X

Desde que a Blizzard incluiu o sistema de conquistas no Wow, em 2008, os jogadores já receberam mais de 13 bilhões delas. Uma média de 8,7 milhões de conquistas por dia!

O Cory Stockton falou a respeito das conquistas em um painel que aconteceu no último GDC (Game Developers Conference) em São Francisco. A matéria sobre esse painel saiu no site da Polygon.

Cory falou sobre a abordagem da Blizzard para a concepção e implementação das conquistas em World of Warcraft e suas muitas expansões durante o painel, explicando que as recompensas virtuais são mais do que apenas um “distintivo de honra” para os jogadores, eles também são uma forma para que os jogadores explorem novos conteúdos. Eles podem encorajar os jogadores a se aventurar em novas zonas e revisitar masmorras para explorá-las de diferentes maneiras.

O desenvolvimento de novas conquistas para o Warcraft segue um conjunto de regras, Stockton disse. Eles devem ser opcionais, não deve recompensar o nivelamento de poder ou jogabilidade ruim (um spam de magias, por exemplo), deve ser simples sempre que possível e estender a jogabilidade.

“Nós não queremos que os jogadores criem a expectativa de que eles precisam obtê-los”, disse Stockton, o que pode ser problemático para alguns dos Feitos Memoráveis de tempo limitado que recompensam os jogadores por estarem presentes no  WoW durante um determinado evento ou período de tempo. “Se você perdeu, se foi para sempre”, disse Stockton. “E é realmente difícil ter pessoas olhando para essa lista. Então, eles (os Feitos Memoráveis) não aparecem até que você realmente os conquiste.”

Uma das conquistas mais populares no World of Warcraft é a Leeeeeeeeeeeeeroy!: Matar 50 dragonetes de viveiro em, no máximo, 15 segundos. Perto de 11 milhões de jogadores já ganharam essa conquista, Stockton disse. Uma das conquistas mais difíceis e que consome mais tempo é a Dormir não dá reputação que já foi recebida por cerca de 70.000 jogadores.

Algumas conquistas do WoW foram ganhas apenas por uma pequena parte da população de milhões de jogadores – 9.6 milhões, em 31 de dezembro de 2012 – como a Glória do Aventureiro de Pandária, uma conquista recebida apenas por 342 jogadores até o mês de fevereiro .

A conquista mais rara do jogo é o Atiçador de Mascotes Lendário, adicionada em setembro de 2012, com o lançamento de Mists of Pandaria. Apenas um jogador no mundo de Warcraft até o mês de fevereiro, disse Stockton, conseguiu essa conquista, vencendo 5.000 batalhas de mascotes PvP.

O que vocês acharam dos dados que o Cory divulgou? Ficou surpreso com algum deles?