A intenção deste guia é prover uma descrição fácil e prática do encontro com o Sha da Raiva, em Pandaria. O Sha da Raiva é um encontro de raide fora de instância, também conhecido como World Boss. O encontro tem duas fases, e o Sha da Raiva pode ser encontrado em um dos vários pontos de aparição em Monte Kun-Lai.

1 – Informações gerais

Vida: 260M
Tempo de Enrage: desconhecido
Composição da raide:

  • Tanques: 2-3
  • Curadores: 6-9
  • DPS: 15-29

2 – Loot

O Sha da Raiva dropa peças de calças e Luvas do Tier 14, da mesma forma como eram os chefes de Guarnição Baradin, no tier anterior.

Adicionalmente, o Sha da Raiva tem chance de dropar uma montaria rara Rédeas da Serpente das Nuvens de Ônix Celestial, e uma caixa de ouro, Tesouro de Ouro Tocado Pelo Sha.

*Nota: caso você esteja enfrentando esse chefe pela primeira vez, lembre de fazer saque diretamente no corpo dele, pois você irá receber um item que inicia uma missão, que te dá como recompensa uma bota com ilvl de 476.

3 – Locais de aparição e mobs próximos

O Sha da Raiva irá aparecer em um dos 3 seguintes locais:

  • ao sul de Monte Kun-Lai, entre os Portões ds Celestiais Majestosos e o Retiro Shado-Pan;
  • em Trilha da Juta, leste de Acampamento Kota;
  • sul de Barriluno.

O Sha da Raiva aparece apenas nas grandes marcas de Sha que você irá encontrar nesses locais, como você pode ver na imagem abaixo(sem o Sha).

O Sha da Raiva, de acordo com a Blizzard, está programado para aparecer a cada 2 horas(depois de morto).

Adicionalmente, o Sha da Raiva transformará os mobs nativos da areá em seus próprios Elites. É indicado que você mate esses elites antes de iniciar o encontro com o chefe.

4 – Visão geral da luta

O encontro com o Sha da Raiva consiste em duas fases que ficam alternando durante a luta, vamos usar como referencia: Fase 1: Ira Crescente e Fase 2: Cólera Liberada. As fases são determinadas pelo estado da barra de fúria do chefe, que irá aumentar ou diminuir de uma maneira estável e previsível. Durante cada fase, o chefe irá usar uma habilidade especifica daquela fase, assim como duas outras habilidades comum a ambas as fases.

5 – Habilidades comuns

Independente do estado da barra de raiva ou da fase da luta, o chefe irá fazer uso de duas habilidades.

Ebulição: pune a raid, caso nenhum jogador esteja dentro do alcance corpo a corpo com o chefe. Se isso acontecer, o chefe irá dar uma grande quantidade de dano de Sombra ao seu alvo primário, ao mesmo tempo que irá aumentar a quantidade de dano das Sombras que aquele alvo irá receber.

Raiva Infinita: É uma habilidade que o Sha da Raiva usa aproximadamente a cada 30 segundos. A Habilidade irá focar no local de vários jogadores, e alguns segundos depois irá causar 100k de dano de Sombra aos jogadores com até 3 metros do local. Além disso, essa habilidade irá sumonar duas coisas no local alvo:

  • Cólera, um pequeno add que não faz nada alem de dar dano corpo a corpo no seu alvo com maior aggro.
  • Pensamentos Amargos, uma nuvem prejudicial que impede o jogador que estiver dentro dela de fazer uso de feitiços ou fazer qualquer outra coisa alem de se mover.

Lidar com a Ebulição é bastante fácil  e simplesmente precisa ter certeza que o tanque esteja numa distancia corpo a corpo com o chefe o tempo todo.

Lidar com a Raiva Infinita é igualmente fácil, apenas um pouco mais complexo.

  • Jogadores tem que ficar atentos e se mover para fora dos lugares onde a Raiva Infinita irá cair(aparece uma marca avisando o local de impacto).
  • Jogadores tem que se mover para fora do Pensamentos Amargos, caso eles se encontrem dentro dela.
  • Os off-tanks devem lidar com as Cóleras, enquanto seus dps irão mata-las no AoE. Também é possível mante-las a distancia, conforme será dito abaixo.

6 – Fase 1: Ira Crescente

A barra de raiva do começa vazia e vai aumentando até a capacidade máxima em um período de 50 segundos. Durante esse tempo, o chefe estará na fase 1. Quando a barra ficar cheia, essa fase acaba.

6.1 – Habilidades

Durante a fase 1, o chefe usa uma unica habilidade extra.

Ira Crescente: É uma Penalidade que o chefe coloca em 3 membros da raide(o tanque principal não foge de ser escolhido). A Penalidade dura 6 segundos, e ao final, o jogador afetado e todos que estiverem em até 5 metros dele, serão controlados(Comportamento Agressivo) pelo chefe por 30 segundos, ou até que suas vidas seja baixada até 50%. Enquanto os jogadores estiverem controlados, suas vidas e dano irão aumentar em até 200%.

