Desde o anúncio de Warlords of Draenor na última BlizzCon, os Orcs acabaram se tornando uma super febre e todo mundo quer saber mais sobre eles. Bem, este post tem o objetivo de explicar um pouquinho mais sobre uma parte específica da Lore que terá uma importância enorme na nova expansão: os Clãs de Orcs de Draenor.
Só para não ficarem dúvidas: este é um post bem geral, com explicações destinadas àquelas pessoas que não conhecem NADA da história de cada Clã, e não possui o intuito de ser um dossiê completo de nenhum deles. O objetivo é trazer um gostinho de Draenor para vocês de maneira descomplicada, de fácil compreensão, e de rápida absorção.
Antes de mais nada, é importante falarmos que nem todos os Clãs estarão presentes em Warlords of Draenor. Na Lore da nova expansão, teremos a participação ativa de sete dos Clãs órquicos mais importantes de Draenor, mas que não são os únicos. A história dos orcs contempla no total 13 Clãs de grande porte e outros diversos Clãs menores. Mas não se preocupe, falaremos um pouquinho sobre cada um deles por aqui.
Aparecerão em WoD | Não Aparecerão em WoD |
Clã Rocha Negra | Clã Mascaosso |
Clã Olhos Sangrentos | Clã Lâmina Ardente |
Clã Lobo do Gelo | Clã Presa do Dragão |
Clã Mão Despedaçada | Clã Gargaveira |
Clã Trovão Furioso | Clã Mok’Nathal |
Clã Brado Guerreiro | Clã Senhor do Trovão |
Clã Lua Negra | Clãs menores |
Começaremos falando sobre os que nós já temos certeza que veremos em Warlords of Draenor. De onde vem tal certeza? Bem, já sabemos que seus líderes farão aparições na nova expansão. Estes Clãs representam a maior parte da força órquica do planeta e é totalmente compreensível que estes sejam os Clãs escolhidos por Garrosh para formar alianças.
Clã Rocha Negra
Líder: Mão Negra
Localização em Draenor: Gorgrond
O Clã Rocha Negra representa um dos maiores centros de poder, se não o principal, de Draenor e foi o primeiro Clã a entrar em combate com os Draeneis na linha do tempo original*. Os Rocha Negra eram liderados por Mão Negra, que foi iludido por Gul’dan e se tornou Chefe Guerreiro da Horda original quando esta foi formada.
Orgrim Martelo da Perdição também foi membro do Clã Rocha Negra, servindo como segundo-em-comando de Mão Negra. Outros membros notáveis do Clã incluem os filhos de Mão Negra, Rend e Maim. Maim foi morto pelos anões Ferro Negro, enquanto Rend liderou os Rocha Negra em Azeroth a partir do Pico Rocha Negra.
Clã Olhos Sangrentos
Líder: Kilrogg, o Olho Morto
Localização em Draenor: Selva Tanaan
Por muito tempo acreditou-se que o Clã Olhos Sangrentos recebia este nome devido ao seu líder, Kilrogg, que não possui um dos olhos. Na última BlizzCon, foi explicado que na verdade, quando um orc vira líder dos olhos Sangrentos, é necessário passar por um ritual em que ele deve extirpar um de seus olhos. Isso proporciona ao novo líder uma visão de sua própria morte. A partir deste momento, o líder consegue definir o melhor caminho a ser seguido pelo Clã como um todo.
Sobre as conquistas do Clã, o que existe de informação está relacionada a feitos pós cruzamento do Portal Negro. Veremos o que eles fizeram em Draenor na nova expansão.
Clã Lobo do Gelo
Líder: Durotan
Localização em Draenor: Serra Fogofrio
Durotan e seu Clã não beberam o sangue de Mannoroth quando lhes foi oferecido na linha do tempo original. Depois de os Lobo do Gelo cruzarem o Portal Negro rumo a Azeroth, foram exilados e se instalaram nas Montanhas Alterac. Quando Durotan e sua companheira Draka viajaram para avisar Orgrim do erro de Gul’dan, foram assassinados por assassinos de Gul’dan e seu filho Thrall, ainda muito pequeno, foi largado para morrer. Um tempo depois, Thrall foi encontrado pelo humano Aedelas Lodonegro.
Na linha do tempo original, Thrall nunca conheceu seus pais. Como em Warlords of Draenor o Portal Negro nunca foi aberto, Durotan e Draka ainda estão muito vivos e eles (todos torcem) poderão, quem sabe, vir a encontrar com seu filho “perdido”.
Clã Mão Despedaçada
Líder: Karrath Carpunhal
Localização em Draenor: Agulhas de Arak
O Clã Mão Despedaçada se iniciou quando Karrath Carpunhal, escravizado pelos ogros de Draenor, cortou seu próprio braço para fugir e colocou uma lâmina no lugar. Outros orcs de diversas origens seguiram o exemplo de coragem de Karrath, cortando seus membros e lutando por sua liberdade.
