Bem-vindos ao guia de Druida Restauração! Ele está atualizado para o patch 7.0 (Legion) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Druida em um ambiente PvE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Visão Geral e Mudanças
Druidas Restauração curam a partir de seus HoTs (cura por tempo) e são bons em manter a cura estável durante a luta. Entretanto, são um pouco limitados à Tranquilidade quando se trata de reagir a muito dano. Sua mobilidade também ajuda bastante na hora de curar.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre como ser um curandeiro, dê uma olhada em nosso Guia Geral de Curandeiro: do Básico ao Avançado.
As mudanças de Warlords of Draenor para Legion foram as seguintes:
- A Maestria: Harmonia foi refeita. Agora ela aumenta a cura feita a um jogador afetado por um HoT;
- Avivar voltou, mas com uma mudança: em vez de restaura mana, agora permite que o jogador lance feitiços sem gastar mana por 10 segundos;
- Toque de Cura e Recrescimento não completam mais o tempo de recarga de Brotar da Vida;
- Rapidez da Natureza foi removido;
- Recomposição Rápida não precisa mais que um HoT esteja no alvo para funcionar (Rejuvenescer e Recrescimento);
- Crescimento Silvestre agora é uma cura inteligente, ou seja, irá sempre curar o alvo com menos vida;
- Cascaferro teve seu tempo de recarga aumentado para 1.5 minutos e o aumento da cura em alvos com cura por tempo foi removido. O talento de nível 100, Litocasca, reduz seu tempo de recarga em 30 segundos e adiciona 20% de cura em efeitos de HoTs;
- Cogumelo Selvagem se tornou Eflorescência e sua funcionalidade é a mesma;
- A maioria dos talentos foi reformulado;
- Várias habilidades híbridas foram removidas.
Talentos
Neste capítulo apresentaremos os talentos mais viáveis para os Druidas Restauração.
Tier 1 – Nível 15
- Prosperidade faz com que Recomposição Rápida tenha 2 cargas e sua recarga seja reduzida em 5 segundos.
- Proteção Cenariana protege um alvo aliado por 30 segundos. Se qualquer dano for recebido, ele consumirá a proteção e curará o alvo ao longo de 8 segundos.
- Abundância faz com que, para cada Rejuvenescer que estiver ativo, o tempo de lançamento de Toque de Cura seja reduzido em 10%, e a chance de obter um efeito crítico com Recrescimento aumenta em 10%.
Proteção Cenariana é o melhor talento para cura em alvo único ou para curar o tanque. Prosperidade pode ser uma solução caso você queira aumentar sua cura em raide.
Tier 2 – Nível 30
- Renovação cura instantaneamente 30% do máximo de pontos de vida. Pode ser usada em todas as formas.
- Fera Deslocadora teleporta o Druida a até 20 metros à frente, ativando Forma de Felino e aumentando em 50% a velocidade de movimento por 4 segundos.
- Investida Selvagem concede uma habilidade de movimento que varia de acordo com a forma da metamorfose:
- Não transformado: voa para um aliado;
- Forma de Urso: investe contra um inimigo, imobilizando-o por 4 segundos;
- Forma de Felino: salta para trás de um inimigo, tonteando-o por 3 segundos;
- Forma de Viagem: salta 20 metros para frente;
- Forma Aquática: aumenta em 150% a velocidade de nado por 5 segundos.
Aqui você deverá escolher entre movimentação e sobrevivência. Para movimentação, prefira Fera Deslocadora. Para sobrevivência, Renovação pode salvar sua vida dependendo da luta.
Tier 3 – Nível 45
- Afinidade com Equilíbrio proporciona a habilidade passiva Influência Astral, que aumenta o alcance de todas as suas habilidades em 5 metros. Você também aprende: Forma de Luniscante, Surto Estelar e Golpe Lunar.
- Afinidade Feral proporciona a habilidade passiva Rapidez Felina, que aumenta sua velocidade de movimento em 15%. Você também ganha: Despedaçar, Estraçalhar, Rasgar, Mordida Feroz e Patada.
- Afinidade com Guardião proporciona a habilidade passiva Pelego Grosso, que reduz em 10% todo o dano recebido. Você também aprende: Destroçar, Surra, Veloférreo e Regeneração Frenética.
