Bem-vindos ao guia de Mago Arcano! Ele está atualizado para o patch 7.0 (Legion) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Mago em um ambiente PvE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Visão Geral e Mudanças
Apesar das mudanças por causa da nova expansão, os Magos Arcanos ainda possuem seu dano explosivo (burst damage), boa mobilidade e se destacam ao desempenhar papéis como kiting (movimentar-se enquanto bate). O que torna os Magos Arcanos únicos e separa um bom Mago de um Mago inciante, é saber como administrar o Mana durante a luta.
As mudanças de Warlords of Draenor para Legion foram as seguintes:
- Nova maestria (Maestria: Sábio), que aumenta a taxa de regeneração e o máximo de Mana, e também faz com que a Carga Arcana aumente o dano dos feitiços afetados por elas;
- A regeneração de Mana não é mais aumentada de acordo com a Aceleração;
- Carga Arcana não reduz mais a velocidade de lançamento de Impacto Arcano;
- Explosão Arcana se beneficia da Carga Arcana assim como Impacto Arcano.
Atualmente, Carga Arcana e Mana são os recursos principais do Mago Arcano. A Carga Arcana pode chegar a 4 cargas e ela aumenta o custo de Mana dos seus feitiços em 100% por carga, mas também potencializa o dano causado quando o feitiço atinge o alvo. É por isso que saber administrar o Mana se torna o ponto central para conseguir jogar bem com esta especialização.
Talentos
Neste capítulo apresentaremos os talentos mais viáveis para os Magos Arcanos.
Composição Geral
Melhores talentos para usar enquanto faz missões e sobre de nível.
Composição para Raide
Melhores talentos para usar em um grupo de raide.
Detalhamento
Tier 1 – Nível 15
- Familiar Arcano evoca um Familiar que ataca os inimigos e aumenta em 10% seu total de Mana. Duração de 1 hora.
- Presença de Espírito faz com que seus próximos Impacto Arcano sejam lançados instantaneamente. Possui 1 minuto de tempo de recarga.
- Palavras de Poder garante 1% a mais de chance de ativar Mísseis Arcanos para cada 20% de pontos de Mana que você ainda não gastou.
Familiar Arcano é a melhor opção pelo seu dano e pelos recursos extras que são essenciais.
Tier 2 – Nível 30
- Cintilação teleporta o Mago 20 metros à frente, a menos que exista um obstáculo no caminho. Não faz parte do tempo de recarga global e pode ser usado enquanto lança um feitiço. Máximo de 2 cargas e 15 segundos de tempo de recarga.
- Cauterizar faz com que, ao receber um dano fatal, o Mago fique com 35% de pontos de vida e queimará, perdendo 28% do máximo de pontos de vida durante 6 segundos. Enquanto estiver queimando, os feitiços que reduzem a velocidade de movimento são suprimidos e sua velocidade de movimento aumenta. Só pode ocorrer uma vez a cada 2 minutos.
- Ruptura do Gelo faz com que Bloco de Gelo tenha 2 cargas e também conceda uma cura equivalente a 3% do seu máximo de pontos de vida a cada 1 segundo.
Cintilação resulta em ganho de dano por meio da mobilidade e por não ser parte do tempo de recarga global. Também é ótimo para sobrevivência e deve ser seu talento padrão.
Cauterizar é uma boa escolha para fazer as missões e para passar por mecânicas que seriam fatais.
Tier 3 – Nível 45
- Imagem Espelhada cria 3 cópias do Mago que lançam feitiços e atacam os inimigos por 40 segundos. Possui 2 minutos de tempo de recarga.
- Runa de Poder coloca uma Runa de Poder no chão por 10 segundos que aumenta em 50% seu dano mágico enquanto você estiver em um raio de 8 metros. Máximo de 2 cargas e 40 segundos de tempo de recarga.
- Fluxo do Sortílego faz com que, durante o combate, a energia mágica flua em você, aumentando em até 20% o dano e depois caindo para 4%. O ciclo recomeça a cada 10 segundos.
Runa de Poder deve ser sua escolha padrão por causa do dano explosivo e pela facilidade de combiná-la com outras habilidades poderosas.
Fluxo do Sortílego é uma boa opção para fazer as missões já que proporciona dano estável e contínuo.
Tier 4 – Nível 60
- Supernova emite energia arcana ao redor do inimigo ou aliado, causando dano Arcano a todos os inimigos em um raio de 8 metros e repele-os. O alvo primário inimigo receberá 100% a mais de dano.
