Bem-vindos ao guia de Mago Gélido! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Mago em um ambiente PVE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
A especialização de gelo tem uma boa performance tanto em alvos únicos como em múltiplos alvos. Seu melhor resultado é alcançado quando usamos Maestria: Sincelo, Lança de Gelo e Orbe Congelado. Além disso, os Magos Gélidos são muito úteis em raids por sua facilidade com kiting e com habilidades de controle coletivo (crowd control).
Talentos e Glifos
É comum alternar entre talentos e glifos para que eles se adaptem ao seu modo de jogo. Entretanto, é muito importante entender o que cada um deles faz e como eles afetam as mecânicas do jogo.
Talentos
Os talentos de tier 1 oferecem mobilidade e sobrevivência. É possível escolher entre:
- Desvanecer, substitui Bloco de Gelo e faz com que você se esquive de ataques por 3 segundos (cooldown de 45 segundos).
- Explosão de Velocidade suprime efeitos de redução de movimento e aumenta sua velocidade de movimento em 150% por 1.5 segundos (cooldown de 25 segundos).
- Banquisas permite que você lance uma magia enquanto se movimenta (esta magia tem três aplicações e tempo de recarga de 20 segundos).
Desvanecer funciona como Bloco de Gelo e o substitui. Você deve usar esse talento em lutas nas quais você deve evitar ataques específicos (como ataques em área de alguns bosses), ou caso queira ajudar os healers. Este talento também protegerá o Mago de danos causados pelo ambiente. Seu cooldown é de apenas 45 segundos, ou seja, você conseguirá usá-lo com frequência e você ainda pode resetá-lo com Ruptura do Gelo (um dos possíveis talentos de tier 4).
Se você preferir um talento que melhore sua movimentação, a escolha entre Explosão de Velocidade e Banquisas vai depender do tipo de movimentação que a luta necessita. Explosão de Velocidade proporciona uma movimentação de emergência, para quando você precisa mover-se muito rapidamente e por um curto período de tempo. Esse talento também é um bom complemento ao Lampejo. Se você acha que Lampejo não é o suficiente, escolha Explosão de Velocidade. Caso contrário, vá com Banquisas, pois é muito melhor se pensarmos em DPS.
Note que com o Item – Mage T18 Frost 4P Bonus, Banquisas se torna substancialmente melhor do que Explosão de Velocidade, pois permite que você continue gerando cargas de Dedos Glaciais se você tiver de se mover durante Jato d’Água.
Os talentos de tier 2 proporcionam habilidades de sobrevivência.
- Alterar o Tempo retorna o Mago para sua posição atual e com a vida atual depois de 10 segundos ou quando você lança Alterar o Tempo pela segunda vez.
- Brilho das Chamas te dá um escudo passivo que sempre absorve um pouco do dano que você recebe.
- Barreira de Gelo absorve uma quantidade de dano (o efeito de absorção escala com Poder Mágico) e previne que seus feitiços sejam interrompidos por dano.
Todos os talentos acima são viáveis e sua escolha deve ser feita de acordo com a luta.
Você pode usar Alterar o Tempo para se curar depois de sofrer um ataque. Como essa habilidade fica fora do Cooldown Global, ela não altera o DPS. Você também pode usar Alterar o Tempo para mover-se quando for necessário ir até um local específico ou desviar de uma habilidade.
Barreira de Gelo é útil quando você precisa da vida extra que ele garante para sobreviver a um ataque fatal.
Brilho das Chamas pode não parecer tão poderoso quanto os outros dois talentos, mas ele proporciona um escudo passivamente e você só precisa de 16 eventos de dano em 25 segundos para que ele alcance Barreira de Gelo em termos de redução de dano.
Os talentos de tier 3 proporcionam controle coletivo (crowd control). Os talentos devem ser escolhidos de acordo com a luta, mas acreditamos que eles funcionem melhor para PvP e são quase irrelevantes no PvE. Você pode escolher entre:
- Anel Gélido evoca um anel que dura 10 segundos e congela, por 10 segundos, os inimigos que entrarem nele (máximo de 10 inimigos).
- Proteção de Gelo faz com que todos os inimigos a 10 metros de um alvo aliado fiquem congelados por 5 segundos quando o alvo é atingido.
- Necrose de Gelo silencia e congela o alvo por 8 segundos.
