X
Este é o 3º artigo de 6 posts da série Explorando as Galerias Mogu’shan.

Olá a todos! Hoje apresentarei a luta do terceiro boss das Galerias Mogu’shan – Gara’jal, o Atador de Almas – No modo normal de 10 jogadores. Esse costuma ser o primeiro boss “empacável” de um Core, pois requer cura intensa, DPS intenso e muita coordenação, pois é uma luta rápida. A composição do grupo para essa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 2 Healers
  • 6 DPS

Dificuldades

No meu Core, tivemos uma certa dificuldade nesse boss em relação aos Lacaios Sombrios no Mundo Espiritual. Não conseguíamos matar um bom número deles, e o dano era alto demais para os Healers segurarem. Estudamos um pouco mais nossas classes, ajustamos reforges, gemas e encantamentos, e o DPS melhorou significativamente. Também adotamos uma estratégia um pouco diferente, de usar o Time Warp logo no início da luta, queimando junto cooldowns de dano e poções, para passar o mais rápido possível pela primeira fase. Hoje, já podemos dar risada da cara de Gara’jal.

Dois Mundos – Uma só Luta

A luta de Gara’jal ocorre, na maior parte do tempo, em dois locais diferentes: O Mundo Real e o Mundo Espiritual. Os dois mundos estão conectados, e é alternando entre um e outro que a estratégia da luta se constrói. O tempo de Berserk de Gara’jal é curto (apenas 6 minutos), portanto, o DPS deve ser intenso.

  • O Mundo Real

Permaneçam todos bem juntinhos na frente do boss o tempo todo (você, DPS Ranged, está incluso!) para facilitar a cura.

Gara’jal utilizará a habilidade Bonecas Vodus no tank atual e em outros dois membros aleatórios da Raide a cada um minuto. Os jogadores afetados compartilharão todo o dano recebido, sem mitigá-lo, portanto os Healers devem curar intensamente essas pessoas. Além disso, os jogadores afetados pelo debuff não poderão entrar no Mundo Espiritual.

Logo que o debuff das Bonecas Vodus terminar (após um minuto), Gara’jal reaplicará a habilidade no outro Tank e em mais dois jogadores aleatórios (pode acontecer uma repetição). O Tank que estava afetado pelo debuff receberá a habilidade Banimento (explicarei adiante), que o enviará para o Mundo Espiritual. O outro Tank deve estar preparado para tauntar o boss logo que Banimento ocorrer!

A cada 20 segundos, Gara’jal usará a habilidade Evocar Totem Espiritual. Ele invocará um Totem que, quando destruído, envia os 3 jogadores mais próximos para o Mundo Espiritual. O Tank deverá ser o responsável para dar as ordens de quem deverá entrar no Mundo Espiritual. Essas pessoas não podem estar afetadas pelo debuff das Bonecas Vodus, portanto não adianta fazer uma pré-seleção dos jogadores. Deverão ser sempre enviados um healer e dois DPS (de preferência que tenham um bom dano em área e/ou multi-dots).

  • O Mundo Espiritual

O Tank deve esperar as pessoas serem selecionadas para o debuff de Bonecas Vodus para selecionar o Healer e os dois DPS que deverão entrar no Mundo Espiritual (Lembrando que o Tank deve escolher essas pessoas rapidamente, pois cada segundo conta nessa luta!). Tão logo as pessoas sejam selecionadas, elas devem correr para a área do totem e matá-lo o mais rápido possível (O totem tem pouca vida, então certifique-se de que os três jogadores estão na área antes de começar a bater).

Quando o totem morrer, esses jogadores serão enviados ao Mundo Espiritual, e terão sua vida reduzida para 30%. Lá, os três irão se deparar com diversos Lacaios Sombrios. Eles usam as habilidades Seta Sombria, que causa uma média de 16k de dano a um jogador no Mundo Espiritual, e Alcance Espiritual, que causa 54k de dano a um jogador no Mundo Real. Essa última habilidade é a que torna os Lacaios tão perigosos, pois eles se acumulam com o tempo e o dano aos jogadores no Mundo Real se torna muito intenso.

30 preciosos segundos

Os jogadores precisam sair do Mundo Espiritual em no máximo 30 segundos, ou morrerão instantaneamente. Como fazer isso? Bem, conforme mencionado anteriormente, ao entrar no Mundo Espiritual sua vida é reduzida para 30%. O Healer deverá curar todos (inclusive a si mesmo) ao máximo o mais rápido possível, pois ao serem curados em 100% os jogadores receberão um botão extra com a habilidade Devolver Espírito, que retorna o jogador ao Mundo Real. Portanto, a estratégia no Mundo Espiritual é:

  • Para os DPS – Matem o máximo de Lacaios que puderem, usando todo tipo de dano em área e multi-dot que conseguir. Dificilmente vocês conseguirão matar todos os Lacaios, então não se culpe por isso. Quando faltarem 5 segundos para No Além acabar (ou seja, 5 segundos para a morte certa), usem o botão de Devolver Espírito e volte ao mundo real.
  • Para o Healer – Cure a si mesmo e em seguida os DPS ao máximo. Pode usar cooldowns e curas que torram a sua mana. Faltando 10 segundos para No Além acabar, volte ao Mundo Real usando o botão Devolver Espírito.

Logo que voltarem ao mundo real, os jogadores receberão o buff Avivamento Espiritual, que dura 30 segundos. Para os DPS, ele concede dano e acerto crítico extra, e para os Healers, ele concede uma imensa regeneração de mana (motivo pelo qual você pode torrá-la no mundo espiritual).

O Mundo Espiritual para os Tanks

Quando o Tank é afetado por Banimento, ele será teleportado para o Mundo Espiritual e irá se deparar com um Rasgador de Almas. O Tank tem 30 segundos para matar o mob, ou morrerá instantaneamente. Isso não costuma ser um desafio, pois o mob tem apenas 505k de vida. Logo que derrotá-lo, o Tank é enviado de volta ao Mundo Real.

  • O Frenesi

Quando Gara’jal chegar a 20% de vida ele ganhará o buff Frenesi, que aumenta a velocidade de ataque do boss em 25% e o dano que ele causa em 10%. Nessa fase ele não irá mais evocar Totens Espirituais, portanto todos os DPS deverão se concentrar no boss. Você pode guardar o Bloodlust/Heroism/Time Warp para essa hora. No meu Core, nós preferimos usar logo no início da luta, junto com poções e cooldowns de dano, para passar o mais rápido possível pela primeira fase (menos totens). Fica como sugestão.

Como sempre, Timing é tudo

O Tank responsável por selecionar aqueles que devem entrar no mundo espiritual deve permanecer em constante comunicação com o grupo, e ficar sempre de olho no tempo das habilidades. Se o Totem surgir e ele tiver escolhido os jogadores, mas em 10 segundos um novo Banimento for ocorrer, espere as novas Bonecas Vodus serem alvejadas para poder eventualmente reorganizar aqueles que entram no Mundo Espiritual. Tente escolher os jogadores de forma que os DPS aproveitem ao máximo o buff de Avivamento Espiritual para dar mais dano no boss, e para que os Healers nunca fiquem sem mana. Nem sempre será possível, mas tente não mandar para o Mundo Espiritual o mesmo jogador que foi da última vez.

Estratégia em Vídeo

Como sempre, o vídeo do meu Core lindo e fofo derrotando esse boss, com narração em PT-BR. Obrigada por ler/assistir, e boa kill a todos!