Neste tier, sua escolha dependerá da luta. Geralmente é melhor escolher Afinidade com Guardião por causa da redução de dano total. Mas caso você precise de movimentação, Afinidade Feral é melhor. Em lutas nas quais os jogadores estejam longe uns dos outros, o aumento no alcance de Afinidade com Equilíbrio pode ser mais viável.
Tier 4 – Nível 60
- Trombada Poderosa evoca o espírito de Ursoc para atordoar o alvo por 5 segundos. Pode ser usado em todas as formas.
- Embaraço em Massa enraíza o alvo por 20 segundos e se espalha para os inimigos próximos. Caso o alvo sofra dano, o efeito será interrompido. Pode ser usado em todas as formas.
- Tufão atinge alvos a até 15 metros à sua frente, repelindo-os e tonteando-os por 6 segundos. Pode ser usado em todas as formas.
Você deverá o talento que melhor se encaixar na luta e de acordo com as mecânicas. Tufão geralmente é a escolha padrão.
Tier 5 – Nível 75
- Alma da Floresta faz com que, ao lançar Recomposição Rápida, você ganhe Alma da Floresta, aumentando em 200% a cura do seu próximo Recrescimento ou Rejuvenescer, ou aumentando em 75% a cura do seu próximo Crescimento Silvestre.
- Encarnação: Árvore da Vida faz com que o Druida assuma a forma de Árvore da Vida, aumentando em 15% a cura realizada, em 120% a armadura e ganhando proteção contra efeitos de Polimorfia. A eficácia de Rejuvenescer, Crescimento Silvestre, Recrescimento e Raízes Enredantes é melhorada. A habilidade dura 30 segundos e você pode transformar/destransformar enquanto o efeito durar.
- Cultivo faz com que, quando Rejuvenescer curar um alvo com menos de 60% de pontos de vida, aplique Cultivo ao alvo, curando-o ao longo de 6 segundos.
Alma da Floresta é a escolha padrão e deve ser usada com Crescimento Silvestre para ser mais efetiva. Encarnação: Árvore da Vida pode ser usado em lutas longas, já que custa menos e Cultivo pode ser uma opção em lutas nas quais a vida da raide cai bastante e com frequência.
Tier 6 – Nível 90
- Flores Primaveris faz com que cada alvo curado por Eflorescência receba uma cura adicional durante 6 segundos.
- Paz Interior reduz em 60 segundos o tempo de recarga de Tranquilidade.
- Germinação permite que você aplique Rejuvenescer duas vezes no mesmo alvo.
Paz Interior deve ser usado em lutas nas quais você consegue encaixar o tempo de recarga de 2 minutos de Tranquilidade confortavelmente. Caso não dê certo, é recomendável usar Flores Primaveris, mas não em lutas com muita movimentação pelo alto custo de Eflorescência. Germinação é bom para quando você está curando o tanque e em masmorras Mítico+.
Tier 7 – Nível 100
- Momento de Clareza faz com que Presságio de Clareza afete os 3 próximos Recrescimento.
- Litocasca reduz em 30 segundos a recarga de Cascaferro e aumenta em 20% a cura dos efeitos de cura ao longo do tempo.
- Florescer aumenta a duração de todos os seus efeitos de cura por tempo em alvos aliados em um raio de 60 metros por 6 segundos.
O melhor talento neste tier é Florescer. Há situações nas quais você pode preferir usar os outros dois, mas Florescer ainda é a melhor opção.
Artefato
Neste capítulo apresentaremos a melhor forma de aplicar os pontos do seu Artefato.
Druidas Restauração utilizam o cajado G’Hanir, a Árvore Mãe, que concede a habilidade Essência de G’Hanir, aumentando os efeitos dos seus outros feitiços de cura.
Andassonho
Assim que você consegue seu Artefato, a Essência de G’Hanir é a primeira característica a ser escolhida. A partir dela, é recomendável seguir o caminho abaixo:
- Vigor da Natureza para aumentar em 15% a cura de Rejuvenescer;
- Andarilho do Bosque que aumenta em 1% toda cura ao longo do tempo que for realizada;
- Essência da Natureza que faz com que Crescimento Silvestre cure os alvos instantaneamente;
- Essência de Nordrassil para aumentar em 5% a cura de Eflorescência;
- Andassonho faz com que Crescimento Silvestre tenha a chance de deslocar sua mente momentaneamente para o Sonho Esmeralda, curando todos os aliados afetados por Rejuvenescer.
