Bem-vindos ao guia de Ladino Assassinato! Ele está atualizado para o patch 7.2 (Legion) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Ladino em um ambiente PvE.
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Visão Geral
Ladinos Assassinato causam dano por meio dos venenos e de sangramento, e têm sido bastante aceitos em masmorras Mítico+ pela sua consistência no dano em alvo único. Sua ótima movimentação e habilidades defensivas são bem úteis em qualquer tipo de conteúdo. Ladinos Assassinato usam As Regicidas como Artefato, adagas que foram empunhadas por Garona enquanto estava sob controle de Gul’dan, inclusive ao assassinar o Rei Llane Wrynn, avô do atual Rei Anduin Wrynn.
Talentos
Os talentos são parte importante do seu DPS e podem ser mudados em uma área de descanso ou com o item Tomo da Mente Tranquila, que é feito por escribas e pode ser comprado na casa de leilões.
Talentos para Raide
Talentos para Subir de Nível
Explicação dos Talentos
Abaixo explicaremos os motivos pelos quais os talentos recomendados acima são melhores do que os que não foram selecionados.
Nível 15
- Mestre Envenenador aumenta o dano causado pelos seus venenos e os efeitos que não causam dano. Combinado com Veneno Agonizante e Bolsa de Truque rende bons resultados.
- Planejamento Elaborado aumenta o dano dos seus Golpes Finais, mas fica um pouco atrás de Mestre Envenenador a menos que você esteja constantemente aplicando Ruptura em vários alvos.
- Hemorragia ausa dano Físico e aumenta o dano de sangramento de suas habilidades por um período de tempo. Comparado com os talentos acima, não é uma boa escolha.
Nível 30
- Espreitanoite aumenta sua velocidade de movimento e o dano que você causa enquanto estiver em furtividade, É um ótimo talento, principalmente se você fizer bom uso de Sumir para beneficiar Ruptura e Envenenar.
- Subterfúgio permite que você use suas habilidades de furtividade 3 segundos após sair dela. É um bom talento para masmorras Mítico+, caso você vá aplicar Garrote em vários alvos na sequência de abertura.
- Concentração Sombria diminui o custo das habilidades enquanto estiver em furtividade. Comparado com os outros talentos, que aumenta mais o dano final, não é uma boa escolha.
Nível 45
- Estratagema Profundo aumenta o número de pontos de combo de 5 para 6 e, consequentemente, o dano que os Golpes Finais causam ao serem usados com 6 pontos. Não é um talento tão forte quanto Vigor, mas pode ser usado caso o jogador prefira essa flexibilidade.
- Antecipação aumenta o número de pontos de combo de 5 para 10, mas os Golpes Finais continuam consumindo 5 pontos no máximo. Não é um talento recomendado por não ajudar no ganho de DPS.
- Vigor aumenta sua Energia máxima e sua regeneração de Energia também. É a escolha ideal, especialmente se pareado com o talento Mestre Envenenador, pois irá requerer menos Acerto Crítico para preencher seus pontos de combo.
Nível 60
- Veneno Sorvedouro funciona como um veneno e, quando aplicado, concede Sorver. Não é um talento bom para conteúdo de end game (Míticas+ e Raides), mas é bastante útil enquanto estiver subindo de nível.
- Escorregadio faz com que Finta também reduza o dano que não é causado em área. É um ótimo talento para quem sabe usar Finta muito bem, pois requer bastante conhecimento da luta para saber quando você deverá evitar o dano causado.
- Escapar da Morte evita que você morra para um dano letal e, em vez disso, te deixa com pouca vida e reduz o dano que é recebido em seguida. Por ser um talento passivo, é a melhor escolha dentre os três.
Nível 75
- Bandidagem conclui o tempo de recarga de Garrote quando o alvo morrer e ainda estiver com a habilidade aplicada nele. É o talento que deve ser escolhido, pois permite um bom ganho de DPS se você souber aproveitar da conclusão do tempo de recarga.
- Oprimir os Fracos aumenta o dano que os alvos prejudicados por Aturdir, Golpe no Rim e Golpe Baixo recebem.
- Hemorragia Interna faz com que Golpe no Rim também causa dano de Sangramento com base nos pontos de combo gastos. Infelizmente não é um talento que pode ser comparado com a efeitivdade dos outros dois.
Nível 90
- Veneno Agonizante é um veneno letal que aumenta o dano causado aos seus oponentes. Você pode substituir Veneno Mortal pelo Agonizante. É o talento recomendado, pois sinergiza bem com o talento Mestre Envenenador. Só não é uma boa escolha para dano em área, portanto em Míticas+ é recomendável usar Veneno Mortal nos mobs e Veneno Agonizante no chefe.
