Bem-vindos ao guia de Caçador Precisão! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Caçador em um ambiente PVE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
A especialização de Precisão não proporciona muito dano em área, mas pode garantir uma explosão interessante de DPS para alvo único (embora Domínio das Feras proporcione explosões mais frequentes).
Talentos e Glifos
Os talentos e glifos podem ser facilmente mudados, mas para poder escolher o melhor deles é preciso entender a funcionalidade de cada um.
Os talentos de tier 1 geralmente oferecem opções para melhorar sua mobilidade, embora também tenham alguns benefícios secundários.
- O Quando Antes faz com que Desvencilhar te livre de todos os efeitos que dificultam o movimento e aumenta em 60% sua velocidade de movimento por 8 segundos.
- Fuga por Pouco coloca uma teia onde você usar Desvencilhar e prende todos os albos num raio de 8 metros por 8 segundos.
- O Tigre e a Quimera reduz o tempo de recarga de Desvencilhar em 10 segundos, e o tempo de recarga de Coibição em 60 segundos.
O Quando Antes é melhor em lutas nas quais você precisa de mobilidade extra mais do que sobrevivência (ou se Desvencilhar não for particularmente útil na luta).
Fuga por Pouco pode ser útil em situações nas quais você precisa dar kite nos adds, mas o número dessas situações é baixo.
Os talentos deste tier oferecem a escolha entre 3 talentos de controle coletivo (crowd control) e utilidade.
- Disparo Aprisionador atira uma flecha em um inimigo aleatório que aprisiona os inimigos em um raio de 5 metros por 10 segundos, atordoando-os por 5 segundos se eles de moverem a mais de 5 metros da flecha. Os jogadores afetados por essa habilidade ficam imunes a ela por 10 segundos. Seu tempo de recarga é de 45 segundos.
- Picada de Mantícora faz o alvo dormir por 30 segundos. A habilidade tem 45 segundos de tempo de recarga. Qualquer dano causado ao alvo quebrará seu efeito.
- Intimidação comanda seu ajudante a intimidar o alvo, atordoando-o por 3 segundos. O tempo de recarga é de 1 minuto.
Como nenhum destes talentos afetará deu DPS, Disparo Aprisionador pode ser útil na raide, pois é um atordoamento confiável para lutas com adds. Também pode ser usado para interromper feitiços.
Você deve escolher o talento que melhor se adequar à luta.
Os talentos do tier 3 oferecem 3 habilidades para melhorar sua sobrevivência.
- Exaltação é uma autocura de 30% da sua vida máxima e de 100% da vida máxima do seu ajudante. Seu tempo de recarga é de 2 minutos.
- Águia de Ferro reduz todo o dano que você toma em 10%.
- Vínculo Espiritual faz com que você e seu ajudante regenerem 2% de sua vida máxima a cada 2 segundos enquanto seu ajudante estiver ativo.
Exaltação e Águia de Ferro são os dois melhores talentos para melhorar sua sobrevivência.
Águia de Ferro te dá 10% de redução de dano constantemente. É uma ótima habilidade especialmente em lutas nas quais há períodos prolongados de dano intenso. Para progressão em raides este é o melhor talento.
Exaltação proporciona uma boa autocura quando necessário que com certeza salvará sua vida e ajudará os curandeiros diversas vezes. Infelizmente, muitas mortes neste ponto do jogo (progressão) são causadas por explosões de dano, então a redução sempre será melhor do que reagir ao dano com uma autocura. Por ser uma habilidade que precisa ser ativada, se torna uma inconveniência, considerando a quantidade de habilidades que os Caçadores já têm. Ainda sim, há uma quantidade de coisas que podem ser usadas para curas instantâneas, como a Pedra de Vida, portanto Exaltação não se torna realmente necessária.
Vínculo Espiritual pode ser útil em lutas nas quais você está tomando dano constantemente (para que ele não cure em excesso), mas nas quais o dano é muito baixo para que Águia de Ferro seja eficiente. De modo geral, este talento não é muito viável.
Os talentos deste tier oferecem 3 talentos que aumentam seu DPS.
