Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PVP.

Bem-vindos ao guia de Bruxo Demonologia! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Bruxo em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

Bruxos Demonologia garantem um bom dano tanto em alvo único quanto em vários alvos. Eles também possuem ótimas habilidades para explosão de dano (damage burst). Os Bruxos Demonologia possuem vários demônios para os auxiliarem e a habilidade Portal Demoníaco que é muito útil em várias situações.

Talentos e Glifos

Os talentos e glifos podem ser facilmente mudados, mas para poder escolher o melhor deles é preciso entender a funcionalidade de cada um:

Talentos

Talentos Bruxo Demonologia

Tier 1 – Nível 15

Os talentos de tier 1 te dão a opção entre 3 talentos de auto-cura.

  • Regeneração Sombria restaura 20% de sua vida máxima e da vida do seu demônio durante 12 segundos. Durante esse período, ela também aumenta a cura que é recebida por você e pelo seu demônio em 25%. Seu tempo de recarga é de 2 minutos.
  • Sorvo de Alma é uma habilidade passiva que faz com que Seta Sombria, Fogo d’Alma e Toque do Caos proporcionem um escudo para você e seu demônio que absorve 15% do dano causado e dura 15 segundos. Ao causar dano com essas habilidades enquanto Sorvo de Alma já estiver ativo simplesmente reaplicará o escudo e adicionar 15% do dano causado ao que restou do escudo anterior. O valor máximo de absorção do escudo é de 15% de sua vida máxima.
  • Colher Vida faz com que Drenar Vida cause 50% mais dano e 100% mais cura.

Sorvo de Alma pode ser considerado o talento padrão para este tier por ser passivo. Se uma luta exigir que você cure a si mesmo em momentos específicos, é preferível escolher Regeneração Sombria ou Colher Vida, dependendo da frequência da cura. Colher Vida torna Drenar Vida uma habilidade poderosa para auto-cura, mas custará seu DPS. Se você escolher Drenar Vida, use o Glifo de Drenar Vida.

Tier 2 – Nível 30

Os talentos deste tier oferecem habilidades de controle coletivo (crowd control).

  • Uivo do Terror faz com que 5 inimigos em um raio de 10 metros fiquem desorientados por 20 segundos. Este efeito pode ser cancelado com dano.
  • Espiral da Morte é uma habilidade de controle coletivo e de sobrevivência. Ela horroriza o alvo por 3 segundos e restaura 11% de sua vida máxima. A cura dessa habilidade não funciona para alvos imunes a efeitos de horrorizar (como bosses de raide). Seu tempo de recarga é de 45 segundos.
  • Fúria Sombria atordoa todos os inimigos em um raio de 8 metros durante 3 segundos.

Fúria Sombria geralmente é a escolha padrão para as raides, pois ajuda a controlar os adds. Os outros talentos quase nunca são úteis.

Tier 3 – Nível 45

Os talentos de tier 3 oferecem mecânicas de redução de dano.

  • Vínculo Anímico faz com que 20% do dano que você toma seja transferido para o seu demônio e faz com que 3% do dano que você causa seja retornado em cura para você e seu demônio. Essa habilidade só funciona quando seu demônio está ativo. Dano de queda não é transferido para o seu demônio.
  • Pacto Sacrificial faz com que seu demônio sacrifique 20% de sua vida atual para te dar um escudo de 20 segundos que absorve até 400% da vida sacrificada. Se você não tiver um demônio ativo, 20% de sua vida é sacrificada em vez disso. Seu tempo de recarga é de 1 minuto.
  • Barganha Sombria previne todo o dano (exceto dano de queda) por 8 segundos. Depois de 8 segundos, 50% do dano prevenido é causado à você ao longo de 8 segundos. Seu tempo de recarga é de 1 minuto.

Vínculo Anímico e Pacto Sacrificial são os melhores talentos. A escolha entre os dois dependerá da luta. Se você for tomar pouco dano, escolha Vínculo Anímico, caso contrário escolha Pacto Sacrificial.

Barganha Sombria também é um talento forte, mas situacional por causa do seu alto tempo de recarga.

Tier 4 – Nível 60

Os talentos de tier 4 oferecem habilidades de controle coletivoutilidade que custam vida.

  • Terror de Sangue faz com que os inimigos fiquem horrorizados por até 4 segundos se eles o atacarem corpo-a-corpo enquanto a habilidade estiver ativa. Ativar Terror de Sangue custa 5% de sua vida máxima. Uma vez ativada, sua duração é de 1 minuto.
  • Impulso Ardente é uma habilidade que pode ser ativada e desativada sem restrições. Enquanto estiver ativa, sua velocidade de movimento é aumentada em 50%, mas você perde 4% de sua vida máxima a cada segundo. Durante Impulso Ardente, habilidades que prejudicam a movimentação não podem reduzir sua velocidade de movimento para menos de 100% (que é sua velocidade normal).
  • Livre Vontade remove do Bruxo e do demônio todos os efeitos mágicos e que prejudicam a movimentação, assim como todos os efeitos que causem perda de controle do personagem e do demônio. Seu tempo de recarga é de 2 minutos e custa 20% de sua vida máxima.

