Karazhan é um lugar incrivelmente mágico. Quando eu comecei a jogar World of Warcraft, ainda fora da Blizzard, costumava fazer as primeiras partes da raide, e essa época acabou ficando gravadas na minha memória como um tempo muito gostoso, de descoberta mesmo. Pra mim, Karazhan traz aquele gostinho de aprender a jogar WoW e, como eu sou uma pessoa muito nostálgica, adoro relembrar as coisas boas. Não cheguei a raidar Karazhan de verdade. Mesmo porque naquela época nem eu, nem a minha primeira personagem que conseguiu chegar ao nível máximo – uma caçadora (?) – tínhamos condições de raidar como mandaria o figurino. Eu não sabia pra que servia Intelecto e as raides tinham tantos, mas tantos bugs, que a gente fazia as coisas e nem sabia o que tinha acontecido.
Enfim, este post não é sobre mim, nem sobre como é terrível jogar em servidores piratas, nem nada disso. Só usei essa imagem, dessas lembranças, que com certeza também é a imagem que muitos guardaram com amor, para falar sobre algumas coisas interessantes sobre Karazhan que podem ser observadas no PTR do patch 5.4.2.
Os que, recentemente, resolveram se aventurar na torre mais amada de Azeroth no reino de testes puderam perceber algumas pequenas mudanças no cenário. Calma, não chega a ser o tipo de mudança que já prevê um revamp nem nada assim. Na verdade, se trata mais de uma restauração e algumas áreas estão sendo limpas. É como se alguém tivesse entrado na torre com uma vassoura mágica e tivesse tirado as teias de aranha e dado uma organizada nas cadeiras que estavam caídas no chão.
Ok, e o que é que uma faxina tem de mais? Bem, o ponto nem é este exatamente… A questão é que, graças a estas mudanças, muitos boatos, burburinhos e especulações bem interessantes a respeito desta parte do conteúdo começaram a correr pelos sites e fóruns da internet.
Especulações
Para começar a falar sobre o que pode estar acontecendo em Karazhan, vamos voltar um pouco na história de Warcraft até chegarmos no aparecimento da Torre em Azeroth. Algo importante a saber é que Karazhan já existia antes de Medivh passar a viver dentro dela. Segundo o que é explorado no livro The Last Guardian, a Trilha do Vento Morto surgiu de uma explosão de causas desconhecidas e a torre teria surgido tempos depois, mas não existem registros de quem a construiu, nem como, nem quando. O que se sabe é que ela possui propriedades mágicas. Além de aprisionar almas, ela guarda informações sobre lugares diferentes no tempo. Garona teve, em Karazhan, uma visão dela assassinando o Rei Llane muito antes de isso acontecer de fato, por exemplo.
Em The Burning Cruzade, Karazhan voltou a ter uma importância real na história de Warcraft com o aparecimento do Príncipe Malchezaar no topo da torre, aparecimento esse que é um mistério para O Olho Violeta. O mais importante sobre Malchezaar para nossa análise é uma frase que ele fala: “All realities, all dimensions are open to me!” que em português significa “Todas as realidades, todas as dimensões estão abertas para mim!”. Isto, somado ao fato de que um dos saques possíveis dele é o Uivo Sangrento, machado que pertenceu a Grom e posteriormente a Garrosh, ajudam a levantar a questão: Se Malchezaar pode mesmo passear entre dimensões e tempos distintos, qual versão de Uivo Sangrento está em sua propriedade?
Passamos então para a discussão que anda aparecendo por aí. O que está sendo especulado é que essas pequenas relações mágicas de Karazhan com o tempo sejam um indicativo de que a torre seja um lugar que pertença a todas as realidades paralelas existentes. Seria mais ou menos como a Ilha Perene, que está vinculada a todos os lugares no tempo, e que aparece ou não na nossa realidade dependendo de lhe ser permitido ou não pelos acontecimentos referentes a essa realidade.
Esta seria a explicação para o desaparecimento das teias de aranha, dos cadáveres e para a organização geral de Karazhan. Um indicativo de que, talvez, a realidade à qual pertencemos esteja se modificando e permitindo que a Karazhan com que temos contato seja esta, onde nunca houveram aranhas para fazer as teias, nem os cadáveres foram deixados no chão para apodrecer.
Sabemos que Warlords of Draenor envolverá em seu enredo esta transferência de informações entre realidades e tempos diferentes. Então, há quem diga que sejam os primeiro sinais de que Karazhan pode voltar a fazer parte de nossas vidas de nível alto em World of Warcraft.
Estas informações e uma argumentação mais aprofundada e detalhada podem ser conferidas no post do WoW Insider, em inglês.
*Na última build do PTR, essa Karazhan ~faxinada, que era chamada de Karazhan Restoration, teve o nome alterado para Medivh’s Big Birthday Bash – ou “Festa de aniversário de arromba do Medivh”. Alguém vê algum sentido?
E você, o que acha desta possibilidade? Concorda com as especulações? Gostaria de ver Karazhan voltar a ter brilho? *-*