X

Era uma vez eu, a Eikani e a Bruna Tuti no Skype, conversando sobre as coisas da vida real e in game, e aí este post apareceu. Obrigada meninas pela sugestão 🙂

Dos mais de 8 milhões de jogadores de WoW, há nomes de personagens bastante comuns e alguns que ficaram bem famosos. Pode parecer fácil, mas arranjar o nome do personagem é uma das tarefas mais difíceis que enfrentamos logo quando entramos em contato com o jogo pela primeira vez. Para mim foi bem difícil escolher o nome do meu primeiro personagem.

Nome é algo que tem peso na vida da gente, é algo que não se troca com facilidade. Podem sofrer alterações, como uma modificaçãozinha com o passar do tempo ou um apelido que veio do nome original, mas o nome mesmo nunca vai deixar de existir. O nome é o que traduz a identidade de uma pessoa: você pode descrevê-la várias vezes, mas só terá certeza de quem se trata se alguém disser como é o nome dela.

Nesse sentido, montei este post com o objetivo de mostrar o quanto o nome dos nossos personagens é importante. Muita gente passa a nos chamar pelo nome desses personagens, começa a reconhecer os bons jogadores pelos nicks que eles possuem, etc. Quem frequenta o site sabe por exemplo quem é a Lorie e quem é a Eikani, se gosta de ver streams sabe quem é o Bailamos, que é o Swifty, quem é o Hydra, etc. Há diversas pessoas que reconhecemos no jogo porque ouvimos falar delas, ou melhor, do nome delas. De fato, um nome de efeito, com significado, ou um nome mais engraçadinho, pode ser bem chamativo e fazer alguém se lembrar de você.

Explicando um pouco de onde saiu o meu nick, devo dizer que sou apaixonada por nomes gregos e egípcios, não sei explicar a razão. Sei que os acho muito bonitos, e sempre que vejo algum que me chama atenção eu procuro saber o que aquele nome significa. Isso me fez ter a minha main char chamada Neftys nos tempos de private, e depois Nephertiti. Devo salientar que eu odeio esse “ph” no meio do nome, mas infelizmente não consegui fazer com que o nome ficasse certinho. Depois da Nephertiti, tem a Lynara, minha paladina elfa sangrenta. Lynara vem de Laynara, que significa “bela como a noite”, e achei apropriado para a minha elfa. Tenho também a Seiren (bruxa morta-viva), que veio de uma personagem de um mangá que eu leio, tem a Nadini (elfa sangrenta sacerdotiza) que baseei sem lógica alguma no nome da Najini, a cobra de Voldemort de Harry Potter. Tem vários outros personagens que inventei os nomes mesmo que eu ficaria o post inteiro falando deles, mas os meus personagens eu sempre tento dar um nome que me lembre de alguma coisa ou que tenha um significado para mim.

Algumas das outras meninas do site me enviaram a história do nome delas também:

Karýn:

Karýn – Influencia da Personagem Kari (digimon) + Karin (Dragon ball)
Alýah – Atriz norte americana
Riyoko – Personagem de Tenshi muyo
Ghawford – Galford do Samurai Shodown
Thalýa – Atriz mexicana

Eikani:

 Eikani – Nome do randomize do WoW (emocionante, né? hahaha). Mas é melhor que meu nome de estimação anterior, que era Amithursey, também do random. No caso do Amithursey eu achei o nome engraçadinho… já com Eikani eu gostei de cara, e não previ nenhum problema com as pessoas não sabendo falar meu nome, como o anterior tinha.  

Alessandra:

Eu sempre escolho os nomes das personagens só depois de ficar olhando muito pra cara delas. Acho uma das coisas mais legais de todos os jogos. Geralmente, chamo meu marido, que é um ótimo contador de histórias, para dar opinião também.
Assim nasceram o Boimate (homenagem à mais famosa “barriga” de divulgação científica do Brasil), a Florbela (que homenageia a Florbela Espanca), a Sarahsheeva (cujo rosto parece mesmo com o da pastora) e a Vickyvaporub (que não é placebo, ela cura de verdade), entre outras.
Mas o nome da minha main apareceu praticamente do nada. Desde o começo eu sabia que ia fazer uma morta-viva (estava na fase zumbi da minha vida). Aí fiquei olhando os modelos – feia, feia, feia, ah, essa é bonitinha, essa é linda! Aí foi praticamente um pulo pra esse nick que é praticamente um trocadilho – linda de morrer (com o D mudo que o nome completo não cabia).

