Há alguns anos atrás no meu blog pessoal eu criei um artigo para explicar para uma amiga como proceder para doar sangue. A informação nem sempre é tão acessível embora os hemocentros de todas as cidades precisem de sangue para renovar seu banco constantemente. Então, aproveitando a época de bastante procura, resolvi ressuscitar este meu antigo post e compartilhar com nossos leitores do WoWGirl.
Doação de sangue é algo sério, e nem sempre as pessoas tem noção do quão necessário e simples é. Portanto, seguem todas as dicas pra você que se interessa em doar e ainda tem dúvidas sobre como funciona :).
O Coja fez uma campanha há um tempo para doação de sangue, mas essa é uma causa que deve ser lembrada sempre! Com isso, você pode ajudar salvar vidas de uma paciente que hoje está internada na UTI da Santa Casa de Curitiba (e as bolsinhas de sangue serão literalmente a salvação dela), e de uma fofuchinha linda de 2 aninhos, de Campinas, que precisa de doações mensais pra poder produzir anticorpos devido a uma doença genética. Confira no final do post os dados para doar especificamente para elas, mas se lembre: você pode doar de qualquer lugar, SEMPRE ajudará a salvar vidas <3
Sou doadora voluntária, e me orgulho muito disso!
Normalmente você começa a doar sangue quando algum parente ou amigo passa por alguma cirurgia mais séria, então essa pessoa começa a pedir doações, afinal os hospitais pedem por esse auxilio. Muitas das vezes este é o pontapé inicial, mas não é preciso doar apenas quando se é pedido. Você pode simplesmente ser um doador voluntário como eu e contribuir por conta própria. Os bancos de sangue do país sempre precisam de novos doadores, então não é necessário esperar.
Posso doar Sangue?
Sim, se estiver nas seguintes condições:
- Você deve entre 18 e 60 anos;
- É preciso pesar 50 kg ou mais;
- Caso seja mulher, você não pode doar sangue em casos de gravidez, amamentação, ou ter feito parto ou aborto há pelo menos 3 meses;
- Caso esteja em tratamento dentário mais complexo. O ideal é fazer a avaliação durante a triagem.
- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- É preciso não ter tido contato com o mosquito transmissor de Doença de Chagas (barbeiro) e/ou estado em regiões propícias à malária nos últimos meses;
- Se você não sofre de Epilepsia;
- Se você não tem ou teve Sífilis ou AIDS;
- Se você não é diabético;
- Caso tenha feito endoscopia ou alguma cirurgia, é preciso esperar pelo menos 6 meses;
- Se você tem tatuagens, piercings ou já fez acupuntura é possível fazer a doação, mas somente após 1 ano;
- Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
- Não ter um comportamento de risco que possibilite contrair DSTs, como ter tido mais de 2 parceiros sexuais nos últimos 3 meses, compartilhamento de agulhas e seringas e não uso de preservativos.
Se tiver dúvidas sobre algum destes pré-requisitos, durante a triagem (avaliação feita antes da doação propriamente dita) o responsável pela sua coleta te orienta corretamente, dizendo se a doação é possível ou não. A coleta só é feita se o doador estiver plenamente apto.
É importante também que:
- Não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
- Caso faça a doação após o almoço, faça jejum de no mínimo duas horas;
- Tenha dormido bem (pelo menos 6 horas) nas 24hs que antecedem a doação.
Caso seja fumante a doação é possível, mas é recomendado evitar os cigarros pelo menos duas horas antes e duas horas após a doação.
Como é o processo?
Se você estiver de acordo com essas últimas três informações acima, basta comparecer no Hemocentro da sua cidade munido de documento de identidade. Um cadastro é feito contendo informações como endereço e telefones de contato, para que os resultados do exame feitos a partir de suas amostras sejam enviados. Importante: não doe sangue apenas para receber exames. Certamente algum hospital público oferece esta opção.
Feito o cadastro você passa pela triagem, onde geralmente um enfermeiro faz perguntas relacionadas aos pré-requisitos e alguns outros itens como uso de medicamentos (anti-inflamatórios impedem a doação, e anti-térmicos também visto que indica presença de febre nos últimos dias. É importantíssimo falar exatamente quais medicamentos utilizou pois, além de interferir nos resultados dos exames, podem impedir a doação por um tempo determinado. Anti-bióticos impedem a doação por pelo menos 7 dias. Caso use anticoncepcionais, a doação é possível.) Durante a triagem também, o responsável informa sobre uma ficha que é entregue após a doação, com campos que permitem que você informe se alguma informação dada durante a triagem é falsa. Depois de doar, você marca sim ou não, mantendo o sigilio do doador.
