Oioioioioioioi
Recentemente eu passei a fazer arena com mais frequência e a levar mais a sério essa modalidade de PVP. Estou trabalhando para aperfeiçoar o meu gameplay, e vou falar aqui sobre algumas coisas que notei ao longo do tempo em que joguei arena de forma ‘casual’ e o que muda ou o que você deve mudar no seu comportamento caso queria ter uma progressão melhor do que apenas pegar o seu CAP (quantia máxima de pontos) semanal.
O player ‘babaca’ – não seja ele.
Muita gente sente a necessidade de se categorizar / tomar partido /”se vestir” de algo para provar seu gosto ou preferência. E isso não é diferente no WoW. Dentro do jogo é natural encontrar jogadores que defendem o estereótipo de PvP Player. Trata-se daquele cara que diz jogar apenas PvP, que despreza a facção oposta ou que detesta PvE e as modalidades do jogo que não envolvem PvP. Acontece que por vezes este jogador mesmo sendo supostamente focado apenas em PvP não tem nenhuma progressão nessa área.
Matar muito em BG random e ganhar alguns duelos na porta da cidade não faz de você um bom player. O bom jogador é reconhecido por suas conquistas obtidas de maneira legítima (com as próprias mãos, sem uso de exploits ou rushs). O bom jogador não deve ter o ego inflado nem ficar ostentando seu rating.
É comum ao jogador novato ficar frustrado durante os primeiros contatos com o PvP. Existem alguns detalhes básicos que devemos ter conhecimento antes de desistir ou ter aversão a esta modalidade do jogo. Serei objetiva e realista quanto apresento a alguns fatos sobre o PvP.
Busque por melhorias
Uma das maiores dificuldades do player que já se habituou com o jogo é concordar que para obter um resultado melhor no PvP existe a necessidade de abrir mão de alguns hábitos que são prejudiciais ao seu gameplay. Vamos começar pelos erros básicos:
- Não jogo tão bem hoje, mas vou aprender “do nada”.
Se você pensa desta forma, sinto lhe informar que sua progressão no PvP vai demorar bastante ou nem vai existir. O WoW tem um sistema de PvP complexo para quem não está familiarizado, porém este mesmo sistema passa a ser mais fácil de se compreender quando você procura se informar a respeito não somente de sua classe. Conhecer bem as demais classes é fundamental para saber os pontos fortes e fracos de cada composição dentro do ambiente das arenas ou RBG’s.
- A não utilização de binds apropriadas.
Se você não está habituado a usar binds comece aos poucos, com as teclas que forem mais acessíveis num primeiro momento, e vá incrementando a quantidade de binds que você usa. No começo é um pouco difícil se acostumar mas você vai perceber que isso torna as suas ações muito mais rápidas e ter reflexos e ações rápidas no PvP pode significar vida ou morte.
Veja o vídeo do Cabelera, o guia de binds do Allfinete e também o super guia de macros do Tecurei.
- A falta de estrutura.
Querer fazer Arena sem utilizar de um fone ou programa de voz é algo fora de cogitação. O mesmo vale para a utilização de acessórios periféricos com mal funcionamento (como mouse e teclado). Certifique-se de ter uma internet estável, pois a falta de estrutura não afeta somente o seu gameplay de forma negativa, também compromete todo o seu time.
- Desleixo com seu personagem.
Não adianta querer participar de um pvp competitivo se você não possui uma gear full PvP com os encantamentos e gemas apropriadas para sua especialização de classe (economizar neste ponto pode ser frustante, farmar um gold e investir em sua gear sempre é recomendado).
Procure sempre se informar a respeito das prioridades de status e CAPS (valor máximo a se adicionar) de cada stat do seu personagem além de se informar sobre os talentos que são usados com mais frequência em Arena.
É interessante observar como os players experientes escolhem os talentos, gemas, reforges, encantamentos. Mas a idéia não é apenas copiar! Você deve buscar compreender o porque da escolha de determinado talento e isso pode mudar dependendo dos parceiros de time do sujeito e também varia a cada patch lançado.
Você pode facilmente verificar essas informações sobre os melhores jogadores de PvP por aqui: http://us.battle.net/wow/pt/pvp/arena/rampage/2v2
- “É perdendo que se aprende a vencer” – eles dizem.
Perder não te torna bom, mas sim entender o porque você perdeu.
Saber lidar com as derrotas é essencial quando se trata de progressão no PvP. Por isso é interessante você cultivar um diálogo construtivo com seu time, não procure por um culpado, procure por uma maneira de sobrepor o time adversário usando os recursos da sua composição. Procure combinar com seus parceiros o momento para utilização de cada cooldown ofensivo, defensivo, e a aplicação de controles (CC).
- Evite composições bizarras
Muitos players decidem por jogar somente com amigos. É uma opção válida mas que por vezes a composição do time fica em segundo plano (ou nem é levada em consideração). Isso pode fazer com que a progressão do time demore a aparecer ou que seu time simplesmente ‘estacione’ em um rating, pois seu índice de vitória fica em 50% ou menos. Assim você garante o cap semanal de pontos mas não vê nenhuma melhora em seu gameplay ou no rating do seu grupo. Por isso é recomendável que você procure jogar em alguma composição mais conhecida. Afinal as composições não são conhecidas por acaso, são conhecidas porque elas funcionam quando os jogadores absorvem sobre seu funcionamento e dominam o jogo em grupo. Confira o post do Yshixz, sobre as composições mais conhecidas. Você pode pesquisar no youtube pelo nome da composição que você deseja jogar, daí basta localizar algum vídeo da temporada atual. É uma maneira interessante de identificar estratégias e maneiras diferentes de se portar contra alguns times em específico.
Por enquanto é isso ^_^
Conforme eu for melhorando a minha progressão entrarei em assuntos mais específicos.
Deixem seus comentários e sugestões ;D