Impulso Ardente é muito útil em lutas nas quais você precisa se mover rapidamente (especialmente se não há dano enquanto você precisar se mover). O dano causado pela habilidade pode ser absorvido por escudos. Além disso, você pode cancelar Impulso Ardente enquanto estiver lançando um feitiço, então não hesite em começar a lançar um feitiço quando parar de se mover e depois cancelar a habilidade.

Livre Vontade pode ser útil para remover efeitos prejudiciais. lembre-se que se você é um Bruxo Humano, você já tem Cada Um por Si, que faz quase a mesma coisa, só não remove auras prejudiciais.

Terror de Sangue não é recomendado para raides, embora possa ser útil em lutas nas quais adds podem te atacar. É um talento bem forte para conteúdo solo.

Tier 5 – Nível 75

Os talentos de tier 5 proporcionam várias modificações para seus demônios.

  • Grimório de Supremacia substitui seus lacaios normais por demônios mais poderosos que causam 20% a mais de dano.
  • Grimório do Serviço permite que você evoque um segundo demônio que lutará por 25 segundos. Quando evocado, cada demônio realiza uma ação específica antes de começar a lançar suas habilidades normais
    • O Diabrete cancela todos os efeitos mágicos danosos;
    • O Emissário do Caos provoca o alvo;
    • A Súcubo seduz o alvo;
    • O Caçador Vil interrompe o alvo;
    • O Guarda Vil atordoa o alvo.

Sua escolha dependerá do talento de tier 7:

Se você tem o Nithramus, o Que-Tudo-VêGrimório do Serviço toma a liderança para dano em alvo único combinado com Seta Demoníaca, mas somente se seu grupo usar o anel sempre que estiver disponível.

Tier 6 – Nível 90

Os talentos deste tier proporcionam aumentos situacionais no DPS.

Trevas de Arquimonde é a escolha padrão para a maioria das lutas, mas Fúria de Mannoroth deve ser usada quando muito dano em área for necessário.

Astúcia de Kil’jaeden pode ser usada em lutas nas quais você precisa lançar feitiços em movimento por alguns segundos a cada minuto, mas somente se você tiver Seta Demoníaca como talento de tier 7. Para as outras opções de tier 7, simplesmente usar Toque do Caos quando estiver em movimento tornará Astúcia de Kil’jaeden redundante. Com Seta Demoníaca você não tem fúria extra para gastar com Toque do Caos, então a movimentação prejudica mais o DPS.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos de tier 7 proporcionam habilidades que melhoram sua performance.

  • Seta Demoníaca é uma habilidade exclusiva de Metamorfose que custa 80 Fúria Demoníaca e causa dano ao alvo. É uma habilidade bem única para Bruxos, pois cada Seta acumula uma aura em você (até 10) que aumenta o dano da habilidade em 20% e aumenta seu custo em 100% por 40 segundos. É bem similar a Impacto Arcano para Magos Arcanos.
  • Cataclismo causa bastante dano e aplica Corrupção ou Ruína (dependendo da sua Metamorfose) a todos os inimigos em um raio de 8 metros do local do alvo.
  • Servidão Demoníaca faz com que seus Demonarcas e Infernais ajam como demônios normais e fiquem ao seu lado por tempo indefinido.

Seta Demoníaca é a melhor escolha para alvo único, mas só ultrapassa o dano de Servidão Demoníaca por pouco. Em lutas nas quais você precisa se mover, Servidão Demoníaca deve ser a escolha. Com Nithramus, o Que-Tudo-VêServidão Demoníaca sai à frente de Seta Demoníaca mesmo para lutas com alvo único e sem muita movimentação, mas somente se seu grupo usar o anel assim que estiver disponível.

Cataclismo é o melhor talento para 2 ou mais alvos.

Glifos

Glifos Bruxo Destruição

Glifos Elevados

Nenhum dos Glifos Elevados sera obrigatório. Alguns deles aumentarão seu DPS em situações específicas e outros melhorarão sua sobrevivência ou tornarão alguns feitiços mais úteis.

  • Glifo de Enxame de Diabretes proporciona a habilidade Enxame de Diabretes que tem 2 minutos de tempo de recarga e evoca quatro Diabretes Selvagens para lutarem ao seu lado. O efeito passivo e exclusivo de Demonologia de Diabretes Selvagens é desativado quando Enxame de Diabretes está carregando. A ideia é que o Enxame torne os Diabretes em um dano explosivo controlado. Este glifo é benéfico se você puder fazer uso do dano extra que ele proporciona, principalmente acumulando o Enxame com outras habilidades. Ele também te dá cargas de Núcleo Derretido, um desencadeamento muito importante para Bruxos Demonologia. Por fim, o Enxame pode ser usado quando a luta começa para gerar Fúria Demoníaca mais rapidamente. Para mais informações sobre Enxame de Diabretes, veja nosso capítulo de rotação.
  • Glifo de Alma Negra reduz a duração e o tempo de recarga de Alma Negra: Conhecimento em 50%. É um ganho de DPS em lutas nas quais permite que você alinhe Alma Negra com fases de dano aumentado no alvo. Se você escolheu Seta Demoníaca como talento de tier 7, escolha este glifo. Explicaremos melhor no capítulo de rotação. Se você escolheu Cataclismo, este glifo permite que você alinhe Cataclismo e Alma Negra: Conhecimento.

