X
Este é o 4º artigo de 29 posts da série Cercando Orgrimmar.

Olá Azerothianos!

Hoje veremos a estratégia para o quarto boss do Cerco a Orgrimmar, que é o Sha do Orgulho, no modo normal de 10 jogadores.

A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Visão Geral

Nessa luta, todos terão uma barra de energia chamada Orgulho. Todos começam com zero de Orgulho, e certas mecânicas da luta fazem esse valor subir.

A luta gira em torno dos ganhos de Orgulho e da habilidade Orgulho Inflado, que causará efeitos diferentes baseados na quantidade de Orgulho dos jogadores. Ao chegar em 100, o jogador sofre controle mental permanente.

O Orgulho dos jogadores só é resetado quando o Sha chega a 30% de vida. Após isso, você entrará na fase de queimar recursos, onde terá de matar o boss rapidamente para não sofrer controle mental.

Norushen

Hã? Mas Norushen não era o guia passado? Sim. Mas Norushen também é um Guardião Titânico (ele é do bem!), que irá te ajudar nessa luta.

Ele usará periodicamente em jogadores aleatórios o buff Dádiva dos Titãs. Com esse buff, o jogador fica imune a ganhos de orgulho durante 20 segundos. Além disso, se todos os jogadores que tiverem o buff estiverem a menos de 8 jardas uns dos outros, eles ganharão outro buff, chamado Poder dos Titãs, que aumenta a aceleração, cura e dano feitos em 15% durante 15 segundos. Esse é um dos motivos pelos quais todos os Healers e DPS devem permanecer bem stackados.

O Sha do Orgulho

O Sha é um boss estático com um boa área de alcance corpo-a-corpo. Ele usará uma série de habilidades:

  • Orgulho Ferido: Utilizado no Tank. Ele faz com que todos os ataques corpo-a-corpo do Sha concedam 5 de orgulho ao Tank. Isso requer uma troca de taunts imediata. E quando digo imediata, é para parar absolutamente tudo o que está fazendo e tauntar o boss. O debuff dura 15 segundos.
  • Marca da Arrogância: Um debuff que o Sha aplica em alvos aleatórios. Causará dano periódico de Sombra por segundo até ser dispellado. Ele só pode ser removido com dispells de alvo único, porém, aquele que dispellou ganhará 5 de orgulho no processo. Devido a esse problema, os healers só poderão dispellar quando estiverem sob o efeito do buff Dádiva dos Titãs.
  • Prisão Corrompida: 45 segundos após o início da luta, e depois em intervalos de 60 segundos, o Sha escolherá dois jogadores aleatórios entre os DPS e Healers e os prenderá nas prisões titânicas da sala. Enquanto estiverem presos, os alvos ganham 5 de orgulho por segundo e recebem 80k de dano de sombra por segundo. Duas travas ao redor da prisão brilharão em laranja. Se houver uma pessoa em cima de cada trava ao mesmo tempo, a pessoa é libertada.
  • Manifestação do Orgulho: Alguns segundos após o Sha lançar Prisão Corrompidaele invocará um add no fundo da sala chamado Manifestação do Orgulho. Esse add tentará repetidamente lançar Estouro Zombeteiro em um jogador aleatório, causando dano e concedendo 5 de orgulho. Essa habilidade pode e deve ser interrompida sempre.
  • Reflexão Própria: Essa habilidade fará com que um add chamado Reflexão surja do pé dos jogadores após 2 segundos. Quando surgem, eles causam uma explosão que dá dano massivo a quem estiver a menos de 2 jardas do local, concedendo 5 de orgulho a jogadores atingidos pela explosão. É possível ver o local da explosão com antecedência, pois o chão fica marcado.
  • Orgulho Inflado: Habilidade central da luta; A cada um minuto, o Sha usará essa habilidade, que causa 350k de dano em todos na raide e concede 5 de Orgulho a cada um. Além disso, logo depois de Orgulho Inflado, cada jogador que possua mais de 25 de orgulho será alvo de um efeito que dependerá de seu nível de orgulho:
    • Jogadores que possuem entre 25 e 49 de orgulho serão alvos de Explosão de Orgulho. Uma zona de sombra surgirá sob o pé da pessoa, e após 3 segundos explodirá, causando uma quantidade massiva de dano em um raio de 5 jardas e concedendo 5 de orgulho para jogadores atingidos pela explosão.
    • Jogadores que possuem entre 50 e 74 de orgulho serão alvos de Projeção. Uma projeção se formará a 15 jardas da pessoa afetada. Após 6 segundos, essa projeção explode, causando uma quantidade massiva de dano e concedendo 5 de orgulho a todos na raide, a não ser que a pessoa afetada esteja em cima de sua projeção na hora. Elas são marcadas e facilmente visualizadas.
    • Jogadores que possuem entre 75 e 99 de orgulho serão alvos de Aura de Orgulho. A pessoa será afetada por um debuff que dura 25 segundos, que causa uma quantidade absurda de dano a aliados num raio de 5 jardas a cada segundo, concedendo também 5 de orgulho por segundo.
    • Jogadores que atinjam 100 de Orgulho receberão controle mental permanente. Eles também serão afetados por Superação, tendo seus pontos de vida aumentados em 100%, e seu dano e cura em 50%.

