Bem-vindos ao guia de Caçador Domínio das Feras! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Caçador em um ambiente PVE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
A especialização de Domínio das Feras tem o maior dano em área, mas também faz a diferença quando o alvo é único. A característica mais marcante destes caçadores é o poder de domar Feras Exóticas que trazem consigo habilidades interessantes e que podem ajudar nas raids.
Talentos e Glifos
Tanto os talentos quanto os glifos podem variar de acordo com as lutas e com o estilo de cada jogador, portanto não tenha medo de experimentar!
Talentos
Os talentos de tier 1 geralmente oferecem opções para melhorar sua mobilidade, embora também tenham alguns benefícios secundários.
- Ao usar Desvencilhar, O Quanto Antes faz com que você se livre de todas as magias que prejudicam o movimento, e te dá um boost de movimento de 60% por 8 segundos.
- Fuga por Pouco coloca uma teia no local em que você usou Desvencilhar, prendendo todos os inimigos em um raio de 8 metros por 8 segundos.
- O Tigre e a Quimera reduz o cooldown de Desvencilhar em 10 segundos, e o cooldown de Coibição em 60 segundos.
O Quanto Antes é melhor para lutas em que a mobilidade é mais importante do que a sobrevivência (ou se Coibição não faz tanta falta na luta).
Fuga por Pouco é geralmente útil quando você precisa dar kite nos adds, mas essa não é uma situação comum.
Os talentos desse tier proporcionam crowd control (controle coletivo) e utilidade.
- O Disparo Aprisionador lança uma flecha em um inimigo aleatório, tirando seus buffs e os buffs de seus aliados dentro de 5 metros, fazendo com que eles fiquem atordoados por 5 segundos caso se movam mais do que 5 metros do local da flecha. Ao serem afetados pela flecha, os jogadores ficam imunes a ela por 10 segundos. O cooldown é de 45 segundos.
- Picada de Mantícora faz o alvo dormir por 30 segundos. Esta habilidade tem o cooldown de 45 segundos. Qualquer dano causado ao alvo quebrará seu efeito.
- Intimidação faz com que seu ajudante intimide o alvo por 3 segundos. O cooldown é de 1 minuto.
Como nenhum desses talentos afeta seu dano, o Disparo Aprisionador pode ser útil em raids, pois é um controle coletivo confiável para lutas com muitos adds. Ele também pode ser usado como uma interrupção.
Os talentos do tier 3 oferecem 3 modos de aumentar sua sobrevivência.
- Exaltação cura o caçador em 30% do seu total de vida e 100% da vida do seu ajudante. O cooldown é de 2 minutos.
- Águia de Ferro reduz todo o dano que lhe é causado em 10%.
- Vínculo Espiritual faz com que você e seu ajudante regenerem 2% do seu total de vida a cada 2 segundos enquanto seu ajudante está ativo.
Para aumentar sua sobrevivência, aconselhamos Exaltação ou Águia de Ferro.
Águia de Ferro reduz constantemente todo o dano que lhe é causado em 10%, e isso é excelente, especialmente em lutas em que há um período longo de dano intenso. Para progressões esta é a melhor opção.
Exaltação permite que você escolha quando irá curar a si mesmo, o que com certeza salvará sua vida e ajudará os healers. Infelizmente, muitas mortes nesse ponto do jogo acontecem por dano de burst, por isso redução de dano sempre será melhor do que a cura e o fato de você ter de adicionar essa habilidade na sua barra, acaba sendo inconveniente, pois caçadores já possuem muitas habilidades. Por último, sempre haverá algum item para ajudar na cura, portanto não vemos muita utilidade para Exaltação.
Vínculo Espiritual pode ser útil em lutas que causam pouco dano durante um longo período de tempo.
Este tier oferece 3 talentos que aumentam seu DPS.
- Concentração Firme garante um aumento de 50% na Concentração por 10 segundos sempre que Disparo da Naja for utilizado duas vezes seguidas.
- Fera Atroz convoca uma besta para atacar o alvo por 15 segundos. Cada vez que a besta causa dano, você ganha 2 de Concentração.
- Calor da Caçada é uma habilidade passiva que te dá uma chance de 6% de desencadear um efeito especial toda vez que você gasta 10 de Concentração. Quando esse efeito é desencadeado, seus próximos 3 Tiros Arcanos, Tiros Certos ou Tiros Múltiplos custam 20 a menos de Concentração.
