MMOChampion postou esses dias que a guilda Premonition (US-Sen’jin) conseguiu um dos achievements mais difíceis de Trial of the Grand Crusader : A Tribute to Insanity (25 Player)!
Ou seja, não wipar nenhuma vez em modo heroic.
Então enviei umas perguntinhas pra eles, e Xav, human warrior, e tank da guilda foi muuuuito legal em responder (Aliás, dá uma olhada na gear dele, omg)! Nas respostas, eles se mostram organizados e determinados, além de bem simpáticos. O resultado realmente é fruto de muita dedicação. Merecem muitos world’s first!
WoWGirl: Fale um pouco sobre a guilda, como ela se formou?
Xav: Premonition foi fundada em 2007, juntando duas guildas no Alleria, Surreal e Titan. A fusão acabou revigorando os membros que realmente estavam determinados a progredir no endgame. Premonition acabou bem a era Black Temple/Hyjal, ficando na 11ª posição nos servers americanos.
Eu entrei na guilda naquele período tedioso entre Black Temple e Sunwell, em Novembro de 2007. O Main Tank anterior da Premonition tinha acabado de sair e eu acabei entrando no lugar dele. Fizemos um bom trabalho no PTR e em Sunwell quando finalmente foi lançado.
Sempre buscamos melhorar e ser mais sérios em relação a progressão, e tinhamos realmente feito um bom trabalho. Naquele ponto, já não conseguíamos mais ser casuais e simplesmente jogar por jogar sabendo que podíamos e desejávamos mais.
Na Wrath of the Lich King fomos avançando com a determinação e objetivos que sempre tivemos.
WoWGirl: Qual é sua opinião das raids da WotLK? Na sua opinião alcançou as expectativas?
Xav: Algumas coisas sim, outras não. O conteúdo inicial desmotivou um pouco. Naxxramas, Sartharion e Malygos foram rapidamente derrotados e não tinha muito mais o que fazer por um bom tempo.
Ulduar foi excelente. Embora fosse um pouco difícil/irregular na época do lançamento, era uma instância longa que garantiu um bom grau de dificuldade por um bom tempo. Ulduar depois que todos os hard-modes tornaram-se possíveis (o primeiro nerf do XT que fez ele passar de impossível pra possível) era a instância perfeita e estava no nível perfeito. Naquele momento, era a melhor raid que a Blizzard havia feito em toda sua história.
Porém, de repente aparece o Crusader’s Coliseum com todo o conteúdo do patch. Basicamente nos empuraram gear melhor goela abaixo. Era necessário pouco tempo/esforço para ter gear superior. Isso foi uma desilusão pra muita gente, já que Ulduar acabou virando pó, e não manteve a importância que ela deveria ter, simplesmente ficou esquecida no passado. Além disso, a dificuldade oferecida em Toc e o seu tamanho são incomparáveis com Ulduar.
Realmente temos esperança que Icecrown Citadel será a “Sunwell” desta expansão, porém tão longa e tão legal como Ulduar foi em seu esplendor.
WoWGirl: O que você achou da dificuldade de Trial of the Crusader? Mais ou menos quantas tentativas/ quanto tempo vocês gastaram para fazer Heroic: A Tribute to Insanity ?
Xav: A dificuldade no geral não se compara com a maioria dos hard modes de Ulduar na época do lançamento. Northrend Beasts era uma luta excelente quando saiu, mas ainda não se comparava a Freya +3, Firefighter, Yogg+0, etc. Era bom por ser o primeiro boss da instância. Infelizmente, em vez de ir aumentando a dificuldade, basicamente vai ficando mais fácil daí pra frente. Jaraxxus é trivial comparado com as Beats e Faction Champions é praticamente saber coordenar CC’s nos melees – e depois de enfrentar os spikes do inicio da luta assim que faz o pull dos champions, é uma luta chata e longa, até matar o resto deles, um por um.
Twin Valk’yrs foi bem melhor, mas ainda não foi um ajuste suficiente para realmente incentivar estratégias mirabolantes. Basicamente os players não devem ser atingidos pelos orbs de cor oposta e matar o boss. Se exigisse algo como trocar de cores de forma estratégica ou dividir os dps de alguma forma logica, etc, teria sido muito mais divertido e difícil. Infelizmente a maioria dos “novos” mecanismos da luta em modo heroic pode ser ignorada.
