas para não ficar ocioso só no auto-ataque!

Pena de Morte

Pena de Morte, assim como todos os DoTs, funciona de forma diferente ao que era antes do 6.0. O seu dano é calculado baseado no seu poder de ataque de forma dinâmica a cada tick, ou seja, não há mais o famoso “dot snapshotting” e você não precisa se preocupar tanto com os buffs no momento do cast.

Porém, continua sendo vantajoso usar esta habilidade alinhada com outros buffs (poções, procs de trinkets e afins), então tente buscar este alinhamento se possível, mas desde que para isso você não precise atrasar o seu uso por mais do que alguns segundos.

Além disso, evite usar ela em alvos que não irão ficar vivos por toda a sua duração, pois isso resulta em uma perda enorme de DPS, até porque ela dá mais dano no final do que no início.

Rotação com Ira Santificada

Caso você esteja usando o talento Ira Santificada, a sua rotação irá mudar durante Ira Vingativa, já que o tempo de recarga de Martelo da Ira irá diminuir e ele tem uma prioridade alta. Sua rotação deve ficar algo parecido com isso:

Como Dar um Passo a Mais

aura

Um paladino de retribuição não se importa apenas com o seu DPS. Claro que é importante conhecer bem a classe para dar o máximo de dano possível, mas é o dever de qualquer paladino estar sempre atento às oportunidades de ajudar o grupo como um todo com suas mãos, auras, e outros.

Dica sobre utilidade e sobrevivência: tente treinar usar as suas habilidades principais de utilidade em todo pull, toda vez que estiver lutando contra um boss. Treine não dar uma try sem usar Impor as Mãos, mesmo que seja para curar apenas 20% da vida de alguém. Isso vale para todas as suas ferramentas. Desta forma usá-las se tornará algo natural e você estará pronto e treinado para usá-las nos momentos realmente críticos, se tornando um jogador muito mais valioso para o seu grupo. Não “guarde” demais estas ferramentas, é sempre melhor correr o risco de desperdiçá-las (e corrigir isso no próximo pull) do que wipar sem ter usado elas.

Sobrevivência Pessoal

Um paladino nunca deveria morrer com algum CD de defesa disponível. Você possui vários, então procure treinar sempre usá-los quando necessário. Novamente, não “guarde” demais um CD de defesa, melhor desperdiçar do que morrer sem ter usado nada. Com todas as possibilidades que você tem entre se defender e se curar, não seja o primeiro a morrer e causar um wipe. Nunca se esqueça que o DPS de quem está morto é zero.

  • Escudo Divino: com esta habilidade você fica imortal durante 8 segundos. A desvantagem é que você dá 50% a menos de dano enquanto o escudo estiver ativo, então não use seus CDs de dano nesta hora.
  • Proteção Divina: reduz em 40% o dano mágico recebido. Use sempre que tiver tomando muito dano, 40% de redução de dano faz muita diferença! E caso você esteja em uma luta onde o dano é físico, você pode usar o glifo de proteção divina. Ela não está no GCD, então não há perda de DPS para usá-la!
  • Clarão de Luz: graças ao talento Curador Abnegado você pode usar esta cura instantaneamente, sendo uma ferramenta de sobrevivência excelente. Se você colocar ela em uma macro de mouseover será melhor ainda, pois poderá salvar outros membros do grupo também.

Utilidade

Além de se manter vivo, um paladino deveria se preocupar em manter os outros vivos também, mesmo sendo um DPS. Então procure estar sempre de olho no grupo de raide não só para saber se alguém está morrendo, mas também para saber quais os membros com o debuff Abstinência.

  • Impor as Mãos: cura um alvo aliado em um valor igual ao HP total do paladino. Pode ser usado tanto para sobrevivência pessoal quanto para salvar alguém em risco de morte. É especialmente útil quando usado em Cavaleiros da Morte com Purgatório!
  • Mão do Sacrifício: usando o glifo ela se transforma em um CD que reduz todo o dano tomado por um aliado em 30% durante 12 segundos. Sem o glifo, esta é uma habilidade perigosa de se usar pois você corre o risco de morrer.
  • Mão da Proteção: protege o alvo de todos os ataques físicos durante 10 segundos. Tome cuidado ao usar em tanks ou melees pois eles não poderão atacar e perder toda a ameaça! Mais recomendável para casters e healers.
  • Mão da Pureza: talento que já foi discutido anteriormente, muito útil quando o alvo aliado está sob o efeito de um DoT.