Caso seja aprovado na triagem, o próximo teste feito é o de anemia (me corrijam se eu estiver errada, mas acho que é isso mesmo) e depois é enviado à lanchonete obaaaaaa pra fazer um lanche leve, geralmente com suco ou café e bolachas.
Depois disso você vai para o laboratório. É feita uma higienização inicial que consiste em lavar bem com água e sabão as mãos e os braços. Logo em seguida você é acomodado em uma maca/cadeira própria para doação. A enfermeira procura por alguma veia propícia entre o braço e antebraço e injeta uma agulha direto na veia. Nessa hora dá um certo medinho, mas como o pessoal dos Hemocentros é bastante habilidoso você quase não percebe a picada =).
A coleta propriamente dita dura de 10 a 15 minutos, que passam super rápido. O volume de sangue doado é de aproximadamente 450ml, que são repostos rapidamente pelo organismo. Durante a coleta também, a parte inicial do sangue é armazenada a parte, pra que os exames possam ser feitos e materiais descartáveis como pedaços de pele e outros tecidos não se misturem ao sangue.
Feito isso, voilá! A parte desagradável já está feita. Após a coleta, você é enviado à lanchonete de novo dessa vez pra fazer ~O Lanche~. No Hemocentro de Uberlândia tem pão com presunto e queijo na chapa, maça, iogurte e suco, café ou leite :9
Omnomm nom nom no Hemocentro depois de doar sangue :9. Nah gente, claro que eu não doo sangue só pelo lanche, mas é um atrativo! XD
Pós-Doação
É bom tomar alguns cuidados após a doação. É normal, principalmente depois da primeira doação, sentir tonturas, enjoo ou inchaço próximo à área onde a agulha foi injetada, mas normalmente essas reações aparecem logo após doar sangue e o pessoal do Hemocentro te ajuda na hora mesmo. Caso esses sintomas apareçam depois, basta sentar com a cabeça baixa por alguns minutos e respirar fundo, assim as sensações rapidamente passam. Caso isso persista, o ideal é procurar um médico.
Nada de farra depois de doar sangue também. Evitar beber e/ou fumar é requisito. Também é necessário evitar esforços físicos e dirigir. Após algumas horas já é possível fazer isso tudo de novo, exceto por esforços físicos mais intensos. Deixa pra carregar aquele sofá que tá querendo mudar no outro dia =P.
Um exame completo é enviado pra você por Correios num prazo de 30 a 45 dias. Mas eu repito: se quer doar sangue apenas para fazer exames de DSTs, não faça. Procure o hemocentro apenas para doar sangue e sempre diga a verdade nas triagens.
Por lei, o doador de sangue pode se ausentar do trabalho no dia da doação integralmente. É fornecido um atestado de comparecimento válido para qualquer empresa ou orgão público.
Quantas vezes posso doar sangue?
Quantas vezes quiser! É só fazer um intervalo de 60 a 90 dias para homens e 90 a 120 dias para mulheres. Normalmente o Hemocentro da sua cidade envia uma carta pra você informando que estão precisando de sua colaboração novamente. Essa carta também é garantia de que seu período de intervalo já passou e você pode doar tranquilamente!
Como eu disse acima, o organismo rapidamente repõe o sangue doado, então não se preocupe. Você pode doar sangue sempre que quiser e estiver nos pré-requisitos! ^^
Links úteis sobre Doação de Sangue
Acho que passei aqui todas as informações necessárias. Se tiver alguma dúvida ainda, deixe um comentário ou então visite os links abaixo:
Para os amiguinhos de Curitiba:
A Luzia Candida Pereira precisa de pelo menos 20 doadores, de qualquer tipo de sangue. A doação deve ser feita em nome dela, na Santa Casa de Curitiba.
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Tem convênio com estacionamento: Frei Caneca, localizado na travessa Frei Caneca com permanência de uma hora gratuita.
Telefone IHHC: (41) 3322-2387 Central Telefônica Santa Casa: (41) 3320-3500
Para os amiguinhos de Campinas:
A fofucha da Isis tem Talassemia Maior, que é um tipo de anemia profunda genética – ela não produz o componente beta do sangue. Seu tratamento é no Boldrini em Campinas via transfusão sanguínea, e a coleta do sangue para o tratamento dela é feito no banco de sangue da UNICAMP. O pai dela agendou uma doação para o dia 14/12, pela manhã, mas você pode ir quando puder.
Endereço Hemocentro de Campinas: RUA Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Barão Geraldo – Campinas/SP
É necessário das o nome completo da Isis (Isis Fontanetti Ramos) na hora da doação.
Gogo ajudar?