Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PVP.

Bem-vindos ao guia de Caçador Domínio das Feras! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Caçador em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

A especialização de Domínio das Feras tem o maior dano em área, mas também faz a diferença quando o alvo é único. A característica mais marcante destes caçadores é o poder de domar Feras Exóticas que trazem consigo habilidades interessantes e que podem ajudar nas raids.

Talentos e Glifos

Tanto os talentos quanto os glifos podem variar de acordo com as lutas e com o estilo de cada jogador, portanto não tenha medo de experimentar!

Talentos

Talentos Domínio das Feras

Tier 1 – Nível 15

Os talentos de tier 1 geralmente oferecem opções para melhorar sua mobilidade, embora também tenham alguns benefícios secundários.

Por causa da utilidade de Coibição, O Tigre e a Quimera é a melhor escolha para muitas lutas.

O Quanto Antes é melhor para lutas em que a mobilidade é mais importante do que a sobrevivência (ou se Coibição não faz tanta falta na luta).

Fuga por Pouco é geralmente útil quando você precisa dar kite nos adds, mas essa não é uma situação comum.

Tier 2 – Nível 30

Os talentos desse tier proporcionam crowd control (controle coletivo) e utilidade.

  • O Disparo Aprisionador lança uma flecha em um inimigo aleatório, tirando seus buffs e os buffs de seus aliados dentro de 5 metros, fazendo com que eles fiquem atordoados por 5 segundos caso se movam mais do que 5 metros do local da flecha. Ao serem afetados pela flecha, os jogadores ficam imunes a ela por 10 segundos. O cooldown é de 45 segundos.
  • Picada de Mantícora faz o alvo dormir por 30 segundos. Esta habilidade tem o cooldown de 45 segundos. Qualquer dano causado ao alvo quebrará seu efeito.
  • Intimidação faz com que seu ajudante intimide o alvo por 3 segundos. O cooldown é de 1 minuto.

Como nenhum desses talentos afeta seu dano, o Disparo Aprisionador pode ser útil em raids, pois é um controle coletivo confiável para lutas com muitos adds. Ele também pode ser usado como uma interrupção.

Tier 3 – Nível 45

Os talentos do tier 3 oferecem 3 modos de aumentar sua sobrevivência.

  • Exaltação cura o caçador em 30% do seu total de vida e 100% da vida do seu ajudante. O cooldown é de 2 minutos.
  • Águia de Ferro reduz todo o dano que lhe é causado em 10%.
  • Vínculo Espiritual faz com que você e seu ajudante regenerem 2% do seu total de vida a cada 2 segundos enquanto seu ajudante está ativo.

Para aumentar sua sobrevivência, aconselhamos Exaltação ou Águia de Ferro.

Águia de Ferro reduz constantemente todo o dano que lhe é causado em 10%, e isso é excelente, especialmente em lutas em que há um período longo de dano intenso. Para progressões esta é a melhor opção.

Exaltação permite que você escolha quando irá curar a si mesmo, o que com certeza salvará sua vida e ajudará os healers. Infelizmente, muitas mortes nesse ponto do jogo acontecem por dano de burst, por isso redução de dano sempre será melhor do que a cura e o fato de você ter de adicionar essa habilidade na sua barra, acaba sendo inconveniente, pois caçadores já possuem muitas habilidades. Por último, sempre haverá algum item para ajudar na cura, portanto não vemos muita utilidade para Exaltação.

Vínculo Espiritual pode ser útil em lutas que causam pouco dano durante um longo período de tempo.

Tier 4 – Nível 60

Este tier oferece 3 talentos que aumentam seu DPS.

  • Concentração Firme garante um aumento de 50% na Concentração por 10 segundos sempre que Disparo da Naja for utilizado duas vezes seguidas.
  • Fera Atroz convoca uma besta para atacar o alvo por 15 segundos. Cada vez que a besta causa dano, você ganha 2 de Concentração.
  • Calor da Caçada é uma habilidade passiva que te dá uma chance de 6% de desencadear um efeito especial toda vez que você gasta 10 de Concentração. Quando esse efeito é desencadeado, seus próximos 3 Tiros Arcanos, Tiros Certos ou Tiros Múltiplos custam 20 a menos de Concentração.