Mente Tranquila
Após chegar no Andassonho, é recomendável seguir o caminho abaixo:
- Brotar de G’Hanir para aumentar em 50% a cura de Brotar da Vida;
- Armadura dos Antigos faz com que Cascaferro reduza em mais 2% todo o dano recebido pelo alvo;
- Benção da Árvore do Mundo aumenta em 3% a cura realizada por Toque de Cura e a cura inicial de Recrescimento;
- Mente Tranquila para aumentar em 20% a cura realizada por Tranquilidade, que agora é lançável durante o movimento.
Poder do Arquidruida
Após Mente Tranquila, o próximo passo é descer e chegar no Poder do Arquidruida:
- Infusão da Natureza para reduzir em 2% o custo de mana de Crescimento Silvestre;
- Persistência para aumentar em 1 segundo a duração de Fogo Lunar, Rejuvenescer e Fogo Solar;
- Conhecimento dos Antigos para aumentar a regeneração de mana em 2%;
- E Poder do Arquidruida que faz com que Crescimento Silvestre tenha a chance de fazer com que seu próximo Rejuvenescer ou Recrescimento também sejam aplicados a 2 aliados adicionais em um raio de 15 metros do alvo.
Marca de Cambiante
Há um quarto caminho para fechar a árvore das características:
- Recomposição Natural para aumentar em 10% a cura realizada por Recomposição Rápida;
- Sementes da Árvore do Mundo faz com que Semente Viva cure 10% da cura inicial que a plantou;
- Marca de Cambiante faz com que, enquanto estiver na Forma de Viagem, Forma de Felino, Forma de Luniscante ou Forma de Urso, você se cure em 1% de seu máximo de pontos de vida a cada 3 segundos.
Problemas com Mana
Há um outro modo de trilhar os caminhos do Artefato que ajudam a resolver problemas com Mana, mas sacrificam a possibilidade de usar Tranquilidade enquanto o Druida se move. Ele não é recomendável, portanto use por sua conta em risco:
- Essência de G’Hanir
- Vigor da Natureza
- Infusão da Natureza
- Persistência
- Conhecimento dos Antigos
- Poder do Arquidruida
- Andarilho do Bosque
- Essência da Natureza
- Brotar de G’Hanir (você pode pular se quiser chegar logo em Andassonho)
- Essência de Nordrassil
- Andassonho
- Armadura dos Antigos
- Benção da Árvore do Mundo
- Mente Tranquila
- Recomposição Natural
- Sementes da Árvore do Mundo
- Marca de Cambiante
- Florescer de G’Hanir
Relíquias
Caso precise escolher entre relíquias, prefira sempre a de maior nível. Caso elas tenham o mesmo nível, pense nas características abaixo:
- Conhecimento dos Antigos é, geralmente, a melhor característica e ainda ajuda com problemas de mana;
- Infusão da Natureza é justificável se você usa bastante Crescimento Silvestre;
- Andarilho do Bosque aumenta sua cura;
- Essência de Nordrassil é útil se você faz bastante uso de Eflorescência;
- Recomposição Natural serve para melhorar Recomposição Rápida;
- Persistência pode funcionar se você não precisa melhorar as duas características anteriores.
Conceitos Básicos
Neste capítulo apresentaremos as informações básicas para você começar a jogar com seu Druida Restauração. O modo de jogo vai depender do(s) alvo(s) que está sendo curado e do tipo de dano que é recebido. Por esse motivo, não há uma rotação, mas sim meios para lidar com o que é previsto e imprevisto.
Cura em Alvo Único
O alvo único pode ser o tanque ou outro jogador que irá receber muito dano. Abaixo há algumas dicas de como jogar com seu Druida:
- Mantenha Eflorescência nos alvos (pelo menos 3, mas sempre 2);
- Mantenha Brotar da Vida, Recrescimento e Rejuvenescer nos alvos. Além de curá-los, você ainda se beneficia por meio da Maestria: Harmonia;
- Se o alvo estiver recebendo mais dano do que os HoTs conseguem curar, complemente com Toque de Cura;
- Se o dano recebido ainda estiver alto, use Recomposição Rápida para estabilizar o alvo e use Recrescimento adicionais;
- Caso o dano seja ainda mais alto, use Cascaferro para ajudá-lo a sobreviver.