- Concentração Firme te dá 50% a mais de regeneração de Foco por 10 segundos sempre que você usar dois Tiro Firme seguidos.
- Fera Atroz evoca uma fera para atacar o seu alvo por 15 segundos. Cada vez que a fera causa dano, você ganha 2 Foco.
- Calor da Caçada é uma habilidade passiva que te dá uma chance de 6% de desencadear um efeito especial cada vez que você gasta 10 Foco. Quando este efeito é desencadeado, seus próximos 3 Tiro Arcano, Tiro Certo e Tiro Múltiplo custem 20 Foco a menos.
Calor da Caçada é a melhor escolha neste tier, já que Tiro Certo é uma habilidade bastante poderosa para Caçadores Precisão. Este talento fica ainda mais forte quando você consegue o bônus de 4 partes de Tier 18. Concentração Firme e Fera Atroz não são viáveis se você estiver tentando aumentar seu DPS.
Os talentos de tier 5 oferecem 3 habilidades de DPS.
- Bando de Corvos evoca uma revoada de corvos para atacar seu alvo por 15 segundos. Seu tempo de recarga é de 1 minuto. Se o alvo morrer enquanto estiver sendo atacado, o tempo de recarga da habilidade é concluído.
- Ataques Lampejo faz com que os ataques básicos do seu ajudante causem 50% de dano adicional, podendo ser usados a uma distância de 30 metros e teleportam o ajudante instantaneamente para trás do inimigo. O efeito de teleporte tem tempo de recarga interno de 20 segundos.
- Sanha evoca todos os seus ajudantes para lutar contra seu alvo atual por 40 segundos.
Sanha é a melhor escolha em praticamente todas as situações. Não tem custo e causa mais dano do que as outras opções.
Bando de Corvos poderia ser uma boa escolha já que seu tempo de recarga pode ser concluído, mas não é o caso neste tier.
Ataques Lampejo somente é viável para Caçadores Domínio das Feras.
Os talentos deste tier oferecem 3 habilidades de DPS.
- Arremesso de Glaive lança duas glaives no alvo causando dano a cada inimigo atingido e reduzindo em 30% a velocidade de movimento por 3 segundos. O alvo primário receberá 4 vezes a quantidade de dano de cada golpe. Quando as glaives retornam para o Caçador, elas causam dano e prendem os alvos novamente.
- Tirambaço é um tiro poderoso com tempo de lançamento longo e tempo de recarga de 45 segundos. Ele causa 450% de dano Físico ao alvo, assim como 225% de dano Físico a todos os alvos entre você e o alvo.
- Barragem é uma habilidade canalizada que atira uma barragem de tiros no alvo principal, causando dano por 3 segundos (um total de 16 tiros em sequência), enquanto causa dano aos outros alvos inimigos em um cone à sua frente (um total de 8 tiros em sequência a cada alvo). Não acerta alvos invisíveis ou camuflados.
Se você estiver usando Lobo Solitário como talento de tier 7 (como é recomendado), e você tem o bônus do set de 4 partes de Tier 18, Tirambaço é a melhor escolha aqui contra alvo único. Se você não têm o bônus, Arremesso de Glaive é a melhor opção.
Contra vários alvos é melhor utilizar Barragem.
Os talentos deste tier oferecem vários meios de melhorar a performance do seu DPS.
- Munição Exótica permite que você modifique sua arma de longo alcance para o uso de munições exóticas. Cada uma dura 1 hora e somente uma delas pode estar ativa ao mesmo tempo:
- Munição Incendiária faz com que cada tiro automático cause 23% de dano de Fogo adicional aos inimigos em um raio de 8 metros do alvo inicial.
- Munição Envenenada faz com que cada tiro automático cause dano de Natureza adicional ao longo de 16 segundos. Quando o efeito é atualizado, o dano restante é acrescentado ao novo efeito.
- Munição Glacial faz com que cada tiro automático cause 17% de dano de Gelo adicional aos inimigos e reduz a velocidade de movimento em 50% por 4 segundos.