- Carregado concede 4 Carga Arcana imediatamente. Possui 40 segundos de tempo de recarga.
- Ressonância faz com que Salva Arcana cause 25% a mais de dano por alvo atingido.
Supernova é a melhor opção para dano em alvo único, enquanto que Ressonância é boa em situações nas quais você tem certeza que Salva Arcana irá atingir outros alvos. Ainda sim, Supernova é a escolha padrão.
Tier 5 – Nível 75
- Banquisas faz com que seu próximo feitiço com tempo de lançamento menor que 10 segundos possa ser lançado em movimento. Não faz parte do tempo de recarga global e pode ser lançado durante o lançamento de outros feitiços. Máximo de 3 cargas.
- Anel Gélido evoca um anel no local selecionado por 10 segundos e faz com que os inimigos que entrem no anel fiquem incapacitados durante esse tempo. Limite de 10 alvos.
- Proteção de Gelo proporciona 2 cargas a Nova Congelante.
Banquisas continua sendo o melhor talento para todas as situações por causa da mobilidade.
Tier 6 – Nível 90
- Tempestade de Éter cria uma tempestade que causa dano Arcano ao longo de 12 segundos ao alvo e a todos os inimigos em um raio de 10 metros. Aumenta em 60% o dano para cada unidade de Carga Arcana.
- Magia Instável faz com que Impacto Arcano tenha 25% de chance de explodir com o impacto, causando 50% de dano adicional ao alvo e a todos os outros inimigos em um raio de 8 metros.
- Erosão aumenta em 1% todo o dano que o alvo recebe dos seus feitiços Arcanos (máximo de 8 acúmulos). Após 3 segundos sem receber dano dos seus feitiços, esse efeito é reduzido em 1% a cada 1 segundo.
Tempestade de Éter é a melhor escolha em todas as situações. Para potencializar seu efeito, lance-o com 4 Carga Arcana.
Tier 7 – Nível 100
- Subjugados faz com que lançar Mísseis Arcanos aumente o Poder Arcano por 2 segundos.
- Impaciente faz com que Impacto Arcano, Mísseis Arcanos e Explosão Arcana também concedam 2% de Aceleração por 6 segundos. O efeito é cancelado ao lançar Salva Arcana.
- Orbe Arcano lança um Orbe Arcano à sua frente que percorre até 40 metros, causando dano Arcano aos inimigos que o atravessarem. Concede 1 Carga Arcana toda vez que causa dano.
Impaciente é, atualmente, a melhor escolha tanto para dano em alvo único quanto para dano em área.
Artefato
Neste capítulo apresentaremos a melhor forma de aplicar os pontos do seu Artefato.
Magos Arcanos utilizam o cajado Aluneth, concedendo a habilidade Marca de Aluneth, que coloca no chão uma runa que explode, causando uma grande quantidade de dano depois de algum tempo.
Regra de Três
Assim que você adquire seu Artefato, o Poder dos Guardiões é a primeira característica a ser escolhida. A partir dela é recomendável seguir o caminho abaixo:
- Bastão Impactante para aumentar o dano causado pelo Impacto Arcano;
- Autoridade de Aegwynn para aumentar a duração do Poder Arcano;
- Escudo de Mana para aumentar o dano absorvido pela Barreira de Gelo. É uma excelente característica defensiva;
- Finalmente chegar na Regra de Três para aumentar o dano dos Mísseis Arcanos.
Reverberação Arcana
Após chegar na Regra de Três, é recomendável seguir o caminho abaixo:
- Sensibilidade Etérea faz com que seus feitiços tenham mais chances de ativar Mísseis Arcanos;
- Ira de Aegwynn que aumenta sua chance de acerto crítico;
- Reverberação Arcana faz com que, quando Salva Arcana acertar mais de dois alvos, ela explode causando dano Arcano a mais a todos os inimigos em um raio de 10 metros do alvo primário. Excelente para dano de cleave (que atinge uma área na frente do jogador) e masmorras Mítico+.
