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No texto de hoje falaremos sobre o World pvp, como era, como é, como será e como ele vai ter impacto diretamente no nível dos jogadores.

É um assunto não tão complexo, então tentarei ser breve, porque apesar de não precisarem de tantos esclarecimentos, existem vários pontos para mencionar nesse texto.

No WoW Classic e em Burning Crusade o world pvp era muito intenso. Quando saiu The Burning Crusade, todo e qualquer lugar em Terralém tinha PvP – todos os mapas tinham suas características que te levavam a disputar pontos estratégicos contra a Horda ou Aliança, dependendo da facção a qual você pertencesse.

Esses pontos no mapa davam desde aumento de dano à experiência extra, ajudando quem estava upando e também disputando esses pontos de interesse. Em Wrath of the Lich King também houve esse tipo de disputa, porém menos intenso do que na expansão anterior.

Os pontos de interesse em Nagrand (Halaa), Península Fogo do Inferno e demais mapas eram muito disputados. Dominar esses pontos tornava muitas missões mais fáceis, trazia recompensas melhores pras cadeias de missões ou traziam um bônus de reputação, que era muito útil na época pra obter as recompensas nos mapas. O grau de dificuldade para você upar era muito maior, os mobs eram mais difíceis de matar, muitos inclusive eram impossíveis de matar sozinho. Você era forçado desde os níveis iniciais a usar das artimanhas da sua classe pra upar. Isso foi se perdendo com a facilidade de obter experiência e subir de nível mais rápido, e como consequência o nível do PvP foi caindo.

Por exemplo, jogando de Ladino você tinha que dar sap em um mob pra derrubar o outro, as vezes blind, usar vanish e evasion. Antes do Cataclysm os ladinos não contavam com o recuperate; era difícil upar de ladino, mas desde o começo, todas as situações pelas quais você passava com sua classe -não só rogue – eram realmente experiência, você usava tanto no PvP quanto no PvE. Com a facilidade de chegar ao nível máximo do jogo, o World PvP e as experiências únicas as quais você era compelido a passar com sua classe foram se perdendo. Então os jogadores principalmente na área do PvP, chegaram ao nível máximo sem conhecer direito nem sua própria classe.

Um exemplo recente de World PvP mais interessante que tivemos foi no começo da ilha do trovão com as quests para abrir as outras partes do mapa, disputar os mobs da ilha com a Horda ou com a Aliança e outras interações possíveis pelo cenário. Mas mesmo assim ainda estava MUITO distante do que o world pvp foi a tempos atrás, porque muitos jogadores só queriam fazer as quests e quase não entravam em conflito. Com o tempo foi se perdendo aquele ódio mortal pela outra facção, também porque agora podemos ter personagens nas duas facções – o que não era possível até o Cataclysm: ou você era Horda ou Aliança, e para jogar nas duas facções era necessário ter duas contas. A Ilha do Trovão era bem diferente do que é por exemplo a Ilha Perene em Pandária. A explosão de conflitos, disputa por mobs e território era bem maior. A Blizzard bem que tentou reimplantar a mesma estratégia, mas ao meu ver não foi tão proveitosa na Ilha Perene como na Ilha do Trovão. Os jogadores ficaram, de certa forma, mais passivos e o jogo se tornou mais casual. O nível do PvP despencou muito do que já foi um dia.

Nessa nova expansão a Blizzard pensou em como recobrar esse nível de diversas maneiras, uma delas foi a criação de novos pontos estratégicos, com novas opções de como mantê-los e obtê-los.
Se vocês lerem as três citações que a blizzard fez sobre as novas guarnições, as novas opções de como construir as bases militares, recrutar seguidores, expandir e fortificar as instalações militares da maneira que melhor nos convir, está simplesmente sensacional. Nas três citações, eles dizem ‘tentar trazer de volta’ essas opções pra jogadores mais antigos e com todas as melhorias possíveis. Eu vou deixar os links dos três artigos da Blizzard sobre as guarnições pra que vocês possam ler e entender como vão funcionar.