- Disparo Concentrado é uma versão melhorada de Disparo da Naja. Seu tempo de lançamento é maior e não pode ser usado em movimento, mas causa mais dano e gera mais Foco (14 com Disparo da Naja e 50 com Disparo Concentrado).
- Lobo Solitário é uma habilidade passiva que aumenta em 30% seu dano causado com Tiro Automático, Tiro Arcano, Disparo da Naja, Flecha Negra e Tiro Explosivo sempre que você não estiver com um ajudante ativo. Lobo Solitário também permite que você conceda um efeito benéfico ao seu grupo ou raide.
Lobo Solitário proporciona o melhor DPS neste tier. Munição Exótica e Disparo Concentrado são piores, mas você pode preferi-los caso jogar sem ajudante não seja uma opção para você.
Talentos dos Ajudantes
Os ajudantes não têm árvores de talentos, mas você pode escolher entre três especializações: Ferocidade,Tenacidade e Astúcia. Você pode mudar a especialização do seu ajudante a qualquer momento (fora de combate) e sem custo.
Cada uma delas garante habilidades específicas para os ajudantes. Atualmente, Ferocidade é a que causa mais dano nas raids, portanto é a escolha padrão.
Glifos
Glifos Elevados
Há diversos Glifos Elevados que permitem maior sobrevivência e utilidade. Cabe a você escolher quais os melhores de acordo com as lutas e necessidades pessoais, entretanto, explicamos algumas opções abaixo:
- Glifo de Ligação Animalesca aumenta a cura que você e seu ajudante recebem em 10% enquanto seu ajudante estiver ativo. É uma boa opção para as raids, e é o único glifo praticamente obrigatório.
- Glifo de Coibição aumenta em 20% a redução do dano oferecida pela Coibição. Este glifo é muito útil e pode ser usado em quase todas as situações.
- Glifo de Desvencilhar aumenta a distância de deslocamento do seu Desvencilhar. Este glifo é bem útil, mas fique atento, pois nem sempre é bom aumentar a distância dessa habilidade.
- Glifo de Liberação cura 4% do seu total de vida toda vez que você usa Desvencilhar. Este glifo pode ser útil, mas só pode ser usado com o Glifo de Desvencilhar.
- Glifo de Tiro Distrativo faz com que seu alvo ataque seu ajudante em vez de você. A utilidade desse glifo depende de qual boss é afetado por ele.
- Glifo de Recomposição faz com que seu Curar Ajudante cure a cada 1 segundo e cure 25% de vida a mais pela duração. Este glifo é bem útil se você deseja manter seu ajudante vivo.
- Glifo de Lâminas Espelhadas faz com que todas as mágicas lançadas contra você durante Coibição sejam refletidas para o atacante, mas não funciona contra bosses de raids. Note que este glifo também só pode ser usado com Glifo de Coibição.
- Glifo de Tiro Tranquilizante faz com que seu Tiro Tranquilizante não tenha mais recarga, mas custe 40 de Concentração. Este glifo é útil quando é necessário utilizar o Tiro Tranquilizante mais frequentemente.
- Glifo de Tiro Quimérico faz com que seu Tiro Quimérico te cure em 2% de sua vida máxima. Este glifo causa bastante cura durante a luta, tornando-o um ótimo glifo caso você não esteja usando Glifo de Ligação Animalesca (geralmente se você estiver escolhido Lobo Solitário, pois estará sem ajudante).
Glifos Menores
Os Glifos Menores não trazem melhorias para a performance do caçador, mas há alguns que merecem ser mencionados:
- Glifo de Aspecto do Guepardo remove o efeito “estonteado” quando o Aspecto do Guepardo está ativo e você é atacado. Este glifo pode ser bem útil em alguns encontros, pois possibilita que você aumente sua velocidade de movimento sem ter medo do efeito colateral.
- Glifo de Aspecto da Matilha aumenta o alcance do Aspecto da Matilha em 15 metros, o que torna seu uso mais conveniente em raids.
- Glifo de Pegar ensina a habilidade Pegar que permite que seu ajudante colete o saque de um cadáver próximo em um raio de 40 metros. Esta habilidade é excelente quando estamos upando ou farmando algum item, pois reduz muito o tempo que você gasta correndo de um cadáver ao outro.
