X

Em épocas de promoção de World of Warcraft, como a que está rolando essa semana, é o período que a gente mais sai correndo atrás de amigos e/ou parentes que tenham um pouco de afinidade com jogos virtuais para trazê-los para jogar com a gente. Claro que ninguééém tem interesse no Recrute um Amigo e nas vantagens que ele dá, não é mesmo? 😛
A verdade é que ganhar montarias e tempo de jogo de graça vinculando sua conta à conta de alguém é algo bom, mas pode ter suas dificuldades também. Lembram que a Bruna Tuti falou sobre isso?

[youtube=http://youtu.be/kvDBys-16vU]

Então: você convida os amigos da Real Life para jogar WoW?

Eu dificilmente jogo sozinha, e sei que poderia ser muito mais divertido se as pessoas de casa jogassem comigo, porque tenho certeza que seria muito mais fácil fazer meu pai, mãe, irmãos e amigos entenderem que eu preciso voltar antes da pizzaria ou tenho que adiantar algum compromisso porque a partir de certo horário eu tenho raide. É legal de sentar um do lado do outro na sala ou quarto, ficar jogando juntos sem precisar de qualquer programa de voz, e fazer coisas juntos dentro do game enquanto também estão juntos fora dele. E fora que as conversas iam ser muito mais divertidas, porque a gente que joga WoW há algum tempo, quando encontra outro jogador, assunto é o que não falta. Quem já foi em qualquer encontro de lançamento de livro ou jogos da Blizzard sabe que, com todo mundo falando a mesma língua ali, fica fácil puxar papo, e você sai cheio de contatos pra jogar com aquelas pessoas com menos de uma hora de conversa. Mais fácil que conhecer gente na balada. 

Pois bem, mas também tem o lado ruim. Quem nunca discutiu com o amigo de real life porque ele começou a jogar, queria que você jogasse o tempo todo com ele, e ficou todo sentido quando você disse que ia fazer raide e precisava deixá-lo sozinho por um tempo? Você pode ser até legal de dar gold, ajudar com bags no começo, ensinar pequenos detalhes sobre as áreas iniciais, mostrar onde colocar a Pedra de Regresso, levar na capital da facção pela primeira vez, mostrar onde obter a primeira montaria, etc, mas às vezes não basta, e seu amigo quer que você faça tudo junto dele. E ainda mais quem não tem paciência pra quem tá começando, que acaba se irritando logo com as mil questões que seu amigo tem sobre o jogo? É muito mais fácil dar briga com quem você tem mais intimidade também…

E quem não tem aquele amigo relutante, que adora jogar jogos online ou de PC, sempre soube que você jogava WoW e sempre ficou naquela de “ah, um dia eu jogo pra experimentar”  e nunca começou, e você corre atrás dele sempre que surge uma promoção de WoW pra que ele finalmente comece, e ele continua relutante? Ou aquele amigo que ficou no private e nao quer sair de lá? Esse é o público alvo de pessoas como nós que queremos recompensas do Recrute um Amigo, e que sempre nos deixam na mão. Mas somos perseverantes, não é mesmo?

E uma coisa esquisita que acontece também: conheço pessoas (lê-se conheço pessoalmente, sem ter conhecido dentro do jogo) que jogam WoW, mas raramente jogamos juntos. Razão? Cada um tem seu “grupo de amigos” dentro do WoW, jogam em diferentes guildas/facções/servidores, e fica estranho encontrar eles in game. Quase como se não fossem a mesma pessoa que você encontra de vez em quando na rua ou na casa de alguém. Tenho certeza que meus amigos que me conhecem pessoalmente não enxergam em mim a Mestre de Guilda, colunista do WoWGirl e membro de core que sou dentro do WoW, assim como não os vejo assim também. É quase como se as pessoas se comportassem diferente em cada um dos ambientes (real e virtual), e se desassociassem neles.

E aí? Você chama ou não chama os amigos da real life pra jogar com você? Tem alguém que joga com você e que vocês se conhecem pessoalmente desde antes de jogarem juntos? Como é a experiência de vocês dentro do jogo?

Muito obrigada, e até mais o/