Atualmente, recomendamos Concentração Firme em todas as situações. Esse talento é particularmente valioso por causa da regeneração extra de Concentração para o seu ajudante, que resulta em um aumento no dano (especialmente quando você conseguir o berloque Talismã do Rastreador Mestre).

Fera Atroz é similar em valor, mas ainda sim não é a melhor opção.

Calor da Caçada não funciona muito bem nas situações atuais.

Tier 5 – Nível 75

Neste tier você pode escolher entre 3 cooldowns de DPS.

  • Bando de Corvos convoca uma revoada de corvos para atacar seu alvo por 15 segundos, com o cooldown de 1 minuto. Se o alvo morre enquanto está sendo atacado, o Bando de Corvos tem a recarga concluída.
  • Ataques Lampejo faz com que seu ajudante tenha uma habilidade passiva que faz com que seus ataques básicos deem 50% a mais de dano. Os ataques podem ser usados a uma distância de 30 metros e teleportam o ajudante instantaneamente para trás do inimigo. O efeito do teleporte tem um cooldown interno de 20 segundos.
  • Sanha convoca todos os seus ajudantes para atacar seu alvo atual por 40 segundos.

Sanha é a melhor opção em praticamente todas as situações. É um dos cooldowns mais potentes do jogo, e é afetado pela Maestria: Mestre das Feras, que aumenta o dano dos ajudantes. Ataques Lampejo também é uma boa opção, mas causa menos dano. Bando de Corvos não é uma opção viável atualmente.

Tier 6 – Nível 90

Os seguintes talentos oferecem 3 habilidades de dano.

  • Arremesso de Glaive lança duas glaives no alvo à sua frente. As glaives causam dano a todos os inimigos no caminho do alvo principal, e reduzem sua velocidade de movimento em 30% por 3 segundos. As glaives retornam para o caçador, causando dano e reduzindo a velocidade de movimento também na volta. O alvo principal toma dano 4 vezes maior do que os alvos secundários.
  • Tirambaço é um tiro poderoso com um tempo de cast e um cooldown de 45 segundos. Ele causa 840% de dano físico ao alvo, e 420% de dano físico em todos os inimigos entre você e o alvo.
  • Barragem é uma habilidade canalizada que dispara uma barragem de tiros no alvo principal, causando dano durante 3 segundos (um total de 16 tiros), enquanto também causa dano a todos os outros inimigos em um cone à sua frente (um total de 8 tiros). Não acerta alvos que estão invisíveis ou em furtividade.

Barragem é, atualmente, o melhor talento deste tier, tanto para alvos únicos quanto para diversos alvos.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos de tier 7 oferecem vários modos para melhorar a performance do seu DPS.

  • Munição Exótica permite que você modifique sua arma de longo alcance para, passivamente, ter um dos três efeitos. Cada efeito dura uma hora e somente um pode estar ativo por vez.
  • Munição Incendiária faz com que seus tiros automáticos causem dano de Fogo adicional a todos os alvos dentro de 8 metros do seu alvo inicial.
  • Munição Envenenada faz com que seus tiros automáticos causem dano de Natureza  adicional durante 16 segundos. Quando o efeito é atualizado, o dano restante é acrescentado ao novo efeito.
  • Munição Glacial faz com que seus tiros automáticos causem dano de Gelo adicional e reduzam a velocidade de movimento do alvo em 50% por 4 segundos.
  • Coleira Farpada aumenta passivamente em 10% o dano causado pelos ataques básicos do seu ajudante, a velocidade de ataque e a chance de acerto crítico.
  • Rugido de Sacrifício é uma habilidade ativa com um cooldown de 1 minuto. Seu ajudante protege um aliado alvo (você está incluso) de ataques críticos por 12 segundos, porém 20% de todo o dano recebido pelo aliado alvo também será recebido pelo ajudante.
  • Encurralado é uma habilidade passiva que faz com que seu ajudante cause 50% a mais de dano e tem chances de receber acertos críticos reduzidos em 60% sempre que estiver com menos que 35% de vida.
  • Velocidade do Javali aumenta passivamente a velocidade de movimento do seu ajudante em 30%.
  • Último Recurso é uma habilidade ativa com 6 minutos de cooldown que aumenta a vida máxima do seu ajudante em 30% por 20 segundos (e também garante 30% de sua vida pela duração do efeito).
  • Sangue do Rinoceronte aumenta passivamente todos os efeitos de cura em seu ajudante em 40%, aumenta a armadura do ajudante em 20%, e reduz as chances de acerto crítico por ataques corpo a corpo em 6%.
  • Vigor Grande aumenta passivamente a vida total do seu ajudante em 12%.

