Seja bem vindo ao guia de Sacerdote Disciplina! Ele está atualizado para o patch 6.0 e aqui você irá aprender tudo o que precisa saber sobre disc priests em um ambiente PVE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
A cura de disciplina mudou bastante em relação à última expansão. O que caracteriza um sacerdote disciplina hoje em dia é Palavra de Poder: Escudo. Se esta não for a sua maior fonte de cura durante uma luta, algo está errado. De forma bem resumida, seu estilo geral de cura será:
- Usar suas habilidades de regeneração de mana no cooldown – isto é, Palavra de Poder: Consolo ou Dobramentes.
- Usar Penitência no cooldown. Use como cura se algum alvo precisar, use ofensivamente caso ninguém precise da cura.
- Palavra de Poder: Escudo se tornou sua habilidade mais importante. Então normalmente sempre que você não estiver fazendo uma das coisas acima, estará usando o escudo. Use no máximo de pessoas que conseguir, dando preferência às que estão prestes a tomar dano.
- Usar o máximo de Infusão de Poder e Arcanjo que conseguir, de preferência combinando com momentos de dano mais intenso no grupo. E use-os para aumentar ainda mais seu uso de Palavra de Poder: Escudo.
- Use Cascata sempre que precisar curar em área, esta é uma ótima cura.
Como toda especialização de cura, estas coisas podem mudar de acordo com a situação, o estilo do jogador, entre outras coisas. Por isso, esta lista é apenas um guia básico inicial, e não uma regra para ser seguida à risca.
Talentos e Glifos
Felizmente não existe uma única escolha correta de talentos e glifos. Eles vão variar de acordo com a situação, então esteja sempre pronto para mudá-los em cada luta!
Talentos
Tier 1 – Nível 15
No nível 60 você irá ganhar uma habilidade de sobrevivência.
O Baluarte Angelical costuma ser a melhor opção na maioria das lutas por ser passivo e poder evitar que você morra para um dano imprevisto. Mas as outras opções também são boas então escolha de acordo com seu gosto pessoal e tipo de luta.
Tier 2 – Nível 30
No nível 30 você escolherá uma forma de melhorar a sua mobilidade.
Na grande maioria das vezes, o escolhido será Corpo e Alma por ser mais prático. Porém, em lutas onde é necessário muito movimento e o debuff Alma Enfraquecida é prejudicial, ou quando as penas ajudarão a raid como um todo, a escolha é Pena Angelical.
Tier 3 – Nível 45
No nível 45 a escolha será de um talento para aumentar o seu DPS.
Aqui Palavra de Poder: Consolo e Dobramentes são as melhores opções.
Tier 4 – Nível 60
No nível 60 você irá ganhar uma habilidade de controle coletivo.
- Tentáculos do Caos: evoca tentáculos que irão enraizar até 5 alvos em um raio de 8 metros. O enraizamento irá durar 20 segundos, ou até que seja morto (se o mob bater, irá morrer bem rápido). É muito útil para o controle de certos tipos de adds, porém tome cuidado ao enraizar um add que precisa ser tankado, pois isto pode matar um melee que estiver por perto.
- Grito Psíquico: é o famoso “fear”, que faz com que até 5 alvos corram de medo durante 8 segundos. É uma ótima forma de controle de adds, e caso eles devam permanecer agrupados, use o Glyph of Fear.
- Dominar Mente: controla a mente do alvo durante 30 segundos. A maioria dos adds também são imunes a este feitiço, e você perde o controle do próprio personagem durante sua canalização. Possui pouco uso no PVE, mas é útil em Blast Furnace.
Tier de talentos situacionais que não irão influenciar sua performance, apenas trazer utilidade caso necessário.
Tier 5 – Nível 75
No nível 75 você irá escolher uma forma de melhorar suas curas.
Aqui na maioria das vezes você irá usar Infusão de Poder, Couraça Espiritual tem usos situacionais, e Virada do Destino dificilmente será melhor que as outras duas opções.
No nível 90 você irá escolher uma habilidade de AoE.
A melhor opção para a grande maioria das situações será Cascata. Atualmente ela está curando muito, e as outras opções costumam ficar atrás. Além disso, o tempo de recarga de Cascata (25s) tem uma boa sinergia com o tempo de recarga de Arcanjo (30s).
Tier 7 – Nível 100
No nível 100 você escolherá uma habilidade de cura.
De forma resumida, Clareza de Vontade é um escudo muito poderoso, ótimo para quando você estiver curando o tank, ou caso tenha mais de um sacerdote disciplina no grupo. Palavras de Recomposição também é ótimo por ser fácil e ajudar na cura do grupo todo.
