X

Desde que comecei a escrever aqui no site, felizmente tenho tido uma recepção bastante positiva. Vejo que as pessoas gostam muito de posts sobre conquistas, dicas pra solar aqueles bichos chatos do jogo e sempre ajudam quando preciso corrigir alguma informação errada em algum artigo específico. Mas desde que entrei, acho que a pergunta mais comum nos comentários de qualquer post que eu tenha feito é:

Por que não um mage? D:

Quando comecei a jogar, especifiquei para o esposo que gostaria de jogar junto com ele e que, se fosse na Horda, adoraria ter alguma classe ‘caster’. Ele me falou um pouco sobre shamans, mages, druidas, priests e warlocks. Lembro de ter perguntado qual desses classes poderia escolher se optasse por uma Blood Elf, dai a lista foi reduzida para três opções: priest, mage ou warlock. Nem considerei priest, mas ainda lembro o que ele falou sobre as duas outras classes: “com mages você pode fazer portais entre as cidades, fazer comida pra você e seu grupo e é bem tranquilo de se jogar”. Perguntei sobre warlocks e o comentário foi “você joga com um pet muito bolado, dá medo nos outros e provavelmente vai ser bem mais complicado”. Pudera eu saber naquela época que realmente jogar de warlock realmente não seria fácil…

Com o passar do tempo, fui me especializando como Warlock. Até o 80 joguei como Destruction. Dai pra frente sucumbi àquela spec que me acompanha até hoje, Demonology. Por outros motivos, hoje minha principal spec é Affliction, ainda que eu não goste tanto quanto Demon, mas posso dizer que gosto das 3 specs, e não me arrependo nenhum pouco de ali, no começo, ter preferido isso.

Mas por que não mage?

Depois de chegar no 85, vi muitas coisas acontecerem. Aprendi o que são os nerfs, aprendi sobre os críticos, e comecei a odiar a ‘facilidade’ dos mages em relação à qualquer outra classe no jogo. Não, não tou começando uma discussão do estilo ‘nerf frost bomb omfg’. Era uma impressão minha, e que com o tempo, foi se agravando.

Joguei na época em que você não precisava ser mais do que um Arcane Mage para ser top DPS em uma raid. No final de Firelands, veio a ascenção dos Fire Mages, enquanto os Frost Mages tinham controle absoluto no PvP, pela facilidade de só correr dos inimigos de mobilidade e crowd control (CC). 

Com o tempo aprendi bastante sobre o Lore, e mais uma vez me deparei com aquela rivalidade que já estava na minha cabeça: mages não gostam de warlocks e vice e versa. Como meu amigo Muitasluas explicou uma vez nos comentários:

Aos curiosos: Historicamente – dentro do universo de Warcraft – os magos são inimigos ferrenhos dos bruxos e vice-versa. Para os magos, os bruxos lidam com forças malignas que não deveriam ser manipuladas. Para os bruxos, os magos são estudiosos chatos com medo de arriscar. Dentro do game, você vai reparar isso bem evidenciado se upar um goblin. Nos acampamentos desta raça, há sempre um mago discutindo com bruxo – bem engraçado, por sinal! o/

É meio que por instinto, mas ai vem a surpresa do lado da bruxa-chata-que-não-vai-upar-um-mage’: a Warlock da guilda que pegou Quinteto Querido e, pior, Agente Duplo com a mage Bryatell, na Aliança.

A princípio meu argumento foi ‘ah, são só por conquistas mesmo, nem me importo de ter um personagem na Aliança e blá blá blá’. A verdade é que eu já tive vários personagens sim na Aliança, mas nenhum sobreviveu até depois do nível 50 pra contar história. Isolei lá minha mage e tracei como objetivo upá-la apenas para pegar a conquista Agente Duplo e para poder fazer o evento pré Pandaria na visão da Aliança, e ganhar assim o Tabardo de Theramore. Corri, upei a mage para o nível 85 em 4 dias, e pude finalmente fazer o cenário. Essa semana terminei o nível 90 e finalmente vi: ainda não sei jogar de mage.

Eu era daquelas pessoas que sempre adoravam falar dos ‘mages arcanes dois botões’, mas hoje vejo que não é simples jogar com essa classe. Na verdade, nenhuma classe é fácil de se jogar, todas requerem tempo, paciência e pesquisa para melhoria, e de certa forma me sinto meio que culpada de tanto mimimi. Com minha mage na aliança quebro duas promessas: aquela de não nivelar um mage e a ordem natural das coisas, tendo 10 personagens na Horda e uma na Aliança. Então, aos amigos mages (principalmente arcane), minhas sinceras desculpas pelo tempo perdido zoando a inferioridade de vocês. Vocês não são inferiores… mas ainda não são melhores que warlocks >:D.

Os treinadores de mage e warlock de Kezan continuam brigando em Bilgewater Harbor, e eu ainda prefiro o lado negro da força e provavelmente precisarei mudar minha assinatura no site, mas e vocês? O que acham?