Estratégia

Os tanks devem se posicionar na frente do boss, enquanto todos os DPS e Healers devem ficar nas suas costas, bem stackados.

A troca de taunt deve ser imediata, logo que o tank for afetado por Orgulho Ferido

A Marca da Arrogância só deve ser dispellada por healers que estejam afetados por Dádiva dos Titãs.

Na Prisão Corrompida, uma das prisões sempre será do lado esquerdo dos Tanks. O Tank que está com o Sha pode subir em cima da trava mais próxima, e o Off Tank deve cuidar da outra. A outra prisão, que estará do lado esquerdo dos DPS e Healers deve ser liberada pelos jogadores que puderem fazê-lo na hora.

Interrompam o Estouro Zombeteiro da Manifestação do Orgulho e matem-na o mais rápido possível.

Na Reflexão Própria, saia de cima antes da explosão (se não se sentir seguro quanto à distância que deve percorrer, pode correr bastante). Depois reúna-se com seu grupo novamente e mate os adds usando dano em área.

Na hora do Orgulho Inflado, todos devem usar um cooldown defensivo, e os healers devem usar curas preventivas.

No caso de Explosão de Orgulho, usem a mesma estratégia de Reflexão Própria, correndo para longe (mais longe dessa vez), e reunindo-se novamente após a explosão. Nela não haverá adds.

No caso de Projeção, a pessoa marcada deve correr até sua projeção, que se formará a 15 jardas de distância. Fique em cima até que ela exploda para prevenir o dano no resto do grupo.

No caso de Aura de Orgulho, a pessoa afetada deve se afastar do grupo (pelo menos 5 jardas) e permanecer longe até que a Aura desapareça.

Libertado

Quando o Sha chega a 30% de vida, ele mata Norushen. Sendo assim, o buff Dádiva dos Titãs deixará de existir. Como seu Presente Final, Norushen reduz o Orgulho de todos a zero.

A partir desse ponto, a cada 10 segundos o Sha causará uma 250k de dano em todos os jogadores e concederá 5 se orgulho. As mecânicas da fase anterior continuarão existindo, com exceção da Dádiva dos Titãs, e deverão continuar sendo cumpridas. Essa é a hora da Sede de SangueDistorção Temporal / Heroísmo, pois é uma corrida contra o tempo. Você terá aproximadamente três minutos para finalizar o boss antes que todos recebam controle mental.

Estratégia em Vídeo

Como sempre, a estratégia em vídeo, narrada em PT-BR, para facilitar a visualização.

Obrigada por lerem/assistirem! Se você gostou do vídeo, deixe seu joinha e inscreva-se no nosso canal. Para qualquer dúvida, deixe nos comentários! Até a próxima ;*