Bem-vindos ao guia de Guerreiro Fúria! Ele está atualizado para o patch 7.0 (Legion) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Guerreiro em um ambiente PvE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Visão Geral e Mudanças
A especialização Fúria passou por algumas mudanças na troca de Warlords of Draenor para Legion, mas ainda tem seu foco no Enfurecer. O dano causados por estes Guerreiros é contínuo e poderoso, o que torna a classe muito versátil.
As mudanças de Warlords of Draenor para Legion foram as seguintes:
- Sua Raiva agora é usada para potencializar a habilidade Alvoroço (nova habilidade);
- Enfurecer dura 4 segundos, mas proporciona 100% de velocidade de ataque por sua duração;
- Golpe Furioso não se limita mais às ativações de Enfurecer, e pode ser usado quantas vezes quiser enquanto estiver Enfurecido;
- Redemoinho não possui mais custo, tornando seu dano em área mais abrangente;
- Cutelo de Carne agora afeta Alvoroço e Sede de Sangue;
- Temeridade se tornou Grito de Batalha e tem menos tempo de recarga;
- Brado de Convocação se tornou Brado de Comando.
Talentos
Neste capítulo apresentaremos os talentos mais viáveis para os Guerreiros Fúria.
Composição Geral
Melhores talentos para usar enquanto faz missões e sobe de nível.
Composição para Raide
Melhores talentos para usar em um grupo de raide.
Detalhamento
Tier 1 – Nível 15
- Máquina de Guerra faz com que, ao matar um alvo, você ganhe 30% de Aceleração e 30% de velocidade de movimento por 10 segundos.
- Raiva Infinita faz com que seus ataques automáticos gerem 30% a mais de Raiva.
- Carne Fresca faz com que Sede de Sangue tenha 40% a mais de chance de Acerto Crítico contra alvos com menos de 80% de vida.
Raiva Infinita ajuda mais na regeneração de Raiva do que Máquina de Guerra, que permite mais usos de Alvoroço, sendo a melhor opção. Máquina de Guerra pode ser melhor se há vários alvos morrendo frequentemente.
Tier 2 – Nível 30
- Onda de Choque envia uma onda de força em cone que causa dano e atordoa todos os inimigos em um raio de 10 metros, por 4 segundos. A recarga é reduzida em 20 segundos se atingir pelo menos 3 alvos.
- Seta Tempestuosa arremessa a arma do Guerreiro contra um inimigo, causando dano Físico e atordoando-o por 4 segundos.
- Dose Dupla aumenta o número máximo de cargas de Investida em 1, reduz seu tempo de recarga em 3 segundos.
Dose Dupla é a melhor opção quando você não precisa de controle coletivo (crowd control), mas de mobilidade. As outras duas habilidades podem ser usadas em situações específicas nas quais você precisa de atordoamentos.
Tier 3 – Nível 45
- Bola de Demolição faz com que seus ataques tenham chances de aumentar em 200% o dano do seu próximo Redemoinho.
- Estouro faz com que Raiva Incontrolada agora cause Enfurecer.
- Avatar transforma o Guerreiro em um colosso por 20 segundos, fazendo com que ele cause 20% a mais de dano e remove todos os efeitos de enraizar e lerdeza. Possui 1.5 minutos de tempo de recarga.
Avatar é a escolha certa para encontros nos quais você consiga se beneficiar do dano aumentado enquanto a habilidade durar. Bola de Demolição pode ser escolhida quando precisar usar Redemoinho contra vários alvos.
Tier 4 – Nível 60
- Carga Furiosa faz com que Investida também aumente em 300% a cura realizada pela sua próxima Sede de Sangue.
- Passos Amplos reduz em 15 segundos a recarga de Salto Heroico e ela passa a aumentar em 70% a sua velocidade de corrida por 3 segundos.
- Pintura de Guerra faz com que você comece a receber 20% de dano de Enfurecer (em vez de 30%).
Pintura de Guerra é excelente para raides por causa da redução de dano da habilidade. Passos Amplos traz bastante mobilidade para lutas que precisem disso, portanto pode ser uma opção.
Tier 5 – Nível 75
Massacre é a melhor opção contra alvo único, já que se beneficia muito bem das características do Artefato. Chacina é um bom talento contra vários alvos.
Tier 6 – Nível 90
- Banho de Sangue faz com que seus ataques corpo-a-corpo e habilidades façam o alvo sangrar por 10 segundos, recebendo 40% de dano adicional durante 6 segundos.