Glifos
Conceitos Básicos
Este capítulo apresenta de forma bem resumida quais são as suas principais habilidades. O seu objetivo é propiciar um resumo e uma referência rápida, para realmente aprender como usar cada uma delas é recomendável ler os outros capítulos deste guia.
Alvo Único
As suas habilidades de cura em alvo único são:
- Palavra de Poder: Escudo: se tornou a habilidade mais importante de um sacerdote disciplina. Use o máximo que puder.
- Cura Célere: é a cura rápida e cara, use para evitar que alguém que tomou muito dano morra quando Penitência estiver em recarga e o alvo já tiver com o debuff Alma Enfraquecida.
- Cura: é a cura grande e lenta, use em um alvo que está com pouca vida mas não corre risco imediato de morrer, ou para gerar um escudo grande através de Égide Divina.
- Penitência: esta habilidade deve ser usada sempre que estiver disponível. É uma cura de alvo único muito poderosa, então use ofensivamente apenas quando ninguém precisar da cura.
Cura em Área
As suas habilidades de cura em área são:
- Prece de Cura: irá curar os 5 membros que estão no mesmo grupo que o seu alvo. Deve ser utilizada quando 3 ou mais membros do GRUPO sofrerem dano. É bastante cara, então use com moderação para não drenar toda a sua mana.
- Talentos do nível 90: o uso de cada um deles já foi discutido na seção de talentos.
- Nova Sagrada: cura em área instantânea e sem tempo de recarga. Sua cura é fraca, então raramente você estará em uma situação onde seu uso é recomendável. Ela também irá dar um pouco de dano nos inimigos.
Curas Inteligentes
Parte das suas curas são provenientes do famoso “smart heal”, que são as curas inteligentes.
- Reconciliação: o dano que você causar com Fogo Sagrado, Punição e Penitência será convertido em cura para os alvos com menos vida. Esta cura é fraca atualmente, então use apenas para gerar stacks de Evangelismo ou se não houver o que curar no momento.
- Prece da Recomposição: é uma habilidade barata e instantânea, que irá “pular” nos alvos e curá-los quando tomarem dano. Além disso, ela raramente causa sobrecura, e o pior que pode acontecer é não ser consumida ao pular em alguém que não vai tomar dano. Procure usar antes de momentos de dano em área no grupo.
Cooldowns
Estas são as habilidades com tempo de recarga mais elevado e que devem ser usadas nos momentos mais críticos. Aqui elas serão listadas a título de informação, caso queira saber mais sobre como usar cada uma delas leia o próximo capítulo.
Entendimento Aprofundado
Para um healer não existe rotação ou algo parecido com o que temos para um DPS. Para saber quais habilidades usar em quais situações, é necessário muita prática, e também estudo para entender como suas habilidades funcionam. Então para que você seja um bom healer, é importante entender os conceitos explicados abaixo.
Expiação
Um dos recursos mais característicos do sacerdote disciplina é a cura proporcionada por meio de Reconciliação. Em resumo: 100% do dano causado por Fogo Sagrado, Punição e Penitência (ofensivo) é convertido em “smart heal” (cura inteligente), curando um aliado ferido em um raio de 30 metros do alvo.
Reconciliação tem uma função definida: Acumular Evangelismo. A cura proveniente desta estratégia é muito baixa para ser usada sem ser com este propósito. Reconciliação não deve nem pode substituir a cura tradicional.
Dito isso, é importante notar também que, quando não houver aliados feridos dentro da área de eficácia de Reconciliação, acertos críticos com Fogo Sagrado, Punição e Penitência gerarão escudo para o priest, sempre.
Arcanjo
Quando você usa Arcanjo, você consome suas cargas de Evangelismo aumentando em 25% a cura direta realizada e a intensidade dos seus escudos (supondo que ele foi consumido com 5 cargas). Ao contrário do que acontecia durante o MoP, as cargas de Evangelismo não irão mais aumentar seu dano e cura por Reconciliação. Isto significa que você não tem mais uma razão para guardar estes stacks e pode usar Arcanjo sempre que estiver disponível.
Outra mudança em relação a esta habilidade é o Arcanjo Potencializado. Com este perk, após o uso de Arcanjo sua próxima Prece de Cura ou Cura Célere será sempre crítica. Isso quer dizer que além do buff de 25%, estas curas sempre irão gerar um escudo.
Novamente, quando e como usar esta habilidade irá depender da situação em que você se encontra. Mas falando de forma geral, você pode usar o Arcanjo nas seguintes situações:
- Use quando for preparar o grupo para um momento de dano, e também combine com Couraça Espiritual ou Infusão de Poder
- Use antes dos talentos de nível 90. Eles proporcionam uma cura em área muito grande, e quando atingem criticamente também irão gerar escudos. Então se Arcanjo estiver ativo, as curas serão maiores e os escudos gerados também.