Os talentos de tier 4 concedem sobrevivência. Você escolherá entre:
- Invisibilidade Maior melhora e substitui Invisibilidade. Seu cast é instantâneo e faz com que você receba 90% menos de dano quando estiver ativa (e por 3 segundos depois de sair da invisibilidade).
- Cauterizar faz com que um ataque fatal te deixe com 35% de vida e depois queime, perdendo 28% da sua vida máxima durante 6 segundos (esse efeito não pode ocorrer mais de uma vez a cada 2 minutos).
- Ruptura do Gelo completa o cooldown de Bloco de Gelo (ou Desvanecer, caso você tenha escolhido esse talento de tier 1), Cone de Frio e Nova Congelante e recupera 22% da sua vida máxima.
Invisibilidade Maior e Cauterizar são duas boas opções. A decisão depende de suas escolhas pessoais e modo de jogo. Cauterizar é mais fácil de usar, pois seus efeitos são desencadeados passivamente, ao contrário de Invisibilidade Maior que requer mais planejamento.
Invisibilidade Maior é uma ótima ferramenta de mitigação de dano que você também pode usar para remover efeitos e Dano por Tempo (DoT).
Cauterizar pode ser usado para maximizar seu DPS se você ficar parado em vez de mover-se para desviar de uma habilidade que cause dano. Você também pode considerar esse talento como uma vida extra, caso cometa algum erro. Lembre-se de usá-la com Bloco de Gelo e Desvanecer (que não remove o Dano por Tempo, mas ajuda a evitar um pouco dele) se você sentir que os healers não conseguirão cuidar do dano de Cauterizar.
Ruptura do Gelo pode ajudar no DPS, pois completa o cooldown de Cone de Frio para que você o use duas vezes seguidas e dê um burst no Dano em Área. Essa opção é bem situacional e raramente útil.
Os talentos de tier 5 proporcionam habilidades com foco em múltiplos alvos.
- Bomba Gélida planta uma bomba no alvo por 12 segundos. Esse debuff faz com que Lança de Gelo, que se beneficia de Estilhaçar, cause dano adicional ao alvo e aos inimigos em um raio de 10 metros.
- Magia Instável faz com que sua Seta de Gelo e sua Seta de Fogofrio tenham uma chance de 20% de explodir no impacto, causando 50% a mais de dano ao alvo e aos inimigos em um raio de 8 metros.
- Nova de Gelo pode ser lançada em um aliado ou em um inimigo. Em ambos os casos, ela causa dano aos inimigos em um raio de 8 metros, congelando-os por 2 segundos. Se for lançado em um inimigo, ele tomará 100% de dano a mais da Nova de Gelo (comparado aos outros inimigos próximos). Nova de Gelo substitui Nova Congelante, tem 2 cargas e cooldown de 25 segundos.
Para dano em um alvo único, escolha Nova de Gelo. Para alvos múltiplos, escolha Magia Instável.
Com o Item – Mage T18 Frost 4P Bonus, Magia Instável também é a melhor opção para alvos únicos.
Com o Item – Mage T17 Frost 2P Bonus, Bomba Gélida se torna o melhor talento em todas as situações.
Os talentos de tier 6 aumentam o dano.
- Imagem Espelhada cria 3 cópias do Mago que lançam Seta de Gelo no alvo. As cópias desaparecem depois de 40 segundos.
- Runa de Poder posiciona uma runa que aumenta em 15% seu Dano Mágico enquanto você estiver em um raio de 8 metros da runa. Ela dura por 3 minutos e você pode ativar até 2 runas de cada vez.
- Fluxo do Sortílego aumenta passivamente o dano que você causa. Ele segue um ciclo de dez segundos e o aumento do dano muda a cada segundo: 4%, 8%, 12%, 16%, 20%, 20%, 16%, 12%, 8%, 4%.
Para alvos únicos, Runa de Poder é o melhor talento se você conseguir mantê-la sempre ativa. Caso contrário, escolha Fluxo do Sortílego.
Para múltiplos alvos, opte por Runa de Poder se a luta não necessitar de constante movimento, ou Fluxo do Sortílego se a luta precisar de movimentação.
Os talentos de tier 7 proporcionam habilidades ou efeitos que melhoram a performance do Mago.