Atualmente, recomendamos Concentração Firme em todas as situações. Esse talento é particularmente valioso por causa da regeneração extra de Concentração para o seu ajudante, que resulta em um aumento no dano (especialmente quando você conseguir o berloque Talismã do Rastreador Mestre).
Fera Atroz é similar em valor, mas ainda sim não é a melhor opção.
Calor da Caçada não funciona muito bem nas situações atuais.
Neste tier você pode escolher entre 3 cooldowns de DPS.
- Bando de Corvos convoca uma revoada de corvos para atacar seu alvo por 15 segundos, com o cooldown de 1 minuto. Se o alvo morre enquanto está sendo atacado, o Bando de Corvos tem a recarga concluída.
- Ataques Lampejo faz com que seu ajudante tenha uma habilidade passiva que faz com que seus ataques básicos deem 50% a mais de dano. Os ataques podem ser usados a uma distância de 30 metros e teleportam o ajudante instantaneamente para trás do inimigo. O efeito do teleporte tem um cooldown interno de 20 segundos.
- Sanha convoca todos os seus ajudantes para atacar seu alvo atual por 40 segundos.
Sanha é a melhor opção em praticamente todas as situações. É um dos cooldowns mais potentes do jogo, e é afetado pela Maestria: Mestre das Feras, que aumenta o dano dos ajudantes. Ataques Lampejo também é uma boa opção, mas causa menos dano. Bando de Corvos não é uma opção viável atualmente.
Os seguintes talentos oferecem 3 habilidades de dano.
- Arremesso de Glaive lança duas glaives no alvo à sua frente. As glaives causam dano a todos os inimigos no caminho do alvo principal, e reduzem sua velocidade de movimento em 30% por 3 segundos. As glaives retornam para o caçador, causando dano e reduzindo a velocidade de movimento também na volta. O alvo principal toma dano 4 vezes maior do que os alvos secundários.
- Tirambaço é um tiro poderoso com um tempo de cast e um cooldown de 45 segundos. Ele causa 840% de dano físico ao alvo, e 420% de dano físico em todos os inimigos entre você e o alvo.
- Barragem é uma habilidade canalizada que dispara uma barragem de tiros no alvo principal, causando dano durante 3 segundos (um total de 16 tiros), enquanto também causa dano a todos os outros inimigos em um cone à sua frente (um total de 8 tiros). Não acerta alvos que estão invisíveis ou em furtividade.
Barragem é, atualmente, o melhor talento deste tier, tanto para alvos únicos quanto para diversos alvos.
Os talentos de tier 7 oferecem vários modos para melhorar a performance do seu DPS.
- Munição Exótica permite que você modifique sua arma de longo alcance para, passivamente, ter um dos três efeitos. Cada efeito dura uma hora e somente um pode estar ativo por vez.
- Munição Incendiária faz com que seus tiros automáticos causem dano de Fogo adicional a todos os alvos dentro de 8 metros do seu alvo inicial.
- Munição Envenenada faz com que seus tiros automáticos causem dano de Natureza adicional durante 16 segundos. Quando o efeito é atualizado, o dano restante é acrescentado ao novo efeito.
- Munição Glacial faz com que seus tiros automáticos causem dano de Gelo adicional e reduzam a velocidade de movimento do alvo em 50% por 4 segundos.
- Disparo Concentrado substitui Disparo da Naja e Tiro Firme. O tempo de cast é longo e não pode ser usado em movimento, mas causa mais dano e gera mais Concentração (14 do Disparo da Naja e 50 do Disparo Concentrado).
- Adaptação é uma habilidade passiva que aumenta o efeito da Experiência de Combate do seu ajudante para 70% de dano a mais, e ele também ganha as seguintes habilidades, independentemente da especialização:
- Coleira Farpada aumenta passivamente em 10% o dano causado pelos ataques básicos do seu ajudante, a velocidade de ataque e a chance de acerto crítico.
- Rugido de Sacrifício é uma habilidade ativa com um cooldown de 1 minuto. Seu ajudante protege um aliado alvo (você está incluso) de ataques críticos por 12 segundos, porém 20% de todo o dano recebido pelo aliado alvo também será recebido pelo ajudante.
- Encurralado é uma habilidade passiva que faz com que seu ajudante cause 50% a mais de dano e tem chances de receber acertos críticos reduzidos em 60% sempre que estiver com menos que 35% de vida.
- Velocidade do Javali aumenta passivamente a velocidade de movimento do seu ajudante em 30%.
- Último Recurso é uma habilidade ativa com 6 minutos de cooldown que aumenta a vida máxima do seu ajudante em 30% por 20 segundos (e também garante 30% de sua vida pela duração do efeito).
