Bem vindo ao guia de Paladino Retribuição! Ele está atualizado para o patch 6.0 e aqui você irá aprender o essencial sobre um pala retri em um ambiente PVE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
De forma bem resumida, a vida do paladino retribuição se resume aos seguintes objetivos:
- Gerar o máximo possível de poder sagrado
- Consumir este poder sagrado com 5 cargas
- Ficar o máximo de tempo possível colado nas costas do boss (assim como todo melee)
- Usar sempre suas habilidades de utilidade na raid. Este é o grande diferencial de um paladino, e normalmente é o principal motivo de quererem um no grupo.
Talentos e Glifos
Felizmente não existe uma única escolha correta de talentos e glifos. Eles vão variar de acordo com a situação, então esteja sempre pronto para mudá-los em cada luta!
Talentos
Tier 1 – Nível 15
No nível 15 você escolherá uma forma de melhorar a sua mobilidade.
Sendo uma spec melee é muito importante que você esteja o tempo todo perto do seu alvo. Muitas lutas possuem movimento, então esta tier de talentos é muito importante neste aspecto, para otimizar o seu tempo ativo no boss.
Tier 2 – Nível 30
No nível 30 você irá escolher uma forma de controle de adds.
- Punho da Justiça: substitui Martelo da Justiça por um equivalente com a metade do tempo de recarga. É um stun à distância, muito útil em lutas com adds pois pode funcionar como uma interrupção extra.
- Contrição: incapacita o alvo durante 1 minuto, porém o efeito será quebrado caso ele tome dano. São poucos os encontros onde habilidades deste tipo são úteis, mas pode ajudar muito em trash ou em masmorras.
- Luz Ofuscante: desnorteia todos os inimigos em um raio de 10 metros, é uma boa opção quando houver necessidade de CC em área.
Punho da Justiça costuma ser a usada com mais frequência, mas todas terão utilidade dependendo da situação.
Tier 3 – Nível 45
No nível 45 você escolherá uma habilidade de cura. Não é recomendável usar Chama Eterna pois ele gasta Poder Sagrado, o que resulta em uma grande perda de DPS. As outras duas opções vão depender do seu estilo de jogo e do tipo de luta:
Escudo Sagrado irá ajudar na prevenção constante de dano, e Curador Abnegado poderá salvar membros em risco iminente de morte. É recomendável também colocar ambos os feitiços em macros de mouseover para facilitar o uso em outros membros do seu grupo.
Tier 4 – Nível 60
No nível 60 você irá escolher entre 3 formas de melhorar sua utilidade.
Espírito Indestrutível sempre será útil para você mesmo então você pode escolher ele como padrão. Os outros dois são muito úteis também em cenários específicos, então nunca deixe de analisar a luta para saber se poderá ajudar mais com um deles.
Tier 5 – Nível 75
No nível 75 você irá escolher entre 3 habilidades que aumentam o seu dano. A proposta desta tier é aumentar o seu uso de consumidores de Poder Sagrado.
Em uma raid, a escolha será entre Vingador Sagrado e Ira Santificada. A diferença de DPS entre eles é pequena, sendo que Vingador Sagrado é um pouco melhor para lutas com bastante AoE ou quando um burst maior é necessário. Já Ira Santificada é mais fácil de incorporar à rotação.
Desígnio Divino pode ser bom em masmorras onde há muito dano em área, mas é pouco confiável para usar em uma raid.
Tier 6 – Nível 90
No nível 90 você escolherá entre habilidades que curam e dão dano.
Em termos de DPS, na maioria das vezes Pena de Morte é a melhor opção. Martelo da Luz pode ser muito útil em masmorras, ou em lutas com adds, ou até para ajudar na cura. Prisma Sagrado raramente será a melhor opção para um pala retri.
Tier 7 – Nível 100
No nível 100 você escolherá entre habilidades que melhoram sua performance.
Atualmente a melhor opção na maioria das situações é Veredito Final.
Glifos
Assim como os talentos, a escolha dos glifos irá mudar de acordo com a luta. Os mais importantes a serem citados são:
Rotação
Nesta parte do guia serão abordados os aspectos básicos da rotação.
Selos
Um pala retri irá quase sempre usar o Selo da Verdade. Ele é a melhor opção para alvo único ou para poucos alvos. A partir de 4 alvos ou mais que ficarão vivos por pelo menos 10 segundos, vale a pena trocar para Selo da Retidão. Os outros selos não são interessantes para retris em um ambiente PVE.