- Caos Térmico faz com que a Lança de Gelo estenda a duração de Veias Gélidas por 2 segundos.
- Cristal Prismático conjura um cristal que só pode ser atacado por você. O cristal dura 12 segundos. Toda vez que recebe dano do Mago, ele amplifica o dano em 10% antes de espalhá-lo igualmente entre todos os alvos em um raio de 8 metros.
- Chuva de Cometas evoca uma série de 7 cometas sobre e em volta do alvo. Cada cometa causa dano dividido entre todos os alvos em um raio de 4 metros.
Cristal Prismático é geralmente melhor do que Chuva de Cometas para alvos únicos, mas requer que você posicione bem o seu cristal, caso contrário o dano sempre será dividido entre todos os alvos.
Caos Térmico é a escolha padrão para alvos múltiplos.
Tanto Cristal Prismático quanto Caos Térmico influenciam na sua rotação. Detalharemos essas mudanças nos capítulos seguintes.
Glifos
Glifos Elevados
Nenhum dos glifos é obrigatório, entretanto alguns aumentarão seu DPS em situações específicas, outros ajudarão na sobrevivência ou deixarão algumas habilidades mais úteis.
- Glifo de Veias Gélidas faz com que Veias Gélidas concedam 30% de Golpes Múltiplos em vez de 20% de Aceleração. Como Golpes Múltiplos é um dos seus melhores atributos, esse glifo passa a ser útil.
- Glifo de Cone de Frio aumenta o dano de Cone de Frio em 200%. Pode ser útil ao lidar com adds que morrerão logo.
- Glifo de Gelo Rachado faz com que sua Lança de Gelo e seus Sincelos atinjam um alvo adicional causando 50% do dano. Esse glifo é útil em lutas com muitos adds.
- Glifo de Elemental da Água aumenta a vida do seu Elemental e faz com que ele possa lançar magias em movimento. Esse glifo deixa seu Elemental mais inteligente. Você pode até fazê-lo segui-lo durante as lutas.
Para encontros de Tier 18, todos os glifos acima são recomendados.
Glifos Menores
Dentre os glifos menores, apenas Glifo do Embalo é interessante. Ele permite que você use Lampejo na direção em que você está indo. Pode ser útil se você estiver andando de lado, mas quiser continuar encarando o boss.
Conceitos Básicos
Neste capítulo apresentaremos as melhores rotações para alvos únicos e vários alvos, bem como o uso dos cooldowns.
Alvo Único
A rotação para alvo único tem foco nas seguintes habilidades:
- Use Orbe Congelado (a menos que você queira guardá-lo para Dano em Área);
- Use Congelamento do seu Elemental da Água (nunca use enquanto Orbe Congelado estiver ativo);
- Se o boss for imune a Congelamento só lance quando você puder congelar os adds. Se você fizer isso, ganhará 1 carga de Dedos Glaciais (2 se acertar mais de um inimigo);
- Use Nova Congelante se você tiver 2 cargas ou se o boss estiver prestes a morrer;
- Use Lança de Gelo para consumir suas cargas de Dedos Glaciais;
- Use Seta de Fogofrio quando Congelamento Cerebral for desencadeado (você pode ter até duas cargas). Seta de Fogofrio pode te dar uma carga de Dedos Glaciais, por isso evite usá-la se você já tiver as duas cargas;
- Use Jato d’Água do seu Elemental da Água;
- Seu objetivo é usar Seta de Gelo duas vezes enquanto Seta d’Água está sendo lançada, para gerar cargas de Dedos Glaciais (entenda melhor a habilidade do seu Elemental da Água no capítulo seguinte);
- Nuca use Seta d’Água enquanto Orbe Congelado estiver ativo;
- Gaste suas cargas de Dedos Glaciais antes de usar Seta d’Água;
- Use 1 carga de Nova de Gelo se você precisar de dano de burst;
- Use Seta de Gelo entre as rotações.
Seta d’Água e Congelamento compartilham cooldown. Em raids, dê prioridade para Seta d’Água, a menos que você precise de um efeito de imobilização ou que você consiga Estilhaçar alguns adds antes de usar Nova de Gelo (caso você tenha o talento).
Uso dos Cooldowns
Veias Gélidas é seu cooldown de DPS principal. Ele dever ser usado sempre que possível e junto com berloques e poções.
