Four Horsemen

WowGirl - 4 Horseman

Antes da Burning Crusade, os 4 cavaleiros tinham a fama de ser a luta mais complicada, por conta do timing e da coordenação exigida dos players.

Um pouco mais fácil na Wrath, ainda exige coordenação e trabalho de equipe dos jogadores.

Habilidades

Cada Knight tem um debuff individual que gradualmente aumenta o montante do dano que tanks e outros membros da raid levam:

Lady Blaumeux:

Uma humana female Death Knight. Ela vai correr para o canto mais longe à esquerda da sala quando der engage

Shadow Bolt: Lady Blaumeux vai castar no player que estiver mais perto. 45 yard range, 2 segundos de cast, para 2357 a 2643 Shadow damage.

Void Zone: Summona uma void zone em um random player que esteja dentro das 45 yards, causando 2750 Shadow damage por segundo. Castado a cada 15 segundos, dura por 75 segundos.

Mark of Blaumeux: Castado em intervalos randômicos. Stacka infinitamente. O primeiro stack vai dar 0 shadow damage, o segundo 500, o terceiro 1500, o quarto 4000, o quinto 12,500, o sexto 20,000. o sétimo 21,000, o oitavo 22,000 e daí aumenta de 1000 em 1000 a cada marca. O dano pela mark nmão pode ser resistido, mas a mark sim. 45 yard range. 25 segundos de duração. Marks atingem todos dentro do range e reduz a threat no cavaleiro de todos atingidos em 50%. Se não houver ninguem no range, a raid inteira recebe um AoE. Mark of Blaumeux será castada ao mesmo tempo que a Mark of Zeliek, mas com uma freqüência menor que a Mark of Kor’Thazz e Mark of Rivendare.

Baron Rivendare

Um humano male Death Knight. Melee, Vai correr para o canto mais perto da sala, à direita no momento do engage.

Unholy Shadow: 2160 a 2640 Shadow damage para quem estiver com o aggro. Dá um dot de 4,800 shadow damage durante 8 secs. Castado a cada 15 segundos.

Mark of Rivendare: Castado em intervalos randômicos. Stacka infinitamente. O primeiro stack vai dar 0 shadow damage, o segundo 500, o terceiro 1500, o quarto 4000, o quinto 12,500, o sexto 20,000. o sétimo 21,000, o oitavo 22,000 e daí aumenta de 1000 em 1000 a cada marca. O dano pela mark nmão pode ser resistido, mas a mark sim. 45 yard range. 25 segundos de duração. Marks atingem todos dentro do range e reduz a threat no cavaleiro de todos atingidos em 50%. Se não houver ninguem no range, a raid inteira recebe um AoE. Mark of Rivendare será castada ao mesmo tempo que a Mark of Kor’Thazz, mas com uma freqüência maior que a Mark of Blaumeux e Mark of Zeliek.

Thane Kor’Thazz

Um rei anão que virou Death Knight. Melee, vai correr para o canto mais perto da sala do lado esquerdo quando engaged.

Meteor: 13775 a 15225 Fire damage dividido entre todos os players em um raio de 8 yards. Castado a cada ~15 segundos.

Mark of Kor’Thazz: Castado em intervalos randômicos. Stacka infinitamente. O primeiro stack vai dar 0 shadow damage, o segundo 500, o terceiro 1500, o quarto 4000, o quinto 12,500, o sexto 20,000. o sétimo 21,000, o oitavo 22,000 e daí aumenta de 1000 em 1000 a cada marca. O dano pela mark nmão pode ser resistido, mas a mark sim. 45 yard range. 25 segundos de duração. Marks atingem todos dentro do range e reduz a threat no cavaleiro de todos atingidos em 50%. Se não houver ninguem no range, a raid inteira recebe um AoE. Mark of Kor’Thazz será castada ao mesmo tempo que a Mark of Rivendare, mas com uma freqüência maior que a Mark of Blaumeux e Mark of Zeliek.

Sir Zeliek

Paladino que se transformou em Death Knight. Ranged, vai correr pro canto mais longe da sala, do lado direito, quando engaged.

Holy Bolt: Apesar de melee, Sir Zeliek vai castar Holy Bolt no player mais perto dele, 45 yard range, 2 segundos de cast, para 2357 a 2643 Holy damage.

Mark of Zeliek:Castado em intervalos randômicos. Stacka infinitamente. O primeiro stack vai dar 0 shadow damage, o segundo 500, o terceiro 1500, o quarto 4000, o quinto 12,500, o sexto 20,000. o sétimo 21,000, o oitavo 22,000 e daí aumenta de 1000 em 1000 a cada marca. O dano pela mark nmão pode ser resistido, mas a mark sim. 45 yard range. 25 segundos de duração. Marks atingem todos dentro do range e reduz a threat no cavaleiro de todos atingidos em 50%. Se não houver ninguem no range, a raid inteira recebe um AoE. Mark of Zeliek será castada ao mesmo tempo que a Mark of Blaumeux, mas com uma freqüência menor que a Mark of Kor’Thazz e a Mark of Rivendare.