A Mão Despedaçada foi quebrada durante a Primeira Guerra. Enquanto alguns membros do Clã atravessaram o Portal Negro, a maior parte dele – incluindo o líder Karrath Carpunhal – permaneceram em Terralém. Por este motivo é possível encontrar membros do Clã tanto integrando a Nova Horda de Thrall, quanto é possível observar uma versão Vil de Karrath na Península Fogo do Inferno.
Em Azeroth, os Mão Despedaçada serviram à Nova Horda como assassinos, e Karrath possui, inclusive, um acampamento nomeado em sua homenagem – Nova Karrath – localizado na região oeste dos Ermos. Em Terralém, Karrath e o restante da Mão Despedaçada entraram para as forças de Illidan, bebendo o sangue de Magtheridon e se tornando Orcs Vis.
Clã Trovão Furioso
Líder: Gul’dan
Localização em Draenor: Vale da Lua Negra
Este Clã tem algumas informações interessantes e divergentes dependendo da linha do tempo a ser seguida.
Na linha do tempo original, o Clã Trovão Furioso também era comandado por Gul’dan, mas só passou a existir depois do evento da travessia do Portal Negro, quando teve início a Primeira Guerra. Nesta linha, o Clã teve um fim bem ruim: os orcs que seguiram Gul’dan até a Tumba de Sargeras foram dilacerados pelos guardiões da Tumba e os que ficaram para trás foram caçados um a um por Orgrim e os Rocha Negra.
Na linha do tempo alternativa onde ocorrem os acontecimentos de Warlords of Draenor, o Clã Trovão Furioso supostamente será liderado também por Gul’dan em uma luta contra Ner’zhul e seus Lua Negra por um suposto “lugar de direito” na Horda de Ferro. Como na linha do tempo original o Clã foi estabelecido depois do sangue de Mannoroth ser entregue aos orcs, não se sabe ao certo o que esperar deles em Warlords.
Clã Brado Guerreiro
Líder: Grommash Grito Infernal
Localização em Draenor: Nagrand
O Clã Brado Guerreiro é talvez o mais desonroso, por assim dizer, de todos. Seu líder é Grom Grito Infernal – pai de Garrosh Grito Infernal – cuja subida à liderança causou um certo burburinho entre os Clãs de orcs. Isso aconteceu porque Grom não tinha direito sanguíneo ao poder e, na verdade, usurpou a posição. O Clã Brado Guerreiro é um dos mais fortes Clãs de Draenor, é sem dúvida um dos mais violentos e abraça a ideia de batalha sem qualquer hesitação.
Este perfil de violência e força pode ter levado Grom Grito infernal a se voluntariar tão ansiosamente para beber o sangue de Mannoroth, na linha do tempo original. Essa ânsia por poder de Grom fez com que outros Clãs também se voluntariassem e bebessem o sangue do demônio. Apesar de Grom ter se arrependido posteriormente e inclusive ter ajudado a derrotar Mannoroth e libertar os Orcs da maldição de sangue, o Clã Brado Guerreiro que veremos em Warlords não possui tais arrependimentos.
Clã Lua Negra
Líder: Ner’zhul
Localização em Draenor: Vale da Lua Negra
O Clã Lua Negra já foi o clã órquico mais poderoso de Draenor. Seus membros – seguidores do misticismo – eram liderados pelo xamã Ner’zhul, que era tão popular e tão respeitado que era considerado o Chefe Guerreiro não-oficial de todos os clãs órquicos de Draenor. O clã leva o nome de sua localização original: o Vale da Lua Negra .
Na linha do tempo original, Ner’zhul foi despojado de seus poderes por Kil’jaeden antes da Primeira Guerra. Após o fim da Segunda Guerra, Ner’zhul enviou os Lua Negra para Azeroth para recuperarem algum artefatos extremamente poderosos que ele usaria para abrir uma infinidade de portais em Draenor, o que trouxe a quase destruição completa do planeta e seu destino final como o primeiro Lich Rei.
Bem, agora que já tratamos dos Clãs que sabemos que estarão de alguma forma presentes em Warlords of Draenor, falaremos um pouquinho sobre aqueles que ou não estarão na nova expansão, ou ainda não temos indícios de que estarão.
Clã Mascaosso
O nome deste clã tem origem em sua origem pervesa: existem rumores de que os membros do Clã Mascaosso são adeptos do canibalismo, apesar de isso nunca ter sido de fato confirmado. Na linha do tempo original, os Mascaosso tomaram a maior parte da Península Fogo do Inferno e foram transformados em Orcs Vis devido ao consumo do sangue de Magtheridon. Nunca estiveram em Azeroth.
