Olá pessoas! O post de hoje é sobre um assunto discutido no fórum oficial, e que por indicação achei que seria muito interessante discutir sobre ele aqui. Quem postou sobre o assunto foi o Nefarius, e a sua queixa (explicada na história que ele contou) é que os novos jogadores estão enjoando do jogo pela rotina e pela facilidade que algumas situações do jogo estão proporcionando. Quem quiser conferir o post, ele está nesse link aqui.
Na minha humilde opinião sobre o assunto, e interligando com várias das respostas que este post do fórum obteve, eu cheguei a duas discussões:
A primeira é que talvez o WoW esteja sim ficando mais fácil, ou será que ele está se tornando mais acessível? Uma vez eu tive o privilégio de ouvir o depoimento de um jogador que jogou desde o Classic, e que dizia as dificuldades que o WoW tinha em seus primórdios: a montaria terrestre de 100% de velocidade era um absurdo de cara, as pessoas passavam mais tempo andando dentro do jogo que jogando, era muito difícil farmar gold, etc etc. Estamos agora na quinta expansão, e cada vez mais temos que correr atrás de coisas, porém a facilidade em obtê-las está cada vez maior. Não consegue aquela montaria linda? Pare de sofrer e compre no Mercado Negro de Pandária. Precisa achar coisas o mais rápido possível? Há “N” addons que podem te auxiliar. Precisa de gold? Faça as quests diárias e seja rato de Casa de Leilões. Mas aí que tá: Nenhuma dessas acessibilidades são obrigatórias. Nada te impede de não usar essas facilidades que o jogo lhe proporciona. Além de estar mais acessível, o jogo está mais “democrático”. Suas escolhas não afetam o rumo que o jogo toma, e você tem liberdade de fazer o que quiser lá dentro, liberdade essa que você tem desde o Classic. Você pode escolher se quer o nerf ou não, se quer usar certo item ou não, se quer andar ou voar. Você pode escolher se quer tornar sua jogabilidade mais fácil ou difícil.
A segunda questão leva ao tema principal do tópico: Os jogadores novos. Novos em dois sentidos: Jogadores iniciantes no WoW e jogadores com pouca idade.
Convido vocês, caros leitores, a abrirem o Facebook de vocês e irem naquela aba lá em cima e ver todas as solicitações de jogos que você recebeu e recusou. Você vai ver jogos do estilo Point-and-Click, de fazer comidinha, cuidar de bixinho, cuidar de fazenda, etc. Na sociedade que estamos inseridos hoje, esses são os jogos que nos prendem por algum tempo, e que vão progredindo sozinhos, para que só no outro dia voltemos a “cuidar” deles. Na realidade, são jogos que não necessitam de alguém os jogue. Então o jogador iniciante que nunca jogou um MMORPG e que não tem idéia de como é a entrega que o jogador deve ter ao jogo num tipo de jogo como o World of Warcraft pode sim achar o jogo chato, cansativo, rotineiro, complicado…
No segundo sentido, temos os jogadores mais novos. Novamente, quem já jogou desde o Classic sabe que o WoW sempre foi jogado por jogadores mais velhos. Um dos principais motivos disso era o pagamento da mensalidade precisar de um cartão internacional, o que impediu muitos jogadores de se aventurarem por Azeroth por questões burocráticas e familiares também. Hoje em dia, você junta o troco do pão por duas semanas, imprime o boleto e vai no banco pagar a mensalidade no WoW 😛 Essa facilidade permitiu que jogadores mais novos, de geração diferente dos jogadores mais velhos e experientes, experimentassem o WoW e tirassem suas próprias conclusões sobre ele. Essa nova geração é a geração das novidades e das facilidades, a geração que nasceu sabendo a usar Facebook. Maturidade também é fator determinante nesse ponto também, pois muitos desses jogadores são prepotentes em algumas situações in game. Então quando um jogador com esse perfil diz que o jogo está fácil e enjoou do jogo por isso, lembre-se que pode ser simplesmente falta de vontade de explorar um jogo tão complexo quando o World of Warcraft.
Como disse no início do post, eu cheguei a duas discussões, e não opiniões. Queria que vocês discutissem comigo de maneira saudável e construtiva o que acham de assunto. E aí, o jogo está fácil pra vocês?
Fico por aqui, um beijo no coração de vocês e até a próxima 🙂