- Frenesi faz com que Corte Furioso aumente em 5% sua Aceleração por 10 segundos. Pode ser acumulado até 3 vezes.
- Raiva Interior faz com que Golpe Furioso não necessite mais de Enfurecer e cause 150% a mais de dano, mas seu tempo de recarga sobe para 4.5 segundos.
Raiva Interior é a melhor opção, pois permite usos mais consistentes e poderosos de Golpe Furioso ao remover Enfurecer da jogada.
Tier 7 – Nível 100
- Tornado de Aço proporciona uma nova habilidade ativa que causa dano Físico a todos os alvos em um raio de 8 metros. Enquanto estiver ativa, você não pode usar habilidades ofensivas, mas fica imune a controle coletivo, pode se esquivar de ataques e usar habilidades defensivas.
- Desenvoltura Arrojada faz com que Grito de Batalha gere 100 Raiva.
- Rugido do Dragão faz com o Guerreiro ruja explosivamente, causando dano a todos os inimigos em um raio de 8 metros e aumentando todo o dano que ele causará em 20% por 6 segundos. Essa habilidade ignora a armadura e é sempre Acerto Crítico.
Rugido do Dragão é a melhor escolha pela explosão de dano.
Artefato
Neste capítulo apresentaremos a melhor forma de aplicar os pontos do seu Artefato.
Guerreiros Fúria utilizam as Armíferas dos Valarjares, que concedem a habilidade Fúria de Odyn. Ela causa dano de Fogo a todos os inimigos em um raio de 14 metros por 4 segundos.
Campeão de Odyn
A primeira habilidade que pode ser escolhida é Sede por Batalha. A partir dela, seu objetivo é chegar no Campeão de Odyn por meio do seguinte caminho:
- Implacável irá aumentar em 3% o dano causado por Alvoroço;
- Força Incomparável aumenta em 5% todo o dano crítico causado durante Grito de Batalha;
- Berserker Enfurecido aumenta em 1% todo o dano causado durante Enfurecer;
- Concentração no Caos faz com que, durante Enfurecer, seus ataques automáticos não recebam mais penalidade de acerto por estar usando duas armas;
- Ira e Fúria aumenta em 5% o dano causado por Golpe Furioso.
Implacável
O próximo passo é chegar nas características Implacável e Pressentir Morte.
- Volte e escolha Causamortis, que aumenta em 3% a chance de acerto crítico de Executar;
- Implacável faz com que Executar aumente em 5% o dano causado por ela durante 6 segundos, acumulando até 99 vezes;
- Pressentir Morte faz com que Executar tenha 15% de chance de fazer com que seu próximo Executar não custe Raiva.
Fúria dos Valarjares
Em seguida é recomendável subir e escolher Fúria dos Valarjares. Para isso, escolha:
- Cicatrizes de Batalha aumenta em 2% o máximo de pontos de vida durante Enfurecer;
- Fúria dos Valarjares faz com que Alvoroço e Executar tenham a chance de ativar Berserk, aumentando em 3% a velocidade de ataque e a chance de acerto crítico a cada 1 segundo por 12 segundos.
Após chegar na Fúria dos Valarjares, sobram dois caminhos para terminar sua árvore de características:
- Talhos Selvagens que aumenta o dano do Corte Furioso em 7%;
- Raiva Descontrolada faz com que Investida gere um adicional de 5 Raiva.
E:
- A partir de Pressentir Morte subir para Loucura de Sangue que recupera mais 1% dos seus pontos de vida quando você estiver com menos de 20% deles.
Relíquias
É recomendável sempre escolher a relíquia com maior nível, independentemente da característica que será beneficiada. Caso você precise escolher entre duas do mesmo nível, procure priorizar:
Conceitos Básicos
Neste capítulo apresentaremos as informações básicas para você começar a jogar com seu Guerreiro Fúria.
Rotação para Alvo Único
A rotação pode variar dependendo dos talentos escolhidos. Abaixo vocês encontram um exemplo de rotação para alvo único:
- Use Investida para chegar no seu alvo;
- Use Alvoroço se não tiver Enfurecer ou estiver com Raiva no 100;
- Use Sede de Sangue se não tiver Enfurecer;
- Use Fúria de Odyn e tente sincronizá-la com auras curtas;
- Use Executar em alvos com menos de 20% de vida e com Enfurecer ativo;
- Use Redemoinho nos desencadeamentos da Bola de Demolição, caso seja seu talento;
- Use Golpe Furioso;
- Use Sede de Sangue mesmo que Enfurecer esteja ativo;
- Use Corte Furioso para complementar.