Os outros glifos que podem ser úteis estão listados abaixo:

Glifos Menores

Ao contrário das outras especializações, Bruxos Demonologia possuem Glifos Menores que impactam a performance nas raides.

Conceitos Básicos

Neste capítulo apresentaremos as informações básicas para entender como seu Bruxo Demonologia funciona.

Rotação para Alvo Único

Fúria Demoníaca é seu recurso de Demonologia e administrá-lo propriamente é muito importante. Ela é consumida quando você entra em Metamorfose, que é algo que você deve fazer sempre que causar dano aumentado (como em Alma Negra: Conhecimento, desencadeamentos de berloques, quando o boss tomar dano aumentado, etc). Fora isso, você deve manter Fúria Demoníaca para a próxima ativação de Metamorfose.

Gastar a Fúria Demoníaca durante Metamorfose e gerá-la fora de Metamorfose é feito de duas maneiras que apresentaremos abaixo.

Para mais informações sobre sua sequência de abertura, veja nosso capítulo de Entendimento Aprofundado.

O bônus de Tier 18 muda sua rotação, portanto para entender melhor veja o próximo capítulo. Para resumir: você precisa sempre guardar uma carga de Núcleo Derretido.

Gerando Fúria Demoníaca

Para gerar Fúria Demoníaca faça a seguinte rotação:

Se você sentir que a regeneração de Fúria Demoníaca não está alta o suficiente, você pode usar Fogo d’Alma nos desencadeamentos de Núcleo Derretido. Isso aumentará sua regeneração de Fúria e você terá menos desencadeamentos de Núcleo Derretido para usar durante Metamorfose, reduzindo seu consumo de Fúria Demoníaca. Neste caso, Fogo d’Alma se torna prioridade em vez de Seta Sombria.

Gastando Fúria Demoníaca

Sempre que você causar dano adicional (como em Alma Negra: Conhecimento, desencadeamentos de berloques, quando o boss tomar dano aumentado, etc), você deve entrar em Metamorfose e mantê-la ativa até que você pare de causar dano adicional ou quando consumir toda Fúria Demoníaca. Você também pode entrar na Metamorfose para gastar a Fúria Demoníaca excessiva caso chegue perto do máximo. Se você usa Cataclismo como talento de tier 7, certifique-se de estar disponível quando entrar em Metamorfose.

Quando estiver em Metamorfose, use a seguinte rotação:

Quando o alvo estiver com menos de 25% de vida, você poderá lançar Fogo d’Alma quase que sem custos por causa de Dizimação. Neste caso, use e abuse de Fogo d’Alma enquanto estiver em Metamorfose e use Toque do Caos quando precisar estender Corrupção. Se sua regeneração de Fúria Demoníaca estiver muito baixa para spammar Fogo d’Alma, você pode usar essa habilidade com menos frequência e abusar de Toque do Caos durante o restante do tempo.

Demônio

Sempre use um Guarda Vil, seu demônio específico de Demonologia. Se você escolheu Grimório de Supremacia como talento de tier 5, use Guardião Colérico, que é o upgrade do Guarda Vil.

Se Servidão Demoníaca for seu talento de tier 7, use o Demonarca em todas as situações com menos de 9 inimigos e o Infernal para mais de 9. A única exceção é quando você usa Grimório do Serviço como talento de tier 5, pois esse talento é para explosão de dano em área e o Guarda Vil é melhor do que o Infernal nesse aspecto.

Lembre-se de desativar a Presença Ameaçadora do Guarda Vil (para não colocarem a culpa no Caçador).

Rotação para Vários Alvos

Habilidades

Além disso, há um número de habilidades defensivas disponíveis para que você compense pelo uso frequente de Conversão de Vida, que é mandatório para a administração do Mana. Os detalhes dessas habilidades estão no capítulo seguinte.

Entendimento Aprofundado

As rotações do capítulo anterior proporcionam bons resultados, mas se você pretende dominar sua especialização, é necessário entender alguns detalhes explicados neste capítulo.

Metamorfose e Fúria Demoníaca

Fúria Demoníaca é seu recurso de Bruxo Demonologia. Ela influencia seu modo de jogo conforme você usa Fúria Demoníaca com suas habilidades de dano antes de entrar em Metamorfose para ganhar acesso a habilidades que consumirão este recurso.