- Um membro irá passar por uma fase de muito dano tomado (o tank por exemplo), então você usa Arcanjo para curá-lo melhor e também gerar escudos maiores nele.
Infusão de Poder
Infusão de Poder aumenta sua aceleração e diminui o custo de mana de suas habilidades durante 20 segundos. Ele é interessante pois permite que você use Palavra de Poder: Escudo em mais pessoas (por causa da aceleração) e cada um desses escudos será mais barato. Ninguém gasta menos mana com PI porque você também gasta 20% mais rápido. O ganho está no HPM (healing per mana) pois com o mesmo consumo de mana você cura mais.
Algumas considerações para o seu uso:
- Use o maior número de vezes possível durante a luta. Isto significa não “guardar” demais a habilidade. Você pode esperar um pouco por um momento específico da luta, desde que isso não diminua a quantidade total de vezes que conseguirá usar Infusão de Poder durante o encontro.
- Procure usar junto com Arcanjo.
- Enquanto estiver ativo, use a Prece de Cura crítica do Arcanjo e Palavra de Poder: Escudo no máximo de jogadores que conseguir.
- Evite usar Prece da Recomposição e Cascata enquanto Infusão de Poder estiver ativo. É recomendável usar estas habilidades logo antes de ativar o combo Arcanjo + Infusão de Poder.
- Como todo cooldown baseado em absorção, seu uso deve ser preemptivo, ou seja: antes do dano ocorrer.
Couraça Espiritual
Couraça Espiritual foi a habilidade mais brilhante do disc priest no MOP por ser simplesmente muito forte. Hoje em dia ela está mais fraca, e na maioria das vezes é menos interessante do que Infusão de Poder porque o custo de mana de Prece de Cura está muito alto. Mas de qualquer forma vamos entender melhor o seu funcionamento, relembrando como funcionam os atributos e escudos:
- Escudo cura o dano antes dele acontecer, ou seja, o jogador não corre risco.
- Maestria contribui diretamente para a cura, e em dobro para escudos.
- Crítico é RNG, como jogar uma moeda para cima e esperar que seja crítico, transformando cura em cura + escudo (onde o escudo é maior do que a cura que o originou).
- Se o dano ainda está acontecendo, tudo bem, porque nada foi desperdiçado com sobrecura (esse ponto está sujeito a debates caso não ocorra dano nos 15 segundos seguintes).
Quando ativado, Couraça Espiritual recebe contribuição direta dos percentuais de crítico alcançados pelos equipamentos, bem como procs e feitiços. O jogo leva em conta sua maestria, seu crítico, seus modificadores adicionais (como 25%+ de cura do Arcanjo) e faz um cálculo de cura média, colocando ela como escudo.
Tendo estas informações, chegamos às seguintes conclusões:
- Couraça Espiritual dura um curto período (10 segundos) e absorve grandes quantidades de dano, conforme a quantidade de cura que puder ser feita nesse espaço de 10 segundos. Com isso é possível identificar o primeiro requisito para o bom uso da couraça: use quando você vai poder lançar feitiços durante 10 segundos, ou durante grande parte deles.
- Couraça Espiritual gera escudos, então de nada adianta utilizar após o dano.
- O escudo gerado por Couraça Espiritual dura 15 segundos, uma vez aplicado. Dessa maneira, para aproveitar a couraça, o(s) alvo(s) precisam receber dano nos próximos 15 segundos após a aplicação, não antes.
- Couraça Espiritual gera escudo baseado na cura que seria gerada em seu lugar, caso não estivesse ativado, e tira proveito de procs, trinkets, e qualquer outro tipo de buff. Portanto, é recomendável usar as habilidades que geram maior quantidade de cura (Cura Célere/Cura Maior para alvo único e Prece de Cura para AoE), e com o aproveitamento do buff de Arcanjo.
Assim, para o melhor uso é necessário encontrar nas lutas os momentos de até 10 segundos a cada 1 minuto em que é possível conjurar 4x Prece de Cura ou 4x Cura Maior, e empregar o uso de Arcanjo em conjunto. Para isso existe um segredo apenas: conhecer a luta.
O melhor uso da Couraça Espiritual, em última análise, é quando for necessário evitar o dano no grupo, ou em um alvo específico. Mas isso apenas se for possível lançar feitiços com tranquilidade. Por isso a comunicação com outros healers e o conhecimento das lutas é essencial. De nada adianta a couraça quando o xamã usar Totem de Maré Curativa, porque aí ela foi desperdiçada. De nada adianta ativar a couraça se você precisar fugir de um add.