Se você escolheu Imagem Espelhada como talento de tier 6, use sempre que estiver disponível. No tier 7 se sua escolha foi Caos Térmico, leia nosso capítulo Entendimento Aprofundado para aprender como utilizá-lo melhor.
Vários Alvos
Se os inimigos estiverem espalhados, não há muito o que fazer a não ser focar em um deles.
Se entre dois e quatro inimigos estiverem juntos, use a rotação de alvo único com foco em Cone de Frio.
Para 5 ou mais inimigos juntos use Cone de Frio e lance Nevasca enquanto aguarda o cooldown de Cone de Frio. Com 5 inimigos, Nevasca gera mais cargas de Dedos Glaciais do que Seta de Gelo, então prepare-se para ativar Bomba de Gelo em um dos alvos quando elas alcançarem duas cargas, antes de gastá-las com Lança de Gelo para um burst de dano massivo. O combo Bomba de Gelo + Orbe Congelado funciona do mesmo modo como na rotação de para alvo único. Se você usa Nova de Gelo em vez de Bomba de Gelo, use-a quando disponível ou deixe-a carregar para usá-la duas vezes e ter mais burst.
Elemental da Água
Use Glifo de Elemental da Água se você quer evitar dar ordens ao seu Elemental durante as lutas.
Entendimento Aprofundado
As rotações acima dão bons resultados no cenário PvE, mas é necessário aprender mais algumas coisas para conseguir dominar seu Mago Gélido. Em particular, é preciso entender melhor como usar Dedos Glaciais e Congelamento Cerebral.
Dedos Glaciais e Bomba de Gelo
Dedos Glaciais é um buff que tem a chance de ser desencadeado pela maioria de suas habilidades, menos por Lança de Gelo, e pode ter até duas cargas. Seu Elemental da Água tem a habilidade Congelamento que também garante uma carga de Dedos Glaciais (duas cargas se acertar mais de um inimigo), mas só funciona em alvos que não são imunes a efeitos de enraizar (não funciona com bosses de raid, por exemplo).
Se você tem pelo menos uma carga de Dedos Glaciais, sua Lança de Gelo causa dano aumentado ao seu alvo. Primeiramente, Dedos Glaciais faz com que Lança de Gelo finja acertar um alvo congelado, por isso seu dano é aumentado e graças a Estilhaçar, uma de suas passivas, sua chance de acerto crítico em um alvo congelado é bem maior. Portanto, quando você usa Lança de Gelo sob efeito de Dedos Glaciais, você causa 4 vezes mais o dano (sem acerto crítico), ou 8 vezes mais (com acerto crítico).
Lança de Gelo e Congelamento Profundo são as duas únicas habilidades que podem consumir cargas de Dedos Glaciais, então é possível ter controle absoluto sobre como gastar as cargas. Você só precisa ficar de olho para não ficar com duas cargas por muito tempo, afinal toda carga gerada quando você já tem as duas é desperdiçada.
Bomba de Gelo é um talento de tier 5 que tem sinergia importante com Dedos Glaciais. Sozinha, Bomba de Gelo quase não causa dano, somente quando você usa Lança de Gelo sob o efeito de Dedos Glaciais. Para usar Bomba de Gelo de modo efetivo, você não deve usá-la a todo momento, pois se você usa a bomba e não ganha nenhuma carga de Dedos Glaciais nos 12 segundos seguintes, significa que você usou a Bomba de Gelo sem motivos e perdeu a chance de causar dano. Portanto, espere sempre pelas duas cargas de Dedos Glaciais antes de usar a bomba. Desse modo você conseguirá usar duas Lança de Gelo enquanto Bomba de Gelo está ativa.
Bomba de Gelo também causa dano quando você usa Lança de Gelo em um alvo congelado, mas em uma raid ou uma masmorra efeitos de congelamento são rapidamente cancelados por causa dos ataques dos outros jogadores.
É importante lembrar que Orbe Congelado gera rapidamente as cargas de Dedos Glaciais, especialmente se há muitos inimigos em volta (e garante uma carga para o primeiro inimigo que ele acerta). Portanto, use Orbe Congelado quando não tiver nenhuma carga de Dedos Glaciais e somente depois de usar Bomba de Gelo. Assim que o Orbe Congelado for castado você poderá spammar Lança de Gelo para consumir todas as cargas de Dedos Glaciais que serão geradas.