A capacidade máxima de sua barra de Fúria Demoníaca é de 1000. Fora de combate você irá regenerar rapidamente até 200 Fúria Demoníaca. Fúria Demoníaca adicional deve ser gerada em combate usando suas habilidades (todas as habilidades ofensivas). Na forma de demônio, Fúria Demoníaca cai em uma taxa de 6 Fúria por segundo. Além disso, muitas das suas habilidades são transformadas em habilidades que consomem Fúria Demoníaca.

Quando a quantidade de Fúria Demoníaca chega a menos de 40, sua forma de demônio será removida, independentemente da quantidade de Fúria, você pode cancelar sua forma a qualquer momento ao usar Metamorfose de novo.

Metamorfose  transforma algumas das suas habilidades:

Além disso, você pode usar Salto Demoníaco para entrar em Metamorfose. Depois de se transformar, ele fará com que você salte para frente.

Reaplicando seus DoTs

Entre 15% e 20% do dano de um Bruxo Demonologia vem de dois DoTs (dano ao longo do tempo): Corrupção e Ruína. Você deve se esforçar para mantê-los aplicados sempre, o que não é difícil. Corrupção é automaticamente reaplicada pelo Toque do Caos. Além disso, você entra em Metamorfose com frequência para que Ruína seja reaplicada também.

Quando você reaplica um DoT, a duração restante é adicionada à duração nova em até 30 segundos da duração base. Então se um DoT tem a duração base de 24 segundos e você reaplica com 5 segundos restantes, a nova duração será de 29 segundos.

O dano por tempo escala automaticamente com suas estatísticas, então não é preciso usá-los quando um berloque for desencadeado ou quando uma habilidade aumentar o dano causado.

Demônios

Por padrão você pode evocar um de cinco demônios para lutar ao seu lado. Exceto por Emissário do Caos, todos são viáveis em uma raide.

Você também tem dois demônios que podem ser usados como habilidades de DPS: o Demonarca (Evocar Demonarca) para alvo único e o Inferla (Evocar Infernal) para vários alvos.

Além disso, há a habilidade Comandar Demônio que, se colocada na sua barra, mudará conforme o demônio ativo:

Grimório de Supremacia

Grimório de Supremacia é um talento de tier 5 que melhora seus demônios e proporciona habilidades melhores.

O Guardião Colérico é o demônio que causa mais dano.

As habilidades dos seus demônios são substituídas por versões mais poderosas: o Deimoguarda (Evocar Deimoguarda) para alvo único, ou Abissal (Evocar Abissal) para vários alvos. Quando estiver usando o Deimoguarda é aconselhável desativar Aleijar, caso contrário será perda de DPS.

Comandar Demônio proporciona as seguintes habilidades:

Servidão Demoníaca

Se você escolheu Servidão Demoníaca como talento de tier 7, o Demonarca e o Infernal (Deimoguarda e Abissal com Grimório de Supremacia) se tornam demônios comuns que podem ser evocados a qualquer momento. Eles também ganham novas habilidades que podem ser controladas.

O Infernal/Abissal é uma boa escolha para conteúdo solo graças as habilidades de tanque que eles recebem com Servidão Demoníaca.

Mão de Gul’dan

O feitiço Mão de Gul’dan tem um sistema de 2 cargas. Quando você usa o feitiço, você consome uma carga que será regenerada automaticamente após 15 segundos. Quando estiver sem cargas, não será possível usar o feitiço.

Por causa deste sistema não é possível manter Mão de Gul’dan aplicada a todo momento. O máximo possível é manter a aplicação em 40% do tempo e este deve ser seu objetivo.

Como Aproveitar a Mão de Gul’dan

DoT que Mão de Gul’dan deixa no alvo pode ser acumulado, mas seria desperdício lançar duas vezes com as duas cargas somente para deixar que ele acumule. O ideal é aplicar Mão de Gul’dan quando tiver uma ou duas cargas, desse modo quando a primeira aplicação for expirar você pode lançar novamente. Ele reaplicará o DoT no alvo, mas ele terá duas cargas e a duração restante da primeira aplicação será adicionada à nova aplicação.

Como Mão de Gul’dan demora para alcançar o alvo, você deve usá-lo pela segunda vez 3 segundos antes do DoT expirar. Para resumir:

Núcleo Derretido

Núcleo Derretido é a única habilidade desencadeada que você precisa prestar atenção. Ela tem a chance de ser desencadeada quando você causa dano com Mão de Gul’dan e Diabretes Selvagens, um Diabrete que é evocado quando você causa dano com Seta Sombria, Fogo d’Alma e Toque de Caos. O dano de Onda de Caos sempre desencadeia Núcleo Derretido.

Núcleo Derretido pode ser acumulado até 10 vezes, ou seja, se você desencadeá-lo mais de uma vez antes de usá-lo, não será uma habilidade desperdiçada.

Lembre-se que os Diabretes de Enxame de Diabretes garantirão várias cargas de Núcleo Derretido. Isso proporciona burst damage de Fogo d’Alma.