- Glifo de Fazer-se de Morto faz com que seu ajudante também se finja de morto. Este glifo é bastante útil.
- Glifo de Proporção Inferior reduz o tamanho do seu ajudante. Pode ser útil em raids para que os tanks e os healers possam ter uma visão clara do boss e suas mecânicas.
- Glifo de Domar Fera reduz em 4 segundos o tempo requerido por Domar Fera, facilitando domar algumas feras raras ou que causam bastante dano.
Conceitos Básicos
Neste capítulo apresentaremos as habilidades mais importantes e como elas deverão ser usadas (rotação). Também explicamos o uso de várias habilidades.
Rotação para Alvo Único
A rotação para Caçadores Precisão pode ser resumida com a rotação abaixo. Quando o alvo estiver com mais de 80% de vida, a rotação muda um pouco, mas cobriremos esta parte no capítulo seguinte, na seção de Uso Detalhado das Habilidades.
- Use Tiro Quimérico assim que possível;
- Use Tiro Mortal (só pode ser usado quando o alvo estiver com 35% de vida ou menos);
- Use Tiro Certo se Tiro Rápido estiver ativo ou se o alvo estiver com mais de 80% de vida;
- Use Sanha, se você tiver este talento;
- Use Arremesso de Glaive ou Barragem, dependendo da escolha dos seus talentos;
- Use Tiro Certo para gastar Foco;
- Use Tiro Firme (ou Disparo Concentrado, se você estiver usando esse talento) para gerar Foco. Se você estiver usando Concentração Firme como talento de tier 5, lembre-se de usar Tiro Firme em pares. Seu objetivo é manter a aura dele sempre ativa sem sacrificar as habilidades da rotação.
O mais importante é ficar atento para não ficar sem Foco e, por consequência, não conseguir usar suas habilidades assim que elas ficarem disponíveis.
Rotação para Vários Alvos
Não há uma rotação para vários alvos específica. Contra 2 a 6 alvos, você continuará usando sua rotação para alvo único. Quando estiver contra mais de 7 alvos, substitua Tiro Certo por Tiro Múltiplo.
Uso das Habilidades
Caçadores Precisão têm uma habilidade de DPS, que é Tiro Rápido. Você deve usá-lo sempre que possível durante as lutas. Você encontrará mais detalhes sobre isso no capítulo de Entendimento Aprofundado.
Aspectos
Aspecto do Guepardo e Aspecto da Matilha não são recomendados durante as lutas por causa do seu efeito de estontear, mas podem ser úteis com a aura de velocidade de movimento depois de um wipe. No caso de Aspecto do Guepardo, você pode remover o efeito negativo com Glifo de Aspecto do Guepardo.
Como o Aspecto do Caçador persistirá até ser removido ou até sua morte, ele pode ser trocado durante o combate, mas não durante o uso de habilidades. Os Aspectos fazem parte do tempo de recarga global.
Entendimento Aprofundado
As rotações do capítulo anterior rendem bons resultados, mas para tirar o maior proveito de sua Classe e Especialização, é preciso entender alguns detalhes que serão explicados neste capítulo.
Foco
Caçadores e seus Ajudantes usam um recurso chamado Foco. O Foco funciona como os recursos de algumas classes, como Raiva e Energia, ou seja, algumas habilidades geram Foco e outras gastam.
O Foco máximo de um Caçador Precisão é 120, que é regenerado a 4 Foco por segundo. Esta taxa de regeneração é aumentada pela Aceleração. Além disso, habilidades como Tiro Firme e Disparo da Naja (exclusivos de Domínio das Feras e Sobrevivência) também geram Foco.
A maioria das habilidades da rotação requerem Foco e alguns talentos diminuem o custo de Foco dessas habilidades ou oferecem outros meios para ganhar Foco adicional.
O Foco dos Ajudantes funciona do mesmo modo, mas você não precisa se preocupar com ele, pois não há nada que você possa fazer para modificá-lo e porque você não usará nenhuma habilidade manualmente.