- Diligência seus Golpes Finais têm a chance de conceder Aceleração. É uma boa escolha para quem muda constantemente de alvos, mas não para o conteúdo atual (Baluarte da Noite).
- Dessangrar faz com que seus efeitos de Sangramento sangrem 100% mais rapidamente. É um talento que perde para Veneno Agonizante, mas pode ser útil se você não tem muita Maestria ou tem pouco nível de equipamento, já que o veneno requer bons atributos para se destacar.
Nível 100
- Descarga Venenosa faz com que Feridas Envenenadas proporcionem 3 Energia quando forem desencadeadas. É o talento recomendado no modo de jogo atual.
- Marcado para Morrer marca um alvo e gera 5 pontos de combo. Se o alvo morrer enquanto estiver marcado, sua recarga é completa. Este é o talento indicado para quem está subindo de nível pela facilidade de matar os mobs das missões e reaplicar a marca nos próximos.
- A Morte Vem de Cima causa dano em duas partes: um dano em área e um Envenenar 50% mais forte. Não é recomendado, pois perde em efetividade para os outros dois talentos.
Artefato
“Incontáveis vozes abafadas, e incontáveis líderes tombados… tudo aos caprichos de seu comando torpe. Não haveria redenção para esses atos, apenas solidão e tristeza.”
Ladinos Assassinato usam As Regicidas como arma e recomenda-se que escolham as características de artefato de acordo com o caminho a seguir:
Ordem das Características (até 35)
- Sangue do Assassinado aumenta o dano de Ruptura. Excelente para aumentar seu dano logo de início.
- Bolsa de Truques cria uma poça de ácido, que também aumenta seu dano e é desencadeada uma vez por minuto, aproximadamente.
- Das Sombras ao usar Vendeta, lança adagas envenenadas que causam dano de Natureza. Outra característica ótima para melhorar seu dano e definir o potencial d’As Regicidas.
- O quarto ponto deve ser usado em Facas Envenenadas e Lâminas Balanceadas.
- O quinto ponto vai do Sangue do Assassinado para Desvanecer nas Sombras e Rapidez Sombria.
- O sexto e último caminho vai da Necessidade de Matar para Andarilho Sombrio.
Ordem das Características (35+)
A partir do 35º ponto você pegará as quatro habilidades do canto inferior direito e seguirá a seguinte ordem:
Rotação
Aqui falaremos sobre a rotação recomendada, a sequência de abertura e sobre alguns detalhes dos Ladinos Assassinato.
Prioridade das Habilidades
Caso você esteja usando os talentos recomendados para raide, a prioridade das habilidades é a seguinte:
- Mantenha Ruptura no(s) alvo(s);
- Use Vendeta quando estiver disponível e se você estiver completamente sem Energia;
- Use Sumir quando estiver disponível e quando você tiver 5 pontos de combo e use Ruptura (caso tenha o talento Espreitanoite, ou então use Mutilar);
- Mantenha Garrote no alvo principal;
- Use Envenenar logo antes ou logo depois de usar a Ruína dos Reis;
- Use Ruína dos Reis quando estiver disponível. Recomenda-se guardar Energia para usar essa habilidade e manter a aura de Envenenar durante Ruína dos Reis;
- Use Envenenar para gastar pontos de combo extra;
- Use Leque de Facas em 3 ou mais alvos para aplicar e manter Veneno Agonizante e gerar pontos de combo;
- Use Mutilar para gerar pontos de combo.
É recomendado usar os Golpes Finais com 4 ou 5 pontos de combo. Ruptura pode ser reaplicada com menos pontos caso esteja prestes a expirar.
Sequência de Abertura
Sempre comece a luta em Furtividade.
- Use Poção da Guerra Antiga;
- Aplique Garrote;
- Use Mutilar;
- Aplique Ruptura;
- Use Mutilar até preencher todos os pontos de combo;
- Ative Sumir e aplique Ruptura;
- Ative Vendeta no alvo primário;
- Use quaisquer raciais ativas;
- Use Ruína dos Reis;
- Continue com a rotação normal mantendo Envenenar e tentando manter Surto de Toxinas aplicado enquanto estiver usando Envenenar com 4 ou mais pontos de combo.
Venenos
Seu veneno letal deve ser Veneno Mortal a menos que você tenha escolhido o talento Veneno Agonizante, neste caso sempre prefira o Agonizante.
Seu veneno não letal é o Veneno Debilitante e só deve ser usado quando você precisar reduzir a velocidade de movimento de algum mob. Nem sempre faz parte da estratégia reduzir a velocidade de movimento dos inimigos.