Anub’arak no geral também não ofereceu muita dificuldade, mas introduziu uma coisa nova muito legal, pelo menos do meu ponto de vista. Basicamente inverter a hp da raid pra ficar abaixo de 30% é algo interessante de observar. Pouca vida é melhor, e em certos intervalos você precisa dar spike+burst de heal em 5 pessoas na raid em menos de 3 segundos ou elas morrem. Isso requer coordenação e foi bastante diferente.
Tankar os Nerubian Burrowers foi algo diferente também. Decidimos tankar os adds próximos para dar AoE, mas não perto o suficiente para que o tank morra dos debuffs. Felizmente, percebi a tempo que a gear de Block funcionava bem nos adds e consegui tankar os 4 por longos periodos para deixar esta parte da luta mais controlada. Isso causou uma mudança de posicionamento dos dps, mas acabou dando certo.
Na nossa primeira vez na versão Heroic da instância (na semana que saiu o Anub’arak), wipamos 3 vezes nas Northrend Beasts por causa de erros na fase 3. Não tivemos problemas com os Worms ou com Gormok, mas alguns acidentes infelizes com Trample…
Matamos Jaraxxus de primeira e depois wipamos algumas vezes nos Faction Champions. Pegamos um setup brutal, com os piores melees possíveis. Acabamos optando por chamar mais Death Knights na raid para spam de chains of ice/death grip nos melees.
Twin Val’kyrs nunca tinhamos feito antes, por que não estava no PTR dos servers americanos. Então fizemos 2 pulls pra entender o que estava acontecendo. Em seguida paramos para decidir o que faríamos no forum. Voltamos no dia seguinte, quando várias guildas européias já tinham matado, e conseguimos matar na segunda tentativa. A grande sacada foi ‘ficar separado 6 yards um dos outros e evitar ficar no caminho das orbs de cor oposta’. Isso reduziu o splash de dano e manteve um bom dps. Fizemos até uma screenshot fake com 49 attempts left nas Twins no photoshop pra ver a reação da comunidade
🙂
Nossa A Tribute to Insanity (25 Player) foi bem simples. Fizemos ela na quarta feira, então não tivemos lag. Fizemos seriamente, mas sem nada excepcional. Esperamos por ress e soulstones, simples assim. já que você não pode wipar de jeito algum, então são alguns minutos por boss no máximo. Apenas mantenha o foco, não se esqueça de checar duas vezes tudo antes dos bosses (Anub principalmente). Fizemos tudo que fizemos na semana anterior, só que erramos bem menos.
WoWGirl: Levando em consideração que esse achievement levou um tempinho de aprendizagem, isso deu esperança que Icecrown Citadel vai ser realmente um desafio?
Xav: Eu sei que vamos encontrar desafios, por que a Blizzard sabe fazer lutas difíceis. Firefighter, Freya+3, Yogg-Saron, etc etc. Mesmo que não tenhamos as limitações de tempo (1 hora, algalon) ou tentativas (ToC), provavelmente será uma instância excelente. Seria legal que ela fosse ajustada para ter encontros astronomicamente difíceis e matematicamente impossíveis até que a raid consiga uma boa quantidade de gear de Icecrown, dessa forma as primeiras kills serão aquelas quase que por acidente, com a maioria da raid morta, etc. Essas são as melhores kills. M’uru antes do nerf, com o Entropius se encaixava bem nesse estilo.
WoWGirl: Você acha que esse modelo deve continuar como está? De que o conteúdo é acessível para todos, deixando os hard modes para as guildas hardcore?
Xav: Mesmo as lutas de dificuldade normal devem progressivamente ter sua dificuldade aumentada, senão os jogadores não vão ter motivo nem incentivo para melhorar. Esta afirmação pode gerar polêmica em relação a onde acomodar os players não tão hardcores, então vou ser direto. Sim, os modos normais estão bons, desde que também exista conteúdo para players mais avançados e/ou experientes.
WoWGirl: E por último, o que você acha do Brasil?
Xav: Bom, vocês tem um excelente futebol e umas belas moças!