Seta Sombria e Fogo d’Alma têm 100% de chance de proporcionar uma carga de Núcleo Derretido quando o alvo estiver com menos de 25% de vida. Significa que você pode usar Fogo d’Alma quando o alvo estiver com pouca vida, mas isso causará problema de Mana e você precisará usar Conversão de Vida com frequência para sustentar Fogo d’Alma.

Enxame de Diabretes

Sem Glifo do Enxame de Diabretes você gera uma média de 6 Diabretes a cada 2 minutos. Com o glifo, você gera uma média de 4 Diabretes a cada 2 minutos enquanto Enxame de Diabretes estiver disponível. Quando você usar a habilidade, ganhará 4 Diabretes e o tempo de recarga é de 2 minutos.

Glifo do Enxame de Diabretes não aumenta seu DPS durante a luta, mas pode ajudar quando explosões de dano forem necessárias. Para conseguir tirar maior proveito deste glifo, você precisa usar Enxame de Diabretes com Alma Negra: Conhecimento. Desse modo, a Fúria Demoníaca gerada pelos Diabretes permitirão que você continue na Metamorfose enquanto causa dano adicional (por causa de Alma Negra).

O tempo de recarga de Enxame de Diabretes é reduzido com base na Aceleração no momento do lançamento. Significa que se você usá-lo durante Sede de Sangue/Heroísmo/Distorção Temporal/Berserk etc, o tempo de recarga de Enxame de Diabretes será muito mais curto. Prefira esperar por uma dessas auras antes de usar a habilidade.

Quando o tempo de recarga de Enxame de Diabretes estiver mais curto por causa de uma aura de Aceleração, você terá de esperar até que Alma Negra: Conhecimento esteja disponível de novo. Esse atraso é, na teoria, perda de DPS, mas é mais do que compensado pelos benefícios do Enxame de Diabretes e de Alma Negra ao mesmo tempo. Além disso, enquanto você espera, seu Glifo pode evocar alguns Diabretes.

Seta Demoníaca: Uso Avançado

O valor da Seta Demoníaca é medido pelo seu dano e pela eficiência do seu custo. Essa eficiência diminui com cada acúmulo aplicado ao Bruxo porque o custo do feitiço aumenta em 100% com cada um, mas seu dano somente aumenta em 20%.

Após 4 acúmulos, Seta Demoníaca se torna menos eficiente do que Toque de Caos. Por isso você precisará parar de lançar a Seta quando alcançar a quarta stack. Antes de começar a lançar novamente você precisa esperar para que o efeito termine. Por causa dos 40 segundos de espera, significa que você lançará Seta Demoníaca 4 vezes por Metamorfose.

Mesmo que você lance 4 Seta Demoníaca por Metamorfose, é o suficiente para esvaziar sua Fúria Demoníaca, portanto você usará a maior parte do seu recurso com Seta Demoníaca e RuínaToque de Caos e Fogo d’Alma somente são usados em casos nos quais o debuff de Seta Demoníaca ainda não tenha terminado e você estiver prestes a chegar ao máximo de Fúria Demoníaca. É por isso que os desencadeamentos de Núcleo Derretido devem ser consumidos fora da Metamorfose quando Seta Demoníaca for seu talento de escolha.

Mesmo que Seta Demoníaca seja muito importante como um talento de tier 7, a prioridade durante Metamorfose ainda é aplicar e reaplicar Ruína. O cenário ideal para Seta Demoníaca é entrar em Metamorfose a cada 45-50 segundos e gastar o máximo de Fúria Demoníaca possível (máximo de 4 Setas). Quando você entrar em Metamorfose, reaplique Ruína quando achar melhor, seja assim que entrar ou antes de sair.

Com o Anel Lendário

Com Nithramus, o Que-Tudo-Vê, o uso da Seta Demoníaca muda um pouco. Se sua raide pretende usar o anel antes da sua aura da Seta Demoníaca terminar, você deve esperar para usar a Seta até que vocês usem o anel. Desse movo você sempre poderá lançar Seta Demoníaca 2 vezes enquanto o efeito do anel está ativo.

Alma Negra: Uso Avançado

O uso anterior de Alma Negra: Conhecimento (gastar Fúria Demoníaca enquanto estiver na Metamorfose) funciona bem na maioria dos casos, mas há alguns detalhes que precisam ser explicados.

Seta Demoníaca e Trevas de Arquimonde

O intervalo de 45-50 segundos entre cada leva de Seta Demoníaca não funciona bem com Alma Negra: Conhecimento, que você deve ativar antes de lançar as Setas, mas tem tempo de recarga de 2 minutos, já com Glifo de Alma Negra e Trevas de Arquimonde, que é seu talento padrão de tier 6. O Glifo permite que você use Alma Negra com mais frequência, permitindo que você ative antes das Setas, enquanto Trevas de Arquimonde faz com que você tenha duas cargas e consiga atrasar seu uso, que é o ideal.

