8 de março é Dia Internacional da Mulher e, como falamos no ano passado, não é hora de dar florzinha, batom ou cupcake. É hora de refletir e tentar dar mais um passinho rumo à igualdade e justiça social.
“Você luta como uma garota”. Quantas vezes você já ouviu isso como tentativa de desmerecer algo no seu jogo? Como se mulher não soubesse lutar! Somos ótimas na hora de brigar pelos nossos direitos, pela sobrevivência, pela igualdade ou por quaisquer que sejam nossos ideais. Por que não seríamos capazes de empunhar mouses, joysticks e teclados também?
Vamos tomar mais cuidado com o que falamos – a linguagem reflete a realidade e a realimenta com preconceitos. “Isso é coisa de mulherzinha” – por acaso falamos “isso é coisa de homenzinho” com o mesmo tom? Quando usamos um termo sexista (ou racista, homofóbico, classista etc – você entendeu) não adianta completar com “mas era brincadeira” que o estrago já está feito. Língua é semente. É impossível ter um Escudo Divino para nos proteger de tudo, mas a linguagem é uma dos recursos mais importantes para aumentar o DPS nessa grande masmorra que é o mundo. Portanto, vamos nos apropriar dessas armas para uso próprio.
Então, quando te disserem que você “luta como uma garota”, tenha em mente que você tem tudo para brilhar. Em nosso mundinho protegido de pixels e cliques, você luta como Jaina, Sylvana, Moira, Alleria, Maiev, Tyrande, Lilian, Yalia, Aggra, Drakka, Alexstrasza, Ysera e tantas outras NPCs anônimas do lore. Aqui fora, você luta como as amazonas. Luta como todas que precisaram gritar ou perder as cabeças para serem ouvidas ao longo da história. Luta como Mary, Virginia, Simone, Gloria, Naomi, Gabriela, Maria e tantas outras. Pode não concordar com os métodos delas, mas luta também como Amanda, Madonna, Valesca e Beyoncé. Pode ser que você lute silenciosamente como suas avós e bisavós. Pode ser que você lute como uma religiosa ou uma vadia. Pode ser que você escolha também não lutar – mas tenha em mente que até mesmo esta opção só está disponível porque outras lutaram antes de você, então não desmereça o esforço das suas irmãs.
Sei que às vezes parece impossível manter o gameplay da vida com dignidade – para boa parte das mulheres, o mundo está sempre no modo heroico-desafio-suplício com montes de campers colados na sua orelha. Você vai tomar tombos e ressar mil vezes. Mas no fim, vai levantar, mandar um /beijo e tirar de letra. Sabe por quê? Porque você luta como uma garota e ninguém pode te convencer de que isso é uma coisa ruim.
Não encontrei a autoria original desta imagem de Sua Altureza Chefe Mida. Vi pela primeira vez aqui, se souber quem é o artista, avise nos comentários, por favor!