Posicionamento

Cada debuff que stackar, aumenta o dano levado. O primeiro é aplicado depois de 20 segundos de engage, e a cada 12 segundos depois. Têm um range máximo de 65+ yards e é aplicado em cada um que estiver por ali. Nenhuma habilidade tira esses debuffs (Divine Shield, Ice Block, etc).

Cada Horseman deve ter um player pra receber a mark. Caso não haja um player no raaio de 65 yards, a raid toma um AoE e conseqüentemente, wipa.

Four Horsemen podem ser considerados atípicos, no sentido que eles mesmos se posicionam no momento do engage.

Para começar o evento, basta entrar na sala, a porta se fecha e o evento acaba quando os 4 cavaleiros morrerem, ou a raid toda.

Lady Blaumeux e Sir Zeliek não se mexem de suas posições de jeito nenhum, enquanto Korth’azz e Baron Rivendare aceitam taunt e reposicionamento.

A Luta



Grupo amarelo: canto oeste: healer
Grupo verde: canto sul: ranged dps
Grupo vermelho: canto norte: tank + healer
Grupo azul: canto leste: tank + healer + resto dos dps

A estratégia da luta consiste em separar os debuffs. Cada tank precisa prestar muita atenção em suas marks.

Raid DPS começa na parte da frente da sala, começando por Korth’azz para eliminar o efeito do Meteor o mais rápido possível.

Caster tanks

Quando os Knights se posicionarem, eles vão se focar nos players que estiverem com eles. Zeliek tem seu próprio dano (Holy Wrath) e é por isso que seu tank vai ficar sozinho com ele na primeira metade da luta.

Número máximo de debuffs antes de sair do range de algum knight: 3

Quando receber o segundo debuff, é hora de avisar o tank da Lady Blaumeux. Lembre-se que os debuffs tem range, a unica maneira de evitá-los é sair do range do caster.

Melee tanks

Exemplo

Um Death Knight tank esta com Korth’azz na esquerda. Um Paladin tank está com Rivendare na direita. a terceira mark está para acontecer a qualquer momento. Então eles correm na direçao um do outro para se encontrar;

Neste momento eles estão na melee range um do outro e em breve vão adquirir debuffs dos dois knights.

O Pally tanka Korth’azz, se vira e leva ele de volta para a direita. O Death Knight sabe que o taunt do pally afeta mais de um mob ao mesmo tempo e espera que o taunt do Pally acabe no Rivendare pra voltar pra esquerda.

Os dois Knights agora trocaram de posicção, dando tempo pra raid perder os debuffs. DPS permanecem por alguns segundos e dão dps no Rivendare. Depois que a PRIMEIRA mark sair, eles correm na direção de Kor’thazz e o healer do Rivendare, passa a healar o Pally.

Ambos Knights devem morrer praticamente juntos, já que os dps da raid serão divididos quase que igualmente.

Korth’azz e Rivendare down!!1!

Neste ponto, os Knights iniciais estão mortos. A raid inteira vai se mover pra parte superior da sala, onde estarão Zeliek and Blaumeux. A mesma tática de troca entre os tanks é necessária. Os healers vão ficar na plataforma original onde estavam os 4 cavaleiros. Se alguém que NÃO for tank errar e pegar muitos debuffs, então ele deve se afastar da raid, e subir a plataforma central dos horseman, ficando na parte sul, para que possa receber heal e esperar que a mark acabe.

A raid neste momento deve focar em Blaumeux, para evitar que as Void Zones atrapalhem demais.

Exemplo:

Depois de 3 Marks, o Pally e o DK terão que trocar de lugar. Tudo como da outra vez, exceto que devem tomar cuidado com as Void Zones!

Isso feito, gg, Grats, você acabou de sobreviver ao encontro mais difícil de Naxxramas.

Notas específicas

Set up Necessário

2 tanks, 3 healers, pelo menos 1 caster dps, de preferência que consiga se healar.

Tank healer (Zeliek)

Healer que tanka o Zeliek deve manter um HoT em si mesmo, além de healar o ranged DPS que está tankando Blaumeux. Se for um priest, abuse do Renew e Binding Heal para healar os 2 juntos.

DPS healer (Blaumeux)

O importante aqui é se manter vivo, mas qualquer dps é sempre bem vindo.

Healers

Amarelo heala a si mesmo e ao verde. Vermelho heala a si mesmo e o tank do vermelho. Azul heala a si mesmo e ao tank do azul, além dos dps.

Resto dos DPS

Depois de nukar Kor’Thazz, salve skills e cd’s pro Rivendare. Cuidado pra no momento de andar, não seguir o tank e acabar levando extra marks.

Esqueci de algo? Tem alguma dica? Me mande um email para [email protected]. Para outros bosses, não deixe de ver o restante do Guia Naxxramas!