Toque dos Magos
Assim que chegar na Reverberação Arcana, o terceiro e último caminho é o seguinte:
- Barragem Torrencial que aumenta o dano causado pela Salva Arcana;
- Onipresença que aumenta a janela de ativação de Deslocamento e diminui sua recarga;
- Toque dos Magos que faz com que Impacto Arcano tenha a chance de aplicar esta habilidade, acumulando 20% de dano que você causa ao alvo por 6 segundos, depois gera uma explosão que causa dano Arcano na mesma quantidade ao alvo e inimigos próximos;
- Fúria de Aegwynn que aumenta o dano causado pelos Mísseis Arcanos;
- Purificação Arcana que aumenta o dano causado pela Explosão Arcana
Há outros dois caminhos possíveis dependendo da situação. Para Raides Míticas e dano em alvo único, é possível:
- A partir de Autoridade de Aegwynn, selecionar Fúria de Aegwynn pelo aumento no dano dos Mísseis Arcanos;
- Escolher Onipresença por causa da mobilidade;
- Toque dos Magos, que é essencial em todos os caminhos;
- Suba e pegue Barragem Torrencial;
- Termine com Purificação Arcana.
Para Masmorras Mítico+ e dano em área, prefira:
- Comece com Purificação Arcana;
- Suba e pegue Barragem Torrencial;
- Escolha Onipresença;
- Escolha Toque dos Magos;
- Termine com Fúria de Aegwynn.
Os últimos pontos são de utilidade, portanto dependerão de sua preferência pessoal.
Relíquias
É interessante focar em relíquias que beneficiam Sensibilidade Etérea, Ira de Aegwynn e Bastão Impactante. Além destas, outras relíquias de dano também são bem-vindas.
Conceitos Básicos
Neste capítulo apresentaremos as informações básicas para você começar a jogar com seu Mago Arcano. A rotação gira em torna de duas fases: a de conserve (conserva), que é quando você acumula recursos até que suas habilidades estejam disponíveis, e a de burn (queimar/gastar), que é quando você usa seus recursos e gasta suas habilidades. Após essa fase, para recuperar o Mana, o Mago usará Evocação.
Fase de Conserva
Seu objetivo é administrar seu Mana durante essa fase, para que quando Poder Arcano ficar disponível, você consiga gastar o máximo de Mana possível. Procure manter sua mana em pelo menos 85%.
- Use Runa de Poder se tiver 2 cargas;
- Use Marca de Aluneth quando disponível;
- Use Orbe Arcano caso seja seu talento e se você não tiver Carga Arcana;
- Aplique Tempestade de Éter caso seja seu talento, com 4 Carga Arcana;
- Reaplique Tempestade de Éter com 4 Carga Arcana se estiver com menos de 4 segundos restantes. Caso não esteja aplicada, aplique;
- Use Mísseis Arcanos se:
- você tiver 3 cargas de Mísseis Arcanos ou
- você não estiver com 100% de Mana e tiver 2 ou mais Carga Arcana (quanto mais cargas melhor).
- Use Supernova caso seja seu talento;
- Use Salva Arcana se precisar regenerar Mana;
- Use Explosão Arcana se você sabe que irá acertar 3 ou mais alvos;
- Use Impacto Arcano.
Fase de Burn
Esta fase é a primeira da luta e sempre que Poder Arcano ficar disponível. Neste momento, seu objetivo é usar suas habilidades ininterruptamente.
- Certifique-se de ter 4 Carga Arcana;
- Coloque a Runa de Poder caso seja seu talento;
- Ative Poder Arcano;
- Use Mísseis Arcanos sempre que possível;
- Use Impacto Arcano;
- Ative Presença de Espírito (caso seja seu talento), no final do Poder Arcano.
Entendimento Aprofundado
Neste capítulo apresentaremos informações adicionais para entender mais profundamente como os Magos Arcanos funcionam e quais as melhores estratégias para gerar um bom DPS.
Carga Arcana e Mana
A jogabilidade de um Mago Arcano se dá de forma direta e a única imprevisibilidade é a habilidade Mísseis Arcanos, por causa da aleatoriedade dos desencadeamentos. Como é a única habilidade que não custa Mana e gera Carga Arcana, ela acaba regenerando o Mana sem que você precise usar Salva Arcana.
A Carga Arcana aumenta o dano que suas habilidades causam, mas também aumentam seu custo de Mana, e é exatamente isso que exige que o Mago saiba lidar com essa inversão. É indicado usar os Mísseis Arcanos para encontrar o balanceamento dos dois recursos. Os Mísseis permitem que você consiga a Carga Arcana sem gastar Mana, mas sua aleatoriedade é que irá dizer quando você pode abusar desta mecânica. Durante a fase de burn o ideal é manter-se com o máximo de Carga Arcana até que seu Mana seja completamente esvaziado.