Florbela:

 A Florbela nasceu quando eu ainda jogava em um servidor privado e foi assim como a Ale, por causa da escritora portuguesa “Florbela Espanca”. Além de gostar de fazer a piada com a famosa frase do Hulk, “Hulk esmagaaaa”, dizendo “Florbela espancaaaaa”, e de Florbela parecer um nome bem druídico, no início eu inventei de fazer macros com frases da poetisa, que eu pesquisei com cuidado para que encaixasse com o feitiço castado.
Exemplo, quando eu montava no meu sabre-da-noite, eu dizia: “É pensando nos homens que eu perdoo aos tigres as garras que dilaceram.” Ou quando castava Fusão Sombria: “Quero voltar! Não sei por onde vim… Ah! Não ser mais que a sombra duma sombra
Por entre tanta sombra igual a mim!”
Por fim, depois de ser muito xingada nas raides e masmorras pelas minhas macros, abandonei o projeto de trazer poesia a Wold of Warcraft, mas Florbela continuou me acompanhando para sempre! 

Natalia:

 Songette era um toque de celular que surgiu com os primeiros celulares polifônicos da nokia. Eu tinha uns 12 anos na época, e minha amiga ganhou um celular desses, aí nossa felicidade era ficar ouvindo aquele toque. Um dia ela começou a fazer aulas de piano, e uma das primeiras coisas que ela fez foi tocar aquela musiquinha no piano pra mim. Ela foi a melhor pessoa que já conheci, a melhor amiga que eu tive, mas acabamos nos afastando porque ela se mudou. Mas em homenagem a ela e ao período maravilhoso que passamos juntas, adotei o Nick. Tem sido meu Nick em rpg, jogos e cadastros por aí desde 2007

Lianne:

Lianne é originalmente o nome da mãe do Arthas. É uma homenagem. Quando eu criei a primeira Lianne, ela não tinha esse nome. Criei a paladina pra ser só um toon pra roleplay e o conceito da ideia envolvia viagem temporal, interdimensional, muito drama, um fanservice aqui ou ali. Criei ela no final do Burning Crusade pra ser uma counterpart do Arthas… fazer ele pagar pelo que ele fez em Lordaeron e tudo mais… Aí fui estruturando a Lore dela e ela ganhou um nome e uma memória, e então comecei a escrever a fanfiction dela mais seriamente. Hoje ela tem 25 capítulos de 42 programados.

Priscilha:

 ErvaVenenosa por causa da música da Rita Lee. Quando estava criando a elfa não sabia qual nome colocar e como estava ouvindo essa música na hora dai tive essa ideia. Engraçado que sempre tem um no jogo que me whispa a letra da música e fica me “zuando”.

Cecília

  Os nomes das minhas personagens normalmente vem dos livros do Tolkien e algumas do D&D. Minha primeira hunter se chamava Altariel (Galadriel) Quando fui para o Goldrinn esse nome estava indisponível, então escolhi Tauriel, um nome élfico, mas que não é personagem nos livros do Tolkien. Depois descobri que será o nome de uma elfa no novo filme do Hobbit 🙂

Bruna Tuti:

A minha primeira personagem foi a paladina Xenawp porque eu sou MUITO fã de Xena (acho que não dá nem pra perceber pelo meu facebook).
E a minha main que é uma maga se chama Cyanne porque de acordo com a mitologia Grega em Xena, todas as rainhas amazonas ganham o nome Cyanne.

A Blizzard retirou a opção de “Randomize” nos nomes dos personagens, o que dificultou a vida de bastante gente ao criar o seu char. Quando eu resolvo criar um personagem novo eu demoro muito justamente por causa do nome, mas por outro lado, nos permitiu pensar em novos nomes, e criarmos alguns bem criativos. (Update: A opção de Randomize existe pra quem joga em inglês. Mas pra quem joga em português essa opção não existe.)

E você, de onde tirou seu nick no jogo? Conhece algum que te chamou atenção?

Muito obrigada e até mais! /kiss