- Sangue do Rinoceronte aumenta passivamente todos os efeitos de cura em seu ajudante em 40%, aumenta a armadura do ajudante em 20%, e reduz as chances de acerto crítico por ataques corpo a corpo em 6%.
- Vigor Grande aumenta passivamente a vida total do seu ajudante em 12%.
Atualmente, Adaptação é a melhor escolha neste tier tanto para alvos únicos quanto para vários alvos, pois aumenta o dano causado pelos seus ajudantes.
Talentos dos Ajudantes
Os ajudantes não têm árvores de talentos, mas você pode escolher entre três especializações: Ferocidade, Tenacidade e Astúcia. Você pode mudar a especialização do seu ajudante a qualquer momento (fora de combate) e sem custo.
Cada uma delas garante habilidades específicas para os ajudantes. Atualmente, Ferocidade é a que causa mais dano nas raids, portanto é a escolha padrão.
Glifos
Glifos Elevados
Há diversos Glifos Elevados que permitem maior sobrevivência e utilidade. Cabe a você escolher quais os melhores de acordo com as lutas e necessidades pessoais, entretanto, explicamos algumas opções abaixo:
- Glifo de Ligação Animalesca aumenta a cura que você e seu ajudante recebem em 10% enquanto seu ajudante estiver ativo. É uma boa opção para as raids, e é o único glifo praticamente obrigatório.
- Glifo de Coibição aumenta em 20% a redução do dano oferecida pela Coibição. Este glifo é muito útil e pode ser usado em quase todas as situações.
- Glifo de Desvencilhar aumenta a distância de deslocamento do seu Desvencilhar. Este glifo é bem útil, mas fique atento, pois nem sempre é bom aumentar a distância dessa habilidade.
- Glifo de Liberação cura 4% do seu total de vida toda vez que você usa Desvencilhar. Este glifo pode ser útil, mas só pode ser usado com o Glifo de Desvencilhar.
- Glifo de Tiro Distrativo faz com que seu alvo ataque seu ajudante em vez de você. A utilidade desse glifo depende de qual boss é afetado por ele.
- Glifo de Recomposição faz com que seu Curar Ajudante cure a cada 1 segundo e cure 25% de vida a mais pela duração. Este glifo é bem útil se você deseja manter seu ajudante vivo.
- Glifo de Lâminas Espelhadas faz com que todas as mágicas lançadas contra você durante Coibição sejam refletidas para o atacante, mas não funciona contra bosses de raids. Note que este glifo também só pode ser usado com Glifo de Coibição.
- Glifo de Tiro Tranquilizante faz com que seu Tiro Tranquilizante não tenha mais recarga, mas custe 40 de Concentração. Este glifo é útil quando é necessário utilizar o Tiro Tranquilizante mais frequentemente.
- Glifo de Ira Infinita previne que seu ajudante morra enquanto Ira Bestial estiver ativa. Este glifo pode ser útil em algumas situações.
Glifos Menores
Os Glifos Menores não trazem melhorias para a performance do caçador, mas há alguns que merecem ser mencionados:
- Glifo de Aspecto do Guepardo remove o efeito “estonteado” quando o Aspecto do Guepardo está ativo e você é atacado. Este glifo pode ser bem útil em alguns encontros, pois possibilita que você aumente sua velocidade de movimento sem ter medo do efeito colateral.
- Glifo de Aspecto da Matilha aumenta o alcance do Aspecto da Matilha em 15 metros, o que torna seu uso mais conveniente em raids.
- Glifo de Pegar ensina a habilidade Pegar que permite que seu ajudante colete o saque de um cadáver próximo em um raio de 40 metros. Esta habilidade é excelente quando estamos upando ou farmando algum item, pois reduz muito o tempo que você gasta correndo de um cadáver ao outro.
- Glifo de Fazer-se de Morto faz com que seu ajudante também se finja de morto. Este glifo é bastante útil.
- Glifo de Proporção Inferior reduz o tamanho do seu ajudante. Pode ser útil em raids para que os tanks e os healers possam ter uma visão clara do boss e suas mecânicas.
- Glifo de Domar Fera reduz em 4 segundos o tempo requerido por Domar Fera, facilitando domar algumas feras raras ou que causam bastante dano.
Conceitos Básicos
Neste capítulo apresentaremos as habilidades mais importantes e como elas deverão ser usadas (rotação). Também explicamos o uso de vários cooldowns.