6.2 – Estratégia 

A estratégia para a fase 1 gira em torno de lidar com os jogadores controlados da melhor forma possível  O primeiro passo é ter certeza de que a Penalidade não irá afetar mais do que os 3 jogadores alvos. Isso quer dizer que, assim que ele for afetado pela Ira Crescente, o mesmo deve correr como se não houvesse amanhã para longe da raide.

Depois, você tem duas opções. 

  • Você pode dar dano nos controlados até que a vida deles baixe a 50%, quebrando assim controle.
  • Você pode fazer uso de controle de massas nele e aguardar até que os 30 segundos acabem.

Uma dica bastante útil para lidar com a Ira Crescente é que os membros afetados utilizem suas habilidades de controle de massas assim que receber a Penalidade, assim isso não poderá ser utilizado contra os seus companheiros encontro você estiver controlado. Magias que causam perca de controle em área  podem ser um grande problema(Olá para Sacerdotes, Guerreiros e Bruxos).

Essa fase não representa grande dificuldade para os curadores por causa de uma grande quantidade de dano, no entanto ela pode gerar bastante confusa, especialmente se for levar em consideração que a área da luta estará cheia nuvens de Pensamentos Amargos, e possivelmente ajudantes do chefe.

7 – Fase 2: Cólera Liberada

Quando a barra de raiva do chefe chegar na sua capacidade máxima(100), o chefe irá entrar na fase 2, o que irá causar que sua barra de raiva vá diminuindo por 25 segundos. A fase acaba quando chegar a 0.

7.1 – Habilidades
Durante a fase 2, o chefe tem uma habilidade adicional as duas comuns.

Cólera Liberada: é uma habilidade de dano na raide. O chefe irá infligir uma grande quantidade de dano de Sombra em 10 pessoas aleatórias na raide a cada 2 segundos, pelos 25 segundos de duração da fase.

7.2 – Estratégia
Acordar os curadores. Não, perai.
A estratégia para essa fase envolve mais sobreviver a esse dano em massa na raide. Vocês não podem agrupar, por conta do dano em área da Ira Infinita, e clado das nuvens de Pensamentos Amargos.

Essa será a parte mais intensa da luta, e seus curadores deverão fazer uso das habilidades com tempo de recarga muito longo e mais potentes.

8 – Quando usar Heroísmo/Distorção Temporal/Sede de Sangue

O melhor momento para fazer uso de Heroísmo/Distorção Temporal/Sede de Sangue é quando nenhum controle da mente (Ira Crescente e Comportamento Agressivo) estiver próximo. Logo, é recomendado fazer uso disso logo que a fase 2 iniciar.

9 – Composição da Raide

Levando em fato que esse é um World Boss, você pode fazer uso de um grupo de raide com até 40 pessoas. Além disso, o chefe pode receber dano mesmo de jogadores que não estejam no seu grupo de raide(mas eles não estarão elegíveis para receber nenhum saque).

Isso cria o problema de quantas pessoas são realmente necessárias para derrotar o Sha da Raiva. Podemos comentar o seguinte:

Tanques: você irá precisar de um para o Sha da Raiva, e pelo menos um tanque para os ajudantes do chefe. Você pode utilizar até 2 off-tanques, se assim desejar.
Curadores: O dano na raide pode ser um pouco brutal, e quanto mais curadores sua raide tiver, melhor. Logo, podemos aconselhar um minimo de 6 curadores, ou até 9, dependendo do tamanho da sua raide e do nível do equipamento.
DPS: O encontro requer uma grande quantidade de dps por vários motivos(matar os ajudantes em tempo, quebrar o controle da mente), então, quanto mais DPS você tiver, mais fácil a luta se tornará. Recomendamos pelo menos 15 dps.

10 – Morreu correu/Evitando Wipe

Por não ser uma luta que esta dentro de um ambiente instanciado, é possível para os membros da raide que tenham o infortúnio de perecer durante a luta, libertar o espirito e correr de volta ao corpo. Isso é uma boa forma de manter a luta ativa. Tenha em mente os seguintes pontos:

Após 2 ressurreições numa sucessão muito rápida, você terá que esperar 2 minutos antes de poder ressuscitar novamente.
Quando você ressuscitar  você irá voltar com 50% da sua vida. É bom que os curadores estejam preparados para dar um suporte a você (mas por favor, não fique gritando no chat “me cura”, isso nunca ajuda, ok?)
É bom agrupar (em forma de espirito) e voltar todos ao mesmo tempo, ao invés de cada um voltar sozinho. Voltando junto da uma melhor chance de recuperar a luta.

Se uma grande parte da sua raide morrer, os membros restantes devem tentar não entrar em panico e continuar a luta como se tudo estivesse lindo e fluindo bem, dessa forma dando tempo para os mortos correrem de volta aos seus corpos.

11 – Aprenda a luta

A luta contra o Sha da Raiva é muito simples. Desde que os membros da raide compreendam a parte do afastar quando o controle da mente estiver para acontecer, e que também saibam não ficar sobre as nuvens de Pensamentos Amargos, matar o chefe é simplesmente uma questão de pratica.

12 – Conclusões

Isso conclui o guia para o Sha da Raiva. Como você pode ver, esse encontro é simples, porem intenso. Ele irá forçar seus curadores e seus dps, e seu grupo precisa ter uma boa coordenação para vencer.

Adaptado de Icy Veins.