Energia e Pontos de Combo
Ladinos Assassinato têm 120 de Energia (170 com o talento Vigor) e a sua taxa de regeneração é de 10 Energia por segundo. Algumas coisas aumentam essa taxa, por exemplo:
- Sua Aceleração e auras que aumentam a Aceleração;
- Feridas Envenenadas (passiva);
- Necessidade de Matar (característica de Artefato);
- Descarga Venenosa (talento).
A taxa de regeneração afeta diretamente habilidades como Surto de Toxinas e Envenenar, aumentando seu dano por consequência.
Nunca é recomendável chegar ao máximo de Energia e pontos de combo e não gastá-los o mais rápido possível, pois quanto mais tempo sem gastar, mais dano você perderá. O que é interessante, entretanto, é gerar Energia ou pontos de combo até o máximo (ou quase), para usar uma habilidade imediatamente.
Selar o Destino faz com que você ganhe um ponto de combo adicional ao acertar criticamente um alvo com um ataque corpo a corpo que gere pontos de combo, portanto Mutilar tem a chance de gerar 4 pontos de combo em vez de 3. Tome cuidado, pois não é recomendado usar uma habilidade que gere pontos de combo com 4 ou mais pontos de combo, pois corre o risco de desperdiçá-los, a menos que seja com Garrote ou Faca Envenenada, pois eles não se beneficiam de Selar o Destino. Também não use Faca Envenenada para chegar no quinto ponto de combo a menos que você esteja longe do chefe ou quase chegando no máximo de Energia.
Causando Dano
Nesta parte falaremos sobre habilidades/característica de artefato que auxiliam a dar um bom dano como Ladino Assassinato.
Surto de Toxinas
Surto de Toxinas faz com que Golpes Finais aumentem em 10% o dano do Veneno causado poor você no alvo por 5 segundos. Sempre que você aplicar um Golpe Final, Surto de Toxinas também será aplicado por 5 segundos e sempre terá a mesma duração, independentemente do número de pontos de combo gastos na aplicação do Golpe Final.
Surto de Toxinas é uma aura muito importante, portanto você deverá mantê-la aplicada 100% do tempo enquanto Vendeta estiver ativa. Também é interessante guardar Energia para usar vários Golpes Finais em sequência sem perder a aura do Surto de Toxinas. Neste caso é aceitável usar Envenenar com 3 pontos de combo só para manter Surto de Toxinas ativo.
Ruptura
Ruptura é sua prioridade, pois causa bastante dano, ainda mais com o talento Espreitanoite, fazendo valer a pena usar Sumir com 5 pontos de combo para aplicar Ruptura. Ela também deve ser usada em alvos que não sejam o primário pelo benefício das Feridas Envenenadas. Outra dica é sempre combinar Vendeta com Ruptura aprimorada pela aura do Espreitanoite.
Vendeta
Vendeta é sua principal habilidade de dano e tem 2 minutos de tempo de recarga (90 segundos com Mestre Assassino) e é aplicada a um alvo único, por isso recomenda-se aplicá-la no seu alvo primário. Caso haja outros alvos, reaplique seus sangramentos (especialmente Ruptura pela regeneração de Energia) antes de aplicar Vendeta. O ideal é começar essa habilidade com todos os seus sangramentos reaplicados e pouca Energia por causa da Necessidade de Matar. Também verifique se de ter Veneno Agonizante acumulado e Surto de Toxinas ativo pelo aumento no dano.
Ruína dos Reis
Ruína dos Reis é uma habilidade bem forte e deve ser usada após guardar Energia. Também é recomendado usar Envenenar logo antes da Ruína e manter seu efeito durante. Ruína dos Reis também gera 1 ponto de combo quando usada, portanto cuidado para não extrapolar o número de pontos de combo disponíveis.
Se você tem Pisantes do Caminhanoite, Convergência de Destinos e relíquias que favoreçam Mestre Assassino, certifique-se de sempre usar Ruína dos Reis com Vendeta.
Evitando Dano
Ladinos Assassinato têm bastantes habilidades defensivas. Abaixo listaremos algumas delas e sua utilidade.
- Finta reduz em 50% o dano em área recebido. Caso você escolha o talento Escorregadio ela reduzirá todo o dano que não for em área em 30%;
- Manto das Sombras garante imunidade à magia, remove todos os efeitos nocivos e, em seguida, por 5 segundos faz com que você resista à magias nocivas;
- Evasão aumenta em 100% sua chance de esquiva por 10 segundos;
- Escapar da Morte faz com que, ao receber um ataque fatal, sua vida vá a 7% (em vez de zero). 3 segundos após o efeito, você receberá 85% de dano a menos. Este efeito só poderá ocorrer uma vez a cada 6 minutos;
- Frasco Rubro é uma habilidade instantânea que cura 30% do seu máximo de pontos de vida por 6 segundos.