Alvo Único
A rotação para alvo único tem foco na seguintes habilidades:
- Comando para Matar;
- Tiro Mortal (só fica disponível quando o alvo tem menos que 20% da vida);
- Use Barragem se você tiver esse talento;
- Continue usando Concentração Firme sempre que possível;
- Use Tiro Arcano para gastar a Concentração em excesso;
- Use Disparo da Naja para gerar Concentração.
É importante tomar cuidado para não ficar sem Concentração para castar as habilidades.
Vários Alvos
Quando você precisar lidar com vários alvos, recomendamos a rotação abaixo:
- Use Tiro Múltiplo sempre que possível para manter Cutilada da Fera sempre ativa em seu ajudante;
- Use Barragem;
- Continue usando Concentração Firme sempre que possível;
- Use Armadilha Explosiva;
- Use Comando para Matar;
- Use Tiro Mortal nos alvos que estiverem prestes a morrer;
- Use Tiro Arcano para gastar a Concentração em excesso;
- Use Disparo da Naja para gerar Concentração.
Quando estiver lutando contra dois alvos, a prioridade do Tiro Múltiplo cai da primeira para a sexta posição e Comando para Matar se torna a primeira opção.
Cooldowns
Um Caçador Domínio das Feras tem dois cooldowns muito importantes: Ira Bestial e Fogo Concentrado. Você deve usar Ira Bestial sempre que possível, mas há alguns detalhes que devem ser levados em consideração. Para entender melhor como esses cooldowns funcionam, leia o próximo capítulo.
Aspectos
O uso do Aspecto do Guepardo e o do Aspecto da Matilha não é recomendado durante o combate por causa dos seus efeitos negativos, mas podem ser úteis para aumentar a velocidade de movimento da raid depois de um wipe, por exemplo. Lembre-se que o efeito colateral do Aspecto do Guepardo pode ser removido com o Glifo do Aspecto do Guepardo.
O aspecto do caçador ficará ativo até que ele o remova ou até sua morte. Os aspectos podem ser mudados durante o combate, mas não enquanto uma habilidade estiver sendo castada. Os aspectos fazem parte do cooldown global.
Entendimento Aprofundado
As rotações que passamos acima rendem bons resultados no combate, mas ainda há muito o que aprender sobre os Caçadores Domínio das Feras para conseguir dominá-los. Você precisará aprender todos os detalhes, rotações e cooldowns que apresentaremos abaixo.
Concentração
Os Caçadores e seus ajudantes utilizam um recurso único, chamado Concentração. A Concentração funciona como os recursos de outras classes, como Raiva e Energia, ou seja, algumas habilidades proporcionam Concentração e outras gastam.
A capacidade máxima de Concentração de um Caçador é de 120, e sua regeneração é de 4 Concentração por segundo. Essa taxa é aumentada pela Aceleração e há algumas habilidades que também geram Concentração, como Concentração Firme e Disparo da Naja.
A regra geral é: sempre tenha Concentração para atirar assim que suas habilidades saírem do cooldown e nunca tenha 120 de Concentração, pois isso significa que o recurso está sendo desperdiçado.
Tiros Automáticos e Tiros Especiais
Caçadores causam dano, primariamente, por meio dos tiros. O restante do dano é causado pelos ajudantes e por DoT (Dano por Tempo).
Tiro Automático é o ataque padrão do Caçador e é afetado pela Velocidade de Ataque à Distância, que pode ser usado em movimento. Os outros tiros variam entre instantâneos e com tempo de cast, mas o mais importante é certificar-se de usar todos os tiros assim que eles estiverem disponíveis para garantir um bom DPS.
A Contribuição do Ajudante
A maior contribuição para o seu DPS vem do seu ajudante, seja por meio dos ataques corpo a corpo ou do Comando para Matar. E é por isso que é muito importante manter seu ajudante no alvo, sempre vivo e sob o Comando para Matar.
Há duas coisas que precisamos lembrar sobre os movimentos dos ajudantes: a primeira é que se você usar Comando para Matar em um novo alvo, seu ajudante atacará o alvo antigo, portanto lembre-se de mudar o ataque dele antes de usar a habilidade. A segunda é que se você precisar mandá-lo atacar um alvo que está muito longe, é só utilizar Chamado do Mestre em um alvo aliado que está entre os inimigos.