Abaixo há a lista de feitiços que se beneficiam da Carga Arcana:
Dano em Área
A especialização Arcano não é voltada para dano em área, entretanto ainda sim é possível lidar com esse tipo de situação. Assim como dano em alvo único, também preciso lidar com seu Mana, pois Explosão Arcana é uma habilidade cara.
Para conseguir causar dano em área, siga as instruções abaixo:
- Use Orbe Arcano para gerar Carga Arcana e Mísseis Arcanos;
- Aplique Tempestade de Éter com 4 Carga Arcana e use Explosão Arcana;
- Use suas cargas de Mísseis Arcanos para ajudar a regenerar Mana;
- Faça sua rotação normal, substituindo Impacto Arcano por Explosão Arcana.
Runa de Poder
Para obter uma explosão de dano, é ideal combinar Runa de Poder com Poder Arcano. Comece usando a Runa e, logo em seguida, Poder Arcano, desse modo as duas habilidades terminarão juntas. Como Runa de Poder tem 2 cargas, você poderá usar a segunda quando preferir.
Sequência de Abertura
- Use a Poção da Graça Mortal;
- Use Marca de Aluneth 1.5 segundos antes do chefe ser puxado;
- Use Impacto Arcano 4 vezes;
- Coloque a Runa de Poder;
- Ative Poder Arcano, habilidades raciais e/ou berloques;
- Use Impacto Arcano o máximo possível;
- Use Mísseis Arcanos quando possível;
- Use Supernova no último segundo do Poder Arcano;
- Coloque a Runa de Poder novamente quando Poder Arcano terminar (somente se Sede de Sangue e derivados foram usados);
- Use Impacto Arcano o máximo possível;
- Use Mísseis Arcanos quando possível;
- Use Evocação quando seu Mana esvaziar e comece a fase de conserva.
Atributos
Atributos Básicos
- Intelecto é seu atributo principal e deve ser priorizado nos itens e upgrades. Ele proporciona Poder Mágico, o que aumenta o dano dos seus feitiços;
- Maestria (via Maestria: Sábio), aumenta seu Mana e regeneração, permitindo que você use mais feitiços com o máximo de Carga Arcana entre usos de Evocação. Também aumenta o ganho de dano por Carga Arcana;
- Aceleração aumenta o tempo de lançamento dos seus feitiços e reduz o tempo de recarga da Salva Arcana;
- Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente com seus feitiços e habilidades;
- Versatilidade aumenta o dano causado e diminui o dano recebido.
Prioridade dos Atributos
Apesar dessa ordem de prioridades, o peso dos atributos secundários é quase igual para Magos Arcanos.
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre suas auras e habilidades. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre as habilidades dos bosses e aconselham sobre como lidar com elas;
- Skada ou Details: são addons que mostram seu DPS em comparação aos outros jogadores. Muito bom para saber como está sua rotação e se ela precisa ser melhorada.
Macros
Lembre-se que o nome do feitiço na macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Caso queira entender melhor como eles funcionam, confiram nosso guia definitivo aqui.
Lampejo
Faz com que você consiga cancelar seu lançamento e use Lampejo imediatamente. Caso esteja usando Cintilação, essa macro não é necessária.
- #showtooltip
- /stopcasting
- /cast Blink
Bloco de Gelo
Cancela seu lançamento atual e te coloca no Bloco de Gelo. Ao apertar a habilidade novamente, você cancelará o efeito.
- #showtooltip
- /stopcasting
- /cancelaura Ice Block
- /cast Ice Block
Cancelar Bloco de Gelo
Se você usa muito seus botões, é mais fácil usar este macro em vez do anterior e colocá-lo em outro local. Faz com que você cancele a habilidade Bloco de Gelo.
- /cancelaura Ice Block
Deslocamento
Cancela seu lançamento e usa Deslocamento.
- #showtooltip
- /stopcasting
- /cast Displacement
- /cast Arcane Missiles
Supernova
Para evitar que você use Supernova em um aliado ou em si mesmo.
- #showtooltip Supernova
- /cast [harm, nohelp] Supernova
Contrafeitiço
Este macro serve para usar Contrafeitiço rapidamente.
- #showtooltip Counterspell
- /stopcasting
- /cast Counterspell
Conclusão
Chegamos ao final do guia de Magos Arcanos! Espero que tenha sido útil 🙂 Deixem suas dúvidas e sugestões no campo de comentários!
Guia adaptado e organizado por Amanda.