Clã Lâmina Ardente
A Lâmina Ardente mal pode ser considerada um Clã. Estão mais para uma grande irmandade de orcs sob domínio demoníaco que possuem modo de pensar semelhante cujo único objetivo é a destruição, possuem como modo de agir o saque e o ataque descontrolado, sem se importar com sua própria segurança. Não possuem liderança e não são leais a ninguém: atacam toda e qualquer coisa que pareça com um inimigo.Existem poucos remanescentes da Lâmina Ardente em Terralém, e alguns outros em Azeroth.
Clã Presa do Dragão
O Clã Presa do Dragão aparece em momentos diversos da história e, durante o Cataclisma, teve um papel fundamental de apoio à Garrosh no Planalto do Crepúsculo. Uma coisa importante sobre este Clã: apesar de sabermos que ele não aparecerá de fato em Warlords, sabemos que Zaela, a atual líder do Clã, viajará com Garrosh para Draenor.
Clã Gargaveira
O Clã Gargaveira é descrito como um clã de orcs enganadores e os próprios orcs não confiam neles. Saque, assassinato e traição são três dos atos que fazem deles conhecidos entre os demais clãs órquicos. Além disso, são famosos por serem o único clã de orcs liderado por um ogro, o que também gera certa certa desconfiança entre a raça. Na linha do tempo original, quase nada restou dos Gargaveira e hoje se resumem a um pequeno grupo que reside em Nagrand, em ruínas de vilas de ogros.
Clã Mok’Nathal
O Clã Mok’Nathal é em si uma grande peculiaridade. Seu nome, “filhos de Nath” em órquico, já deixa clara sua diferença dos outros clãs. Nath é um deus ogro da guerra, e os ‘mok’nathal’ são, na verdade, meio-ogros. Não se sabe ao certo desde quando os Mok’Nathal se agruparam como clã, mas sabemos que Rexxar pertenceu a esse grupo e que seu pai, Leoroxx, é atualmente o Chefe do Clã. Rexxar deixou de fazer parte do Clã ao se unir à Horda rumo a Azeroth, o que indica que os Mok’Nathal existem desde antes da Primeira Guerra.
Clã Senhor do Trovão
O Clã Senhor do Trovão foi um dos poucos clãs que permaneceram em Draenor durante a Primeira e a Segunda Guerras na linha do tempo original, apesar de terem concordado em ajudar Ner’zhul a abrir os portais em Draenor. Em determinado momento após a Segunda Guerra e a derrota da Horda, a maior parte dos membros do Clã Senhor do Trovão abandonou sua vila, se tornaram orcs vis e os ogros Giralança acabaram tomando a Fortaleza Senhor do Trovão. Durante a Burning Crusade a Horda consegue retomar a Fortaleza, mas já não resta mais nada do Clã. O último líder dos Senhor do Trovão, Garm Lupímano, guia os jogadores até os Mok’Nathal em Montanhas da Lâmina Afiada.
Clãs menores
Existe uma enorme quantidade de clãs menores espalhados tanto por Terralém quanto por Azeroth, mas como nenhum deles teve uma participação expressiva na história dos orcs, não falaremos sobre eles. O único grupo que talvez devesse ser mencionado é o Martelo do Crepúsculo, que sem dúvida é de importância primordial para a história de Warcraft como um todo. Mas, como ele só foi criado muito posteriormente à corrupção dos Orcs, não falaremos mais sobre eles hoje, porque não se relacionam com a historia que veremos em Warlords of Draenor de nenhuma forma direta.
Antes de me despedir e agradecer pela companhia, gostaria de fazer algumas observações:
1) Eu não sou especialista em Lore. Pra falar bem a verdade, eu entendo muito-pouco-quase-nada de Lore (sei contar a historia da War of the Ancients todinha, mas só essa, me julguem), e isso significa que o que está escrito aí em cima pode SIM conter erros. E eu gostaria de verdade que vocês corrigissem se encontrarem, por favor. Porque assim é bom pra todo mundo: vocês aprendem, eu aprendo, todo mundo fica feliz. 🙂
2) Caso vocês tenham ficado com dúvida a respeito dos nomes, principalmente daqueles cuja tradução não está revista para WoD, eu tirei as traduções de itens relacionados aos Clãs e que existem hoje no WoW. A maior parte é de itens de Burning Crusade que fazem alguma referência aos clãs.
Isso quer dizer que: é possível que estes nomes sejam alterados.
3) Para uma experiência de estudo de Lore mais feliz, você pode usar nossa Linha do Tempo desenvolvida maravilhosamente pela Lianne.
4) Eu fiquei muito contente de trabalhar com Lore um pouquinho. Pra mim foi uma novidade muito feliz e estou me sentindo muito cheia de conhecimento hihi *-*
Fontes: Site Oficial de WoD, WoWPedia, WoWWiki,WoW Insider, WoWHead.
Agora sim, espero que o post ajude vocês, muito obrigada pela companhia e até a próxima. 😉