Rotação Básica
A rotação de paladinos não é fixa e irá funcionar em torno de gerar e consumir Poder Sagrado (PS), e uma lista de prioridades de habilidades. O que você irá fazer, de modo resumido, é:
Prioridade das habilidades que geram Poder Sagrado:
- Martelo da Ira quando o alvo tiver menos de 20% de vida ou durante Ira Vingativa
- Golpe do cruzado
- Julgamento
- Exorcismo
Prioridade das habilidades que consomem Poder Sagrado:
- Tempestade Divina se você tiver um proc de Tempestade Divina Potencializada mais o buff de Veredito Final
- Veredito Final
Rotação AoE
A sua rotação AoE será bem semelhante à explicada anteriormente, com as mesmas listas de prioridade e usando os mesmos mecanismos de geração e consumo de Poder Sagrado. Porém, você irá substituir as seguintes habilidades:
- A partir de 2 alvos, ao invés de usar Golpe do cruzado você irá usar Martelo do Íntegro
- A partir de 4 alvos, você irá trocar o Selo da Verdade pelo Selo da Retidão
- Gerar Poder Sagrado continua sendo prioridade, então quando Martelo do Íntegro estiver em recarga e você ainda não tiver 5 PS, use suas habilidades geradoras de PS de alvo único normalmente.
Como Veredito Final gera um buff para Tempestade Divina, é necessário mante-lo em sua rotação em área ao invés de sempre substitui-lo por Tempestade Divina. Isso gera uma complicação extra em sua AoE em relação ao uso de Tempestade Divina, que será o seguinte:
- Use Tempestade Divina caso tenha um proc de Tempestade Divina Potencializada e o buff de Veredito Final.
- Gaste Poder Sagrado para Tempestade Divina caso tenha o buff de Veredito Final.
- Se você estiver sem o buff, gaste seu Poder Sagrado em Veredito Final (com 5 PS).
Você também deve trocar de alvo constantemente para se beneficiar do Glifo de Dupla Condenação.
Mecânica dos Ataques Melee
Retribuição é uma especialização melee, o que quer dizer que os seus ataques automáticos são uma parte considerável do seu dano, então a sua arma exerce um papel importantíssimo no dano que você vai dar.
Paladinos retri devem sempre usar armas de duas mãos e você deve sempre considerar o dano da arma na hora de decidir se deve trocar ou não. Não importam os atributos secundários da sua arma, se o dano dela é maior, você deve substituí-la.
Entendimento Aprofundado
O que foi falado acima já vai te ajudar bastante no DPS. Porém, para otimizar o seu dano é necessário entender como as suas habilidades funcionam, como elas interagem entre si e mudam de acordo com a situação.
Poder Sagrado
Poder Sagrado (PS) é o recurso principal de um paladino retri. Você também tem mana mas não precisará se preocupar com ela, a não ser que esteja se curando. Relembrando, existem as habilidades que geram e as que consomem PS, que são as seguintes:
Geram Poder Sagrado:
Consomem Poder Sagrado:
Graças à Convicção, você poderá armazenar até 5 PS, porém, nunca irá usar mais do que 3 em uma habilidade. Você irá dar prioridade para usar as suas habilidades que usam PS para quando tiver 5 cargas. O motivo de se fazer isso é que a maior parte do seu dano vem do seu PS, então a sua maior prioridade será deixar os seus fornecedores (geradores de PS) trabalhando (ou seja, em cooldown). O único momento em que você irá parar de fazer isso é quando não houver mais espaço para guardar estes PS ou quando todos os seus fornecedores já estiverem trabalhando :).
Ou seja: use sempre as habilidades que consomem PS com 5 cargas, a não ser que todas as geradoras de PS estejam em recarga. Neste caso, use uma das habilidades consumidoras de PS com 3 ou 4 cargas para não ficar ocioso só no auto-ataque!
Pena de Morte
A Pena de Morte, assim como todos os DoTs, funciona de forma diferente ao que era antes do 6.0. O seu dano é calculado baseado no seu poder de ataque de forma dinâmica a cada tick, ou seja, não há mais o famoso “dot snapshotting” e você não precisa se preocupar tanto com os buffs no momento do cast.
