Estou realmente feliz com a nova expansão, pelo menos com as ideias e com o que eu vi até aqui. No pré-patch não da pra ter tanta noção. As coisas já estão balanceadas para o nível máximo e você não pode upar. O que mais me impressionou foi o fato de ver que a Blizzard sabe onde errou e está tentando corrigir: os guerreiros com suas 2 posturas de combate (antes eram 3) – Postura de Batalha e Postura de Defesa – voltando a usar Dilacerar para aplicar os bleeds (Sangria – é um dano ao longo do tempo ‘debuff’ que causa dano físico) por exemplo. Não só com as classes em si, mas com os novos cálculos de dano e cura do jogo já dá para você observar assim que criar o char e começar a upar, o que é o assunto principal do texto de hoje.
Você se lembra de como era complicado upar antes do Cataclysm? Ir até o PNJ upar suas habilidades/feitiços sempre de nível em nível, como os inimigos eram bem complicados de matar. As masmorras eram mais demoradas por não serem tão fáceis e precisavam ser feitas com paciência para não ficar wipando. Bom, essa complexidade está de volta. Não temos mais que voltar no PNJ pra aprender as skills, mas como os cálculos mudaram, as masmorras já ficaram bem mais complicadas e também muito mais organizadas. A Blizzard modificou todas as masmorras do jogo e o novo cálculo de dano e cura fez com que sejam como era antes: o dano não é tão alto pra matar os inimigos mais rápido e a cura não é tão alta que se possa puxar todos os inimigos da masmorra. Alguns chefes com mecânicas diferentes ou a antiga dificuldade agora dão muito mais exp quando morrem, já as missões não tanto assim. A questão de trazer esse ponto da dificuldade das masmorras e de upar como era a tempos atrás é o que prepara o jogador para o PvP, ensinando a improvisar, usar todas as habilidades do personagem nas diversas ocasiões em que for necessário. Em uma masmorra, surpreendeu-me o fato de todos os jogadores ali, de vários reinos, estarem gostando, pareciam estar aprovando o grau de dificuldade mais elevado. Muitos dizendo ”i love how this game isn’t faceroll anymore”, que o jogo não é mais ”zoeira” ou fácil, outros jogadores dizendo que estava mais divertido upar o personagem e muitos upando novos personagens, aprendendo sobre novas classes, e eu não preciso dizer a vocês como isso é importante para o PvP: conhecer muito bem sua classe e todas as outras classes que serão suas aliadas e inimigas.
Além das masmorras terem ficado mais organizadas, com as mudanças em PNJs, missões, bônus de exp, na interface e aumentado o grau de dificuldade como consequência dos novos cálculos, ainda houveram mudanças nas classes, o que é muito bom para o PvP também, porque algumas mudanças na mecânica das classes foram grandes, então upar um novo personagem pode te ajudar a ter uma noção melhor de como a classe está, e para que isso não te surpreenda nas arenas, RBGs, escaramurças e Deathmatches que rolarão mais pra frente. Em todas as masmorras que fiz – tanto do Classic, TBC, WotLK, Cataclysm – de ladina, uma classe que eu ainda não tenho no nível máximo, notei uma mudança significativa: os pontos de combo não ficam mais no seu atual alvo, ficam em você mesmo e você os usa no alvo que quiser, quando quiser. Então assim como eu não me surpreenderei se um ladino já chegar dando um Golpe no Rim de 6 segundos sem nem estar em mim, ou coisa do tipo, também não se surpreendam.
Ouvi alguns jogadores falando muito bem das mudanças, dos gráficos, das novas animações de tudo, desde os personagens aos movimentos das capas. Muita gente criando outras raças, vi pouquíssimos humanos, e não sei bem como serão os novos berloques da nova expansão, mas se não forem tão fortes assim, vai compensar bem mais alguma habilidade racial. Dependendo da classe, as raciais da Aliança parecem estar melhores, pelo menos as porcentagens e novos bônus. Eu achei simplesmente incrível a sensação de nostalgia de upar este novo personagem esses dias, ver várias raças, ver outros jogadores usando CDs defensivos, ofensivos, usando heroismo, curadores fazendo uso de habilidades de dissipar (dispel), fazendo mecânicas, isso em masmorras de nível baixo, e isso vai ficando bem mais complicado depois das partes do Classic e The Burning Crusade, como era a tempos atrás.
Com essas melhoras nos personagens, no jogo, no PvP, imagino muita gente voltando a jogar, não só pela nova expansão, mas por ver que um bom trabalho está sendo feito. Muitos voltarão também para averiguar as promessas de novas mecânicas no PvE, de um nível de PvP mais alto, e até agora já da pra começar a acreditar nessas promessas, porque as mudanças são nítidas, principalmente no PvP com esses novos modes. Uma das coisas legais de upar um personagem novo é que os campos de batalha são liberados agora para níveis mais baixos, você não precisa atingir o nível da expansão para poder fazer o CB. Você já pode começar, por exemplo, nas Minas do Estilhaço Prateado (Silvershard Mines), e os outros CBs mais novos, logo de início. As filas estão bem rápidas, muitas pessoas fazendo, o que deve contribuir com o nível nos Campos de Batalha Ranqueados, dando já desde o começo a visão de como os carrinhos saem e de como estão as mudanças dos campos de batalhas.
É isso pessoal, na próxima semana irei analisar com vocês as mudanças em cada classe, tentar prever como serão as comps com base nas mudanças, novas habilidades e tentar criar cenários para os novos talentos de nível 100 de cada classe, inclusive dando uma explicação detalhada destas mudanças e como isso provavelmente vai afetar o PvP e as novas mecânicas.
Como não poderia deixar de postar, segue um vídeo bacana de PvP no pré-patch. Estou procurando vídeos legais de outras classes, mas por enquanto está difícil achar algum com esta qualidade para vocês.
Deixe seu comentário dizendo como está sendo sua experiência no pré-patch, está upando outras classes? O PvE te ajudou a evoluir no PvP? \o/