O Patch 5.4 ta aí, e com ele, a raide que já pode ser considerada uma das mais esperadas da história do WoW vai ao ar: o Cerco a Orgrimmar. Geral quer matar o Garrosh (como não querer?), e pra muita gente, provavelmente essa vai ser a primeira experiência em um core no jogo.
Fazer parte de um grupo de raide, ou core, é uma experiência bem diferente de fazer LFR ou masmorras aleatórias: são pessoas que confiam umas nas outras para realizar um trabalho em grupo, que passam algumas boas horas por semana juntas – jogando, conversando, interagindo de alguma forma. Requer responsabilidade, força de vontade, humildade e esforço pra aprender, não importa o quanto você já se considere expert no assunto.
Para dar uma ajuda pra quem nunca raidou e não sabe por onde começar, o Padreciço@Goldrinn postou algumas dicas no grupo da nossa guilda, e gentilmente autorizou que eu postasse elas aqui. Elas valem pra quem quer participar de um core ou liderar um, e podem tornar essa experiência bem mais agradável:
- Se prepare. Não adianta você exigir um lugar ao sol, se você não tem conhecimento do seu personagem, suas habilidades e limitações. Saber o que você pode ou não fazer já te garante uma boa base nas lutas (como CCs, interrupts, habilidades de sobrevivência, bursts de dano, etc).
- Gaste gold. É importante investir no seu personagem. Deixe ele o mais completo possível, com as gemas certas, o reforge, os encantamentos, profissões upadas, e qualquer outro item que possa otimizar seu desempenho. Tudo isso ajuda você a bater, curar ou tankar melhor. Ah, importante: isso NÃO é obrigação da sua guilda, e sim, sua, pessoal. Se sua guilda oferece facilidades nesse ponto agradeça a gentileza, mas se lembre de que é isso: uma gentileza, e não uma obrigação. 😀
- Consumíveis. Elixires de alquimia, poções, comidinhas, cinto de utilidades do Batman (engenharia), tudo é válido. Anote quais status você deve priorizar, e quais itens te dão esses status. Tenha os seus com você sempre. Novamente, não dependa da guilda.
- Você não raida sozinho. No seu grupo existem mais 9 ou 24 pessoas. Você pode contribuir muito, pode revezar com alguém pra farmar materiais pro banquete, ou fazer as coisas pro amiguinho com sua profissão sem cobrar pelo trabalho, e pedir coisas também da profissão deles, tipo uma mão lava a outra. Além disso, atenção com faltas, horários, AFK’s e outras situações que podem deixar esses amiguinhos todos esperando só você pra começar os trabalhos. Pensar só em si é uma merda, pensar no grupo é mais legal ;D
- Loot (os itens). É legal você ver aquele berloque/trinket com ilvl altão, aquela bota, o cajado maneiro e tal. Mas será que ele serve pra você?? Não basta apenas ter seus atributos, de repente ele dá muito crítico, mas seus status prioritário é maestria ou aceleração – e aí retornamos ao papo de conhecer sua classe e build do primeiro item. As vezes é mais interessante passar o loot e deixar pro seu amiguinho, contribuindo para melhorar o desempenho geral do grupo, do que brigar pelo item porque ele tem mais ilvl que o seu do LFR. Sua hora chegará, pequeno Padawan!! É sábio passar o loot também, sabia?? 😉
- Comportamento. Seja paciente. Não é porque um wipe (todo mundo morrer e o boss continuar lá vivinho) acontece que você precisa desistir e procurar um novo grupo (isso, inclusive, pode te desqualificar como jogador aos olhos de muito core). Geralmente, a regra é wipar muiiiiiiiito até conseguir atingir os objetivos. Claro que de vez em quando podem rolar uns stress, xingação e berros, mas isso é natural, é a adrenalina lá no alto. Mas faz parte, não se ofenda se os ânimos sairem do controle. Acredite, não tem nada a ver com você. Raidar é legal, mas exige preparação e uma mente focada para o grupo. Se você é um player PvP, ou um PvE bem casual, é bom que tenha em mente que ali você é parte de um grupo, um grupo que só funciona se todos tiverem em harmonia com a Mãe Terra. Portanto se quer ser um bom Raider prepare-se!! E é claro divirta-se com seus amigos, conte piadas sem graça, ou toque Braga Boys, cantarole músicas da Disney – Descontração no RC (entre as tries, não durante, pelamor!) é altamente válido!!!
- Lembre-se: a progressão em si não é importante, o legal é passar raiva/ficar feliz pelas conquistas com os amiguinhos aprendendo as lutas, e ver como a harmonia e a convivência vão melhorando com o tempo, fazendo com que todo mundo se divirta mais. Tá que Garrosh tem que morrer, e isso vai acontecer, mas o que vai ficar na memória MESMO é o tempo que você passou se divertindo com seus coleguinhas do core.
Agora é a melhor hora para preparar seu personagem e encontrar (ou criar) um core. Se você quer muito raidar, não encontra um grupo formado e tem um tempo extra para estudar as lutas e estratégias de cada chefe mais a fundo, pode valer a pena criar um core, e pegar pra si a responsabilidade de ser um raide líder – a falta deles tem sido responsável pelo fato de muita gente não raidar ultimamente. A Nati já deu dicas sobre como montar um core nesse post, mas acima de tudo, a vontade e a disposição são o mais importante. Outro post que recomendo muito, que dá dicas gerais pra raid, é esse aqui.
Se vocês tiverem mais dicas, sugestões ou conselhos para quem pretende começar a rotina de raid agora, só deixar nos comentários! E gogogo matar Garrosh!