Como regra geral, você deve sempre ter Foco suficiente para usar suas habilidades sempre que elas ficarem disponíveis, mas nunca ter 120 Foco, pois cada Foco extra que for gerado será desperdiçado.
Tiros Automáticos e Tiros Especiais
Caçadores causam a maior parte do seu dano por meio dos Tiros. O restante do dano é causado pelos Ajudantes ou por DoTs (Dano por Tempo). Tiro Automático é a habilidade padrão do Caçador, que funciona como os ataques automáticos das classes corpo-a-corpo. Ele é afetado pela sua Velocidade de Ataque à Distância e continua funcionando enquanto você se movimenta.
Os outros Tiros dos Caçadores são variados: instantâneos ou com tempo de lançamento, custam Foco ou geram Foco, e outros são Tiros de utilidade que não gastam Foco e não causam dano.
Uma das partes importantes do DPS de um Caçador, é que seus Tiros sejam sempre usados sem atrasos.
Maestria: Treinamento de Francoatirador
Maestria: Treinamento de Francoatirador é uma aura que você ganha sempre que ficar parado por 3 segundos. Quando esta aura está ativa, seu dano, distância do tiro e dano de acerto crítico são aumentados.
Qualquer movimento, por menor que seja, removerá a aura, mas desencadeará uma outra aura de 5 segundos que proporciona o mesmo efeito. Se esta segunda aura expirar e você não ficar parado por pelo menos 3 segundos, sua aura da Maestria irá acabar e você precisará ficar parado por pelo menos 3 segundo para ganhá-la de novo.
A ideia é que você fique parado o máximo possível ou que se movimente muito pouco. Você só ficará sem essa aura em lutas que requerem muita movimentação.
Uso Detalhado das Habilidades
Mira Cuidadosa e Tiro Rápido
Graças à Mira Cuidadosa, quando seu alvo estiver com 80% ou mais de vida, ou quando Tiro Rápido estiver ativo, sua chance de acerto crítico com Tiro Firme e Tiro Certo é aumentada em 50%.
Basicamente, no começo da luta e sempre que Tiro Rápido estiver ativo, você deve tentar usar Tiro Certo sempre que possível para se beneficiar dos efeitos. Nesses momentos, você deve ignorar sua rotação, com exceção de Tiro Certo, Tiro Firme e Tiro Quimérico. Caso você esteja enfrentando mais de 1 alvo, você poderá usar Barragem.
Para funcionar melhor ainda, quando estiver usando Tiro Rápido do meio para o final da luta, você pode tentar juntar Foco antes de usá-lo e até mesmo tentar desencadear Calor da Caçada.
Talentos de Tier 4
- Fera Atroz é bem simples e deve ser usado sempre que possível.
- Calor da Caçada poderá reduzir o custo dos seus próximos 3 Tiro Certo e Tiro Múltiplo. O benefício deste talento é passivo, embora você deva tomar cuidado para não encher sua barra de Foco. Também é importante usar a habilidade desencadeada rapidamente para não desperdiçar as outras. Em alguns casos é possível priorizar Tiro Certo.
- Se você escolheu Concentração Firme, deverá sempre tentar usar Tiro Firme duas vezes seguidas para manter a aura que você ganha.
Talentos de Tier 5
- Bando de Corvos deve ser usado sempre que possível durante a luta. Não há benefício algum em esperar por outras habilidades para usá-lo.
- Ataques Lampejo é uma habilidade passiva, portanto não requer explicação.
- Sanha tem um tempo de recargar longo e causa muito dano. Portanto, em vez de usar sempre que possível, você deve guardar para quando for necessária uma explosão de dano.
Talentos de Tier 6
Contra um alvo único, Arremesso de Glaive e Tirambaço devem ser usados sempre que possível, enquanto que usar Barragem contra um único alvo não é recomendado.
Contra vários alvos, use as habilidades que os acertarem. Lembre-se de se posicionar bem para que a habilidade acerte todos os alvos da luta. É bom saber que você pode mudar a direção de Barragem virando seu personagem enquanto estiver lançando. Assim você poderá acertar mais alvos.
