Poucos posts no fórum deram tanta repercussão do que o post do jogador Zhana @ Nemesis dessa semana, no fórum BR. Pra quem não acompanhou, nos fóruns coreanos, um raid líder postou no fórum acerca de outro jogador, conhecido no servidor como ” A Desgraça”, um Guerreiro de ilvl 496 que era conhecido pela sua incapacidade de fazer um DPS ” decente” nas Raides. Não importa o quanto ele se esforçasse, seu DPS ficava sempre baixo, ele sempre era discriminado e ninguém o ajudava. Quem quiser ler, confira aqui o post do fórum.
Eu não sei se todos sabem, e inclusive no post do fórum foi comentado isso: na Coréia o WoW tem se tornado tão competitivo que a Blizzard de lá acabou por reduzir o reset semanal para quatro dias, isto é, a cada quatro dias, todas as raides se reiniciam. Vocês são capazes de compreender o quanto deve ser desumano fazer raide e RBG num servidor assim? Correndo contra o tempo, não tolerando qualquer erro por parte do grupo, disputando itens e recusando jogadores inexperientes porque não há tempo a perder. Imagine um WoW no qual se você quer fazer Raids ou RBGs, você é obrigado a ser um jogador hardcore, gostando disso ou não. E que espaço os jogadores novos têm nesse universo?
Muitas pessoas vieram com a preocupação de isso um dia acontecer no Brasil. Como assim um dia vir? Já está acontecendo. A cada vez que alguém te chama no jogo pedindo ajuda com a classe, pedindo ajuda a pegar algum item ou alguma informação, nós já estamos contribuindo para este Cyber Bulling se não o ajudamos. Um exemplo muito recente é a Horda do Goldrinn, que anda com extremos problemas de falta de jogadores para raide. Toda terça-feira eu vejo cores (inclusive o da minha guilda, se querem saber) que costumavam ser fechados, com jogadores excepcionais, ficarem horas no /2 procurando membros para o core. E as exigências são sempre DPS alto, boa cura, ou Tank que saiba fazer as lutas. Agora, quantos desses cores têm a preocupação de instruir novos jogadores para seus cores e grupos de RBG? Quantos tiram a tarde/noite para instruir jogadores das suas guildas com rotação, equipamento, etc? Quantos organizam BGs e DFs com a guilda, para ajudar os novos integrantes e os desequipados?
E agora partindo de uma outra dimensão: existem pessoas de mau caráter, no jogo e na vida real. Quando alguém te pede gold, ou entra na sua guild e te pede gold, pra quantos você se deu o trabalho de investigar as dificuldades do jogador, as dúvidas que ele tivesse? Às vezes uma simples ajuda, como algumas bolsas de mais espaços já ajudam muito os jogadores. Pode ser sim que esse jogador seja mau caráter e tenha um personagem só pra pedir gold de gente desavisada. Mas sinceramente, como não há meios de distinguir, melhor ajudar todo mundo né? E se você oferecer algum outro item pra ele, como bolsas, panos pra ele vender na AH e conseguir o goldzinho dele, o jogador mau caráter já não será tão beneficiado, enquanto o jogador que realmente precisa será muito bem recompensado.
“Ah, mas se eu ajudá-lo, ele vai pegar meu gold e as bolsas e sair da minha guilda, ou vai me infernizar por whisp o resto da minha vida.”
E daí? Se ele sair da sua guilda com as bolsas ou o ouro, é algo que te fará falta? Se a pessoa que você ajudou começar a te perseguir, veja isso como uma oportunidade de transformá-lo num grande jogador. Se começar a te incomodar, recomende-o a alguém com mais paciência. Se alguém te pede ajuda, lembre-se que você não tem a obrigação de ajudá-lo, mas que suas ações mudarão a maneira de que esse jogador lidará com as demais pessoas com quem ele jogará e com o próprio jogo. O que isso significa? Que ele pode ser novato hoje, mas amanhã alguém pode vir pedir-lhe ajuda e ele também se recusar, e isso virar uma reação em cadeia. O WoW está virando um jogo desumano, onde o objetivo que era conhecer pessoas e se divertir está perdendo para a competição. Nós entramos em DFs e Localizador de Raides, e não cumprimentamos os demais jogadores. Nós passamos o dia nos mapas, e quando encontramos alguém com dificuldades porque aggrou mais mobs do que deveria, nem uma cura ou ajuda é dada. Nós vimos pessoas pedindo ajuda e sendo trolladas nos chats das cidades, e não fazemos nada. A verdade é que se o jogo ficar uma droga por causa das pessoas que estão nele, a culpa é toda nossa, porque passividade perante os problemas que nos são apresentados também é errar.
Então fica a proposta: Sejam um pouco mais pacientes, ajudem mais os demais jogadores, e se esforcem pra manter um bom ambiente dentro do jogo. Não vamos mais perder grandes jogadores por recusar a perder alguns minutos para instruí-lo. Ninguém nasceu sabendo jogar WoW, e ninguém nascerá. Já está mais que na hora de lembrar que não é só na Coréia que isso acontece, aqui também acontece e nós não estamos nos dando conta. Donos de guildas, lembrem-se também: Se você quer ter uma guilda, saiba que os jogadores nela presentes não estão lá só pra ajudar no Fluxo de Caixa. Guilda quer dizer associação, e associar-se quer dizer compartilhar com os demais, então é dever das guildas tratarem com respeito e auxiliarem os jogadores que entrarem nelas. E você novato, não hesite em pedir ajuda. Todos nós começamos a jogar de alguma maneira, e todos nós tivemos nossas dificuldades. Se estiver com dúvidas, procure alguém sensato que possa solucioná-las, ou uma guilda que seja prestativa.
O WoW não é um jogo com uma trajetória e um ritmo definido por elites, mas sim um jogo de pessoas que fazem seu próprio destino no ritmo que quiserem. Não deixe que esse destino seja a destruição de toda uma comunidade que não quis colaborar com o outro por simples comodismo e individualismo e falta de companheirismo. Se você leu o post do fórum e todo esse meu post, não deixe que ambos se esvaiam pelo seu cérebro ao logar no jogo mais tarde, trate de colocar as mãos e o espírito solidário em obra, e pela primeira vez vamos realmente fazer alguma coisa sentados na frente de nosso computador.