Cura em Raide
- Mantenha Eflorescência nos alvos, de preferência 3 alvos;
- Aplique Rejuvenescer nos jogadores que você acha que irão receber dano;
- Em momentos de dano moderado ou alto, use Crescimento Silvestre;
- Caso um jogador perca muita vida rapidamente, use Recomposição Rápida para curá-lo.
Enquanto estiver curando a raide, ainda é possível manter seus HoTs ativos no tanque como mostrado na cura em alvo único.
Habilidades Principais
Há três habilidades poderosas e principais disponíveis para os Druidas Restauração. Adicionalmente, você ainda terá a habilidade do cajado G’Hanir, a Árvore Mãe.
- Tranquilidade é sua cura mais forte e deve ser usada quando precisar curar bastante. Pode ser que o líder do grupo peça que você use essa habilidade em um momento específico da luta.
- Cascaferro reduz o dano recebido e deve ser usada quando o tanque ou outro jogador estiver sob dano intenso. Caso isso não ocorra, use-a em jogadores que estão recebendo dano. Assim como Tranquilidade, pode ser que o líder do grupo peça que você use essa habilidade em um momento específico da luta.
- Avivar faz com que um curandeiro aliado consiga lançar feitiços sem gastar mana por 10 segundos. É extremamente relevante, já que, com as mudanças nas classes em Legion, o mana se tornou um recurso que precisa ser bem administrado.
- Essência de G’Hanir aumenta a frequência com a qual seus efeitos de cura ao longo do tempo curam os aliados, por 8 segundos. Deve ser usada para ajudar a lidar com explosões de dano em área contanto que você tenha vários HoTs ativos.
Entendimento Aprofundado
Neste capítulo explicaremos mais profundamente como alguns feitiços funcionam para que você possa tirar maior proveito das suas habilidades de cura.
Habilidades Explicadas
Um bom Druida Restauração precisa entender como suas habilidades funcionam para saber lidar com as situações dentro da luta.
- Rejuvenescer é uma cura por tempo (HoT) que representa a mair parte da sua cura durante as lutas. É uma cura inicial ideal, não custa muito e não irá curar em excesso;
- Crescimento Silvestre cura até 6 jogadores durante 7 segundos. A cura é por tempo e é mais eficiente no começo, decaindo com o tempo. É uma cura bem cara, portanto deve ser usada sabiamente;
- Recomposição Rápida, como o próprio nome diz, é uma cura rápida (instantânea), moderada e tem 30 segundos de tempo de recarga. É indicada para reagir a picos de dano;
- Brotar da Vida também é uma cura por tempo (HoT), mas que só pode estar em um alvo por vez. Geralmente é colocada no tanque por ser o alvo que mais receberá dano. Quando o efeito acaba, ela ainda cura bastante o alvo. Isso pode acontecer se você reaplicar o feitiço com 5 segundos restantes ou menos, e é o recomendável;
- Toque de Cura é uma cura barata e moderada, mas com longo tempo de lançamento. Deve ser usada para complementar a cura dos seus HoTs;
- Recrescimento é uma cura emergencial, pois cura bastante instantaneamente e continua curando por 12 segundos. Por ser emergencial, seu custo de mana é alto e seu tempo de lançamento é baixo.
Habilidades de Utilidade
Há cinco habilidades de utilidade que merecem destaque, pois ajudam o Druida Restauração a se movimentar e a sobreviver durante as lutas. São elas:
- Pele de Árvore funciona como uma habilidade defensiva, pois reduz todo o dano que você recebe em 20% por 12 segundos. É uma habilidade que deve ser usada com frequência para evitar receber muito dano e gastar mana curando a si mesmo;
- Arremetida ativa a Forma de Felino e aumenta sua velocidade de movimento em 70% por 15 segundos. É excelente para se movimentar, mas você deve tomar cuidado ao usá-la, pois não é possível curar enquanto estiver na Forma de Felino;
- Raízes Enredantes é uma habilidade de controle coletivo que tem seu efeito cancelado quando o alvo recebe dano. O alvo é enraizado por até 30 segundos. É muito útil quando a luta precisa de controle para os adds, por exemplo;
- Vórtice de Ursol também é uma habilidade de controle coletivo que persiste por 10 segundos. Todos os inimigos na área afetada têm sua velocidade de movimento reduzida em 50%. Além disso, na primeira vez que eles tentarem sair da área afetada, eles são puxados de volta;
- Renascimento é a habilidade de ressurreição que pode ser usada em combate. O jogador volta para o corpo com 60% dos pontos de vida e 20% dos pontos de mana.