Para resumir, você deve sempre usar Glifo de Alma Negra quando escolher Seta Demoníaca como talento de tier 7 e prosseguir de acordo com o seguinte:

  • Se Trevas de Arquimonde for seu talento de tier 6, você deve entrar em Metamorfose para a Seta Demoníaca assim que a aura termine e usar Alma Negra assim que conseguir alinhá-la com um ciclo de Setas.
  • Se Trevas de Arquimonde não for seu talento de tier 6, você deve usar Seta Demoníaca sempre que sua aura terminar e usar Alma Negra em conjunto com um ciclo de Setas. Significa que às vezes você terá de atrasar Alma Negra em 20-30 segundos.

Servidão Demoníaca e Grimório do Serviço

Se você estiver usando Servidão Demoníaca + Grimório do Serviço, sempre use Alma Negra: Conhecimento com Grimório: Demonarca. Ambos têm tempo de recarga de 2 minutos, portanto podem ser alinhados.

Por usar Alma Negra quando disponível e Grimório: Demonarca, você fica com uma carga extra com Trevas de Arquimonde. Esta carga deve ser usada quando você tiver mais de 600 Fúria Demoníaca e um berloque desencadeado. Lembre-se de usar bem antes de Grimório: Demonarca ficar disponível para que você tenha tempo de regenerar Fúria Demoníaca para seu combo de Alma Negra + Grimório.

Alma Negra/Cataclismo com 2+ Alvos

Depois de usar Alma Negra: Conhecimento contra dois ou mais alvos, faça o seguinte:

É recomendável usar Glifo de Alma Negra para que você tenha Alma Negra disponível quando precisar usar Cataclismo. Para um efeito aumentado você deve guardar cargas ou Mão de Gul’dan/Onda de Caos antes de usar Alma Negra.

Explosão de Dano

A Seta Demoníaca permite que Bruxos Demonologia adaptem-se à fases de explosão de dano mais facilmente. Por exemplo: um add de prioridade máxima aparece e você tem duas stacks de Seta Demoníaca. Nesse caso, você pode continuar lançando as Setas até mesmo se passar da quarta stack. É melhor para dano máximo e de curta duração no add, mas tem seu preço quando comparado ao DPS no geral.

Sequência de Abertura

Há duas sequências de abertura que dependem da sua escolha entre Seta Demoníaca e Servidão Demoníaca.

Seta Demoníaca

  1. Use uma poção, sua racial e Fogo d’Alma ou Seta Sombria (antes de entrar em combate);
  2. Use Mão de Gul’dan (assim que boss for iniciado);
  3. Aplique Corrupção;
  4. Use Seta Sombria se o lançamento terminar antes do DoT de Mão de Gul’dan expirar, use Enxame de Diabretes caso contrário;
  5. Use Mão de Gul’dan;
  6. Continue gerando Fúria Demoníaca com sua rotação normal até chegar a aproximadamente 480;
  7. Entre em Metamorfose;
  8. Ative Alma Negra: Conhecimento;
  9. Use Seta Demoníaca quantas vezes possível;
  10. Use Ruína;
  11. Cancele Metamorfose;
  12. Continua com sua rotação normal.

Você pode lançar Seta Sombria ou Fogo d’Alma antes do boss, não fará diferença em termos de DPS, mas a Seta é mais fácil de coordenar com o pull timer.

Servidão Demoníaca

  1. Use uma poção, sua racial e Fogo d’Alma ou Seta Sombria (antes de entrar em combate);
  2. Use Mão de Gul’dan (assim que boss for iniciado);
  3. Use Grimório: Demonarca;
  4. Aplique Corrupção;
  5. Use Seta Sombria se o lançamento terminar antes do DoT de Mão de Gul’dan expirar, use Enxame de Diabretes caso contrário;
  6. Use Mão de Gul’dan;
  7. Entre em Metamorfose;
  8. Ative Alma Negra: Conhecimento;
  9. Aplique Ruína;
  10. Agora priorize a seguinte rotação até que Alma Negra termine e continue com sua rotação normal:

  1. Use Onda de Caos com o desencadeamento de berloque que não seja de Aceleração;
  2. Use Fogo d’Alma sob efeito de Metamorfose;
  3. Use Toque do Caos;
  4. Use Fogo d’Alma com um desencadeamento de Acerto Crítico de um berloque;
  5. Use Seta Sombria.

Você pode lançar Seta Sombria ou Fogo d’Alma antes do boss, não fará diferença em termos de DPS, mas a Seta é mais fácil de coordenar com o pull timer.

Mana

Conversão de Vida é sua fonte de regeneração de Mana. Você precisará usá-la a cada 30-40 segundos. Essa habilidade costa vida e, por isso, você tem algumas habilidades defensivas.

Um Bruxo possui 6 habilidades defensivas, 3 delas são obtidas por meio dos talentos. Você deve usá-las com sabedoria para preservar sua vida e evitar dar muito trabalho para os curandeiros.