Porém, continua sendo vantajoso usar esta habilidade alinhada com outros buffs (poções, procs de trinkets e afins), então tente buscar este alinhamento se possível, mas desde que para isso você não precise atrasar o seu uso por mais do que alguns segundos.
Além disso, evite usar ela em alvos que não irão ficar vivos por toda a sua duração, pois isso resulta em uma perda enorme de DPS, até porque ela dá mais dano no final do que no início.
Rotação com Ira Santificada
Caso você esteja usando o talento Ira Santificada, a sua rotação irá mudar durante Ira Vingativa, já que o tempo de recarga de Martelo da Ira irá diminuir e ele tem uma prioridade alta. Sua rotação deve ficar algo parecido com isso:
- Martelo da ira
- Gerador de PS (Golpe do cruzado, Julgamento ou Exorcismo)
- Martelo da ira
- Veredito Final ou Tempestade Divina
- Martelo da ira
- Gerador de PS
- Martelo da ira
- Veredito Final ou Tempestade Divina
- … e assim sucessivamente até Ira Vingativa acabar
Como Dar um Passo a Mais
Um paladino de retribuição não se importa apenas com o seu DPS. Claro que é importante conhecer bem a classe para dar o máximo de dano possível, mas é o dever de qualquer paladino estar sempre atento às oportunidades de ajudar o grupo como um todo com suas mãos, auras, e outros.
Sobrevivência Pessoal
Um paladino nunca deveria morrer com algum CD de defesa disponível. Você possui vários, então procure treinar sempre usá-los quando necessário. Novamente, não “guarde” demais um CD de defesa, melhor desperdiçar do que morrer sem ter usado nada. Com todas as possibilidades que você tem entre se defender e se curar, não seja o primeiro a morrer e causar um wipe. Nunca se esqueça que o DPS de quem está morto é zero.
Utilidade
Além de se manter vivo, um paladino deveria se preocupar em manter os outros vivos também, mesmo sendo um DPS. Então procure estar sempre de olho no grupo de raide não só para saber se alguém está morrendo, mas também para saber quais os membros com o debuff Abstinência.
Atributos
Atributos Básicos
Prioridade dos Atributos
Por enquanto maestria é o atributo mais importante. Porém, conforme o item level for aumentando, aceleração se tornará melhor.
Addons e Macros
Fonte da figura: Sacred Duty
Macros e Addons são coisas muito pessoais, então leia este próximo capítulo mais a título de sugestões do que obrigações. Use sua criatividade para personalizar sua interface de forma que as informações importantes para o seu desempenho tenham visualização rápida e fácil.
Addons
Todos os addons listados abaixo podem ser encontrados no site da Curse.
Macros
Lembre-se que a macro precisa estar na mesma língua que o seu jogo, então escolha a certa na hora de copiar ou criar macros.
Macros de Mouseover
Com frequência você estará usando habilidades como Impor as Mãos, Clarão de Luz e todas as “Mãos” em alvos aliados. Se você tiver que clicar na pessoa e trocar de alvo não só irá perder DPS como pode não conseguir usar a habilidade a tempo, então é de extrema importância colocar todas essas habilidades em uma macro de mouseover. O exemplo abaixo é para Impor as Mãos mas você pode adaptá-la para todas as outras habilidades.
Esta macro funciona da seguinte forma: ela irá usar a habilidade no alvo que o seu mouse tiver em cima (pode ser o próprio personagem, ou o raid frame). Se não tiver ninguém no mouseover, irá usar no seu alvo. Se você não tiver ninguém no mouseover nem um alvo aliado selecionado, irá usar em você mesmo.
- #showtooltip Impor as Mãos
- /stopcasting
- /cast [@mouseover,help,nodead][help,nodead][@player] Impor as Mãos
Escudo Divino
Com esta macro, no mesmo botão você consegue usar o Escudo Divino e cancelar ele. Às vezes você não precisa de todo o tempo de imunidade, então para não ficar ccom 50% de redução de dano durante os 8 segundos é bom conseguir cancelar a aura de maneira prática.
- #showtooltip Escudo Divino
- /stopcasting
- /cast Escudo Divino
- /cancelaura Escudo Divino
Conclusão
E esse é o fim do guia de Paladino Retribuição! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou consideração é só deixar nos comentários =)
Changelog
- 24/05/2014: Criação do guia
- 16/01/2015: Atualização para o patch 6.0
Guia por Linissa