Congelamento Cerebral
Congelamento Cerebral é um buff que tem a chance ser desencadeado pela Seta de Gelo. Congelamento Cerebral faz com que sua Seta de Fogofrio entenda que o alvo já está congelado, o que significa que você pode se aproveitar da chance de acerto crítico por causa de Estilhaçar.
Seta de Fogofrio tem uma chance de desencadear Dedos Glaciais, por isso você deve evitar usar as cargas de Congelamento Cerebral quando você já tiver duas cargas de Dedos Glaciais.
Jato d’Água
Jato d’Água é uma habilidade que seu Elemental da Água ganha quando você está upando do nível 90 ao 100. É uma habilidade de 4 segundos que causa dano no alvo do Mago. Enquanto a habilidade está sendo lançada, um debuff é aplicado em seu alvo e faz com que você ganhe uma carga de Dedos Glaciais quando acertar o alvo com Seta de Gelo.
Para aproveitar ao máximo a duração de 4 segundos, você precisa lançar Seta de Gelo duas vezes antes de castar Lança de Gelo imediatamente após a segunda Seta de Gelo, enquanto o debuff estiver ativo. Você não deve esperar porque cada Seta de Gelo tem duas chances de gerar Dedos Glaciais: 100% de chance do Jato d’Água e os outros 15% de sempre. Portanto, você consegue gerar até 4 cargas de Dedos Glaciais com duas Seta de Gelo durante o Jato d’Água, mas só uma será desperdiçada se você conseguir usar Lança de Gelo logo após a segunda Seta de Gelo.
É importante notar que o debuff do Jato d’Água é aplicado no alvo 1 segundo depois do seu Elemental começar a castar (reduzido pela Aceleração). Você precisa ficar atento a isso para que sua primeira Seta de Gelo não acerte o alvo antes do debuff ser aplicado.
Sequência de Abertura
Aconselhamos a seguinte sequência de abertura:
- Use sua Poção do Intelecto Draenoriana e comece a lançar Seta de Gelo (-1,5 segundos);
- Use Imagem Espelhada (caso tenha escolhido esse talento);
- Em caso de adds que possam ser congelados, use a habilidade Congelamento do seu Elemental;
- Use Bomba de Gelo se você escolheu esse talento;
- Use Veias Gélidas (com o Glifo das Veias Gélidas);
- Use Cristal Prismático (caso tenha escolhido esse talento);
- Use Nova de Gelo duas vezes, caso use esse talento, mas não hesite em esperar para desencadear alguma habilidade de berloque ou uma stack maior de Fluxo do Sortílego;
- Use Orbe Congelado;
- Comece sua rotação para alvos únicos.
O motivo para castar Bomba de Gelo antes de Veias Gélidas é que não vale apena gastar 1.5 segundos de Veias Gélidas castando uma habilidade que praticamente não causa dano sozinha. Orbe Congelado e Nova de Gelo são beneficiados pelo buff de Golpes Múltiplos, e é por isso que eles devem ser lançados durante Veias Gélidas.
Kiting
Uma grande qualidade dos Magos Gélidos é a sua habilidade de dar kite nos alvos (ou um grupo deles). Os Magos Gélidos tem um arsenal completo de habilidades que congelam e diminuem a velocidade de movimento:
- Nova Congelante
- Nevasca
- Seta de Gelo (em um alvo único)
- Cone de Frio
- Congelamento Profundo (em um alvo único)
- Anel Gélido (talento de tier 3)
- Proteção de Gelo (talento de tier 3), muito eficiente quando aplicado ao Mago enquanto ele dá kite
Quando estiver dando kite, tente andar em círculos, ou seja, mova-se para os lados e use o controle da câmera para tentar rodar em torno de um ponto fixo. Assim você conseguirá clicar nos alvos e agrupá-los de maneira eficiente.
Para puxar a agressividade inicial dos adds, caste Lança de Gelo uma ou duas vezes, que é o suficiente caso mais ninguém os ataque. Enquanto você dá o kite, as habilidades serão suficientes para manter a agressividade.