Atualmente, Adaptação é a melhor escolha neste tier tanto para alvos únicos quanto para vários alvos, pois aumenta o dano causado pelos seus ajudantes.

Talentos dos Ajudantes

Os ajudantes não têm árvores de talentos, mas você pode escolher entre três especializações: Ferocidade, Tenacidade e Astúcia. Você pode mudar a especialização do seu ajudante a qualquer momento (fora de combate) e sem custo.

Cada uma delas garante habilidades específicas para os ajudantes. Atualmente, Ferocidade é a que causa mais dano nas raids, portanto é a escolha padrão.

Glifos
Glifos Domínio das Feras

Glifos Elevados

Há diversos Glifos Elevados que permitem maior sobrevivência e utilidade. Cabe a você escolher quais os melhores de acordo com as lutas e necessidades pessoais, entretanto, explicamos algumas opções abaixo:

Glifos Menores

Os Glifos Menores não trazem melhorias para a performance do caçador, mas há alguns que merecem ser mencionados:

  • Glifo de Aspecto do Guepardo remove o efeito “estonteado” quando o Aspecto do Guepardo está ativo e você é atacado. Este glifo pode ser bem útil em alguns encontros, pois possibilita que você aumente sua velocidade de movimento sem ter medo do efeito colateral.
  • Glifo de Aspecto da Matilha aumenta o alcance do Aspecto da Matilha em 15 metros, o que torna seu uso mais conveniente em raids.
  • Glifo de Pegar ensina a habilidade Pegar que permite que seu ajudante colete o saque de um cadáver próximo em um raio de 40 metros. Esta habilidade é excelente quando estamos upando ou farmando algum item, pois reduz muito o tempo que você gasta correndo de um cadáver ao outro.
  • Glifo de Fazer-se de Morto faz com que seu ajudante também se finja de morto. Este glifo é bastante útil.
  • Glifo de Proporção Inferior reduz o tamanho do seu ajudante. Pode ser útil em raids para que os tanks e os healers possam ter uma visão clara do boss e suas mecânicas.
  • Glifo de Domar Fera reduz em 4 segundos o tempo requerido por Domar Fera, facilitando domar algumas feras raras ou que causam bastante dano.

Conceitos Básicos

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Neste capítulo apresentaremos as habilidades mais importantes e como elas deverão ser usadas (rotação). Também explicamos  o uso de vários cooldowns.

Alvo Único

A rotação para alvo único tem foco na seguintes habilidades:

É importante tomar cuidado para não ficar sem Concentração para castar as habilidades.

Vários Alvos

Quando você precisar lidar com vários alvos, recomendamos a rotação abaixo:

Quando estiver lutando contra dois alvos, a prioridade do Tiro Múltiplo cai da primeira para a sexta posição e Comando para Matar se torna a primeira opção.

Cooldowns

Um Caçador Domínio das Feras tem dois cooldowns muito importantes: Ira Bestial e Fogo Concentrado. Você deve usar Ira Bestial sempre que possível, mas há alguns detalhes que devem ser levados em consideração. Para entender melhor como esses cooldowns funcionam, leia o próximo capítulo.