  • Abalo Anímico reduz seu nível de ameaça em 90% para todos os inimigos em um raio de 50 metros e seu tempo de recarga é de 2 minutos;
  • Determinação Interminável reduz todo o dano tomado em 40% e previne que seus feitiços sejam interrompidos ou silenciados por 8 segundos. Seu tempo de recarga é de 3 minutos;
  • Regeneração Sombria é um talento de tier 1 que restaura 30% de sua vida e da vida do seu demônio, e aumenta a cura recebida em 25% por 12 segundos;
  • Pacto Sacrificial é um talento de tier 3 que sacrifica 25% da vida do seu demônio (ou 25% de sua vida se você não tiver um demônio), para criar um escudo de absorção de 400% da vida sacrificada;
  • Barganha Sombria é um talento de tier 3 que previne todo o dano por 8 segundos. Quando o efeito acaba, 50% do dano prevenido é causado durante 8 segundos. É comum usá-lo para sobreviver a uma habilidade fatal. Neste caso, sua sinergia com Determinação Interminável é muito boa. Para conseguir a melhor redução de dano, você precisa usar a Barganha Sombria 6 ou 7 segundos antes da habilidade de dano e Determinação Interminável 1 segundo antes. Desse modo, Determinação Interminável estará ativa quando a habilidade te acertar (reduzindo o dano que Barganha Sombria irá causar em você quando expirar) e também estará ativa por um período de tempo dos 8 segundos de Barganha Sombria, reduzindo o dano total.
  • Pedra de Vida pode ser muito mais benéfica para os Bruxos do que para outras classes por causa do Glifo de Pedra de Vida. Faça bom uso delas!

Mais Sobre as Habilidades Defensivas

Além de Alma Negra: Conhecimento, Evocar Demonarca e Evocar Infernal, você possui outras habilidades defensivas e a maioria depende da escolha dos talentos. Apresentaremos as habilidades após falarmos sobre o Demonarca e o Infernal.

Demonarca e Infernal

Para a maioria das situações, evocar um Demonarca é sua melhor opção. Caso você esteja enfrentando um grupo grande, é melhor evocar o Infernal.

Evocar Demonarca/Evocar Infernal evocará um Demonarca/Infernal para lutar com você por 60 segundos. Essa habilidade tem  tempo de recarga de 10 minutos, o que significa que só será utilizada, no máximo, uma vez por luta. O dano do seu Demonarca/Infernal irá escalar dinamicamente com seu Poder Mágico e Acerto Crítico, então qualquer mudança nos atributos depois que seu Demonarca e Infernal tenham sido evocados, irá afetá-los.

É ideal usar seu Demonarca/Infernal quando o boss for inicado ou quando sua raide usar Sede de Sangue/Heroísmo/Distorção Temporal.

As considerações  sobre o Demonarca/Infernal também valem para Evocar Deimoguarda e Evocar Abissal, se você escolheu Grimório da Supremacia como talento de tier 5.

Habilidades Ofensivas de Talento

Grimório do Serviço é um talento de tier 5 permite que você evoque um demônio adicional para lutar com você por 20 segundos. O demônio que você evoca importa pouco para o DPS, portanto faça sua escolha pensando na habilidade especial que cada demônio lança quando é evocado. Grimório do Serviço deve ser usado quando possível e preferencialmente quando um berloque ou arma é desencadeada, ou quando você causar dano adicional no boss, pois seu demônio se beneficia dos seus atributos.

Fúria de Mannoroth é um talento de tier 6 que permite que você aumente o dano e a área de suas habilidades em área. Use sempre que precisar de dano em área. Seu tempo de recarga é de 1 minuto, permitindo que você use diversas vezes durante a luta.

Anel Lendário

Já que Trevas de Arquimonde é usado na maioria das lutas deste tier, levaremos isso em conta ao falar sobre o Anel Lendário.

Você deve sempre tentar ter uma carga de Alma Negra disponível quando sua raide usar o Anel Lendário. Quando isso acontecer, você simplesmente usará Alma Negra com o Anel, mas em alguns casos é possível que você tenha que atrasar Alma Negra para que ela esteja disponível quando o Anel for usado.

Bônus de Tier 18

O Bônus de 2 Peças do Tier 18 te dá uma aura que pode ser acumulada chamada Impulso de Demônio, sempre que você lança Fogo d’AlmaImpulso de Demônio pode ser acumulado até 5 vezes, cada vez aumentando o dano dos seus demônios em 3%. Por isso você deve sempre guardar uma carga de Núcleo Derretido para que você possa reaplicar a aura quando necessário (deixar que ela expire diminuirá drasticamente seu DPS e nunca deve acontecer).

O Bônus de 4 Peças do Tier 18 te dá uma chance de evocar um demônio quando Núcleo Derretido é desencadeado. Esses demônios não interagem com sua rotação e só proporcionam um ganho de DPS.

Bônus de Tier 17

O Bônus de 2 Peças do Tier 17 evoca um demônio que lança Fogo d’Alma no seu alvo. Seu tempo de recarga interno é de 45 segundos e não modifica sua rotação de modo algum.

