Há algum tempo, houve um grande debate acerca do pronunciamento do Tom Chilton, que dizia que o WoW poderia um dia ser um jogo Free to Play, ou seja, grátis para qualquer um jogar. Houve bastante gente indignada só de pensar na idéia, e houve muita gente que achou que dependendo das condições, o jogo não seria tão ruim assim de se jogar. Além disso, outra preocupação é com a loja de microtransações, que poderia transformar o jogo em um Pay To Win, ou seja, quem tiver dinheiro para comprar os itens na loja poderia se dar melhor no jogo. A questão é: visto um enorme histórico de jogos Free To Play que são bastante ruins, e jogos que você só consegue ser um jogador bom se comprar os itens certos, o WoW estaria prestes a se autodestruir?
O World of Warcraft ainda é um dos jogos mais jogados em todo o mundo, com milhões de jogadores, e que dá um lucro absurdo para a Blizzard, mesmo com todas as perdas de jogadores, e obviamente adicionar uma loja de microtransações irá fazer com que a empresa lucre ainda mais. A real mudança para os jogadores, pelo menos a primeiro momento, é o item que aumentará em 100% o recebimento de experiência na fase de leveling, o que é bem justo para o caso dos jogadores asiáticos, que pagam por hora de jogo, e não por dias de jogo (como nós fazemos) – e é para os asiáticos que esse produto foi desenvolvido. Mas o que mais me interessou sobre o tema foi um post do WoW Insider, que fez uma enquete para os leitores, perguntando se eles jogariam WoW se ele fosse de graça.
Se o WoW fosse de graça, eu o jogaria de vez em quando. Porque não, se não há custo?: 1542 votos (16,4%)
Não tenho certeza. Isso dependeria dos tipos de microtransações oferecidas.: 2942 votos (31,3%)
Sem chance! As microtransações iriam arruinar o equilíbrio do jogo.: 2138 votos (22,7%)
Eu fiquei impressionada com as respostas dos jogadores, principalmente as que disseram que continuariam jogando, mesmo o jogo sendo de graça. Se formos juntar as pessoas que jogariam achando que jogar de graça é uma melhoria, mais as pessoas que jogariam de vez em quando, teríamos uma maioria que diz que jogar de graça é bom. Mas também temos um grupo expressivo que não jogaria, e principalmente, que acha que as microtransações serão algo bastante ruim para o jogo, o que ainda mostra um certo descontentamento com a loja online.
Eu até agora não tinha ouvido ninguém achar bom o jogo virar Free To Play. Eu imagino que o principal medo das pessoas é que acabe virando um jogo de LeleksHueBr que ninguém suporte. Ao meu ver, é até um pouco de preconceito contra quem não pode pagar a mensalidade do WoW, como se isso “filtrasse” um tipo de gente não desejável pra dentro do game, o que não é verdade. Até porque eu imagino que a Blizzard, tirando a mensalidade, não vá tirar o preço dos jogos físicos e das keys digitais, que convenhamos, são bastante caros, então muita gente ainda não poderia jogar devido ao preço (pelo menos a primeiro momento). Lembrem-se: A Blizzard ainda lucra MUITO com o WoW, e pessoas ruins (no sentido literal do termo) existem em qualquer lugar, de qualquer classe social, e podem te atazanar em jogos pagos ou não pagos. E mais: quanto mais jogadores no WoW, mais amigos e opções de jogadores nós teremos.
Fora isso, a loja de microtransações não me parece preocupante enquanto ela não vender itens que melhorem em algum aspecto as habilidades do jogador. Muita gente diz que os pets vendidos pela Blizz Store são ótimos em Batalha de Mascote, e que quem os têm tem grande vantagem. Pode até ser verdade, mas também temos que lembrar que dentro do jogo, temos pets ainda melhores que aqueles e que não são comprados, ou seja, invalida o argumento anterior. Em momento nenhum, quando você possui um pet da Blizz Store, está garantido o seu sucesso em batalhas de mascote, e em nenhum momento o pet vem com algum buff que possibilite que ninguém o mate. Eles são bons? Sim, e de qualidade rara, o que os potencializa bastante, mas não inviabiliza que um outro jogador o derrote com bastante facilidade. Mas voltando ao assunto da loja online, acredito que enquanto ela se limitar a vender coisas que sejam cosméticas ou que dêem bônus em coisas mais insignificantes, não há porque temê-la (ao menos por enquanto). A Blizzard ganha dinheiro com tempo de jogo, e se ela acelerar os processos vendendo itens melhores, as pessoas vão atingir progressões em menor tempo e acabar não mais jogando tanto, não é mesmo?
Eu não sei se continuaria jogando o WoW caso virasse Free to Play ou Pay to Win. Acho que Free to Play eu não veria problema a primeiro momento, até porque meu bolso agradeceria. No caso de um Pay to Win, eu realmente ficaria bastante decepcionada. Como as palavras de Tom Chilton foram uma abstração, um “pensamento alto” que causou polêmica, eu realmente acho que pode demorar muito ainda para que mudanças tão drásticas assim acabem acontecendo, isto é, SE acontecerem. Enquanto isso, continuemos guardando o troco do pão para pagar as mensalidades, e aproveitando o jogo da melhor forma possível 🙂
E vocês, como lidariam com essas duas mudanças, se elas acontecessem?
Muito obrigada, e até mais! o/
Imagem em destaque de Drokthar@Goldrinn, enviada para a SS da semana 🙂