Aspectos

O uso do Aspecto do Guepardo e o do Aspecto da Matilha não é recomendado durante o combate por causa dos seus efeitos negativos, mas podem ser úteis para aumentar a velocidade de movimento da raid depois de um wipe, por exemplo. Lembre-se que o efeito colateral do Aspecto do Guepardo pode ser removido com o Glifo do Aspecto do Guepardo.

O aspecto do caçador ficará ativo até que ele o remova ou até sua morte. Os aspectos podem ser mudados durante o combate, mas não enquanto uma habilidade estiver sendo castada. Os aspectos fazem parte do cooldown global.

Entendimento Aprofundado

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As rotações que passamos acima rendem bons resultados no combate, mas ainda há muito o que aprender sobre os Caçadores Domínio das Feras para conseguir dominá-los. Você precisará aprender todos os detalhes, rotações e cooldowns que apresentaremos abaixo.

Concentração

Os Caçadores e seus ajudantes utilizam um recurso único, chamado Concentração. A Concentração funciona como os recursos de outras classes, como Raiva e Energia, ou seja, algumas habilidades proporcionam Concentração e outras gastam.

A capacidade máxima de Concentração de um Caçador é de 120, e sua regeneração é de 4 Concentração por segundo. Essa taxa é aumentada pela Aceleração e há algumas habilidades que também geram Concentração, como Concentração Firme e Disparo da Naja.

A regra geral é: sempre tenha Concentração para atirar assim que suas habilidades saírem do cooldown e nunca tenha 120 de Concentração, pois isso significa que o recurso está sendo desperdiçado.

Tiros Automáticos e Tiros Especiais

Caçadores causam dano, primariamente, por meio dos tiros. O restante do dano é causado pelos ajudantes e por DoT (Dano por Tempo).

Tiro Automático é o ataque padrão do Caçador e é afetado pela Velocidade de Ataque à Distância, que pode ser usado em movimento. Os outros tiros variam entre instantâneos e com tempo de cast, mas o mais importante é certificar-se de usar todos os tiros assim que eles estiverem disponíveis para garantir um bom DPS.

A Contribuição do Ajudante

A maior contribuição para o seu DPS vem do seu ajudante,  seja por meio dos ataques corpo a corpo ou do Comando para Matar. E é por isso que é muito importante manter seu ajudante no alvo, sempre vivo e sob o Comando para Matar.

Há duas coisas que precisamos lembrar sobre os movimentos dos ajudantes: a primeira é que se você usar Comando para Matar em um novo alvo, seu ajudante atacará o alvo antigo, portanto lembre-se de mudar o ataque dele antes de usar a habilidade. A segunda é que se você precisar mandá-lo atacar um alvo que está muito longe, é só utilizar Chamado do Mestre em um alvo aliado que está entre os inimigos.

Uso Detalhado dos Cooldowns

Fogo Concentrado

O buff de Fogo Concentrado é muito forte e seu uso ideal pode ser resumido em:

  • Use Fogo Concentrado sempre que seu ajudante tiver 5 stacks do buff (a menos que falte entre 10 e 19 segundos para Ira Bestial. A ideia é esperar até exatamente 10 segundos restantes);
  • Use Fogo Concentrado independentemente das stacks, sempre que Sanha estiver ativa;
  • Use Fogo Concentrado independentemente das stacks, sempre que Ira Bestial estiver ativa com mais de 3 segundos restantes, ou quando você estiver prestes a usar Ira Bestial;
  • Use Fogo Concentrado independentemente das stacks, sempre que Frenesi estiver prestes a acabar;
  • Use Fogo Concentrado independentemente das stacks, sempre que você for causar dano em área.

Ira Bestial

Ira Bestial também deve ser usada sempre que possível durante os encontros. Em adição a sua interação com Fogo Concentrado, é recomendado esperar para que sua duração fique alinhada com a de Comando para Matar, para que você possa usá-lo duas vezes durante a Ira Bestial. Certifique-se de ter uma boa quantidade de Concentração ao castar Ira Bestial para que você possa usar Comando para Matar, Tiro Arcano e alguns Disparo da Naja durante seus 15 segundos de duração.