Atributos

atributos

Atributos Básicos

  • Força é o seu atributo primário, você deve buscá-lo em todos os seus equipamentos. Força se transforma em poder de ataque, que irá determinar o dano dos seus ataques.
  • Aceleração aumenta a sua velocidade de ataque, diminui o tempo da sua recarga global (GCD) e também diminui o tempo de recarga de suas habilidades principais graças à habilidade passiva Santidade. Quanto mais aceleração você tiver, mais Poder Sagrado irá gerar.
  • Maestria faz com que suas habilidades principais deem mais dano sagrado graças a Maestria.
  • Acerto Crítico aumenta suas chances de acertar criticamente, fazendo com que uma habilidade dê 2x mais dano.
  • Golpes Múltiplos aumentam a chance de que suas habilidades acertem o alvo duas ou três vezes, sendo que em cada uma dessas vezes o seu valor será 30% menor do que o golpe original.
  • Versatilidade aumenta o seu dano e cura feitos, e diminui seu dano recebido.

Prioridade dos Atributos

Por enquanto maestria é o atributo mais importante. Porém, conforme o item level for aumentando, aceleração se tornará melhor.

Força > Maestria > Aceleração (até 15%) > Golpes Múltiplos OU Crítico > Aceleração > Versatilidade 

Addons e Macros

sacred-duty

Fonte da figura: Sacred Duty

Macros e Addons são coisas muito pessoais, então leia este próximo capítulo mais a título de sugestões do que obrigações. Use sua criatividade para personalizar sua interface de forma que as informações importantes para o seu desempenho tenham visualização rápida e fácil.

Addons

Todos os addons listados abaixo podem ser encontrados no site da Curse.

  • CLCRet: É um addon voltado para paladinos retribuição que ajuda na sua rotação. Ele pode ser muito útil, mas tome cuidado para não depender demais dele, saber quando e porque usar as suas habilidades é muito importante.
  • Weak AurasAddon básico e essencial para todas as classes.
  • Tidy Plates: Em lutas com múltiplos alvos é interessante acompanhar os stacks de Censura neles, e com o tidy plates fica bem fácil visualizar os debuffs em cada alvo.

Macros

Lembre-se que a macro precisa estar na mesma língua que o seu jogo, então escolha a certa na hora de copiar ou criar macros.

Macros de Mouseover

Com frequência você estará usando habilidades como Impor as MãosClarão de Luz e todas as “Mãos” em alvos aliados. Se você tiver que clicar na pessoa e trocar de alvo não só irá perder DPS como pode não conseguir usar a habilidade a tempo, então é de extrema importância colocar todas essas habilidades em uma macro de mouseover. O exemplo abaixo é para Impor as Mãos mas você pode adaptá-la para todas as outras habilidades.

Esta macro funciona da seguinte forma: ela irá usar a habilidade no alvo que o seu mouse tiver em cima (pode ser o próprio personagem, ou o raid frame). Se não tiver ninguém no mouseover, irá usar no seu alvo. Se você não tiver ninguém no mouseover nem um alvo aliado selecionado, irá usar em você mesmo.

  • #showtooltip Impor as Mãos
  • /stopcasting
  • /cast [@mouseover,help,nodead][help,nodead][@player] Impor as Mãos

Escudo Divino

Com esta macro, no mesmo botão você consegue usar o Escudo Divino e cancelar ele. Às vezes você não precisa de todo o tempo de imunidade, então para não ficar ccom 50% de redução de dano durante os 8 segundos é bom conseguir cancelar a aura de maneira prática.

  • #showtooltip Escudo Divino
  • /stopcasting
  • /cast Escudo Divino
  • /cancelaura Escudo Divino

Conclusão

E esse é o fim do guia de Paladino Retribuição! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou consideração é só deixar nos comentários =)

Changelog

  • 24/05/2014: Criação do guia
  • 16/01/2015: Atualização para o patch 6.0


Guia por Linissa