Muita gente diz que o jogo em World of Warcraft só começa quando se chega no nível 90: é aí que a gente vai poder se equipar (com heróicas, equipamentos da Ilha Perene, cenários ou honra, em PvP) e raidar. Ah, as raids! O conteúdo PvE end-game, que concentra o ponto alto da lore da expansão – afinal, quem não quer matar o Garrosh? – e também a casinha dos melhores equipamentos do jogo. É fato: se você quer os melhores equipamentos que o jogo pode oferecer, precisa raidar.
Mas… e se você não quiser raidar? Se não estiver afim de passar horas wipando jogando com mais 24 desconhecidos, ou se não tiver disponibilidade nem amigos com ela para montar/participar de um core? Ou ainda, se preferir passar seu tempo viajando por Azeroth, correndo atrás de conquistas, mascotes, montarias e tudo mais que o jogo tem a oferecer? Hoje, amiguinho, infelizmente, a perspectiva não é boa: os melhores equipamentos encontrados fora de raides são os 535 da Ilha Perene (depois da aplicação do Fardo da Eternidade), ou as pernas e cintos feitos por profissão, de nível de item 553. E é isso. Claro, a gente ainda pode contar com os itens 559 do Ordos – mas ele só é acessível se você tiver a capa lendária (que tem nível de item 600), e pra ter a capa lendária você precisa… sim, raidar.
Ok, alguém pode argumentar ‘mas porque você iria querer equipamentos melhores se não vai raidar‘? Pelo mesmo motivo que todo mundo quer equipamentos melhores: se sentir mais forte e saber que tem o melhor que o jogo pode oferecer, conseguido da maneira como você prefere. Veja bem, a questão não é querer ter os melhores equipamentos sem esforço, mas sim, fazer um esforço diferente de participar de raids, como busca por materiais, ou qualquer outro tipo de farm.
Essa questão da falta de equipamentos de nível alto fora das raides não é nova: ela vem sendo levantada há um bom tempo pelos crafters (alfaiates, coureiros, ferreiros), que gostariam de ter a possibilidade de aprender e fazer equipamentos melhores, mesmo que mais caros, para si próprios e para conseguir lucrar mais com a profissão. Recentemente um jogador americano abriu um tópico no fórum sobre o assunto, e Bashiok deu a seguintes respostas:
Eu realmente não acho que vemos o jogo como ‘para raiders’ e ‘para não raiders’. No ponto em que estamos agora, as raides são uma parte enorme da progressão end-game para todos, não só para aqueles com guildas dedicadas e muitas horas disponíveis para raidar. Isso, claro, não quer dizer que todo mundo tenha que fazer raids, você pode jogar como quiser, mas a acessibilidade do LFR e agora do Flex significam que se você não está vendo esse conteúdo você está se privando de grandes quantidades de conteúdo que o jogo tem a oferecer. Está disponível para todos aproveitarem em vários modos e níveis de dificuldade diferentes.
Acho que meu ponto é, eu não te rotularia. Você é um jogador de World of Warcraft, não ‘casual’ ou ‘hardcore’, ou ‘raider’ ou ‘não raider’. Corra para o conteúdo que você acha que vai ser divertido, explore e tente coisas novas.
A pessoa que não quer nem pisar numa raid, mesmo no LFR sempre foi tratada com negligência. Benigno ou não, ainda é negligência.
Eu perguntaria porque essas pessoas não querem nem pisar numa raid, e trabalhar a partir daí. Como eu disse, é uma parte do jogo para todos. Escolher nem pisar em uma raid é escolher perder uma grande quantidade de progressão do personagem que foi criada com o propósito de ser acessível para todos os jogadores. Parar logo depois do nível 90 também resultaria em menos opções e disponibilidade de melhorias para os poderes dos personagens.
Existem várias maneiras de se chegar ao nível 90 – e só duas formas de se ter a experiência do conteúdo de raide: ou ser colocado em um grupo cheio de estranhos, ou tendo que encontrar pessoas que podem jogar quando você pode.
Sendo um MMO, não é cruel nem não-usual que muitos dos principais sistemas do jogo sejam feitos para que pessoas joguem juntas. Eu entendo que muita gente gosta de, essencialmente, jogar sozinho, mas… acho que essa é uma discussão sobre o que o jogo é e em que ponto deve dar suporte a cada estilo de jogo, mesmo que esse estilo de jogo seja contrario ao gênero do jogo. Não acho que existam respostas simples aqui.
Devo dizer que nossa intenção com Warlords é oferecer mais conteúdo além de raides no nível máximo. Pode não ser o aumento de equipamentos fabricados, mas provavelmente teremos muito conteúdo solo e de masmorras na expansão para todos, e mais ainda para aqueles que escolherem não raidar.
No fim, é o seguinte: a Blizzard quer e espera que todo mundo raide. Afinal, eles investem muito tempo desenvolvendo o conteúdo, e se as pessoas não aproveitarem, qual o sentido? Por outro lado, eles sabem que existem pessoas que simplesmente não querem fazer isso, e tentarão colocar mais conteúdo para elas – mas, ao que tudo indica, não será um conteúdo ~solável~.
O que acham? A Blizzard deveria oferecer mais opções de conteúdo solo, ou até em grupos menores, ou está bom como está?