X

Quando eu era criança não perdia um episódio do programa do Chaves e do Chapolin.  Mesmo sendo repetido por incontáveis vezes, sempre me divertia muito com as trapalhadas deles. Sabia várias falas das personagens e ia repetindo junto com eles.  A Vila do Chaves era o local que na infância queria morar, mas claro em uma casa longe da Bruxa do Setenta em Um.  Nas férias o destino que achava mais fantástico e que uma criança poderia desejar ir era Acapulco. Quem nunca desejou ir para lá com a turma do Chaves? Ou então experimentar o famoso suco de limão que parece tamarindo e que tem gosto de groselha?

Claro que tudo isso foi na infância, momento da vida em todos os nossos sonhos se tornam realidade, pelo menos na nossa cabeça.  Mas confesso que mesmo hoje, depois de anos, consigo apreciar o programa e achá-lo super divertido. Não sei se é porque me remete aos bons momentos que vivi, só sei que a nostalgia às vezes nos pega, perdemos a razão por um momento e voltamos a sonhar como crianças.

Não vou entrar no mérito se o programa era bom ou ruim, ele faz parte da programação da televisão brasileira há décadas e até hoje ninguém soube explicar o motivo do enorme sucesso que eles fazem por aqui. No Brasil a popularidade deles é tão grande que há pouco tempo vimos um exemplo bonito de duas atletas de nado sincronizado que se apresentaram com as fantasias do Chaves e do Chapolin. Para ver o vídeo da apresentação só clicar aqui. 

O programa foi lançado em 1971 no México, tendo portanto, mais de 40 anos e a série  no Brasil é transmita há 30 anos. O menino Chaves transformou o ator Roberto Gómez Bolaños em um ícone, ou foi o contrário? Acredito que esse é o famoso caso em que o ator se funde a personagem e não da para saber quem deu “vida” a quem.

E como eu suspeitei desde o princípio, existem sim algumas referências dessa turma no WoW. Então sigam-me os bons e vamos localizá-los!

Existem dois Pontos de Conquistas/Achievements que remetem a fala do Quico (também pode ser escrito como Kiko), o famoso bochechas de buldogue velho e tesouro da Mamãããe querida, Dona Florinda. São as famosas frases Calem-se! Calem-se! e Isso me deixa louco.  São conquistadas nas respectivas raides Descenso do Asa Negra e Ulduar.   Que coisa, não?  Alias, tem um garotinho que fica brincando na Floresta de Elwynn que tem o mesmo nome. Não sei se é o Quico, cheguei até procurar se ao seu lado havia bola quadrada, só pra ter certeza se era ele mesmo. De qualquer maneira, acho que seria um item ótimo para esse garoto brincar. Falando em garotinhos, tem um com o nome de Jaiminho também, esse já fica dentro de Vento Bravo. Podem ser apenas coincidências, mas achei engraçado o nome dele ser o mesmo do Carteiro da Vila.

Deixando as especulações de lado, uma referência que não deixa dúvidas é o com o Dom Ramón. Já encontrou com ele? Sabe quem é? É o Seu Madruga, também conhecido como Seu Ramón, é interpretado pelo ator Ramón Valdés. O Seu Madruga faz tanto sucesso ou até mais que o próprio Chaves aqui no Brasil. Ele se tornou um meme, tem seu rosto estampado em várias camisetas, é citado sempre em blogs, sites e páginas de redes sociais dedicadas a ele. Existe até uma banda aqui em BH chamada Seu Magruga que é cover do AC/DC, confesso que essa mistura é no mínimo inusitada mas eles tem a simpatia característica do “Seu Ramón”. Acredito que essas características que o Seu Madruga possui é um estereótipo perfeito do brasileiro. Aquele cara que só vive quebrado, sempre arrumando um jeitinho pra se livrar das dívidas (nem sempre dá certo) sem ser necessariamente um malandro. Não passa de um desafortunado na vida, que apesar dos problemas – inclusive financeiros – consegue viver feliz. Afinal, não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar!

No jogo o Seu Ramón te propõe um desafio, se você ganhar leva o seu estiloso chapéu como troféu. Eu já tenho o meu, se você ainda não tem é só ir para Tanaris, encontrá-lo e ver se você é páreo para o Seu Madruga. A quest é a Belo Chapéuuma divertida volta no tempo.

 

E para finalizar esse post, quem poderá me ajudar? Claro, ele… o Chapolin Colorado. Era exatamente isso o que eu ia dizer. O Chapolin, que recebeu este nome provavelmente por causa de um gafanhoto de nome similar no idioma Náuatle. Seu “sobrenome” colorado, por usar roupas vermelhas, que dizem por causa de uma limitação técnica de apresentar outras cores no programa, devido ao uso do chroma key.

O nosso querido herói Vermelhinho, com suas inseparáveis Marreta Biônica e Anteninhas de Vinil, apareceu no jogo com toda sua nobreza através do Ponto de Conquista/Achievement Meus movimentos são friamente calculados. Finalizando assim as referências que encontrei.  Mas palma, palma, não priemos cânico! Se você já encontrou em Azeroth outras pistas dessa turma é só nos dizer. Pois minhas anteninhas de vinil não detectaram a presença de outras referências. Será que elas aparecem no jogo propositalmente ou foram inseridas sem querer querendo?

EDIT:

Ah! As Anteninhas de Vinil do Jonatan Neugebauer aqui no site e da Carolina Monper na página do facebook, conseguiram detectar mais uma quest, o nome dela é Que roupinha mucho louca.

Essa música é um sucesso na Vila!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vUQI6i-Kdhs]