Se você é um jogador cuja prioridade é o PvE, mas sempre quis tentar PvP de vez em quando, temos boas notícias! A Blizzard sempre teve dificuldade em equilibrar as gears de PvP e PvE e sempre foi um grande desafio possibilitar que os jogadores iniciantes no PvP pudessem competir de forma mais inteligente com jogadores mais experientes. Pensando nisso, para o Patch 5.3 podemos esperar uma grande evolução.
Com o Patch 5.2 e a introdução da gear Elite de PvP, houve um balanceamento maior entre os status dos equipamentos de PvP (honra, dominação e Elite) e os equivalentes de PvE (Localizador de Raides, Normal e Heroico), porém alguns fatores – como Resiliência, por exemplo – ainda tornam inviável a execução de PvP utilizando equipamentos de PvE. Há ainda a grande disparidade de sobrevivência entre jogadores que acabaram de atingir nível 90 e jogadores mais experientes, já equipados com peças de nível Elite, ou mesmo com equipamentos de Dominação. Mesmo que essa diferença seja importante, por justificar a busca por esses equipamentos, ela acabava por desmotivar jogadores que estão iniciando no PvP.
Para o Patch 5.3, o foco de atenção para o PvP deverá ser o status de Poder JxJ em vez da Resiliência. Segundo a Blizzard, causar um dano menor (ocasionado por uma menor quantidade de Poder JxJ) não será um fator impeditivo para a realização do PvP por jogadores menos experientes e menos equipados como é a menor sobrevivência (ocasionada por uma quantidade menor de Resiliência).
Pensando nesses fatores de compatibilidade PvP-PvE, essas são as mudanças propostas pela Blizzard para o Patch 5.3:
- A Resiliência base para todos os jogadores acima de nível 85 será de 65%.
- Resiliência será removida de quase todos os equipamentos de PvP.
- Os jogadores ainda poderão utilizar gemas e encantamentos de Resiliência.
- Poder JxJ permanecerá sendo um status exclusivo de equipamentos PvP.
- Healers e hybrid-casters serão melhor beneficiados pelo Poder JxJ, e a Fadiga de Batalha será aumentada para tornar a gear PvP superior para os Healers.
- O nível de ítem dos equipamentos de Dominação aumentará para 496 (em vez de 493).
- O nível de item dos equipamentos Elite será reduzido para 496.
- Em patches que não marcam o início de uma nova season (como o patch 5.3), a exigência sazonal de 7250 pontos de Conquista para a compra de armas será aumentada.
- Uma vez que a exigência de 27000 pontos de Dominação sazonais for alcançada, os jogadores serão capazes de comprar equipamento Gladiador Tirânico com Pontos de Honra.
Mudança principal:
- Será adicionado um limite máximo de ilvl para Campos de Batalha, Campos de Batalha Ranqueados e Arenas. Todos os equipamentos de nível de item superior serão nivelados para 496, incluindo as Armas de Dominação.
O objetivo dessas mudanças é claro: incentivar o surgimento de novos jogadores de PvP, o que significaria uma maior quantidade de jogadores aproveitando uma maior quantidade de conteúdo no jogo. Quanto ao equilíbrio entre equipamentos de PvP e PvE, podem ficar tranquilos. Segundo a Blizzard, a gear de PvP sempre será a melhor gear para fazer PvP, como deve ser. Já com relação ao nivelamento de ilvl, é importante ressaltar que, apesar de todos os itens possuirem o mesmo nível de item, equipamentos de nível superior (como os de Dominação, por exemplo) ainda terão uma maior quantidade de Poder JxJ, o que acarretará em um dano final maior.
E ai, o que acharam das novidades? Vocês podem encontrar todas as informações e justificativas detalhadas do post oficial da Blizzard, em inglês, clicando aqui.