Talentos de Tier 7
- Se você escolheu Lobo Solitário, é uma habilidade que não requer controle e você sempre aproveitará o dano aumentado. Entretando, é preciso certificar-se de dispensar seu Ajudante.
- Munição Exótica deve ser usada de acordo com o encontro. Munição Envenenada é melhor para dano em alvo único e Munição Incendiária é melhor para lutas contra vários alvos.
- Disparo Concentrado substitui Tiro Firme na sua rotação.
Atributos
Atributos Básicos
- Agilidade é seu atributo principal. Você deve priorizá-lo nos itens e upgrades. Ele garante Poder de Ataque, que determina o dano que suas habilidades causam;
- Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente com feitiços e habilidades;
- Aceleração aumenta sua velocidade de ataque e sua regeneração de Foco;
- Maestria, por meio de Maestria: Treinamento do Francoatirador, proporciona um aumento no dano, alcance do tiro e acerto crítico quando você fica parado;
- Versatilidade aumenta todo o dano causado e diminui todo o dano que lhe causam;
- Golpes Múltiplos fazem com que suas habilidades tenham a chance de acertar uma segunda e uma terceira vez. cada uma delas causando 30% do dano inicial.
Prioridade dos Atributos
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de Caçadores que querem facilitar inúmeras tarefas dentro do jogo. Apesar de serem escolhar muito pessoais, apresentaremos algumas opções neste capítulo.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- Recount/Skada: são dois addons que ajudam rastrear seu DPS. É um ótimo meio de verificar se você está usando todo seu potencial como Caçador ou não;
- Omen Threat Meter: é o addon mais popular para mostrar os níveis de ameaça em seus personagens. Excelente para ver se seu ajudante está puxando agressividade;
- JSHB 4: é um addon muito customizável que ajuda a jogar com seu Caçador. Ele apresenta uma barra de Concentração bastante visível e timers para seus cooldowns. Uma alternativa a esse addon é o Stay Focused! Hunter Helper.
Macros
Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Para aprender como os macros funciona, confiram nosso guia definitivo aqui.
Cancelar Coibição
Este macro cancela Coibição e é muito útil, pois é possível usá-lo para desviar de algumas habilidade e voltar a atacar seus inimigos rapidamente.
- /cancelaura Deterrence
Redirecionar
Este macro direciona Redirecionar para o alvo que está sob o cursor do mouse, contanto que ele seja aliado e não esteja morto, caso contrário, castará no seu alvo atual contanto que ele seja aliado e não esteja morto. Se esta também não for uma opção válida, castará Redirecionar no seu alvo atual.
- #showtooltip Misdirection
- /cast [@mouseover,help,nodead][@focus,help,nodead][]Misdirection
Atacar
Arremesso de Glaive e Fera Atroz não fazem com que você comece a atacar o alvo quando usados, portanto criamos os seguintes macros para que isto aconteça:
- #showtooltip Glaive Toss
- /startattack
- /cast Glaive Toss
- #showtooltip Dire Beast
- /startattack
- /cast Dire Beast
Ataque do Ajudante
É uma boa ideia incluir um macro que force seu ajudante a atacar seu alvo atual. Esse macro é particularmente relevante com Fera Atroz e Sanha já que você geralmente usa essas habilidades em alvos que você pretende atacar.
- #showtooltip Dire Beast
- /petattack
- /cast Dire Beast
- #showtooltip Stampede
- /petattack
- /cast Stampede
Chamado do Mestre
Esse macro faz com que Chamado do Mestre seja castado em você para que facilite seu posicionamento entre os adds que você deseja atacar. Ao usar o macro, seu ajudante pulará até você e irá diretamente para o alvo selecionado.
- #showtooltip Master’s Call
- /cast [@player] Master’s Call
Conclusão
Chegamos ao fim do guia de Caçador Precisão! Espero que ele tenha esclarecido possíveis dúvidas e ajudado os novos caçadores de Azeroth. Deixem suas perguntas e sugestões no campo de comentários abaixo. 🙂
Guia por Amanda