Seguem os links da blizzard sobre as guarnições.

Essas guarnições, os novos postos militares e as novas funções, vão erguer de novo aquele world pvp, pelo menos incentivar novamente essa parte do jogo que pra mim é a mais divertida, mais até do que as arenas.

“Enquanto isso, com o Santuário do Gladiador, você recebe um bônus referente à regeneração fora de combate em áreas abertas de Draenor, ganha a habilidade de cair sem danos e respirar debaixo d’água em áreas abertas de Draenor, aprende uma habilidade de redução de dano exclusiva e ganha acesso ao violento torneio do Coliseu do Malho Imponente, destravando uma série de missões JxJ chamada Nêmesis.

As missões Nêmesis desafiam os jogadores JxJ a caçar jogadores inimigos de uma raça específica para ganhar renome e uma série de títulos, como Destruidor de Draeneis, Caçador de Trolls, Mata-orcs e Aniquilador de Gnomos. Os verdadeiros vigilantes que completarem todas as missões Nêmesis serão recompensados com o título Senhor da Guerra de Draenor.” (parte 2).


Gente, isso será muito legal, e vai gerar uma guerra dentro do jogo em busca desse título! 

Se quiser mais detalhes sobre o PvP nas guarnições, você pode conferir a entrevista da Eikani com o Cory Stockton sobre o assunto aqui.

Por que o World PvP é assim tão importante?

Vamos por partes. Digamos que sejam 5 a 10 cenários de arena existentes no jogo, que são espaços curtos onde você conta com as habilidades dos seus aliados e tenta prevêr as dos inimigos pra ter o máximo de desempenho da sua classe juntamente com as outras ali presentes, com algumas habilidades e itens desabilitados. No World PvP, não existem limitações de itens, de habilidades, de área, de pessoas. Você tem que inventar coisas na hora, conhecer muito bem sua classe, saber o que pode fazer e quando, usar as habilidades improvisadas de acordo com quantas pessoas estejam contra você. Se na arena você usa 100% da sua classe, no World PvP você usa 150%, porque além de usar absolutamente todas as suas habilidades e itens, tanto de recompensa quanto de profissão, você tem um cenário todo aberto com subidas, descidas, água, pontes. Veja só que legal esse video épico do Hansol que o mostra fazendo World PvP usando desde telhados a pontes, montanhas e arvores como improviso com as habilidades da classe.

Eu espero que sinceramente aquele World PvP que eu participei há anos retorne, que os jogadores tenham que inovar, criar coisas que usaremos nos rbgs e arenas como era antigamente, porque muitas das táticas de arena, muitas das combinações de skills/classes/stats, vieram do PvP no mapa, facção contra facção.
Não teremos mais o mesmo grau de dificuldade de upar as classes, upar as habilidades e situações únicas pra tirar experiência, então pra aprendermos sobre uma nova classe ou mesmo novos jogadores aprenderem a jogar o jogo e pra que o nível do PvP seja pelo menos uma parte do que já foi. Espero que as novas guarnições e melhorias voltadas pro World PvP ajudem.

Esse vídeo é em grande parte dentro de um campo de batalha normal, mas também dá para ter uma base para o PvP em mundo aberto –  porque CB não ranqueado é basicamente um World PvP em vários aspectos. Vejam como o jogador Cobrak improvisa das mais variadas maneiras pra lidar com diversas situações.

Queria agradecer ao meu amigo João (Kawky) que me ajuda na elaboração e revisão de alguns textos, ele não gosta de aparecer e tive que brigar pra ele aceitar ser citado. Ele quem está me ensinando sobre a gravação e edição dos vídeos futuros que vão aparecer em breve pra vocês. \o/

E aí, gostaram? Quem ai é adora world pvp?