Uso Detalhado dos Cooldowns
Fogo Concentrado
O buff de Fogo Concentrado é muito forte e seu uso ideal pode ser resumido em:
- Use Fogo Concentrado sempre que seu ajudante tiver 5 stacks do buff (a menos que falte entre 10 e 19 segundos para Ira Bestial. A ideia é esperar até exatamente 10 segundos restantes);
- Use Fogo Concentrado independentemente das stacks, sempre que Sanha estiver ativa;
- Use Fogo Concentrado independentemente das stacks, sempre que Ira Bestial estiver ativa com mais de 3 segundos restantes, ou quando você estiver prestes a usar Ira Bestial;
- Use Fogo Concentrado independentemente das stacks, sempre que Frenesi estiver prestes a acabar;
- Use Fogo Concentrado independentemente das stacks, sempre que você for causar dano em área.
Ira Bestial
Ira Bestial também deve ser usada sempre que possível durante os encontros. Em adição a sua interação com Fogo Concentrado, é recomendado esperar para que sua duração fique alinhada com a de Comando para Matar, para que você possa usá-lo duas vezes durante a Ira Bestial. Certifique-se de ter uma boa quantidade de Concentração ao castar Ira Bestial para que você possa usar Comando para Matar, Tiro Arcano e alguns Disparo da Naja durante seus 15 segundos de duração.
Se você tiver o talento Fera Atroz, use-o segundos antes de Ira Bestial.
Atributos
Atributos Básicos
- Agilidade é seu atributo principal. Ele proporciona Poder de Ataque, que determina o dano que suas habilidades causam;
- Maestria via Maestria: Mestre das Feras, aumenta o dano causado pelos seus ajudantes;
- Aceleração aumenta sua velocidade de ataque e regeneração de Concentração;
- Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham a chance de acertar um segundo ou terceiro alvos, cada vez causando 30% do dano inicial.
- Versatilidade aumenta todo o dano causado e diminui todo o dano que é causado a você;
- Ataque Crítico aumenta sua chance de acerto crítico em todas as habilidades e mágicas.
Prioridade dos Atributos
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de Caçadores que querem facilitar inúmeras tarefas dentro do jogo. Apesar de serem escolhar muito pessoais, apresentaremos algumas opções neste capítulo.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- Recount/Skada: são dois addons que ajudam rastrear seu DPS. É um ótimo meio de verificar se você está usando todo seu potencial como Caçador ou não;
- Omen Threat Meter: é o addon mais popular para mostrar os níveis de ameaça em seus personagens. Excelente para ver se seu ajudante está puxando agressividade;
- JSHB 4: é um addon muito customizável que ajuda a jogar com seu Caçador. Ele apresenta uma barra de Concentração bastante visível e timers para seus cooldowns. Uma alternativa a esse addon é o Stay Focused! Hunter Helper.
Macros
Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.
Cancelar Coibição
Este macro cancela Coibição e é muito útil, pois é possível usá-lo para desviar de algumas habilidade e voltar a atacar seus inimigos rapidamente.
Redirecionar
Este macro direciona Redirecionar para o alvo que está sob o cursor do mouse, contanto que ele seja aliado e não esteja morto, caso contrário, castará no seu alvo atual contanto que ele seja aliado e não esteja morto. Se esta também não for uma opção válida, castará Redirecionar no seu alvo atual.
/cast [@mouseover,help,nodead][@focus,help,nodead][]Misdirection
Atacar
Arremesso de Glaive e Fera Atroz não fazem com que você comece a atacar o alvo quando usados, portanto criamos os seguintes macros para que isto aconteça:
/startattack
/cast Glaive Toss
/startattack
/cast Dire Beast
Ataque do Ajudante
É uma boa ideia incluir um macro que force seu ajudante a atacar seu alvo atual. Esse macro é particularmente relevante com Fera Atroz e Sanha já que você geralmente usa essas habilidades em alvos que você pretende atacar.
/petattack
/cast Dire Beast
/petattack
/cast Stampede
Chamado do Mestre
Esse macro faz com que Chamado do Mestre seja castado em você para que facilite seu posicionamento entre os adds que você deseja atacar. Ao usar o macro, seu ajudante pulará até você e irá diretamente para o alvo selecionado.
/cast [@player] Master’s Call
Comando para Matar
Este macro faz com que seu ajudante ataque o alvo do seu Comando para Matar em vez do alvo dele. É útil para a mobilidade do ajudante e faz com que ele sempre ataque o alvo que você selecionar.
/petattack
/cast Kill Command
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um guia de classe! Espero que agora sua jornada como Caçador Domínio das Feras seja mais vantajosa. Mas lembrem-se: o mais importante é se divertir! Deixem suas sugestões e dúvidas no campo de comentários 🙂
Guia por Amanda