Ganhar Tempo
Ganhar Tempo é uma passiva que faz com que toda vez que você usar Palavra de Poder: Escudo você irá ganhar +40% do valor do seu atributo de aceleração por 6 segundos.
Seu objetivo é manter o máximo de uptime deste buff possível. Para conseguir isso, você deve usar pelo menos um Palavra de Poder: Escudo a cada 3~4 GCDs. É importante prestar atenção a este buff especialmente quando você estiver usando Clareza de Vontade, pois a tendência é usar menos Palavra de Poder: Escudo neste caso e deixar o buff cair.
Barreira
Palavra de Poder: Barreira é um CD de raid muito bom, contudo sua utilização exige algumas notas para que ela não seja sub-utilizada ou desperdiçada.
1. Se o grupo poderá ficar na área protegida quando o dano for acontecer.
Caso a mecânica das lutas exija, a movimentação do grupo poderá frustrar a utilidade da barreira. Se não houver razoável chance de o grupo ficar dentro da área, ainda que apenas durante parte do dano, não use.
2. Se a barreira pode salvar alguém que provavelmente morrerá porque o dano, ainda que em um único alvo, talvez seja muito alto.
Essa é uma função pouco utilizada da barreira, porque ela é um investimento alto de mana. Apesar disso, às vezes 25% de redução podem e vão salvar um único membro da raid, que esteja prestes a receber danos muito altos (normalmente os tanks, ou os alvos de alguma mecânica específica da luta). Não hesite em salvar um único membro do grupo com a barreira. É melhor enfrentar uma fase de dano em todo o grupo sem a barreira, do que enfrentar o boss com um jogador a menos.
3. Se o dano que a raid sofrerá merece o empenho de 6,3% de mana para evitar-se apenas 25% de dano dele.
A barreira não faz com que os healers não precisem curar, ela apenas faz com que não precisem curar uma parcela de 25% do dano recebido pelos que estiverem em sua área de ação. Se utilizando a barreira você ainda for utilizar o mesmo número de curas, ela não valeu a pena.
Para que a barreira valha a pena, o dano causado à raid precisa ser muito alto para que outras habilidades não sejam um investimento melhor de mana. Porém, não deixe de usar a barreira se achar que alguém pode realmente morrer pela economia de mana.
Supressão de Dor
Supressão de Dor é um excelente Cooldown externo, que reduz em 40% o dano recebido pelo alvo durante 8 segundos. Como toda redução de dano (ou escudo), ela tem uma peculiaridade: deve preceder o dano. Não adianta usar Supressão de Dor em um alvo com 20% de HP, ele provavelmente vai morrer mesmo assim. Ele não deve ser utilizado como um botão salva-vidas de emergência, mas sim como uma forma de reduzir um dano futuro que não seria curado com facilidade.
Atributos
Atributos Básicos
Prioridade dos Atributos
Addons e Macros
Macros e Addons são coisas muito pessoais, então leia este próximo capítulo mais a título de sugestões do que obrigações. Use sua criatividade para personalizar sua interface de forma que as informações importantes para o seu desempenho tenham visualização rápida e fácil.
Addons
Todos os addons listados abaixo podem ser encontrados no site da Curse.
Macros
Lembre-se que a macro precisa estar na mesma língua que o seu jogo, então escolha a certa na hora de copiar ou criar macros.
Fogo Sagrado sem alvo
Com esta macro você pode usar Fogo Sagrado sem necessidade de ter um alvo inimigo. Esta macro irá “encontrar” um inimigo e jogar Fogo Sagrado nele. A mesma macro pode ser adaptada para Palavra de Poder: Consolo.
- #showtooltip
- /cleartarget [dead][noharm]
- /targetenemy [noexists]
- /cast Fogo Sagrado
- /run UIErrorsFrame:Clear()
Dobramentes inteligente
Com esta macro ele encontra um alvo e começa o Rastejar Sombrio, evitando que se perca um dos ticks de regeneração de mana por eventual falha de AI.
- #showtooltip Dobramentes
- /cleartarget [dead][noharm]
- /targetenemy [noexists]
- /cast [nopet,harm][nopet,@targettarget,harm]Dobramentes
- /petattack [harm][@targettarget,harm]
- /cast [harm][@targettarget,harm]Rastejar Sombrio
Conclusão
E esse é o fim do guia de sacerdote disciplina! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou consideração é só deixar nos comentários =)
Changelog
- 02/10/2014: Criação do guia
- 27/02/2015: Atualização para o patch 6.0
Guia por Linissa