Lendários
A melhor combinação de lendários para raide é Pisantes do Caminhanoite + Dragonas do Assassino Mestre. Algumas lutas são melhores com Pisantes do Caminhanoite e Grilhões de Treinamento da Família Zoldyck, mas a diferença entre as combinações não é tão grande assim.
Lendários Detalhados
- Pisantes do Caminhanoite reduz o tempo de recarga de Vendeta em 1 segundo para cada 65 de Energia gasta. É o melhor lendário para Ladinos Assassinato e tem uma ótima sinergia com Vigor e relíquias que favorecem Mestre Assassino. A redução do tempo de recarga de Vendeta permite usá-la frequentemente com Ruína dos Reis, aumentando seu dano;
- Dragonas do Assassino Mestre proporciona 100% de Acerto Crítico enquanto estiver em Furtividade e por 6 segundos após sair dela. É o segundo melhor lendário e deve ser usado com o berloque Tragada das Almas para ser mais proveitoso ainda;
- Grilhões de Treinamento da Família Zoldyck faz com que seus venenos e sangramentos causem mais dano a alvos com menos de 30% de vida. É excelente para lutas com alvo único;
- Insígnia dos Corvoforte faz com que seus ataques de alvo único que gerem pontos de combo causem 15% a mais de dano de Sombra aos alvos a até 15 metros à frente do Ladino. É um lendário ok comparado com os outros;
- Cinidária, a Simbionte faz com que seus ataques causem 30% a mais de dano Físico quando seus alvos têm mais de 90% de vida. É um bom lendário para lutas que necessitam de bastante dano no começo, mas acaba não sendo tão bom em outros casos;
- A Trapaça do Senhor do Medo proporciona bônus de dano cumulativo em Leque de Facas. Ajuda um pouco em alvo único, mas é bem interessante contra vários alvos.
Atributos
Atributos Básicos
- Agilidade proporciona Poder de Ataque, que é o que determina o dano que você causa;
- Maestria aumenta o dano dos seus venenos por meio da Maestria: Venenos Potentes;
- Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente. Para Ladinos Assassinato, este atributo proporciona pontos de combo extra por meio de Selar o Destino;
- Versatilidade aumenta o dano que você causa e reduz o dano que você toma;
- Aceleração define a sua velocidade de ataque e a regeneração de Energia.
Prioridade dos Atributos
Básica
Com Foco em Dessangrar
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre como lidar com as mecênicas dos bosses;
- GTFO: é um addon que notifica quando você está em cima de um efeito prejudicial (a.k.a. lava);
- Recount/Skada: são addons que mostram o nível de dano causado, dano tomado e cura realizada. Muito bom para rastrear seu desempenho;
- Omen Threat Meter: mostra os níveis de agressividade. É bem útil para saber se você está puxando mais agressividade do que o tanque.
Macros
Lembre-se que o nome do feitiço na macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Caso queira entender melhor como eles funciona, confiram nosso guia definitivo aqui.
Atacar
Quando você muda de alvo, seu Ladino não começa a atacá-lo imediatamente a menos que você use uma habilidade ou ataque-o manualmente. Este macro substitui suas habilidades padrão para que seu Ladino comece a atacar automaticamente ao mudar de alvo. Para mudar a habilidade, apenas substitua o nome.
- #showtooltip Punhalada pelas Costas
- /startattack
- /cast Punhalada pelas Costas
Truques do Ofício
Este macro irá usar Truques do Ofício no alvo que estiver sob seu mouse.
- #showtooltip
- /cast [@mouseover] Truques do Ofício
O macro abaixo irá usar Truques do Ofício no seu foco, caso você não goste da opção acima.
- #showtooltip
- /cast [@focus] Truques do Ofício
O macro a seguir combina os dois acima. Se você não tiver um alvo sob o mouse e nem um foco, ele irá usar a habilidade no alvo do seu alvo (provavelmente o tanque se você estiver atacando o chefe).
- #showtooltip
- /cast [@mouseover, help] [@focus, help] [@targettarget, help] Truques do Ofício
Se você está usando a habilidade no mesmo tanque antes ou durante o começo da luta, use o macro abaixo.
- /cast [target=”Nome do Tanque”] Truques do Ofício
Conclusão
Chegamos ao final do guia de Ladino Assassinato! Deixem suas dúvidas e sugestões no campo de comentários abaixo 😉
Guia organizado e adaptado por Amanda