Em teoria, usar habilidades com efeito de congelamento em conjunto com Lampejo para fugir dos adds se eles chegarem muito perto, é o suficiente. Se você estiver enfrentando problemas para dar kite somente com essa estratégia, use Cone de Frio para diminuir a velocidade de movimento deles.
Outros Cooldowns de Talentos e Habilidades
Talentos de Tier 1
Explosão de Velocidade e Banquisas são duas opções de talentos de tier 1, portanto você deve praticar para conseguir dominar seu uso e melhorar sua movimentação e seu DPS.
Seta de Gelo, Bomba de Gelo e Nevasca são suas únicas habilidades com tempo de cast, então guarde Explosão de Velocidade para quando precisar ficar parado para usar essas habilidades e logo em seguida mover-se para longe do perigo rapidamente. Considere-o como um Lampejo extra: use para sair de situações fatais ou quando seu alvo estiver fora de alcance.
Se você escolher Banquisas, use-a sempre que precisar se movimentar juntamente com Seta de Gelo ou Nevasca (em lutas com muitos inimigos).
Talentos de Tier 3
Ruptura de Gelo garante um pequeno aumento no DPS se você usá-lo para completar o cooldown de Cone de Frio. Isso fará com que você aumente seu dano em área.
Tomo das Palavras Cambiantes
Tomo das Palavras Cambiantes, que é o berloque de Magos do Archimonde, faz com que suas Lança de Gelo castadas logo após Seta de Gelo causem 62.37% a mais de dano. Ou seja, assim que você obter este item, lance Seta de Gelo antes de Lança de Gelo.
Bônus de Tier 18
O Item – Mage T18 Frost 2P Bonus faz com que o Jato d’Água gere uma carga de Congelamento Cerebral e, em seguida, que ele aumente o dano causado pela Seta de Fogofrio em 20% adicionais. Esse item não altera diretamente a rotação, mas faz com que você preste mais atenção na hora de gastar suas cargas de Congelamento Cerebral.
O Item – Mage T18 Frost 4P Bonus aumenta a duração de Jato d’Água em 10 segundos e permite que você tenha até 4 cargas de Dedos Glaciais. Esse bônus muda drasticamente o modo como você faz sua rotação. Quando Jato d’Água estiver sendo lançado, use a seguinte rotação (que não está em ordem de prioridade):
- Seta de Gelo
- Lança de Gelo
- Seta de Fogofrio se você tiver duas cargas de Congelamento Cerebral
- Repita
Se Jato d’Água estiver ativo quando Cristal Prismático sair do cooldown, você precisa começar a alternar entre Seta de Gelo e Lança de Gelo no cristal, até que Jato d’Água termine de ser lançado.
Outra implicação desse bônus é que Congelamento se torna inútil porque sempre gera menos cargas de Dedos Glaciais ao ser comparado com Jato d’Água.
Bônus de Tier 17
O Item – Mago T17 Gelo 2P Bônus faz com que Seta de Gelo tenha prioridade em vez de Dedos Glaciais+Lança de Gelo (mas não com Congelamento Cerebral+Seta de Fogofrio) pelos próximos 10 segundos depois de Orbe Congelado term expirado.
O Item – Mago T17 Gelo 4P Bônus simplesmente significa que você terá mais cargas de Dedos Glaciais durante Orbe Congelado, mas não requer que você mude sua rotação.
Atributos
Atributos Básicos
- Intelecto é seu atributo principal. Você deve buscar esse atributo em todos os seus upgrades. Ele te dá Poder Mágico, que aumenta o dano de suas habilidades;
- Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham uma chance extra de acertar duas ou três vezes além da primeira, cada vez causando 30% do dano inicial;
- Versatilidade aumenta o dano causado e reduz o dano que causam a você;
- Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente um alvo. Lembre-se que sua chance de acerto crítico com Lança de Gelo (sempre usada com Dedos Glaciais) e Seta de Fogofrio (sempre usada com Congelamento Cerebral) é aumentada pelo Estilhaçar;
- Maestria aumenta o dano causado pelo seu Elemental da Água e o dano da sua Seta de Gelo e Seta de Fogofrio;
- Aceleração diminui o tempo de cast de suas habilidades. Em particular, diminuir o tempo de cast da Seta de Gelo é muito benéfico, pois significa que você pode usá-la com mais frequência, aumentando sua chance de desencadear Dedos Glaciais e Congelamento Cerebral durante um período de tempo. Aceleração também aumenta o dano causado pelo seu Elemental da Água.