Se você tiver o talento Fera Atroz, use-o segundos antes de Ira Bestial.

Atributos

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Atributos Básicos

  • Agilidade é seu atributo principal. Ele proporciona Poder de Ataque, que determina o dano que suas habilidades causam;
  • Maestria via Maestria: Mestre das Feras, aumenta o dano causado pelos seus ajudantes;
  • Aceleração aumenta sua velocidade de ataque e regeneração de Concentração;
  • Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham a chance de acertar um segundo ou terceiro alvos, cada vez causando 30% do dano inicial.
  • Versatilidade aumenta todo o dano causado e diminui todo o dano que é causado a você;
  • Ataque Crítico aumenta sua chance de acerto crítico em todas as habilidades e mágicas.

Prioridade dos Atributos

Agilidade > DPS da arma > Maestria > Aceleração > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Ataque Crítico

Addons e Macros

macros

Addons e Macros são parte importante da vida de Caçadores que querem facilitar inúmeras tarefas dentro do jogo. Apesar de serem escolhar muito pessoais, apresentaremos algumas opções neste capítulo.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • Recount/Skada: são dois addons que ajudam rastrear seu DPS. É um ótimo meio de verificar se você está usando todo seu potencial como Caçador ou não;
  • Omen Threat Meter: é o addon mais popular para mostrar os níveis de ameaça em seus personagens. Excelente para ver se seu ajudante está puxando agressividade;
  • JSHB 4: é um addon muito customizável que ajuda a jogar com seu Caçador. Ele apresenta uma barra de Concentração bastante visível e timers para seus cooldowns. Uma alternativa a esse addon é o Stay Focused! Hunter Helper.

Macros

Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.

Cancelar Coibição

Este macro cancela Coibição e é muito útil, pois é possível usá-lo para desviar de algumas habilidade e voltar a atacar seus inimigos rapidamente.

/cancelaura Deterrence

Redirecionar

Este macro direciona Redirecionar para o alvo que está sob o cursor do mouse, contanto que ele seja aliado e não esteja morto, caso contrário, castará no seu alvo atual contanto que ele seja aliado e não esteja morto. Se esta também não for uma opção válida, castará Redirecionar no seu alvo atual.

 #showtooltip Misdirection
/cast [@mouseover,help,nodead][@focus,help,nodead][]Misdirection

Atacar

Arremesso de Glaive e Fera Atroz não fazem com que você comece a atacar o alvo quando usados, portanto criamos os seguintes macros para que isto aconteça:

#showtooltip Glaive Toss
/startattack
/cast Glaive Toss
#showtooltip Dire Beast
/startattack
/cast Dire Beast

Ataque do Ajudante

É uma boa ideia incluir um macro que force seu ajudante a atacar seu alvo atual. Esse macro é particularmente relevante com Fera Atroz e Sanha já que você geralmente usa essas habilidades em alvos que você pretende atacar.

#showtooltip Dire Beast
/petattack
/cast Dire Beast
#showtooltip Stampede
/petattack
/cast Stampede

Chamado do Mestre

Esse macro faz com que Chamado do Mestre seja castado em você para que facilite seu posicionamento entre os adds que você deseja atacar. Ao usar o macro, seu ajudante pulará até você e irá diretamente para o alvo selecionado.

#showtooltip Master’s Call
/cast [@player] Master’s Call

Comando para Matar

Este macro faz com que seu ajudante ataque o alvo do seu Comando para Matar em vez do alvo dele. É útil para a mobilidade do ajudante e faz com que ele sempre ataque o alvo que você selecionar.

#showtooltip
/petattack
/cast Kill Command

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um guia de classe! Espero que agora sua jornada como Caçador Domínio das Feras seja mais vantajosa. Mas lembrem-se: o mais importante é se divertir! Deixem suas sugestões e dúvidas no campo de comentários 🙂

Guia por Amanda