Caso você tenha escolhido Rugido do Dragão, use-o antes do Grito de Batalha pela chance garantida de Acerto Crítico ou antes de usar Alvoroço. Se você escolheu Frenesi, use Corte Furioso para manter a aura quando estiver prestes a expirar.
Executar
É importante saber quando usar Executar, já que só pode ser usada em alvos com menos de 20% de vida e serve para gastar Raiva excessiva caso Enfurecer esteja ativo.
Com o talento Massacre, é ideal seguir a lista abaixo:
- Use Executar sem Enfurecer e sem desencadear Massacre;
- Use Alvoroço com os desencadeamentos de Massacre;
- Use Golpe Furioso com (talento);
- Use Executar;
- Use Sede de Sangue se estiver sem Raiva para usar Executar.
Para conseguir tirar proveito do Massacre é preciso manter Enfurecer a partir dos desencadeamentos que Executar gera para lançar Alvoroço de graça.
Rotação de Abertura
- Use sua poção;
- Use Investida;
- Use Rugido do Dragão, Avatar e Banho de Sangue, caso sejam seus talentos;
- Use Grito de Batalha e Sede de Sangue para desencadear Enfurecer;
- Continue com a rotação para alvo único.
Rotação para Vários Alvos
Não há muita diferença para a rotação para alvo único, mas é preciso saber sincronizar o Cutelo de Carne com Sede de Sangue e Alvoroço para que eles acertem alvos adicionais.
- Use Investida para chegar no alvo;
- Use Tornado de Aço, caso seja seu talento;
- Use Redemoinho para ativar Cutelo de Carne;
- Use Alvoroço se não tiver Enfurecer ou estiver com Raiva no 100 com Cutelo de Carne;
- Use Sede de Sangue se não tiver Enfurecer com Cutelo de Carne;
- Use Redemoinho nos desencadeamentos da Bola de Demolição, caso seja seu talento;
- Abaixo de 4 alvos, use Golpe Furioso com Raiva Interior, caso seja seu talento;
- Use Redemoinho.
Ordem das Habilidades
Guerreiros Fúria têm diversas habilidades que devem ser usadas em conjunto ou uma após a outra para melhorar seu impacto na hora da luta. A ordem sugerida é:
- Rugido do Dragão por fazer parte do tempo de recarga global e sempre ser Acerto Crítico;
- Grito de Batalha em seguida, pois sincroniza bem com o efeito do Rugido;
- Avatar e Banho de Sangue juntos, já que estão fora do tempo de recarga global;
- Raiva Incontrolada e Estouro juntos para desencadear Enfurecer.
Grito de Batalha
Grito de Batalha aumenta sua chance de Acerto Crítico em 100% e tem 1 minuto de tempo de recarga. Deve ser usado com frequência, preferivelmente quando Enfurecer estiver inativo ou para garantir sua ativação depois por meio da Sede de Sangue. Alinhar essa habilidade com desencadeamentos é excelente para garantir mais dano.
Tornado de Aço
Ao usar Tornado de Aço em lutas com períodos previsíveis de dano em área (AoE) é muito importante sincronizá-lo para maximizar o dano. Sua duração cai bem com a do Grito de Batalha, mas nem tanto com Fúria de Odyn.
Fúria de Odyn
É preciso saber quando usar esta habilidade, já que ela atinge vários alvos. É importante sincronizá-la com auras curtas como Grito de Batalha ou Rugido do Dragão. Em casos de dano em alvo único, tente acumulá-la com várias auras, já que ela pode causar bastante dano quando atingir o alvo.
Entendimento Aprofundado
Neste capítulo apresentaremos informações adicionais para entender mais profundamente como os Guerreiros Fúria funcionam e quais as melhores estratégias para gerar um bom DPS.
Raiva
É essencial saber administrar seu recurso: a Raiva. Ela é gerada por meio dos seus ataques automáticos, pela Sede de Sangue (10 Raiva) e pelo Golpe Furioso (5 Raiva). Este recurso deve ser usado com suas habilidades mais poderosas, como Alvoroço para gerar Enfurecer, e Executar em alvos com menos de 20% de vida.
Enfurecer
O objetivo dos Guerreiros Fúria é manter Enfurecer ativa o máximo possível. É possível fazer isso a partir de habilidades como Sede de Sangue (acertos críticos), Alvoroço ou Raiva Incontrolada com o talento Estouro. Além disso, a Maestria: Fúria Desagrilhoada aumenta o dano causado pelas habilidades enquanto Enfurecer estiver ativa, proporcionando mais dano.