Prioridade dos Atributos
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raids ou masmorras.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo. Confira o post da Natalia sobre como customizar as auras para Magos Gélidos;
- Omen Threat Meter: é o addon mais popular para mostrar os níveis de ameaça em seus personagens;
- Recount/Skada: são dois addons que ajudam rastrear seu DPS. É ótimo para testar se sua rotação está sendo bem utilizada;
- Coolline Cooldowns: ajuda a mostrar o tempo restante dos seus cooldowns de forma bem intuitiva;
- Mage Nuggets: proporciona diversas utilidades para facilitar a vida dos Magos, como mostrar as habilidades desencadeadas, cooldowns e outras opções.
Macros
Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.
Foco
Este macro faz com que seu Foco seja selecionado de acordo com onde seu cursor do mouse está, facilitando o uso de Contrafeitiço e Roubar Feitiço.
Contrafeitiço
Este macro faz com que você caste Contrafeitiço no seu Foco, se você tiver um. Caso contrário será castado no seu alvo.
/cast [@focus,exists][@target] Counterspell
Roubar Feitiço
Este macro faz a mesma coisa que o macro acima, mas com a habilidade Roubar Feitiço.
/stopcasting
/cast [@focus,exists][@target] Spellsteal
Lampejo
Este macro cancela sua habilidade atual e faz com que você use Lampejo. Ele economiza o tempo que você gastaria para interromper o cast e usar a habilidade.
/stopcasting
/cast Blink
Bloco de Gelo
Este macro casta Bloco de Gelo. Se você usar o macro novamente, a habilidade será cancelada.
/stopcasting
/cancelaura Ice Block
/cast Ice Block
Queda Lenta
Este macro é muito útil. Se você estiver com o cursor do mouse sobre algum membro da party, você castará Queda Lenta nele. Caso contrário, lançará em seu alvo se ele for aliado. Se seu alvo não for um aliado e nem estiver na party, o macro castará Queda Lenta em você.
/cast [@mouseover,nodead,help][nodead,help][@player] Slow Fall
Remover Maldição
Este macro para Remover Maldição funciona do mesmo modo que o macro acima.
/cast [@mouseover,nodead,help][nodead,help][@player] Remove Curse
Polimorfia
Este macro lança Polimorfia no seu Foco ou no alvo selecionado. Lembre-se: para castar Polimorfia em outro alvo, é necessário mudá-lo usando Alt, caso contrário você usará a habilidade sempre no mesmo alvo.
/clearfocus [modifier:alt]
/focus [@focus,noexists]
/cast [@focus,exists][@target,exists] Polymorph
/y Casting Polymorph on %F
Invisibilidade
Este macro faz com que você possa castar Invisibilidade ou Invisibilidade Maior enquanto estiver lançando uma magia.
/stopcasting
/cast Invisibility
Cancelar Aura
Este macro pode ser usado para cancelar Bloco de Gelo, Invisibilidade ou Queda Lenta.
/cancelaura Invisibility
/cancelaura Slow Fall
Explosão de Velocidade e Banquisas
Este macro casta Explosão de Velocidade ou Banquisas dependendo do que você selecionou como talento.
/cast [talent:1/2] Blazing Speed; [talent:1/3] Ice Floes
Bomba do Mago
Este macro casta Tempestade de Éter para Magos Arcanos, Bomba Viva para Magos de Fogo e Bomba de Gelo para Magos Gélidos.
/cast [@mouseover,harm,exists,nodead] Mage Bomb; Mage Bomb
Elemental da Água: Congelamento
Este macro permite que você coloque Congelamento na sua barra de habilidades.
/cast Freeze
Caso você queira usar Congelamento automaticamente assim que ele sair do cooldown, utilize o macro abaixo:
/cast Frostbolt
/cast Freeze
Elemental da Água: Jato d’Água
Este macro permite que você coloque a habilidade Jato d’Água na sua barra de habilidades.
/cast Water Jet
Conclusão
Chegamos ao fim do guia para Magos Gélidos! Espero que vocês tenham gostado e que o guia tenha sido útil. Deixem suas sugestões e dúvidas no campo de comentários 🙂
Guia por Amanda