Mecânicas e Desencadeamentos
Há algumas habilidades que possuem mecânicas e desencadeamentos específicos que precisam ser mencionados para melhor entendimento da classe.
Maestria: Harmonia
A Maestria: Harmonia aumenta sua cura em 5% a cada efeito de cura por tempo ao longo do tempo aplicado (máximo de 3 HoTs). A quantidade de cura irá depender da sua quantidade de Maestria. Você pode ver mais sobre isso no capítulo Atributos.
Presságio de Clareza
Toda vez que Brotar da Vida cura o alvo, você tem 4% de chance de desencadear Presságio de Clareza, que garante que seu próximo Recrescimento lançado dentro de 15 segundos, não tenha custo de Mana. É aconselhável usar o Recrescimento gratuito assim que ele aparecer.
Dádiva de Ysera
Dádiva de Ysera é uma habilidade passiva que cura o Druida em 3% de sua vida máxima a cada 5 segundos. Se você estiver com a vida cheia, um aliado próximo será curado. É um efeito inteiramente passivo, portanto não requer atenção do jogador.
Semente Viva
Semente Viva também é uma habilidade passiva que precisa ser mencionada. Quando você curar o alvo criticamente com Recomposição Rápida, Recrescimento ou Toque de Cura, uma aura é colocada nele e dura 15 segundos. Quando o alvo for atacado, a aura será consumida e o ele será curado em 50% de acordo com o feitiço que foi usado para desencadear a Semente Viva.
Atributos
Atributos Básicos
- Intelecto é seu atributo principal e deve ser priorizado nos itens e upgrades. Ele proporciona Poder Mágico, que aumenta o poder das suas curas;
- Aceleração é essencial, pois diminui o tempo de lançamento das suas curas e seu tempo de recarga global;
- Maestria (via Maestria Harmonia) aumenta a cura que você proporciona aos alvos afetados pelos seus HoTs para cada HoT ativo. A quantidade da cura depende da quantidade de Maestria;
- Acerto Crítico aumenta sua chance de curar criticamente com seus feitiços e habilidades;
- Versatilidade aumenta o dano e a cura causados e diminui o dano recebido.
Prioridade dos Atributos
Cura em Raide
Cura no Tanque / Mítico+
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre suas auras e habilidades. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre as habilidades dos chefes e aconselham sobre como lidar com elas;
- GTFO: notifica quando você estiver sob algum efeito prejudicial ou quando você está cometendo alguns erros;
- Omen Threat Meter: mostra seu nível de ameaça, permitindo que você saiba exatamente quando correr para seu tanque;
- Recount ou Skada: mostram o dano e a cura causados e recebidos. Excelente para ver se sua rotação está dando conta da luta;
- TellMeWhen: permite que você saiba várias coisas, entre elas o tempo de recarga das habilidades, tempos de recarga internos, auras, desencadeamentos, etc.
Macros
Lembre-se que o nome do feitiço na macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Caso queira entender melhor como eles funcionam, confiram nosso guia definitivo aqui.
Mouse
Permite que você lance feitiços no alvo que estiver sob seu cursor do mouse. Substitua SPELL pelo nome do feitiço.
- #showtooltip SPELL
- /cast [@mouseover,help,nodead] SPELL
Renascimento
Lança Renascimento no alvo que estiver sob seu mouse, caso seja um aliado. Se for um inimigo, irá lançar o feitiço no seu alvo atual.
- #showtooltip Renascimento
- /cast [@mouseover,help]Renascimento;Renascimento
Remover Corrupção
Lança Remover Corrupção no alvo que estiver sob seu mouse, caso seja um aliado e esteja vivo.
- #showtooltip Remover Corrupção
- /cast [target=mouseover,help,nodead][target=target] Remover Corrupção
Fera Deslocadora
Apertar este botão duas vezes fará com que você use Fera Deslocadora e saia da Forma de Felino em seguida.
- #showtooltip Fera Deslocadora
- /cast Fera Deslocadora
- /cancelaura Forma de Felino
Conclusão
Chegamos ao final do guia de Druida Restauração! Espero que tenha sido útil 🙂 Deixem suas dúvidas e sugestões no campo de comentários!
Guia adaptado e organizado por Amanda.