Mobilidade
Investida e Salto Heroico são duas habilidades essenciais para a mobilidade dos Guerreiros Fúria. É importante saber usá-las para otimizar seu DPS, já que elas facilitam que você “pule” de alvo em alvo. Você pode considerar os talentos Dose Dupla e Passos Amplos caso sinta que a luta precise de mais mobilidade do que o normal.
Sobrevivência
Uma das principais habilidades dos Guerreiros Fúria para garantir sua sobrevivência, é Sede de Sangue, que cura em 4% da vida total, escalando com sua vida base. Para mitigação de dano, Regeneração Enfurecida ajuda a reduzir o dano recebido e a recuperar 20% de sua vida. É interessante combinar as duas habilidades para otimizar seus benefícios.
Brado de Comando é uma boa habilidade para o Guerreiro e para o time, já que aumenta a vida de todos em 15% por 10 segundos. É importante usá-la em momentos específicos para ajudar na sobrevivência da raide.
Atributos
Atributos Básicos
- Força é seu atributo principal. Ele proporciona Poder de Ataque, que determina o dano que suas habilidades causam. Lembre-se de priorizá-lo em todos os equipamentos e upgrades.
- Acerto Crítico proporciona dano adicional aos seus ataques e habilidades, e também aumenta a chance de ativar Enfurecer por meio de Sede de Sangue.
- Maestria aumenta o dano bônus da Maestria: Fúria Desagrilhoada, potencializando todo dano causado enquanto Enfurecer estiver ativo.
- Aceleração aumenta a velocidade dos ataques automáticos, reduz o tempo de recarga global, o tempo de recarga base de Sede de Sangue e Golpe Furioso, e também acelera o tempo de lançamento do Tornado de Aço.
- Versatilidade aumenta o dano que você causa e diminui o dano que você recebe.
Prioridade dos Atributos
Força > Aceleração (até 50%) > Maestria > Versatilidade > Acerto Crítico > Aceleração (mais de 50%)
*De acordo com o Icy-Veins, a Aceleração até 50% ainda não é um atributo comprovadamente melhor do que os outros, mas a teoria é de que a redução do tempo de recarga global ajuda muito na rotação.
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre suas auras e habilidades. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre as habilidades dos bosses e aconselham sobre como lidar com elas;
- Skada ou Details: são addons que mostram seu DPS em comparação aos outros jogadores. Muito bom para saber como está sua rotação e se ela precisa ser melhorada;
- TellMeWhen: permite que você rastreie várias coisas, desde tempo de recarga até auras e desencadeamentos;
- Omen Threat Meter: mostra seu nível de ameaça. Ideal para evitar puxar a agressividade.
Macros
Lembre-se que o nome do feitiço na macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Caso queira entender melhor como eles funcionam, confiram nosso guia definitivo aqui. Os macros abaixo estão em português.
Tornado de Aço
O macro abaixo permite que você cancele Tornado de Aço antes que sua duração termine. Às vezes é necessário fazer isso, pois enquanto o Tornado estiver ativo, você não pode lançar mais nenhuma habilidade.
- #showtooltip Tornado de Aço
- /cancelaura Tornado de Aço
- /cast Tornado de Aço
Murro
Este macro usará Murro contra o alvo do seu foco, se você tiver um, ou contra seu alvo atual.
- #showtooltip Murro
- /cast [@focus, harm, exists][@target] Murro
Salto Heroico
O macro abaixo permite que você use Salto Heroico várias vezes, mas continue com o mesmo círculo no chão.
- #showtooltip Salto Heroico
- /cast !Salto Heroico
Tornado de Aço/Raiva Incontrolada
Este macro usa Raiva Incontrolada antes do Tornado de Aço para garantir que, se Estouro for seu talento escolhido, Tornado de Aço se beneficie de Enfurecer.
- #showtooltip Tornado de Aço
- /cast Raiva Incontrolada
- /cast Tornado de Aço
Habilidades Ofensivas
O macro abaixo lança todas as habilidades ofensivas fora do tempo de recarga global de uma só vez, incluindo talentos que você escolheu.
- #showtooltip Grito de Batalha
- /use Banho de Sangue
- /use Avatar
- /use Fúria Sangrenta
- /use Berserk
Conclusão
Chegamos ao fim do guia para Guerreiros Fúria! Espero que tenha sido útil. Caso tenham sugestões ou dúvidas, comentem abaixo 😉
Guia adaptado e organizado por Amanda.