O Bônus de 4 Peças do Tier 17 te dá uma carga extra de Mão de Gul’dan, que permite fazer o seguinte:

Esse processo aumenta a aplicação de Mão de Gul’dan, permitindo 2 stacks de DoT no alvo.

Atributos

Bruxo Demonologia

Atributos Básicos

  • Intelecto é seu atributo primário. Você deve priorizá-lo nos seus itens e upgrades. Ele proporciona Poder Mágico, que aumenta o dano de suas habilidades;
  • Maestria, por meio da Maestria: Mestre Demonologista, aumenta o dano causado pelos seus demônios e o dano que você causa nas duas formas. Graças a Táticas Demoníacas, você ganha +5% de Maestria de todas as fontes;
  • Aceleração influencia a velocidade de lançamento dos seus feitiços e aumenta o número de ticks do seu dano por tempo (DoT);
  • Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente com seus feitiços e habilidades;
  • Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham uma chance aumentada de acertar um segundo e um terceiro alvos, cada vez causando 30% do dano inicial;
  • Versatilidade aumenta o dano que você causa e reduz o dano que é causado a você.

Prioridade dos Atributos

Intelecto > Maestria > Acerto Crítico = Aceleração = Golpes Múltiplos = Versatilidade

Addons e Macros

Macros

Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre como lidar com as mecênicas dos bosses;
  • GTFO: é um addon que notifica quando você está em cima de um efeito prejudicial (a.k.a. lava);
  • Recount/Skada: são addons que mostram o nível de dano causado, dano tomado e cura realizada. Muito bom para rastrear seu desempenho;
  • Omen Threat Meter: mostra os níveis de agressividade. É bem útil para saber se você ou seus demônios não estão puxando mais agressividade do que o tanque.

Macros

Lembre-se que o nome do feitiço na macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Caso queira entender melhor como eles funciona, confiram nosso guia definitivo aqui.

Pedra da Alma

Este macro permite que você use Pedra da Alma em um membro do grupo que estiver sob seu cursor do mouse. Caso você não esteja com ninguém no mouse, será usada no seu alvo.

  • #showtooltip Pedra da Alma
  • /cast [target=mouseover,exists] [] Pedra da Alma

Interrupção

Este macro faz com que seu Caçador Vil lance Bloquear Feitiço no seu foco, se você tiver um. Caso contrário, será lançado no seu alvo atual. Lembre-se que, como essa habilidade é de um demônio, você não precisa parar de usar suas habilidades para usá-la.

  • #showtooltip
  • /cast [@focus,exists][@target] Bloquear Feitiço

Também há um macro para Impacto Óptico do Observador:

  • #showtooltip
  • /cast [@focus,exists][@target] Impacto Óptico

Dissipar

Os quatro macros seguintes podem ser usados para lançar: Devorar Magia (Caçador Vil), Magia do Clone (Observador), Chamuscar Magia (Diabrete) e Calcinar Magia (Diabrete Vil):

  • #showtooltip
  • /cast [@focus,exists][@target] Devorar Magia
  • #showtooltip
  • /cast [@focus,exists][@target] Magia do Clone
  • #showtooltip
  • /cast [@focus,exists][@target] Chamuscar Magia
  • #showtooltip
  • /cast [@focus,exists][@target] Calcinar Magia

Banir

Este macro lança Banir no seu foco ou alvo atual. Na primeira vez que você usar esse macro, o foco estará no seu alvo atual (se for um inimigo). Usos subsequentes desse macro continuarão lançando Banir no seu foco a menos que você pressione Alt (ou outra tecla que você especificou) para mudar de alvo.

Você pode adaptar esse macro para usar Sedução (Súcubo) ou Mesmerizar (Shivarra) em vez de Banir.

  • #showtooltip Banir
  • /clearfocus [modifier:alt]
  • /focus [@focus,noexists]
  • /cast [@focus,exists][@target,exists] Banir
  • /y Lançando Banir em %F

Círculo Demoníaco

Este macro irá cancelar seu lançamento atual e fazer com que você use seu Círculo Demoníaco. Economiza o tempo de interrupção do feitiço atual.

  • #showtooltip
  • /stopcasting
  • /cast Círculo Demoníaco: Teleporte

Abalo Anímico

Este macro interrompe seu lançamento atual e usa instantaneamente Abalo Anímico. Ele prevenirá a morte certa se você puxar muita agressividade do boss.

  • #showtooltip
  • /stopcasting
  • /cast Abalo Anímico

Fogo do Inferno

Este macro permite que você ative e desative Fogo do Inferno clicando no mesmo botão.

  • #showtooltip Fogo do Inferno
  • /cast [nochanneling] Fogo do Inferno
  • /cancelaura [channeling] Fogo do Inferno

Conclusão

Chegamos ao fim do guia de Bruxo Demonologia! Espero que tenha sido útil e que agora seja mais fácil entender como suas habilidades funcionam. Deixem suas dúvidas e sugestões no campo de comentários 😉

Guia por Amanda